sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oito num mês será histórico

Benfica pode conseguir no domingo a maior série vitoriosa da sua história num só mês. Para tal "basta" derrotar o Desportivo das Aves em partida da Taça da Liga. Até agora, desde o início de Janeiro, os encarnados obtiveram sete vitórias em outras tantas partidas, igualando assim a melhor série de sempre, os sete triunfos em partidas oficiais obtidos em Março de 1991. Chegando ao oitavo sucesso no espaço de 31 dias, Jorge Jesus pode assim obter o pleno neste mês, garantir o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga e, ao mesmo tempo, pôr nos píncaros o moral das tropas antes do grande embate com o FC Porto, quarta-feira próxima, no Dragão, onde se começa a discutir o apuramento para a final da Taça de Portugal.
Jesus tem razões para também ele agora se sentir "levezinho". Apesar de muito criticado no início da temporada, chega, afinal de contas, a esta fase da época com um registo numérico bastante parecido ao da tão exultada campanha passada. Em relação ao número de provas possíveis de vencer, as águias até têm melhores perspectivas: se em fins de Janeiro do ano passado estavam a lutar em três frentes, desta feita estão envolvidas em quatro: Liga Europa, Taça de Portugal, Taça da Liga e... campeonato.
Por outro lado, nesta altura os encarnados tinham 22 vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 2009/10. Agora, com os mesmos 30 encontros disputados, somam apenas menos uma vitória (21), com zero empates e nove derrotas.
Os índices da qualidade das exibições são contas de outro rosário, mas, quanto a isso, deixamos a opinião do comentador Pedro Henriques: "O Benfica está melhor, mas ainda não tem o mesmo nível da época passada. E uma das diferenças principais é que não consegue pressionar os adversários como então pressionava. É que, quando não se defende bem à frente, sobrecarrega-se a defesa."

A diferença está no FC Porto


Reportando-nos apenas à Liga ZON Sagres, o Benfica deve queixar-se menos de si próprio e mais do... FC Porto. Na irrepreensível campanha dos azuis e brancos está a grande diferença no impacto encarnado de uma para outra época. Nesta altura, com 17 jornadas disputadas, os benfiquistas têm apenas menos três pontos do que na época passada. Só que, enquanto em 2009/10 estavam em segundo lugar da prova, com o mesmo número de pontos (42) do líder Braga, agora estão também em segundo, mas a 11 pontos do FC Porto, ainda que com menos um jogo.
Curiosamente, na próxima jornada as águias até podem aproximar-se mais do desempenho da última época, pois se baterem o Setúbal no Bonfim somam 42 pontos face aos 43 que tinham antes - o Benfica empatara à 18ª jornada com o mesmo Setúbal.
A opinião do antigo lateral Pedro Henriques corrobora os factos. "Se o FC Porto não estivesse tão forte, o Benfica estaria em primeiro", diz, em jeito de verdade de La Palisse. E a tendência é para que as águias mantenham a dinâmica dos últimos jogos: "Não vão ganhá-los todos, mas estão com a postura certa. Salvio tem feito a diferença e Saviola subido de rendimento. São eles as grandes diferenças no Benfica mais recente."

OJogo

Estágio no norte até visita ao Dragão

 Benfica prepara-se para uma dupla operação no Norte do País. Domingo há jogo com o Desportivo das Aves, para a 3ª e última jornada da 3ª fase da Taça da Liga, fechando-se assim um exigente mês de Janeiro, que incluiu oito jogos em três competições diferentes no calendário do campeão nacional. Terminada a partida em Vila das Aves, o plantel orientado por Jorge Jesus não deverá regressar a Lisboa, mantendo-se na Invicta, em estágio, até à hora do embate com o FC Porto, marcado para quarta-feira, no Estádio do Dragão, relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os responsáveis encarnados ainda não tomaram uma decisão definitiva, mas, dado o desgaste que sucessivas viagens implicariam num curto espaço de tempo, é muito provável que se resolvam pela permanência na cidade do Porto, preparando de forma tranquila a desforra com os dragões, pois têm atravessada a goleada encaixada no campeonato e a derrota averbada na Supertaça.

OJogo

Fim de negociações com o Chelsea por David Luiz

Benfica e Chelsea não chegaram a acordo para a transferência do defesa David Luiz para Londres, tendo os encarnados informado a CMVM, ao início da tarde desta sexta-feira, do encerramento do processo negocial com os blues.
As águias elogiam ainda no seu site oficial o comportamento do atleta durante o período de negociações, referindo que o internacional brasileiro “nunca forçou a saída” e “é um profissional exemplar”.
Eis o comunicado na integra:
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que não chegou a acordo com o Chelsea Football Club para a transferência dos direitos desportivos e económicos do atleta David Luiz Moreira Marinho, encontrando-se neste momento o processo negocial encerrado.
A Sport Lisboa e Benfica – SAD está satisfeita por poder manter nos seus quadros um atleta com a qualidade desportiva e moral revelada por David Luiz.
Ao contrário do que algumas notícias sugeriram nos últimos dias, David Luiz nunca forçou a sua saída, é um profissional exemplar, digno da camisola que veste.

Record

Fioco muito contente por David luiz ter ficado. Espero é que só vá no final da época. O City que espere, porque quem já esperou muito, pode sempre esperar mais um bocadinho.
Ainda bem que não foi para o Chelsea, ia lá treinar, e pouco mais. Não pode jogar na Champions, o campeonato tá feito, por isso, ainda bem que ficou.

Benficaas

Carole ainda à espera

Lionel Carole continua em Nantes, à espera de indicações para viajar para Lisboa, de forma a juntar-se aos novos companheiros do Benfica, clube com o qual vai assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas e meia.
As indefinições são muitas em relação a este processo. Os dirigentes do Nantes, emblema com o qual está vinculado até final da presente temporada, continuam a garantir que o lateral-esquerdo, de 19 anos, já nada tem a ver com o clube, mas esta é uma versão contraditória à do empresário Youssef Moussaid.

Record

Encarnados desmentem Daniel Passarella

O Benfica emitiu esta noite um comunicado, através do site oficial, reiterando não ter apresentado qualquer proposta pelo avançado argentino Funes Mori, do River Plate, desmentindo assim as declarações de Daniel Passarella citadas pelo diário "Clarín".
Os encarnados explicam ainda que não existe qualquer interesse na aquisição do avançado dos Millonarios, conforme Record referiu atempadamente.

Leia o comunicado na íntegra:
"Daniel Passarella, em notícia reproduzida nos media portugueses, afirmou, esta quinta-feira, a jornais argentinos, ter recusado uma oferta de 8,5 milhões de euros, supostamente, feita por um emissário do Sport Lisboa e Benfica, pelo passe do jogador Funes Mori.
Tais afirmações carecem de qualquer fundamento. O assunto é um dossier fechado para o Benfica. A insistência com que Daniel Passarella, de tempos em tempos, se lembra de invocar o nome do Sport Lisboa e Benfica, tem intenções claras de quem se quer aproveitar desta situação para inflacionar a venda do atleta.
Se há tantos clubes interessados, porque razão Passarella só fala do Benfica?
O interesse da Benfica SAD no jogador terminou há muito tempo."

Record