segunda-feira, 25 de abril de 2011

Del Potro elogia craques argentinos

Os jogadores argentinos do Benfica tiveram esta segunda-feira uma tarde diferente com a visita do compatriota Juan Martin Del Potro ao Caixa Futebol Campus, no Seixal. Pablo Aimar, Saviola, Gaitán e Franco Jara foram os anfitriões do tenista que está em Portugal esta semana para disputar o Estoril Open.

“São todos boas pessoas. É lindo encontrar argentinos fora do país e é muito bom passar uma tarde assim”, afirmou o tenista à Benfica TV.

Del Potro já conhecia os craques do Benfica até porque "alguns jogaram no Boca Juniors e no River Plate e são grandes profissionais e grandes jogadores". "Sou do Boca Juniors, mas todos os argentinos gostam deles, porque jogam muito bem”, prosseguiu.

O tenista, que no Jamor vai começar por defrontar o português Pedro Sousa, falou ainda das expectativas para a competição: “Quero jogar bem e vencer partidas. Oxalá consiga ganhar o torneio.”

Pablo Aimar assumiu que joga ténis "muito mal", mas ficou satisfeito com esta visita especial. “É sempre uma surpresa ver que desportistas famosos são pessoas normais e boas. É sempre bom saber isso.”

O encontro com os jogadores do Benfica também foi assunto no Twitter. "Uma tarde diferente... Fomos ao treino do Benfica, clube onde jogam muitos argentinos. Falámos com eles e passámos um bom bocado", escreveu o tenista naquela rede social.

Record

Regresso após conquista

O Sport Lisboa e Benfica regressou aos trabalhos no Caixa Futebol Campus depois de ter vencido a final da Taça da Liga com o Paços de Ferreira. Jorge Jesus tem seis casos clínicos no plantel.

O avançado Nuno Gomes e o médio Ruben Amorim efectuaram corrida, tratamento, e trabalho de ginásio, devido a uma lesão meniscal interna do joelho esquerdo e a uma tendinose rotuliana bilateral, respectivamente.

O internacional português Carlos Martins recupera de mialgia na face posterior coxa direita e o internacional argentino Nico Gaitán de uma mialgia na face posterior coxa esquerda, pelo que realizaram tratamento e trabalho de ginásio.

O lateral Luís Filipe fez tratamento a uma mialgia na face anterior da coxa esquerda e o extremo Salvio continua afastado devido a uma fractura do quinto metatarso do pé direito.

O grupo volta a treinar na próxima terça-feira, dia 26 de Abril, pelas 10h30, no Caixa Futebol Campus. O apronto realiza-se à porta fechada.

Sport Lisboa e Benfica Online

Armada argentina recebeu visita de Del Potro

Visita especial esta tarde no Caixa Futebol Campus, no Seixal. O tenista argentino Juan Martin del Potro, que está no nosso País para participar no Estoril Open, esteve presente nas instalações dos encarnados.

Actual 45.º do «ranking» ATP, Del Potro trocou impressões com os seus compatriotas Aimar, Saviola, Gaitán e Jara, com quem posou para a fotografia.

ABola

De Wando a César Peixoto

Não têm sido muitas as transferências de jogadores do Sp. Braga para a Luz. Nos últimos 35 anos não chegaram à dezena, mas na maioria dos casos os jogadores que rumaram ao clube lisboeta atingiram a titularidade e ajudaram à conquista de títulos.

Na época de 1977/78 o então jovem guarda-redes Fidalgo regressou à Luz depois de um ano emprestado e talvez por isso não possa ser considerado uma verdadeira transferência. O mesmo não se aplicou ao brasileiro Wando, um extremo que chegou tarde a Braga, onde esteve duas épocas antes de se mudar para o Benfica, cumprindo ali quatro temporadas de sucesso.

No ano em que Tiago Mendes e Ricardo Rocha rumaram à Luz, tiveram a companhia do moçambicano Armando Sá que, contudo, não teve o mesmo sucesso que os companheiros com a camisola do Benfica.

Também Luís Filipe sentiu dificuldades, quer na primeira transferência quer agora na segunda. Pelo contrário, o guarda-redes Quim foi o mais bem-sucedido com a troca. O último a mudar foi César Peixoto, igualmente triunfador na Luz.

Record

Ricardo Rocha: «Benfica é favorito para ganhar a final»

Ricardo Rocha estava sentado numa esplanada junto ao mar, em Portsmouth, quando soube que Benfica e Sp. Braga iriam defrontar-se numa das meias-finais da Liga Europa. O defesa- central não pôde deixar de sorrir ao verificar que os dois primeiros clubes da sua carreira profissional tinham chegado tão longe na prova e comentou com amigos: “Quem me dera jogar esta meia-final.”

“É verdade”, confessou a Record desde Inglaterra: “Não me importava nada de estar em campo nestes dois jogos. Afinal, trata-se de uma meia-final da Liga Europa, com duas equipas portuguesas de grande qualidade e que pessoalmente dizem-me muito.”

Ricardo Rocha dá favoritismo ao Benfica, embora não descarte a possibilidade de sucesso dos minhotos.

“O Sp. Braga foi o clube que me deu a primeira grande oportunidade, mas não posso esconder que foi no Benfica que dei um salto maior a nível internacional, tendo chegado à Seleção Nacional e depois rumado ao estrangeiro. Por isso, não posso esconder que vou sofrer um pouco mais pelo Benfica e gostava que ganhasse a Liga Europa. Olhando ao que pode acontecer na outra meia-final, penso que será uma final totalmente portuguesa, entre o Benfica e o FC Porto. E apesar da grande época dos portistas, penso que o Benfica, pelo seu historial e pela filosofia do clube e do treinador, pode ser considerado o favorito a vencer a Liga Europa. Primeiro, é claro, terá de bater o Sp. Braga, mas acredito que isso vai acontecer, para depois ganhar a final de Dublin”, acrescentou confiante.

Aos 32 anos, Ricardo Rocha diz-se “feliz com a carreira até aqui”, reconhecendo que foi no Benfica que “aprendi a competir ao mais alto nível, sob pressão máxima, o que me ajudou a chegar onde cheguei”. Por isso, acrescentou, “farei todos os possíveis para ir com a família ver a final em Dublin”.

Record

Luisão: «Sinto muito o carinho dos adeptos»

O defesa central brasileiro do Benfica, Luisão, é o próximo convidado do programa “Zona de Decisão”. Em declarações à Benfica TV, Luisão elogiou os adeptos do Clube da Luz e confessou alguma timidez em dar entrevistas.

“Antes de mais, é um prazer receber a Benfica TV que está a fazer um excelente trabalho. Tem crescido bastante e assim é uma forma de os adeptos saberem como é a vida dos jogadores fora do Estádio da Luz”, afirmou o internacional brasileiro.

Em relação aos adeptos, Luisão sente-se muito acarinhado: “Sinto muito o carinho dos adeptos. Sempre que saio de casa e sempre que entro no Estádio sou apoiado e isso deixa-me muito feliz. Tudo isto faz com que a nossa responsabilidade aumente, mas a vontade de corresponder a esse carinho é muito grande.”

Com o passar dos anos, o defesa brasileiro já se considera benfiquista: “Já tenho uma grande identificação com o Clube. A minha ligação ao Benfica tem crescido ao longo do tempo e é claro que já sou benfiquista.”

Quando questionado sobre a pressão de dar entrevistas, Luisão não tem dúvidas: “Eu acho que é mais fácil jogar futebol. Sou um pouco tímido, por isso, prefiro estar a jogar futebol, porque fico mais solto.”

A “Zona de Decisão” estreia esta segunda-feira, dia 25 de Abril, às 21h58 e tem repetições agendadas para os dias 26 (05h00 e 14h30), 27 (19h00 e 01h00), 29 (03h00) e 30 (13h00). Lembrar que os horários das repetições podem sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar sempre a grelha de programação da Benfica TV.

Sport Lisboa e Benfica Online

Cardozo treme mas não cai

Cardozo foi um dos jogadores mais criticados pelos adeptos encarnados no encontro frente ao P. Ferreira, mas Jorge Jesus continua a manter toda a confiança no camisola 7 e, apesar da seca de golos, não o vai deixar cair.

A opção explica-se por diversos fatores. O avançado de 27 anos é considerado um elemento fundamental na estrutura da equipa e Jesus vê-o como peça importante na forma de atacar dos encarnados.

Apesar de não ter muita mobilidade, o internacional guarani prende os defesas devido à sua estatura física que lhe permite, ainda, ser muito útil em lances de bola parada. Depois, Cardozo é conhecido pelo seu faro pelo golo e, quando menos se espera, consegue violar as redes adversárias.

Outro aspeto a ter em conta, neste momento, passa pela falta de soluções atacantes, já que Kardec, um jogador com características semelhantes, está longe de convencer.

Por último é preciso ter em atenção a vertente económica. Cardozo é um ativo que a SAD pretende rentabilizar e, se não jogar, desvaloriza-se.

Record

Para mim, se continuar a jogar como tem jogado também vai desvalorizar um bocado.

Benficaas

Luisão «paga» por ter enfrentado a claque

O clima de tensão entre Luisão e elementos da claque No Name Boys conheceu anteontem um novo episódio: o central brasileiro preparava-se para entregar a camisola de jogo aos adeptos, durante os festejos, mas rapidamente mudou de ideias, vestiu-a de novo e caminhou para os balneários, irritado.

«Disseram-me para me ir embora», contou o jogador, posteriormente, aos jornalistas, num tom indignado.

Este não foi um acto isolado e tem uma explicação. Tudo remonta a 13 de Novembro de 2010, quando cerca de 100 membros da referida claque invadiram um treino fechado no Seixal, após a derrota da equipa por 0-5 frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Luisão não gostou da forma brusca como aquele grupo se dirigiu aos jogadores (ele próprio e Nuno Gomes, na condição de capitães, mas também a David Luiz e Sidnei, isoladamente) e ao treinador Jorge Jesus, e fez questão de demonstrar o desagrado, dentro dos condicionalismos do momento, dando o peito às balas, à imagem do que acontece dentro das quatro linhas.

ABola

«Cardozo está habituado aos assobios», diz empresário

Pedro Aldave, empresário e confidente de Cardozo, garante que o avançado vai responder às críticas com golos, frente ao SC Braga. Avança três explicações para o menor rendimento.

Óscar Cardozo foi assobiado, anteontem, durante e depois da final da Taça da Liga, frente ao Paços de Ferreira (2-1), no Estádio Cidade Coimbra. Algo que «não incomoda» o internacional paraguaio.

«Desde o início da carreira que ele se habituou aos assobios. Tem a ver com as suas características como jogador: foi assim no Paraguai, na Argentina e é assim em Portugal», afirmou a A BOLA Pedro Aldave, não na condição de empresário, mas de amigo e confidente do avançado. Ou seja, as suas palavras reflectem as ideias do camisola 7.

«Se ele fica quatro jogos sem marcar é assobiado, mas há outros avançados que ficam sem marcar em quatro jogos e não se passa nada, apenas porque têm um estilo diferente», frisou Aldave, apontando três razões para o menor rendimento de Cardozo: «Não fez pré-época devido à participação no Mundial; depois teve uma lesão grave no joelho que o afastou da competição [cerca de dois meses]. Só agora começa a estar fisicamente bem. Além disso, ele tem menos oportunidades de golo do que na época passada, a equipa tem estado a tentar encontrar outro esquema para tirar partido das suas características.»

Fala quem sabe como e quem é Óscar Cardozo. «Ele vai responder às críticas com golos, já frente ao SC Braga, na meia-final da Liga Europa. Sei disso porque conheço-o bem. Lida bem com as críticas, não se deixa abalar e responde sempre da melhor maneira. Quer muito vencer a Liga Europa», garantiu Pedro Aldave.

ABola

Rodrigo volta à Luz

Está à vista mais um “reforço a custo zero” para a temporada que se avizinha. O empréstimo de Rodrigo aos ingleses do Bolton termina no próximo mês de junho e o avançado tem indicações para voltar à Luz. O espanhol foi contratado ao Real Madrid no último defeso por 6 milhões de euros, mas nunca chegou a representar o clube encarnado.

Sem espaço na equipa de Jesus, o dianteiro viajou para Inglaterra, de forma a ter mais oportunidades e poder competir, nesta primeira época como sénior. Na altura do acordo com a equipa orientada por Owen Coyle, ficou estabelecido que a cedência seria apenas de uma temporada. E como não recebeu nenhuma informação em contrário até agora, o internacional Sub-19 pela Espanha espera voltar ao Benfica, onde vai tentar impor-se definitivamente. Não é certo que fique no plantel às ordens de Jesus, mas é bem provável que o avançado cumpra o estágio de pré-temporada, até para ser alvo de observações mais detalhadas.

Record

Martins baralha onze para a Europa

A saída prematura de Carlos Martins do encontro com o P. Ferreira, da final da Taça da Liga, levanta algumas dores de cabeça a Jorge Jesus, sobretudo na escolha do meio-campo e do seu lado direito, que perdeu recentemente Salvio. O médio português só hoje será reavaliado pelo departamento médico dos encarnados e a sua utilização é duvidosa e até difícil, no jogo com o Sp. Braga, de quinta-feira, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

O médio deixou o terreno do Estádio Cidade de Coimbra aos 61 minutos da partida, que deu a primeira vitória da época ao Benfica. Com o desalento estampado no rosto e queixas musculares na coxa direita, após um lance disputado de forma mais dura, Martins chorou, tendo ficado algum tempo sentado no banco, onde foi reconfortado por elementos da equipa médica.

Record

Povo quer Moreira frente ao Sp. Braga

Os adeptos do Benfica e leitores do nosso jornal entregam a titularidade da baliza a Moreira, já no embate com o Sp. Braga, da primeira mão da meia-final da Liga Europa. Esta é pelo menos a escolha de todos os que ontem votaram no Record Online, e que mostraram natural satisfação pela exibição protagonizada pelo camisola 1 na final da Taça da Liga.

Moreira conquistou 57,2 por cento das preferências, mais do dobro da percentagem (28,2) conseguida por Roberto, a quem vai ser entregue a titularidade na Liga Europa. Já Júlio César ficou-se pela terceira posição, com 14,6 por cento dos votos.

A exibição de Moreira na final da Taça da Liga serviu para ganhar ainda mais crédito junto dos adeptos, que ontem inundaram as redes sociais com palavras de apreço. O português foi uma das peças chave diante do P. Ferreira, ao segurar a vantagem das águias.

Record

P.S.: O resultado da nossa votação também indica para isso, continuem a votar, têm até 5ª Feira às 16:30 para o fazer!

Europa de olho em nós

Pela primeira vez a Liga Europa vai ter umas meias-finais com três equipas do mesmo país. A proeza pertence a Portugal, muito por força da surpreendente carreira do Sp. Braga, que se junta aos colossos FC Porto e Benfica numa fase em que habitualmente já não é possível encontrar equipas com orçamento tão reduzido como o dos minhotos.

A surpresa da boa prestação internacional da formação de Domingos Paciência tem como consequência uma outra novidade absoluta: duas equipas portuguesas em confronto numa Eurotaça.

Nos últimos dez anos, apenas a Inglaterra (três vezes) e a Itália conseguiram ocupar 3 das últimas 4 vagas disponíveis, sempre na Liga dos Campeões. Talvez por aqui se concentrarem mais equipas que apostam nos triunfos internacionais. No conjunto das duas competições, são agora nove os países representados no quadro de honra dos que conseguiram opor dois clubes da sua federação numa prova da UEFA.

Record