segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Todos à Luz frente ao Basileia

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica recebe esta quarta-feira, dia 2 de Novembro, o Basileia para 4.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Não fique de fora e compre já o seu bilhete!

Os ingressos variam entre os 7,5 e os 40 euros para associados. Já o público em geral pode adquirir bilhetes entre os 10 e os 75 euros.

Recorde-se que o desafio entre o Benfica e o Basileia tem início marcado para as 19h45. Não falte!

Luis Milla: "Rodrigo tem personalidade e muito carácter"

Luis Milla, seleccionador olímpico e sub-21 de Espanha, não está surpreendido com o bom momento de Rodrigo no Benfica. «É um jogador com personalidade apesar da juventude», destaca.

«Não me surpreende, pois já o conhecemos. É um jogador com personalidade, apesar da juventude, muito carácter e ambição de melhorar. Sempre que esteve connosco demonstrou competitividade, embora não tivesse tantos minutos como eventualmente desejaria. É natural que seja valorizado no seu clube», considera Luis Milla, sublinhando que o avançado «mereceu» a confiança de Jorge Jesus.

«Na época passada não teve muito espaço e foi cedido [ao Bolton]. Agora contam com ele e dão-lhe minutos. O treinador conta ele e ele mereceu», argumenta, em declarações à TSF.

Luis Milla deixa porém um aviso ao jovem jogador: «Deve manter os pés bem assentes na terra. Marcou golos mas deve prosseguir com a mesma atitude, permanecer ambicioso e continuar a melhorar»

«A confiança só se ganha a jogar e isso no Benfica não é fácil», refere.

Oito anos de Vieira e... podem ser mais

Eleito presidente do Benfica a 31 de Outubro de 2003. Em 2012 deve ir outra vez a votos. Só lhe falta uma conquista europeia no currículo.

O sócio n.º 5199 do Benfica tem hoje razões para celebrar, ou não fosse dia de comemorar a passagem sobre o oitavo aniversário desde a chegada à grande cadeira da Luz. Luís Filipe Ferreira Vieira, 62 anos, chegou à presidência em 2003, com 90,47 por cento dos votos, sobrepondo-se a Jaime Antunes e Guerra Madaleno, naquela que foi à data a eleição com maior margem de um presidente.

A credibilização do emblema, sobretudo junto dos bancos, assim como a construção de um novo estádio foram projectos dos primeiros tempos, mas o 34.º presidente não esqueceu as conquistas, erguendo uma Taça de Portugal logo em 2004, frente ao FC Porto de José Mourinho.

Angolano à experiência na baliza

Adilson Cipriano da Cruz, conhecido por Neblu, está a treinar-se à experiência no Seixal, desde segunda-feira, e espera convencer a SAD a contratá-lo.

«Assinar com o Benfica seria um sonho», disse a A BOLA o guarda-redes do ASA, de Luanda, agradecendo ao empresário Gil Gomes a oportunidade de trabalhar com alguns dos seus ídolos: «Artur Moraes é impressionante. Adorei ver a forma como se movimenta entre os postes e a rapidez com que resolve todos os problemas.» Neblu diz que tudo tem estado a correr «maravilhosamente» e garante que «não pensaria duas vezes» se o Benfica lhe apresentasse um contrato.

Mazinho: "Rodrigo vai ser o melhor marcador do campeonato"

Rodrigo Machado teve bom berço, bons conselheiros e um amigo com enorme talento. Além de ser filho de um ex-jogador de futebol (Adalberto Machado foi lateral-esquerdo no Flamengo), o avançado do Benfica tem outro pai. «Ele é como um filho para mim», conta-nos Iomar do Nascimento, que no futebol ficou conhecido como Mazinho.

Apesar de ter sido campeão do Mundo pelo Brasil, em 1994, o antigo médio é hoje mais conhecido pelo facto de ser pai de Thiago Alcântara, médio ofensivo do Barcelona e campeão europeu sub-21 por Espanha.

Devido à longa relação de amizade que mantém com Adalberto, Mazinho conhece o benfiquista desde criança. E logo aos 10 anos, quando jogava nos rinques do Rio de Janeiro com o actual jogador do Barcelona, Rodrigo mostrou ser um «jogador que cheira o golo». «É algo que nasceu com ele», diz o brasileiro, de 45 anos, antigo jogador de clubes como o Valência, Celta de Vigo ou Fiorentina.

A família Alcântara acompanha de perto a carreira de Rodrigo. Quando A BOLA o contactou ontem, Mazinho já sabia que o hispano-brasileiro tinha marcado dois golos ao Olhanense e deu conta do sentimento de orgulho: «O Benfica fez bem em não emprestá-lo outra vez. Deu-lhe uma oportunidade e agora está a provar que é um avançado com técnica, rapidez, poderio físico e um potente remate. Tem tudo! E, além disso, um tremendo olfacto pelo golo.»

O "terceiro" jogo de Raul José

Raul José tem duas missões para o jogo com o Basileia: a primeira, mais óbvia, é conseguir vencer o jogo para deixar o Benfica em melhor posição de qualificação no Grupo C da Liga dos Campeões. A outra é mais pessoal: conseguir ter mais vitórias em três jogos ao comando dos encarnados, sempre que substitui Jesus.

Na época passada Raul José assumiu a liderança do Benfica durante a suspensão de 11 dias de Jesus. Nesse período teve dois jogos a disputar, contra a Naval e Beira-Mar. Raul José perdeu o primeiro (1-2) e venceu o segundo (2-1).
Chegou agora o terceiro jogo e a oportunidade de desempatar, já que não será Jesus a orientar a equipa depois de amanhã. Recorde-se que foi expulso no jogo anterior da Liga dos Campeões, contra os suíços, após palavras dirigidas ao árbitro. Desta forma será o adjunto Raul José o líder que vai tentar conduzir a águia até à vitória.

Entretanto Jesus continua a orientar os treinos. Depois da folga de ontem, os encarnados retomam o trabalho, hoje, com uma sessão de treino, às 17 horas, no Caixa Futebol Campus, no Seixal, à porta fechada, para preparar o jogo com o Basileia, depois de amanhã, no Estádio da Luz.

Rui Águas: "Conseguiu sentar Saviola"

Rodrigo está a ganhar o seu lugar e o são muitos os que têm elogiado as exibições do avançado. Rui Águas, ex-jogador do Benfica, destacou à Antena 1, o potencial do espanhol.

"Tem sido de excelente qualidade ao ponto de sentar o Saviola, jogador consagrado, e pôr em causa até, em termos de importância, o seu companheiro de ataque, Cardozo", disse.

Colegas de profissão dão parabéns a Simão

Kun Agüero (Manchester City), Tomás Ujfalusi (At. Madrid) e Miguel de las Cuevas (Sp. Gijón) foram três futebolistas que já felicitaram Simão Sabrosa no seu dia de aniversário, atráves do Twitter.

O avançado dos citizens brindou o jogador do Besiktas com um simples "Feliz aniversário" ao que Simão respondeu de pronto com: "Obrigado filho. Abraço".

O antigo dianteiro do At. Madrid, Benfica e Sporting celebra esta segunda-feira 32 anos.


PARABÉNS SIMÃO!

Sommer: "Benfica tem equipa muito forte»"

O guarda-redes titular do Basileia, Yann Sommer, antevê um jogo "interessante" com o Benfica, que considera de crucial importância para a classificação do Grupo C da Liga dos Campeões.

"O Benfica tem uma equipa muito forte, com jogadores tecnicistas, privilegia a posse de bola e o passe curto, e temos de estar muito atentos e focados", disse o guardião de 22 anos, em declarações publicadas esta segunda-feira no site da UEFA.

Yann Sommer admite que Benfica e Manchester United são claramente favoritos e que a qualificação do Basileia, num grupo com estas equipas, seria o ponto alto da sua carreira.

"Seria uma surpresa seguirmos em frente, mas não digo que será impossível", garantiu o guarda-redes da formação do Basileia, que segue no terceiro lugar do grupo, com menos 3 pontos do que o líder Benfica e 1 do que Manchester United.

O guarda-redes considera que o jogo de quarta-feira com o Benfica é decisivo para o alinhamento classificativo do grupo, dado que pode deixar a formação portuguesa mais folgada na liderança ou o Basileia mais perto do topo.

O Basileia iniciou a sua participação no Grupo C com um triunfo caseiro frente aos romenos do Otelul Galati, por 2-1, seguido de um empate 3-3 com o Manchester United, em Old Trafford.

O Benfica impôs ao Basileia a primeira derrota na fase de grupos, com um triunfo na Suíça, por 2-0, pelo que o jogo da Luz, na quarta-feira, se afigura como fundamental e decisivo para definir a qualificação.

"ɐ um jogo chave que irá determinar a nossa classificação no grupo. Temos de estar muito concentrados e jogar da mesma forma que fizemos com o Manchester [United], com posse de bola e simples", finalizou o guardião dos suíços.

Espanha rende-se aos golos de Rodrigo

Rodrigo foi crucial na vitória caseira do Benfica sobre o Olhanense (2-1), no sábado, tendo apontado os 2 golos encarnados. Esse feito valeu ao jovem avançado espanhol, de 20 anos, enorme projeção na imprensa do seu país.

O jornal “Marca”, na sua habitual revista de fim-de-semana, coloca o ex-Real Madrid em destaque, entre os jogadores espanhóis que atuam no estrangeiro. “Rodrigo faz de Nolito”, é esta a frase utilizada pelo diário do país vizinho para resumir a noite mágica que o internacional Sub-21 da roja viveu no Estádio da Luz.

Também o diário “As” se rendeu à exibição do avançado benfiquista, colocando em destaque o vídeo do bis de Rodrigo.

Carlos Velasco Carballo no Benfica-Basileia

Carlos Velasco Carballo é o árbitro nomeado pela UEFA para o Benfica-Basileia, encontro da 4.ª jornada da Liga dos Campeões, que se irá disputar no Estádio da Luz, na quarta-feira.

O espanhol foi o juiz escolhido para apitar a final da Liga Europa da época passada, entre FC Porto e Sp. Braga.

Benfica e Barcelona "únicos" invencíveis

O Benfica e o Barcelona são as únicas equipas invencíveis em 2011/2012, entre todas as que estão, ou estiveram, na presente edição das taças europeias.

Os encarnados somam 12 vitórias e cinco empates, em 17 jogos oficiais, enquanto a formação catalã, que já conquistou dois troféus (Supertaça Europeia, face ao FC Porto, e Supertaça espanhola) conta 11 triunfos e cinco "nulos", em 16 partidas.

Em termos da fase de grupos da Liga dos Campeões, Benfica e Barcelona ostentam igualmente trajetos similares: dois triunfos e um empate, que colocam os dois conjuntos bem posicionados para seguir para os oitavos de final.

A formação da Luz só cedeu pontos na receção ao Manchester United (1-1), tendo somado dois triunfos fora, enquanto os catalães também cederam os únicos pontos no seu reduto e face a outro campeão europeu, o AC Milan (2-2).

Entre os conjuntos dos 53 países do ranking da UEFA, existem mais equipas invencíveis, mas nenhuma delas está, ou esteve, nas taças europeias em 2011/2012.

A Juventus, que procura regressar aos "velhos tempos", depois de ter sido atirada para a segunda divisão por casos de corrupção, é a mais notável, com cinco triunfos e quatro empates no campeonato italiano, que lidera.

As outras formações sem derrotas são Fenerbahçe (Turquia), Atromitos (Grécia), AEL Limassol (Chipre), Radnicki (Sérvia), Debrecen (Hungria), Vardar (Macedónia), Hibernians (Malta), Gravenmacher (Luxemburgo) e AC Libertas (São Marino).

A lista integrava também o surpreendente Levante, que perdeu domingo a liderança e a invencibilidade na Liga espanhola, após sete vitórias e dois empates, ao cair por 2-0 no reduto do Osasuna, em encontro da 11.ª jornada.

Matic cheio de moral para a Championd

Recebeu uma injeção de moral de Jorge Jesus no final do jogo com o Olhanense, e prepara-se para se estrear a titular na Liga dos Campeões. A lesão de Javi García volta a colocar Matic na equipa encarnada, e logo num jogo que pode carimbar a passagem das águias aos oitavos-de-final da apetecível prova da UEFA.

Aos 23 anos, o ingresso no Benfica permitiu-lhe a estreia nas competições europeias, uma experiência que lhe foi negada quando esteve ao serviço do Chelsea. Na presente temporada, o gigante da Luz – só Luisão com o mesmo 1,93m lhe faz frente – ainda não foi titular na Liga dos Campeões, mas já contabiliza 61 minutos de competição, fruto da participação nos encontros com Trabzonspor, Twente e Manchester United. Nas três ocasiões foi utilizado com o propósito de reforçar o meio-campo, na fase final das citadas partidas.

Confiança de JJ.
 Envolvido na transferência de David Luiz para o Chelsea, o novo camisola 21 da Luz chegou à Liga após um ano de empréstimo ao Vitesse, onde conseguiu garantir o estatuto de titular indiscutível.

Tacuara com dores pode ser poupado

Cardozo pode não ir a jogo na noite de quarta-feira, por ocasião da receção ao Basileia, referente à quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Tacuara debate-se com algumas dores nas costas, situação que não sendo impeditiva – o paraguaio utilizou uma ligadura funcional durante a receção ao Olhanense – obriga Jorge Jesus a admitir fazê-lo descansar, por forma a reservá-lo para a difícil deslocação a Braga, que tem lugar no fim-de-semana.

O problema muscular nas costas não é grave, apenas incomodativo. Ontem, tal como seria de esperar (dado que na véspera fora titular no embate com o conjunto de Olhão), Cardozo sentiu um pouco de dores, embora tenha desdramatizado a questão. Jorge Jesus acompanha a par e passo a evolução deste dossiê e, em caso de dúvida, não irá vacilar, fazendo saltar o camisola 7 do onze. A prioridade é tê-lo a cem por cento no Axa, pois a meta principal do Benfica é o campeonato. Além disso, o clube da Luz está praticamente apurado para a fase seguinte da Champions.

Luz, câmaras e golos

Ainda muitos espectadores subiam as escadarias do Estádio da Luz para ocupar o seu lugar na bancada, ainda Daúto Faquirá não se tinha sentado no banco, e já Rodrigo acertava pela primeira vez com as redes do Olhanense. O hispano-brasileiro precisou de apenas 25 segundos para apontar o seu primeiro golo na Liga, na estreia a titular na Luz.

Para muitos seria um feito único na carreira, mas o jovem nascido no Rio de Janeiro há 20 anos pode orgulhar-se de ter vivenciado esta experiência tão saborosa pela segunda vez. Isto porque na estreia ao serviço do Real Madrid Castilla, numa partida no terreno do Lanzarote, disputada em dezembro de 2009, referente à segunda divisão B espanhola, Rodrigo entrou e na primeira vez que tocou na bola... marcou.

Soriano: "Benfica é uma das opções"

O avançado espanhol Jonathan Soriano, jogador de 26 anos da equipa B do Barcelona, está com “ganas” de mostrar ao treinador Pep Guardiola que tem talento suficiente para em breve subir à formação principal do emblema de Camp Nou. Contudo, caso a situação mude de figura, o talentoso jogador adverte que o Benfica é sempre uma possibilidade de futuro.

“Quero recuperar bem depois desta lesão, acumular minutos de jogo e voltar a convencer Pep”, revelou o jogador aos microfones da Agência EFE.

Soriano reitera o amor que tem ao clube catalão, mas sabe que nem todos cabem no plantel liderado por Guardiola. Se assim for, o craque tem a receita para o futuro.

“Se não for possível continuar e tiver de sair, assim farei. Nessa caso terei de trabalhar para encontrar a melhor solução”, disse.

Uma solução que poderá ter como rota Lisboa: “A opção Benfica é uma de entre muitas. Se houver propostas, falaremos quando abrir o mercado de inverno. Caso contrário, esperarei até ao mês de junho.”

Segredo de Nolito guardado nas caneleiras

Quem não se lembra do ato solene de Sabry, o egípcio que passou pelo Benfica no início da década passada, quando beijava a bola antes de bater livres? Esta espécie de bênção que cada um gosta de dar a um certo objeto, qual movimento pagão para dar sorte, é comum nos mais simples acontecimentos do quotidiano.No Benfica, soube-se ontem, há alguém que quer ressuscitar a tradição do beijo.E até é um dos queridos dos adeptos. Nolito, que começou a partida no banco, foi chamado por Jorge Jesus para entrar aos 65 minutos e render NicoGaitán. Quando terminou o aquecimento e ouviu as derradeiras indicações de JJ, o espanhol, que o Benfica contratou a custo zero no defeso, beijou as duas caneleiras.

Esta não deixa de ser uma prática pouco comum. O que não falta por estes relvados fora são jogadores a venerar as botas, pois os formatos e pormenores que o mercado oferece no que ao calçado de futebolistas diz respeito são muitos e para todos os gostos. Contudo, os dois utensílios que protegem a sensível zona das canelas parecem ser muito mais importantes para o talentoso espanhol de 24 anos.

Já marcaram.
 O que faz Nolito levar a boca às caneleiras é ainda um segredo muito bem guardado. Mas a verdade é que resulta. O primeiro jogo oficial do ex-Barcelona com a camisola do Benfica foi a 27 de julho e tratava-se da 1.ª mão da 3.ª eliminatória da Champions frente ao Trabzonspor, na Luz. O espanhol foi suplente e entrou aos 54’, com o resultado inalterado. Aos 71’, após um passe de Gaitán, Nolito fez um remate complicado que resultou em golo, apesar de ter sido feito, em parte, com... a canela direita. Quiçá seja esta a razão para tanto apreço por tais objetos.

Bruno César: "Sofrimento merecido"

A exibição da equipa do Benfica no segundo tempo deixou Bruno César insatisfeito. “Foi um sofrimento merecido”, começou por referir o médio na análise que fez à partida.

Após ter realçado a importância de ter voltado à liderança, o jogador, de 22, anos assinalou: “Fizemos uma primeira parte muito boa mas depois acabámos por nos acomodar. Para piorar a situação o Olhanense marcou logo após o descanso, e isso acabou por dificultar a nossa tarefa. Esta situação não pode voltar a acontecer pois temos de manter a concentração durante os 90 minutos. Sem qualquer menosprezo para o nosso adversário, creio que não podemos sofrer este tipo de pressão em nossa casa.”