sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Notícias breves Portugal - Chipre

Guimarães, Braga, 3 set (Lusa) -- Notícias breves do Portugal -- Chipre, da primeira jornada do grupo H da fase de apuramento para o Europeu2012 de futebol:


Minuto de silêncio e fumos negros pela morte de José Torres.

Antes do jogo, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de José Torres, antigo internacional português das décadas de 1960 e 70 e selecionador nacional nos anos 80.

Foi sob o comando do "bom gigante" que Portugal se apurou para o campeonato do mundo de 1986, no México.

Fraca assistência no "D. Afonso Henriques".

O Estádio do Vitória de Guimarães apresenta uma fraca moldura humana, estando presentes cerca de 10 mil pessoas, talvez afastados pelo pouco convidativo preço dos bilhetes (15 euros o mais barato). Adeptos do Chipre no estádio vimaranense são muito poucos.


Fábio Coentrão é o único jogador que alinha em Portugal.


O defesa esquerdo do Benfica é o único jogador do "onze" titular da seleção nacional que joga no campeonato português. Fábio Coentrão soma hoje a nona internacionalização, tendo-se destacado no recente Mundial2010 na África do Sul.






Fonte: Lusa
Fotos: TVI 24

Selecção: Portugal surpreendido pelo Chipre (4-4)

A estreia de Portugal na qualificação para o Euro-2012, começou com o pé esquerdo, com a Selecção a permitir um empate frente ao Chipre, em Guimarães, numa exibição estranha: cheia de erros na defesa, mas com bom aproveitamento no ataque.

Claras faltas de concentração levaram Portugal a ver-se a perder por duas vezes frente ao Chipre, chegando à vantagem no marcador apenas aos 50 minutos, perdida nos instantes finais do jogo.


Toda a defesa tremeu, tirando Ricardo Carvalho, tremideira transmitida ao meio-campo, a que escapou também Ricardo Quaresma. Golo aos 3, golo aos 11 - do Chipre pois - pelo meio Hugo Almeida a empatar. Raul Meireles, aos 29, fez o 2-2, redimindo-se da oferta para o primeiro dos cipriotas. Seria de pensar que a partir daqui a selecção conseguisse, então, ligar o famoso piloto automático, mas se o fez não tardou a dar erro.


O 3-2 pouco depois do recomeço - Danny, aos 50 - deu essa ideia, mas Okkas, acabado de entrar, deitou por terra essa vantagem que repousava num castelo de cartas, repondo o empate.


Pior: o 4-3 conseguido por Manuel Fernandes, aos 60, descansou a equipa da pior maneira, e fica na memória o lance falhado por Hugo Almeida, de calcanhar, que irou Agostinho Oliveira no banco, e certamente Carlos Queiroz, lá longe num camarote. Em cima da hora Avraam fez o 4-4, deixando um gosto amargo na boca dos portugueses.


Eis as equipas:
Portugal: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão; Manuel Fernandes (João Moutinho, 79), Raul Meireles, Danny (Liedson, 61); Nani, Hugo Almeida (Yannick, 89) e Ricardo Quaresma
Suplentes: Beto, Rolando, Sílvio, Miguel Veloso, João Moutinho, Liedson e Yannick

Chipre: Antonios Giorgallidis; Marios Elia (Poursaitidis, 66), Sinisa, Merkis e Avraam; Makrides, Satsias e Charalambous; Charalambides (Nikolaou, 75), Konstantinou e Aloneftis (Okkas, 56).
Suplentes: Augousti, Christou, Okkas, Michail, Nikolaou, Poursaitidis e Efrem.
Marcador: 0-1 por Anoleftis (3); 1-1 por Hugo Almeida (8); 1-2 por Konstantinou (11); 2-2 por Raul Meireles (29); 3-2 por Danny (50); 3-3 por Okkas (57); 4-3 por Manuel Fernandes (60); 4-4 por Avraam (90)

Sete ausentes no regresso de Jesus

O Benfica prosseguiu, no Seixal, a preparação da deslocação a Guimarães, onde vai defrontar o Vitória local, com diversas ausências. Jorge Jesus voltou a orientar os trabalhos, após ter falhado os últimos dois treinos para marcar presença no Fórum de Treinadores de Elite, em Nyon, Suíça.



Fábio Faria e Fábio Coentrão estão ao serviço da Selecção Nacional. O primeiro pelos Sub-21 e o segundo nos AA. Já David Luiz integra o estágio do Brasil, a decorrer em Barcelona.


Rúben Amorim, ainda a contas com uma tendinite rotuliana no joelho esquerdo, esteve em tratamento e no ginásio, assim como Javier Balboa, que recupera de operação ao menisco externo do joelho esquerdo.


Roderick Miranda (mialgia na face posterior da coxa esquerda) e Alan Kardec (lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda) trabalharam de forma condicionada.


As águias regressam ao trabalho este sábado, às 10 horas, no Seixal. A sessão de trabalho será, novamente, à porta fechada.

Fonte: Record

Jesus deixa Fábio Faria fora da Champions

O Benfica deixou de fora os defesas Fábio Faria e Luís Filipe e o avançado Mantorras da lista enviada à UEFA para a participação na Liga dos Campeões. Recorde-se que os encarnados enviaram apenas 24 nomes, em face de não ter disponíveis 4 jogadores formados no clube.



De acordo com informações constantes no site oficial do organismo máximo do futebol europeu, a equipa da Luz optou pela escolha de sete defesas, incluíndo Sidnei e Roderick, que estão integrados na lista B - jogadores nascidos após 1 de janeiro de 1989, e que tenham estado ao serviço do clube duas épocas, a partir dos 15 anos.


Faria acaba por ser o único reforço que não é inscrito, pois os restantes (Roberto, Salvio, Jara e Gaitán) irão estar na competição.


Lista de inscritos:
Guarda-redes: Moreira, Roberto e Júlio César
Defesas: Luisão, Maxi Pereira, Roderick*, David Luiz, César Peixoto, Sidnei* e Fábio Coentrão
Médios: Airton, Ruben Amorim, Javi Garcia, Aimar, Felipe Menezes e Carlos Martins
Avançados: Cardozo, Salvio, Jara, Weldon, Gaitán, Nuno Gomes, Saviola e Kardec
*) inscrito na Lista B

Fonte: Record

Plantel já não se treina à tarde

.TRABALHOS DA TARDE CANCELADOS

O Benfica cancelou o treino desta tarde, agendado para o Caixa Futebol Campus. Jorge Jesus orienta apenas os trabalhos esta manhã.



Depois do treino matinal desta sexta-feira, agendado para as 10 horas, o plantel tinha previsto uma nova sessão para as 18 horas. No entanto, o apronto já não vai ter lugar, segundo informa o site oficial dos encarnados.

A equipa regressa ao trabalho neste sábado, à porta fechada, pelas 10 horas.

Fonte: Record

Morreu José Torres

O antigo futebolista internacional português José Torres, que sofria de doença de Alzheimer há vários anos, morreu hoje, aos 71 anos


Nascido a 08 de de setembro de 1938, em Torres Novas, o antigo avançado, que representou o Benfica entre 1959 e 1971, estava internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, há 15 dias.


O "Bom Gigante", como era conhecido, iniciou a sua carreira no Torres Novas (1957-1959), esteve 12 épocas no Benfica e passou depois pelo Vitória de Setúbal (1971-1975), antes de terminar a carreira no Estoril-Praia (1975-1980).


«Torres era um exemplo de disponibilidade mental»

ANTÓNIO SIMÕES ELOGIA BOM GIGANTE

António Simões, antigo futebolista e companheiro de equipa de José Torres no Benfica e na seleção, elogiou as qualidades profissionais e pessoais do Bom Gigante, que morreu hoje, aos 71 anos.



"Tenho boas memórias. José Torres foi uma grande figura neste clube (Benfica). Diria que foi um bom exemplo de determinação, disponibilidade mental e ânsia de fazer carreira", afirmou António Simões à Benfica TV.


O antigo jogador lembrou que quando chegou ao Benfica, José Torres tinha a forte concorrência de José Águas e "sabia que só podia atingir a titularidade se trabalhasse muito", acrescentado: "Ele sabia disso e fez. Nunca desistiu e sempre com uma grande humildade. Um grande exemplo profissional".


Simões lamentou que a sociedade esteja cada vez desumanizada e que muitas vezes as pessoas sejam mal tratadas em vida, afirmando ainda que "o país tem de reconhecer que este homem reunia excelentes qualidades". "Não consigo encontrar defeitos, daí ser o Bom Gigante", concluiu.


José Torres, que há anos sofria de Alzheimer, morreu hoje no hospital dos Lusíadas, onde estava internado há cerca de 15 dias.


O funeral realiza-se sábado às 11 e 30 no cemitério da Amadora.

Funeral de Torres realiza-se amanhã

ÀS 11 E 30 NO CEMITÉRIO DA AMADORA

O funeral do antigo futebolista internacional português José Torres, que morreu esta sexta-feira aos 71 anos, realiza-se no sábado, pelas 11 e 30, no cemitério da Amadora, disse à Lusa fonte familiar.



O corpo do antigo jogador que fez parte dos Magriços que alcançaram o terceiro lugar no Mundial de 1966, em Inglaterra, estará em câmara ardente, na Igreja da Amadora, a partir das 18 horas de hoje.


Nascido a 8 de de setembro de 1938, em Torres Novas, o antigo avançado, que representou o Benfica entre 1959 e 1971, estava internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, há 15 dias, e sofria de Alzheimer há vários anos.

Fonte: Record

Luís Filipe Vieira: «Torres é uma referência de Portugal»

PRESIDENTE DOS ENCARNADOS ELOGIA "BOM HOMEM"

O presidente do Benfica Luis Filipe Vieira manifestou esta sexta-feira pesar pela morte do antigo futebolista internacional José Torres, uma das referências do clube encarnado, considerando-o como uma "referência de Portugal".



"Quero prestar a minha homenagem a um 'homem bom' que hoje nos deixou e que, mais do que uma referência do SL Benfica, é uma referência de Portugal", pode ler-se na nota publicada no site oficial do Benfica assinada por Luís Filipe Vieira.


O presidente do clube da Luz continua: "[foi] alguém que nos ensinou sempre a acreditar nas nossas capacidades. Um homem de carácter que enfrentou uma das doenças mais terríveis nos seus últimos anos de vida".


"Para nós, fica o seu exemplo e a responsabilidade de honrar a sua memória", conclui Vieira.

Fonte: Record

«Sonhávamos com as partidas que íamos fazer aos nossos colegas»

J. AUGUSTO TEM "GRANDES RECORDAÇÕES" DE TORRES

José Augusto, antigo companheiro de José Torres no Benfica, recordou esta sexta-feira com saudade a dupla que fazia com o Bom Gigante nos encarnados, onde os dois formavam um par de "brincalhões a pregar partidas aos colegas do Benfica".



Visivelmente emocionado, José Augusto lembrou à agência Lusa a amizade que o ligava ao também 'magriço' José Torres, afirmando que guarda "as melhores recordações de vida desportiva em conjunto com Torres".


"Temos muitas brincadeiras no Benfica, foram muitos anos de convivência. Éramos muito amigos, viveram-se anos muito significativos no clube. Éramos muito brincalhões, sonhávamos de noite nas partidas que fazíamos aos nossos colegas durante o dia".


José Augusto sublinhou ainda o empenho da família na doença do antigo internacional português, onde a mulher e os filhos tiveram um papel fundamental nos últimos anos de vida.


"Deus vai tê-lo ao seu lado direito porque ele merece-o, foi um homem de bem", afirmou.

 
Fonte: Record

David Luiz: « Ganhámos confiança em Roberto»

David Luiz chegou descontraído a Barcelona, cidade onde vai passar os próximos dias a viver o "sonho" da selecção brasileira. Para trás, mas por pouco tempo, diz ter deixado outro "amor", o Benfica, que, como o próprio admitiu, arrancou mal a temporada, com três derrotas em quatro jogos. Coisa rara, reconhece o defesa. "É verdade que este início de época não correu bem, mas só podemos tirar conclusões no final do campeonato. Se tivéssemos goleado nas três partidas que já disputámos, também ainda não seríamos campeões… Não importa como começa, mas sim como acaba", afirmou David Luiz em declarações a O JOGO.



Na sequência da conversa, surgiu um tema incontornável da vida do Benfica, o guarda-redes Roberto, para muitos um dos principais culpados pelo mau arranque de temporada do campeão nacional. O internacional brasileiro começou por desmentir as notícias que deram conta da perda de confiança do plantel nas capacidades do guarda-redes espanhol para a seguir contar o que lhe vai na alma sobre um dos assuntos mais delicados da actualidade benfiquista. "Sempre confiámos no Roberto, e quem disser o contrário está a mentir. Quando perdemos, perde a equipa, assim como quando ganhamos, ganhamos todos. No Benfica, é assim que pensamos. É claro que aconteceram, ao Roberto e, depois, até ao Júlio César, algumas coisas que normalmente não acontecem. Felizmente, ele provou na partida com o Setúbal que tem qualidade. Teve de entrar em campo para lidar com um momento decisivo no jogo e revelou-se, com aquela defesa no lance do penálti, um dos jogadores mais importantes na conquista da vitória sobre o Setúbal. Esse lance ajudou-nos a ganhar confiança no Roberto, porque acreditar, nós sempre acreditámos nele... No Benfica, não abraçamos apenas quem marca golos; nos momentos menos bons, também estamos lá para nos apoiar uns aos outros." Assunto arrumado.


Seguiu-se outro tema em constante debate neste início de época: estará o Benfica mais fraco do que na temporada passada? David Luiz tem a certeza de que não e promete que a equipa vai contornar as adversidades que surgiram devido às saídas de Ramires e Di Maria. "O Benfica é sempre forte, todos os anos. Se analisarmos pelos resultados, e compreendo que as pessoas o façam, é verdade que não começámos tão bem como na época passada, mas isso não quer dizer que estejamos mais fracos. O Benfica estão tão forte, ou até mais forte, do que no último ano. Não tenho dúvidas disso. Somos os campeões, estamos muito confiantes e acreditamos que vamos vencer novamente o campeonato", concluiu.

Fonte: O JOGO

Fim da linha para Mantorras

Não foi inscrito e pode rescindir por justa causa, mas não o deve fazer. Clube e jogador procuram solução pacífica.



A ligação entre Pedro Mantorras e o Benfica está neste momento presa apenas por questões afectivas, uma vez que do ponto de vista desportivo terá chegado a um beco sem saída.

Ao não ser inscrito na Liga, o angolano, que tem contrato até final desta época, fica livre para avançar para a rescisão por justa causa, pois tal configura uma ilegalidade (desde que denunciada pelo jogador). Contudo, segundo o nosso jornal apurou, não é intenção do jogador fazê-lo. Mantorras e o Benfica vão tentar encontrar uma solução pacífica e amigável.


Pode terminar a carreira


Pode acontecer que as partes optem por deixar correr o tempo até final da época, altura em que expira o vínculo laboral, mas o jogador já deixou no ar, em Janeiro, após a Taça das Nações Africanas, a possibilidade de terminar a carreira. Mantorras encontra-se em reflexão, mas pode estar para breve a decisão sobre o seu futuro.

Fonte: A Bola

Rui Costa: « Só veste esta camisola quem tem ambição»

ANALISA CONTRATAÇÃO FALHADA DE HLEB

Rui Costa assume que Hleb era um jogador desejado, mas adianta que o internacional bielorrusso do Barcelona revelou o que quer para a carreira ao escolher o modesto Birmingham.



A contratação “agradava”, mas “nunca seria para preencher uma pecha da equipa, mas sim para ser uma mais-valia”. “A minha filosofia, mas acima de tudo a do clube, é que só veste esta camisola quem tiver ambição e vontade de estar no Benfica”, explicou o administrador da SAD, de 38 anos, momentos depois de ter apagado as 40 velas do Damaia Ginásio Clube, instituição pela qual tem “o maior orgulho”.


Rui Costa abordou outros assuntos e Rodrigo, a jovem promessa de 19 anos que os encarnados contrataram ao Real Madrid e emprestaram ao Bolton, foi um deles. O atacante “tem talento”, é “uma aposta de futuro” e, com “seis avançados” no plantel, o melhor foi “escolher um caminho para ele evoluir”.


Qualidade na baliza


O pior já passou, diz o diretor-desportivo do Benfica. Os “maus momentos num guarda-redes são sempre mais evidenciados” e, apesar de no início as coisas “não terem corrido de feição”, Rui Costa entende que o espanhol, de 24 anos, “também estava a sofrer muita pressão”. “A qualidade vai ser demonstrada, nunca duvidámos dele e estivemos sempre ao seu lado”, afirmou, agradecendo o apoio que o público deu ao guardião no jogo com o V. Setúbal. “Foi chamado a entrar e empurraram-no para o sucesso”, concluiu.

Fonte: Record

David Luiz já está na canarinha

CENTRAL JUNTOU-SE  À SELEÇÃO BRASILEIRA

Os encarnados treinaram-se esta manhã no Seixal sem três internacionais. David Luiz já rumou a Espanha onde a seleção brasileira está a realizar um miniestágio em Barcelona. Já Fábio Coentrão e Fábio Faria estão com as seleções A e Sub-21, respetivamente.



Jorge Jesus saiu de Nyon, na Suíça, esta manhã - onde participou no fórum de treinadores dos clubes de elite da UEFA - mas não chegou a horas de orientar os trabalhos.


Roderick Miranda e Alan Kardec voltaram a treinar de forma condicionada: o defesa tem uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, enquanto o avançado recupera de uma lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda.


Balboa realizou tratamento e trabalho de ginásio a uma lesão no menisco externo do joelho direito. Ruben Amorim também efetuou tratamento e trabalho de ginásio por causa de uma tendinite no joelho esquerdo.

Fonte: Record

Apenas 24 jogadores para a Champions

INSCRITO UM A MENOS DO QUE O MÁXIMO

O Benfica enviou uma lista de 24 jogadores à UEFA, para serem utilizados na fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto significa que do atual plantel ficaram de fora três elementos, excluídos pelo limite imposto pelas regras do organismo e que obrigam os clubes a fazer contas em relação aos nomes que registam.



Note-se que serão permitidas três novas inscrições, mas só para as equipas que passem aos 16-avos-de-final, desde que os jogadores sejam inscritos até dia 1 de fevereiro de 2011.


O emblema da Luz acabou por ser penalizado, neste caso, pela falta de jogadores formados no clube e perdeu o direito de inscrever os 25 atletas estipulados para a Lista A. A UEFA aceita que sejam enviadas duas listas, sendo que a Lista B é destinada a jogadores que estão na formação, nascidos após 1 de janeiro de 1989, e que tenham estado ao serviço do clube duas épocas, a partir dos 15 anos. Estes jovens podem ser chamados a qualquer jogo da Champions, desde que os clubes avisem até 24 horas antes da data marcada para o desafio.


O problema reside na Lista A, já que a UEFA impõe um limite de 25 nomes, dos quais oito têm de ser formados em Portugal. Este último grupo terá ainda de ter quatro elementos formados no clube.


Para o organismo que tutela o futebol europeu, jogadores formados no clube são aqueles que entre os 15 e os 21 anos, independentemente da nacionalidade, tenham estado 3 épocas ou 36 meses, seguidos ou não, ligados ao emblema em causa. E, segundo estes pressupostos, o Benfica tem três elementos nestas condições: Moreira, Roderick e Fábio Coentrão. Ao não ter os quatro atletas formados na instituição, o emblema da águias perdeu uma vaga e só foi autorizado a registar 24 nomes.


Hipóteses
Mantorras foi, certamente, um dos excluídos, até porque também não foi inscrito na Liga, como Record noticiou. A lista definitiva será conhecida em breve, mas Luís Filipe poderá ter sido outro dos que ficaram de fora, tal como aconteceu o ano passado após a fase de grupos da Liga Europa (para abrir uma vaga). O terceiro elemento será um dos menos utilizados por Jesus, pelo que Felipe Menezes e Weldon são candidatos.

Fonte: Record