segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Maxi grita por descanso

Esta época ainda vai a meio e Maxi Pereira, que até nem é rapaz de se lamentar, por esta altura já deverá "gritar" no seu interior por algum descanso. Começando por olhar aos factos, o lateral-direito é de longe o jogador do plantel com as pernas mais sobrecarregadas, tendo fechado o ano de 2011 com um total de 5253 minutos, contabilizados ao longo de 64 jogos: 50 pelo Benfica, mais 14 ao serviço do seu país. Para se ter uma ideia, o segundo jogador mais utilizado é Luisão e está a uma distância considerável do lateral-direito uruguaio: 55 jogos e 4750' .

E se Rúben Amorim era quem ainda vinha fazendo as dobras ao internacional uruguaio, a sua iminente saída - está em rota de colisão com Jorge Jesus e também suspenso de toda a actividade na Luz - vem agudizar ainda mais o problema. Para tentar aliviar as costas do camisola 14, a SAD já tratou de fazer regressar o jovem André Almeida do empréstimo ao Leiria, mas também ele não oferecerá a fiabilidade do sul-americano nos jogos "a doer". Na prática, El Mono continua sem uma alternativa ao seu nível e o facto não preocupa apenas os encarnados. Ao longe, os responsáveis da selecção uruguaia receiam que Maxi Pereira gripe o motor um dia destes.

"Seguimos sempre pormenorizadamente o percurso de todos os jogadores, vemos todos os jogos, sabemos a intensidade dos treinos, e o que sempre me preocupou com o Maxi é o facto de ele jogar sempre. Não tem períodos de descanso e isso pode resultar em prejuízo para ele - e para a equipa, claro - a qualquer momento. Sempre tivemos algum receio que ele quebrasse. O Benfica deveria arranjar-lhe uma alternativa. Não só porque a concorrência faz a excelência, mas também para podermos ter o Maxi disponível por muitos mais anos, tanto no Benfica, como na selecção", dispara o preparador-físico da selecção uruguaia, José Herrera, em declarações a O JOGO.

O técnico frisa que Maxi "também tem tido sorte, por não sofrer lesões", mas dessa forma também acaba por estar "sempre à disposição dos treinadores". "Quando veio da Copa América, por exemplo, também mal descansou e pôs-se logo às ordens do treinador do Benfica", lembra. Tal só é possível, explica Herrera, porque o camisola 14 "tem condições excepcionais do ponto de vista físico": "Há muito de genética. Ele nasceu com uma forte componente aeróbica, mas depois conseguiu desenvolvê-la ainda mais em treino. Para além disso, ainda consegue ser rápido. É fisica e mentalmente muito forte."

Muitos perguntarão como é possível, então, Maxi Pereira automotivar-se para manter um rendimento tão linear ao longo dos anos, não tendo a já referida concorrência à altura (desde Patric a Luís Filipe, passando por adaptações de Amorim, Miguel Vítor e até Airton). José Herrera esclarece que tudo passa por "um processo interior, em que o jogador procura sempre transcender-se". "O Maxi tenta colocar constantemente a fasquia mais elevada. Isso, aliado à sua capacidade de sacrifício, ajuda-o nesse capítulo e também a ser um exemplo na selecção uruguaia", remata.


87,5
Se dividirmos os minutos que Maxi Pereira passou em campo no ano de 2011, por horas, é fácil chegar à conclusão que o internacional uruguaio esteve quase 90 horas a correr nas quatro linhas, ora pelo Benfica, ora pela sua selecção

6
Em média, Maxi Pereira teve um jogo a cada 5,7 dias (arredondando, dá os referidos 6) em 2011. Valor impressionante, tendo em conta que a maioria dos jogadores tem férias para recarregar as baterias no final de cada época. Este ano, El Mono teve de seguir para a concentração da selecção uruguaia, para preparar a Copa América

14
O número de jogos disputados ao serviço do seu país no ano que passou, onde Maxi Pereira até teve a felicidade de poder festejar a conquista da Copa América, no final de Julho

5
Esta é a quinta época do lateral-direito ao serviço do Benfica, mas o internacional uruguaio nem chegou teoricamente para colmatar essa posição. No Verão de 2007, vinha rotulado de médio polivalente - podia jogar como interior ou trinco - e acabou por ser Quique Flores, já na campanha de 2008/09, a fixar definitivamente o jogador na lateral

Ramires: "Villas Boas ouve os jogadores, Jorge jesus impõe as coisas"

É um estilo diferente do de Jorge Jesus?
São diferentes. Mais uma vez, vou lembrar a selecção. Quando saiu o Dunga e entrou o Mano, todos queriam saber as diferenças, mas cada um tem um estilo de trabalho. Com o Jesus, também fui muito feliz. Foi ele que me deu a oportunidade e só posso falar bem dele. Não foi à toa que ganhou o título em Portugal. Mas são diferentes e não dá para comparar. O momento que estou a viver no Chelsea em termos individuais é um dos melhores da minha carreira.

Depois da sua saída e do Di María o Benfica sofreu na temporada passada. Como viu tudo isso?
O Jorge Jesus nem queria deixar-nos sair, talvez por sentir que isso poderia acontecer. Mas acho que é normal essa queda no ano seguinte ao título. Todas as equipas sentem um pouco. Saí eu e o Di María, logo depois o David Luiz, e a equipa sentiu bastante. Mas hoje tudo está bem. Encontro-me com alguns benfiquistas e eles dizem que estão contentes com a equipa actual e que os nossos substitutos rendem o esperado. Não sabemos se vão fazer o que fizemos, mas estão a agradar. Como adepto, quero o melhor e que o Benfica seja campeão. Os adeptos são incríveis e merecem. O Luisão dizia-me muitas vezes que a festa do título ia ser impressionante, mas eu não acreditava muito. Quando aconteceu e eu vi aquela praça cheia de benfiquistas... Dá vontade de ser campeão todos os dias só para ver aquilo.

E como é sua relação actual com o clube?
Eu acompanho tudo, todas as notícias. Até porque o Bosingwa torce pelo FC Porto e sempre que acontece alguma coisa diz-me "Viste que o Benfica perdeu?". Então, eu e o David [Luiz] entramos na brincadeira.

Como adepto do Benfica, deve ter sido especial ver a equipa eliminar um rival como o Manchester United...
Foi uma maravilha. Eu torci bastante, como sempre. Vou sempre à internet para ver as notícias e ficar a par da actualidade. O Benfica vai estar sempre comigo. E mais para a frente, se tiver uma oportunidade, espero voltar.

Acha que o tempo que passou lá foi pouco?
Sim, foi só um ano. Um ano vitorioso, mas foi muito curto. Espero um dia voltar e ficar mais tempo para dar mais alegrias aos adeptos, que merecem.

Uma final da Champions contra o Benfica seria a ideal?
Com certeza. Não queria encontrar o Benfica antes, pois não ia ser bom algum dos dois ser eliminado, mas uma final seria bom para todos. Vou continuar a torcer por eles, até entrarem no nosso caminho. Se calhar defrontarmo-nos, o Chelsea tem de vencer.

Vê muitas diferenças entre os dois clubes?
Há muitas, claro, mas depende do ponto de vista. Acho que pela história, o Benfica é maior. Mas actualmente, em termos de estrutura, nome e dinheiro, o Chelsea é maior. Só que o Benfica não deixa a desejar nada a ninguém. Pode não ser tão forte quanto Chelsea, Barcelona e Real Madrid financeiramente, mas é maior do que muitos outros. É organizado, a direcção leva as coisas a sério e pensa no bem do clube. Quando isso acontece, o clube cresce. O Benfica tem um estádio maravilhoso e um centro de treinos sensacional. O jogador que chega ao clube tem tranquilidade para trabalhar.

OJOGO

Eduardo será titular em Guimarães

É garantido. Eduardo será o titular da baliza encarnada em Guimarães, no primeiro jogo do Benfica em 2012. Garantia dada por Jorge Jesus, que diz contar com o guarda-redes até final da temporada.

Nos últimos dias falou-se com insistência da possibilidade de o guarda-redes sair do clube da Luz, de forma a poder jogar com regularidade e poder assim aspirar a ser titular da Seleção Nacional no Euro-2012.

Jorge Jesus, porém, não está a contar com a saída do guarda-redes, que está no Benfica por empréstimo dos italianos do Génova:

«O Eduardo está no Benfica e sabe que tinha o risco de competir com outro bom guarda-redes. Quando se joga numa equipa grande como o Benfica, o Real Madrid ou o Barcelona, a dimensão do clube obriga a ter qualidade no plantel. O Eduardo conhece esta lógica e contamos com ele até final do campeonato.»

Pelo menos mais um português na equipa

O treinador dos encarnados prepara-se então para lançar Eduardo a titular na Taça da Liga, à imagem do que sucedeu nos três jogos disputados pelos encarnados na Taça de Portugal. No entanto, o guarda-redes não será o único português na equipa, uma vez que os regulamentos exigem pelo menos dois na equipa titular. «Mas, independentemente dos regulamentos, já tínhamos planeado que isso iria acontecer em Guimarães», referiu Jorge Jesus.

Jorge Jesus convoca 19 jogadores

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta segunda-feira 19 futebolistas para o jogo da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães.

O jogo entre a equipa minhota e os “encarnados” tem início marcado para as 20h45 desta terça-feira, dia 3 de Janeiro, no Estádio D. Afonso Henriques.

Lista de convocados
Guarda-redes: Eduardo e Mika;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Garay, Emerson e Capdevila;
Médios: Matic, Javi García, Witsel, Aimar, Nolito, Bruno César e Rúben Pinto;
Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.

Jesus: "Fico extremamente satisfeito por contar com Saviola"

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, afirmou esta segunda-feira que está muito satisfeito com a continuidade de Javier Saviola até 30 de Junho de 2013.

“O Saviola é um dos jogadores estrangeiros que tem melhorado a qualidade do futebol em Portugal desde que chegou. Todos os jogadores como o Saviola são importantes, particularmente por jogar no Benfica. Fico extremamente satisfeito por poder contar com ele por mais ano”, afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Taça da Liga com o Vitória de Guimarães.

Jorge Jesus: "Queremos defender este título"

A equipa de futebol profissional do Benfica vai iniciar na terça-feira, dia 3 de Janeiro, a sua participação na edição 2011/12 da Taça da Liga. Na antevisão ao desafio com o Vitória de Guimarães, o treinador Jorge Jesus perspectivou dificuldades.

“O Benfica entra em todas as competições para vencer e fomos vencedores da Taça da Liga nos últimos três anos, pelo que queremos defender este título”, afirmou em conferência de imprensa.

Jorge Jesus afirmou que o Benfica vai encontrar um oponente com objectivos na prova, pelo que espera uma partida difícil em Guimarães. “A Taça da Liga é uma competição que todas as equipas têm ambição de vencer, sendo importante financeiramente para as que são de menos nomeada. Sabemos que temos essa responsabilidade e que vamos defrontar um rival, que tem também ambições de vencer esta competição, por isso, vai ser um jogo extremamente complicado para o Benfica”, anteviu.

Jorge Jesus elogiou o adversário, no entanto, salientou que os “encarnados” estão motivados para começar o ano da melhor forma. “O Guimarães é sempre uma equipa com objectivos em todas as competições. Tem bons jogadores e vamos sentir dificuldades, mas estamos muito confiantes e seguros do nosso valor”, afirmou o técnico.

Para a partida com o V. Guimarães, o treinador deu ainda a saber que a baliza vai ser ocupada por Eduardo. “Já não estamos na Taça de Portugal e o Eduardo vai ser o guarda-redes amanhã na Taça da Liga”, anunciou.

O jogo entre o Vitória de Guimarães e o Benfica tem início marcado para as 20h45 desta terça-feira, dia 3, no Estádio D. Afonso Henriques.

Salvio: "Ficaria contente por regressar ao Benfica"

Eduardo Salvio revelou que gostaria de regressar à Luz, mas que o seu pensamento agora apenas está focalizado no Atlético Madrid.

"Sempre disse que gostaria de voltar ao Benfica, mas agora só tenho de pensar no Atlético Madrid. Se algum dia o Benfica me quiser de volta eu ficaria muito contente em regressar", afirmou, esta segunda-feira, à Rádio Renascença.

O extremo emprestado pelos colchoneros à formação encarnada na época transata confessou que ficou satisfeito pela renovação de Javier Saviola por mais uma época até porque "Toto" nutre uma grande amizade pelo avançado.

"Falo muito com Saviola porque é um grande amigo e gosto muito dele. Fico muito contente por ele ter renovado com um clube muito bonito", acrescentado que esta época o clube da Luz também está em boa forma: “Ele está muito bem tal como todos. É um grande clube onde nos sentimos cómodos. Espero que ele fique mais anos no Benfica”.

LFV: "Ruben Amorim é para resolver dentro de portas"

presidente do Benfica, em extensa entrevista a A BOLA, fala de Rúben Amorim, assim como de Capdevila.

- Rúben Amorim é outro caso neste reinício de época?
- Não há caso algum. É uma questão interna que será resolvida dentro de portas. No Benfica queremos jogadores que tenham sempre orgulho em vestir esta camisola. Se há um ou outro caso em que assim não é, estaremos sempre apostados em ensinar-lhes o que é o valor do Benfica.

- Não posso deixar de perguntar-lhe pela situação de Capdevila...
- A primeira coisa que quero dizer-lhe é que se trata de um excelente profissional. Apesar de não ter sido opção até agora, tem sido de um comportamento exemplar e isso é algo que deve ser destacado. É normal que não se sinta satisfeito em função de não ter sido opção, é isso que se espera de um jogador de futebol. A equipa técnica tem optado pelo Emerson para a sua posição e não sou eu que vou discutir as opções do treinador. De qualquer forma, faz parte do plantel do Benfica e estará disponível sempre que o treinador assim o entenda.

- Capdevila vai continuar no Benfica?
- Faz parte do plantel do Benfica...

Luís Filipe Vieira: "Estou optimista, mas consciente das dificuldades"

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, está confiante que a equipa de futebol profissional do Clube vai conseguir conquistar o título nacional.

Em entrevista ao jornal desportivo “A Bola”, o líder “encarnado” alertou, no entanto, para o caminho que o Benfica terá de desbravar até ao final da temporada. “É evidente que estou optimista, mas também estou consciente das dificuldades que ainda vamos ter de superar e o respeito que temos de ter em relação a todas as equipas com quem vamos jogar. É esse o espírito que nesta altura existe na equipa e estou certo que vai manter-se até final da época”, afirmou.

No que respeita às modalidades, Luís Filipe Vieira espera um desfecho diferente relativamente à temporada transacta. “Espero que este ano os resultados sejam diferentes, tenho essa ambição e todos os treinadores sabem o que pedi e o que espero deles”, disse.

Questionado se o Benfica vai investir mais no Projecto Olímpico, o presidente deixou a hipótese de existirem novidades muito em breve. “Eventualmente poderemos vir a apostar em mais uma modalidade olímpica, tentando manter o nível actual de investimento”, afirmou.

Luís Filipe Vieira: "Saviola já nos deu muito"

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, elogia esta segunda-feira, em entrevista ao jornal desportivo A Bola, o avançado argentino Javier Saviola.

No dia em que foi conhecido a continuidade do atacante até 30 de Junho de 2013, o líder “encarnado” salientou o papel desempenhado pelo argentino desde que chegou ao Clube. “É bom não esquecer que o Saviola já nos deu muito e continuamos a acreditar nele (…) É um jogador inteligente que vai continuar a ajudar-nos a alcançar os nossos objectivos que, naturalmente, também são os dele”, afirmou Luís Filipe Vieira.

Saviola vai continuar de "águia ao peito" até 2013

O avançado argentino do Benfica, Javier Saviola, vai continuar ao serviço da equipa orientada por Jorge Jesus.

Em comunicado, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informou que exerceu a opção a que tinha direito para prorrogar o contrato do atleta. Isto significa que Saviola prolongou o seu vínculo por mais uma época, ou seja, até 30 de Junho de 2013.

Recorde-se que o futebolista, de 30 anos, está no Benfica desde a temporada de 2009/10.

Empresário aconselha Enzo a voltar

O dossiê Enzo Pérez pode ficar concluído nos próximos dias com o regresso do jogador a Portugal. O internacional argentino vai reunir-se hoje com os seus representantes, que, no encontro, vão tentar convencê-lo a voltar a Portugal.

Após ter vindo a Portugal para se reunir com Luís Filipe Vieira, o representante do extremo, Ciro Sánchez, percebeu que o Benfica não vai ceder e que o retorno a Lisboa é o único cenário possível.

Cardozo: "Temos equipa para ganhar a Champions"

Depois de várias ameaças de saída da Luz nos últimos anos, o principal artilheiro dos encarnados garante, em entrevista exclusiva a Record, que está feliz como nunca em Lisboa e só pensa em vencer troféus de águia ao peito.

RECORD – O Benfica está em 1.º lugar no campeonato. Ser campeão é a grande meta para esta temporada?
CARDOZO – Ser campeão é algo que um jogador deseja sempre, mas o objetivo é também dar a volta olímpica na Liga dos Campeões.

R – Esta temporada, a equipa joga de forma menos artística, mas mais realista e objetiva que na época anterior e continua a ganhar...
C – Isso é o mais importante, mas nós não notamos que a equipa jogue de forma menos artística do que na temporada anterior.