segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aimar: “Não houve nenhuma agressão”

O médio argentino Pablo Aimar desmentiu, esta segunda-feira, que tenha sido alvo de qualquer agressão, tal como fez manchete o jornal desportivo Record. Em declarações à Benfica TV, o número 10 “encarnado” explicou o que se passou após o último jogo da Liga com a União de Leiria.

“Vi a primeira página de um jornal [Record] que disse que fui agredido fora do Estádio da Luz, junto a uma rotunda. Tive uma discussão com um adepto que me disse que só passava a bola ao Saviola e isso surpreendeu-me, pelo que lhe disse que não percebia absolutamente nada de futebol por fazer esse tipo de comentário”, começou por contar, acrescentando: “O adepto disse-me que tinha comprado o bilhete de avião para Dublin e a minha resposta foi que não tinha a culpa de que tivesse gasto o seu dinheiro para comprar um bilhete para uma final para a qual ainda não estávamos apurados.”

Aimar assegurou que foi apenas isso que se passou e acrescentou que a discussão aconteceu dentro do Estádio da Luz e não fora do mesmo, tal como relatou o referido jornal desportivo. “Nem eu agredi o adepto, nem o contrário aconteceu. Não houve nenhuma agressão e parece-me vergonhoso que o meu pai na Argentina tenha que ler, com a minha foto na primeira página de um jornal, que fui agredido à saída do Estádio da Luz. A discussão foi dentro do Estádio e não houve nenhuma agressão”, garantiu.

Aimar mostrou-se ainda muito desiludido por ver o que deu forma à manchete do Record: “É uma grande decepção estar a falar disto neste momento e ver que o que dá credibilidade a esta mentira é que o que a noiva de um meu companheiro [Salvio] escreveu no twitter.”

“Estou muito triste e muito decepcionado”, desabafou Aimar, que viu a sua família ficar muito preocupada com a notícia publicada nesta segunda-feira.

Sport Lisboa e Benfica Online

Ups, parece que alguém ficou mal na fotografia.... Ou não, porque eu ainda estou um bocado confusa com tudo isto.

Benficaas

Maxi Pereira: “A equipa vai estar melhor”

O lateral direito do Sport Lisboa e Benfica, Maxi Pereira, é o próximo convidado do programa “Zona de Decisão”. Momentos antes da entrevista à Benfica TV, o uruguaio afirmou que na próxima época a equipa vai dar alegrias aos adeptos.

“É normal que os adeptos não estejam conformados com esta época, mas estou seguro que eles entendem que são coisas que acontecem no futebol. Para o ano que vem, a equipa vai estar melhor preparada e vai dar outra alegria como fez no ano passado”, afirmou Maxi Pereira.

No que diz respeito à entrevista, o defesa explicou que está mais à vontade dentro de campo a jogar futebol. “Sim, é verdade que não estou muito habituado a tudo isto, estou mais acostumado a estar dentro do campo, mas sinto-me bem e estou tranquilo.”

O programa “Zona de Decisão” foi gravado nas bancadas do Estádio da Luz, o que proporcionou uma visão diferente a Maxi Pereira. “É uma visão totalmente diferente… o campo parece maior. Estou acostumado a ver o Estádio sempre cheio, com os adeptos a apoiar e é sempre diferente estar aqui em cima.”

A “Zona de Decisão” estreia esta segunda-feira, dia 16 de Maio, às 20h55 e te repetições agendadas para os dias 17 (14h30), 18 (17h00), 19 (19h30) e 20 (02h30). Lembrar que os horários das repetições podem sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar sempre a grelha de programação da Benfica TV.

Sport Lisboa e Benfica Online

Revolução no plantel

14 jogadores com futuro incerto. De dispensas garantidas a possíveis transferências que podem render milhões aos cofres da Luz, terminando nos jogadores em final de contrato.

O defeso que se avizinha deverá trazer uma revolução no plantel. São pelo menos 14 os jogadores que, neste momento, têm o futuro incerto, e não tanto pela situação contratual - os que terminam o vínculo são apenas quatro.

Começando por estes, as situações divergem: Luís Filipe e Weldon não vão renovar, enquanto a situação de Nuno Gomes está em stand by, uma vez que depende da vontade da SAD, jogador e Jorge Jesus; já o caso de Salvio deriva exclusivamente da capacidade negocial dos encarnados junto do Atlético Madrid, clube que emprestou o argentino à Luz - Luís Filipe Vieira já admitiu que quer ficar com o extremo mas sem pagar uma verba superior a sete/oito milhões de euros.

Seguem-se os transferíveis. Fábio Coentrão por obrigação (se as propostas se aproximarem da cláusula de rescisão de 30 milhões de euros) e Roberto por opção - o guarda-redes não cabe nos planos para a próxima época e tanto pode sair numa venda directa ou por empréstimo. Mas não só o espanhol: Kardec dificilmente ficará na próxima época mas tem mercado e a SAD deverá aproveitar essa oportunidade para realizar dinheiro. Cardozo, Aimar e Carlos Martins são casos diferentes: podem rumar a outras paragens mediante propostas tentadoras para os próprios e para o Benfica, as quais já se vislumbram.

Finalmente, as possíveis cedências por empréstimo. Isto é, jogadores que ficarão ligados ao clube mas que têm poucas hipóteses de jogar na próxima época e necessitam ganhar mais rotinas: Felipe Menezes, Airton e José Luis Fernández, extremo-esquerdo contratado em Janeiro mas em quem Jorge Jesus pouco apostou, por não ver nele, para já, qualidades para discutir um lugar na equipa. Neste contexto pode colocar-se o nome de Roderick Miranda, mas apenas para o central ganhar mais experiência. No entanto, deve ficar: porque o técnico gosta dele e porque o clube necessita de jogadores formados no clube para cumprir quotas mínimas exigidas pela UEFA.

ABola

Camisola 9 voltará a estar livre

Pedro Mantorras também deixa o plantel e a camisola 9 voltará a estar livre, 10 anos depois de o angolano chegar à Luz, em 2001, com 19 anos, na condição de candidato a génio da bola.

A decisão foi comunicada há vários meses pelo presidente do Benfica mas com o final da época torna-se oficial a despedida do avançado que, proveniente do Alverca e cuja transferência foi patrocinada por Luís Filipe Vieira (então presidente daquele clube), fez sonhar os benfiquistas durante uma época, antes de contrair uma lesão grave no joelho direito, o início de uma série de problemas físicos que precipitaram o adeus prematuro da carreira, aos 29 anos.

ABola

OBRIGADO POR TUDO MANTORRAS!

Benfica vence campeonato dos espectadores

spectadores no seu estádio durante a edição 2010/11 da Liga Zon Sagres, apesar de ter perdido quase 200.000 adeptos em relação à última temporada.

Contudo, apesar de ter tido menos quase menos 20.000 adeptos que o Benfica, entre os três grandes é o FC Porto que tem a melhor média de ocupação do seu estádio, com 73,39 por cento, contra os 58,69 por cento dos encarnados.

De acordo com os números da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o Benfica teve, esta temporada, 572.197 espectadores (38.146 por jogo), enquanto no Estádio do Dragão estiveram 554.800 (36.986).

O Sporting teve quase menos 200.000 espectadores que o Benfica esta temporada, terminando os 15 jogos em casa com 372.864 adeptos (24.857 por jogo).

O top-5 é concluído pelos dois "rivais" do Minho, com o Sp. Braga a ter 217.630 espectadores, enquanto o Vitória Guimarães teve 209.235.

O Marítimo é a equipa que tem a melhor média de ocupação do seu recinto, com 77,58 por cento, embora tenha apenas uma média de 3.439 espetadores por jogo.

Ao nível dos jogos com mais adeptos, o Benfica também lidera, sendo que quatro dos cinco jogos mais vistos foram no Estádio da Luz.

A receção ao Marítimo foi o jogo mais visto ao vivo, com 54.991 espetadores, seguido pelo encontro dos encarnados com o Vitória Guimarães (54.927) e a partida com o Sporting (51.899).

Com 49.817 adeptos, o encontro entre o FC Porto e o Benfica foi o quarto mais visto, com predomínio da Luz e do Dragão a ser apenas quebrado na 16.ª posição desta tabela, com a receção do Sporting aos encarnados (36.442).

A Naval foi a equipa que registou menos no seu estádio, com 24.053 espectadores ao longo da temporada, uma média de 1.603 por jogo.

Em relação aos números gerais, estiveram nos 16 estádios da LPFP 2.419.683 espectadores, naquela que foi a temporada com menos adeptos nas últimas quatro.

Em 2009/10, foram aos estádios 2.616.301 adeptos, menos do que em 2007/08 (2.690.791), mas quase mais 100.000 que em 2008/09 (2.493.653).

Record

Artur Moraes é o 9.º guardião no consulado de Vieira

Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica em 2001, então como gestor para o futebol no elenco diretivo presidido por Manuel Vilarinho. Desde esse momento até hoje, o emblema contratou oito guarda-redes – Artur Moraes será o 9.º desta lista.

Eis os “keepers” contratados neste período de dez anos: Zach Thornton (nem chegou a alinhar), Yannick, Quim, Oblak, Moretto, Butt, Júlio César e Roberto.

Quim foi o único que conseguiu atingir uma bitola elevada com a camisola da águia ao peito. Atuou durante todas as partidas do campeonato transato, contribuindo para a conquista do título. Apesar disso, acabou por não ver renovado o vínculo contratual, regressando ao Sp. Braga, emblema onde o Benfica o havia pescado em 2004/05.

Record

Namorada de Salvio confirma agressão a Aimar

Magali Aravena, namorada de Salvio, confirmou esta segunda-feira na sua página no Twitter a agressão a Pablo Aimar no final do jogo com a U. Leiria, conforme Record adianta.

Questionada sobre um seguidor a propósito da notícia do nosso jornal, Magali Aravena responde: "Sim é verdade".

A namorada de Salvio não quis, contudo, tomar uma posição sobre o sucedido: "Não quero emitir opinião sobre o tema. Desculpem..."

Record

Artur Moraes terá ordenado bem menor do que Roberto

O futuro dono da baliza do Benfica sairá mais em conta do que o anterior. Artur Moraes irá auferir um ordenado bem menos elevado do que Roberto – a folha salarial do espanhol é uma das mais “gordas” do grupo de trabalho benfiquista.

O Benfica já colocou Roberto no mercado, aguardando agora pela chegada de propostas. A solução para o camisola 12 deverá passar por um empréstimo, pois não existirá nenhum clube que esteja disposto a aproximar-se da verba despendida pelo Benfica no início desta época: 8,5 milhões de euros embolsou o Atlético Madrid com a transferência do guardião. O elevado ordenado auferido por Roberto não deixará, como é óbvio, de constituir um obstáculo para a cedência.

Record

Aimar agredido

Pablo Aimar foi agredido na noite de sábado, no final do encontro entre o Benfica e a U. Leiria, a contar para a última jornada do campeonato (3-3). O médio argentino não escapou à insatisfação dos adeptos quando se preparava para deixar o Estádio da Luz.

O internacional argentino foi titular frente ao conjunto da cidade do Lis (saiu aos 86 minutos, dando lugar ao regressado Nuno Gomes), após ter estado ausente em três encontros, um dos quais em Braga, no qual o Benfica se viu afastado da final da Liga Europa.

Um dos elementos mais influentes do onze comandado por Jorge Jesus, Aimar, sabe Record, parou o carro à saída da garagem do Estádio da Luz, quando foi abordado por um grupo de adeptos. O jogador distribuia autógrafos, quando sentiu que a viatura em que seguia ser abanada. Então, saiu para se certificar quem foi o autor e foi atacado.

Record

É caso para dizer aos adeptos que fizeram isto: "Vocês são uma vergonha"

Benficaas

Artur Moraes assina por quatro temporadas

Artur Moraes assinou ontem pelo Benfica um contrato válido para as próximas quatro temporadas. Este foi o culminar de uma série de negociações que tiveram lugar nos dias que antecederam a última jornada do campeonato, processo que Record acompanhou a par e passo.

O Benfica não quis perder muito tempo com a questão da baliza. Assim que caiu o pano sobre 2010/11, o emblema presidido por Luís Filipe Vieira acelerou o processo negocial com o brasileiro, de 30 anos, considerado o homem indicado para guardar as redes dos encarnados na próxima época.

O acordo já foi alcançado, apesar de Artur Moraes ser igualmente cobiçado por clubes da Alemanha, Itália e Turquia (a oferta mais tentadora em termos económicos), e o preto no branco, inicialmente previsto para depois da final da Liga Europa, foi antecipado. O que o fez decidir-se por permanecer em Portugal foi o aliciante projeto que lhe foi apresentado pelos responsáveis benfiquistas. O guardião aceitou quase de imediato integrar uma “empreitada” que lhe permitirá lutar por troféus, tanto a nível interno como no que respeita à UEFA.

Record