sexta-feira, 1 de abril de 2011

Luís Filipe Vieira: "É este o Benfica que quero continuar a liderar

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve presente na inauguração da Casa do Benfica da TAP, onde destacou o facto de esta ser a primeira Casa de uma empresa. O “braço-armado” do Clube continuam a crescer. Leia o discurso na íntegra.


“O destino do Sport Lisboa e Benfica está – como sempre esteve – no interior do Clube e na capacidade da sua massa adepta, porque, como já disse em anteriores ocasiões, o Clube nunca será demasiado grande para a grandeza das pessoas que fazem parte dele.


A inauguração desta nova casa do Benfica e a dinâmica do processo de renovação das nossas Casas do Benfica dizem bem da nossa capacidade de mobilização, mas principalmente da nossa capacidade de realização.


Queria, por isso, começar esta intervenção por felicitar os responsáveis pela Casa do Benfica da TAP e por manifestar a minha satisfação por me poder associar a este evento.


Esta inauguração é especial porque representa uma nova fase na vida das nossas Casas. Esta é a primeira Casa do Benfica de uma empresa. Não de uma empresa qualquer, mas de uma instituição que, pelo seu peso e pela sua projecção, representa – também ela – uma bandeira de Portugal no Mundo.


Quero, por isso, e antes de falar aos benfiquistas da TAP, mandar uma saudação especial a todos os profissionais da nossa transportadora aérea nacional que diariamente trabalham para que milhares de pessoas cheguem aos seus destinos com todo o conforto e segurança.


Como sabem sou um cliente fiel da TAP e posso testemunhar o profissionalismo e a grandeza da empresa em que trabalham.


Conheço também os responsáveis pela constituição desta nova Casa do Benfica, sei da dinâmica e do entusiasmo desta equipa que decidiu passar do “núcleo de benfiquistas da TAP” que eram e constituir-se na Direcção da nova Casa do Benfica.


Assinalo, por isso, a vossa capacidade de iniciativa e a dinâmica que colocaram na concretização deste projecto.


As Casas do Benfica são uma garantia de defesa e promoção do Clube, fazem parte do património e da marca Benfica. Mas não podem ser realidades estáticas, têm de acompanhar a evolução dos tempos e responder às novas exigências. O vosso exemplo é significativo e merece ser sublinhado.


Há muito tempo que já aprendi que aquilo que verdadeiramente engrandece o Benfica não é o que já foi feito, mas aquilo que ainda pode ser feito.


É esse o desafio dos meus dias enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica – pensar em cada dia o que ainda podemos e devemos fazer, os projectos que podem ser desenvolvidos, novas parcerias, novas soluções, enfim, novos desafios.


Falar da Fundação Benfica, da Benfica TV, do Caixa Futebol Campus, das Casas do Benfica e da sua renovação, do voto electrónico, e de muitos outros projectos que já foram desenvolvidos não nos pode fazer perder de vista que o desafio deve continuar a passar por perguntar diariamente: o que podemos fazer ainda?


Tem sido esta postura inconformista que nos tem levado a liderar. A inovação é uma marca desta Direcção e dos profissionais desta casa e tenho orgulho dessa marca.


É este o Benfica que quero continuar a liderar, um Clube que nunca está satisfeito com o que já fez ou alcançou, mas que todos os dias quer fazer mais e alcançar novas metas.


É por isso que o vosso trabalho e o vosso exemplo são importantes e quero agradecer-vos por isso.”


Sport Lisboa e Benfica Online

PSP vai cumprir instruções do Benfica

A PSP impedirá os adeptos do FC Porto de entrarem no estádio do Benfica com alguns adereços dos líderes da Liga se for solicitada pelos assistentes de recinto desportivo, informou esta sexta-feira aquela força de segurança.


O subintendente Costa Ramos, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, observou que "está dentro da competência do promotor do espetáculo tomar a decisão que o Benfica tomou", de restringir o uso de adereços por parte dos adeptos do FC Porto no Estádio da Luz.


"A polícia nada mais pode fazer do que lamentar. Não esperem que a polícia vá intervir em questiúnculas dos clubes", assinalou, comentando a troca de comunicados entre Benfica e FC Porto sobre as restrições aos adeptos portistas.


Apesar do ambiente crispado entre os clubes, nomeadamente com a troca de comunicados, o subintendente garantiu que esta não é a maior operação levada a cabo para um evento desportivo. Ainda assim, garante ter havido o “reforço policial tido para estes jogos de alto risco”.


Para este desafio são esperados entre 47 mil e 52 mil adeptos, dendo a grande maioria do Benfica. Contudo, Costa Ramos avançou que o FC “Porto recebeu 3.421 bilhetes e que estão previstos 26 autocarros dos Superdragões e 4 do Colectivo 95, havendo ainda um número indefinido de viaturas com adeptos.” Ao mesmo tempo, esclareceu que as claques serão acompanhadas numa caixa de segurança desde o local de estacionamento dos autocarros até ao Estádio da Luz.


Record

Coentrão é a besta negra do FC Porto

André Villas-Boas deve dar indicações aos seus jogadores para marcarem bem de perto Fábio Coentrão no escaldante desafio de domingo. Tudo porque o internacional português é uma autêntica besta negra para o FC Porto. O defesa-esquerdo já marcou quatro golos frente ao conjunto azul e branco e é precisamente o melhor marcador do plantel encarnado nos confrontos com o grande rival. Perto do camisola 18 na lista de jogadores que já festejaram golos ao rival, surge apenas o capitão das águias, Nuno Gomes, com três golos, que não deverá, contudo, ter oportunidade de tentar alcançar o seu companheiro. Cardozo e Carlos Martins já marcaram por duas vezes, enquanto Luisão, Saviola, Javi García, César Peixoto, Weldon, Rúben Amorim e Luís Filipe fizeram um golo.


Fábio Coentrão estreou-se este ano a marcar com a camisola do Benfica nos duelos com a formação portista, completando assim o pleno a nível nacional, pois pode agora vangloriar-se de ter feito golos ao líder do campeonato ao serviço de todas as equipas que representou em Portugal: Rio Ave, Nacional e Benfica.


Lançado para a ribalta do futebol português pelo clube vila-condense, o defesa fez, porém, o seu primeiro jogo contra o FC Porto pelo Nacional, clube que representou na segunda metade de 2007/08, por empréstimo das águias. Aposta de Jokanovic para o onze titular, na altura como extremo, brilhou a grande nível ao fazer dois golos em pleno Estádio do Dragão, ajudando a turma madeirense a alcançar uma vitória por 3-0. Na temporada seguinte, atacou os azuis e brancos, mas desta feita pelo Rio Ave, novamente cedido pelo Benfica. No entanto, o golo não o impediu de sair derrotado por 3-1.


Se foi capaz de marcar nos únicos jogos que realizou por Nacional e Rio Ave ante o FC Porto, Fábio Coentrão teve mais dificuldades em fazê-lo pelo Benfica, conseguindo-o apenas ao quinto desafio, novamente no terreno rival, em jogo da Taça de Portugal.


Agora, e mantendo o estatuto de titular que sempre assumiu nos embates com os portistas, o lateral-esquerdo prepara-se para cumprir o primeiro jogo com o estatuto de visitado - em sete jogos, disputou cinco no Dragão e dois em terreno neutro (final da Taça da Liga e Supertaça), tendo falhado o clássico da última época por castigo. Imprescindível para Paulo Bento, Coentrão regressa agora na máxima força, depois de ter sido até poupado por Jesus no jogo com o Paços de Ferreira, antes dos compromissos da Selecção Nacional, procurando manter a veia goleadora e ajudar a travar o líder da Liga.


OJogo

Os melhores vão a jogo no clássico

Um, dois, três... cinco, no máximo seis, jogadores encarnados vão manter-se no onze no próximo clássico relativamente à última recepção das águias ao FC Porto. Na última época, Jorge Jesus acolheu os dragões na Luz à 14ª jornada (20 de Dezembro de 2009), lançando Quim na baliza, atrás de uma defesa com Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto. No meio-campo estavam Javi García, Ramires... Urreta - o uruguaio foi a grande surpresa no onze e até jogou na esquerda do losango - e Carlos Martins, e, no ataque, os homens do costume: Saviola e Cardozo. Resultado, vitória por 1-0, com festejo de El Conejo.


Desse onze para aquele que se desenha para amanhã, as diferenças são muitas. A começar pela baliza. Quim está no Braga e dará lugar a Roberto, enquanto no sector defensivo David Luiz (transferido para o Chelsea) e César Peixoto cedem os postos a Sidnei e Fábio Coentrão, respectivamente. No meio-campo, claro está, já não poderá haver Ramires, com Salvio a assumir funções. No flanco oposto, Urreta (agora no Peñarol) verá Gaitán pela televisão, ao passo que a dúvida do costume se prende, neste caso, com a "continuidade" de Carlos Martins ou o avanço de Aimar - El Mago estava lesionado no embate da última época - para o onze inicial.


Toda esta prosa se poderá traduzir, numa forma mais redutora, a um facto: Jesus vai lançar os melhores - ontem já teve todos à disposição, embora Cardozo fizesse trabalho de recuperação - contra os comandados de André Villas-Boas. É que se, frente a Portimonense e Paços de Ferreira (nas duas últimas jornadas da Liga ZON Sagres), o técnico optou claramente por descurar o campeonato em prol da Liga Europa, nesta ronda o cenário muda - para além de o adversário se chamar FC Porto, os azuis e brancos podem festejar o título na Luz, assim vençam os encarnados. Naturalmente, nem Jesus deseja facilitar perante a valia do opositor nem aponta a um lugar na história como o timoneiro da equipa benfiquista que "permitiu" os festejos do eterno rival na própria casa. Daí que, mesmo perante a proximidade da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, contra o PSV Eindhoven, o treinador não vá tirar o pé do acelerador.


OJogo

Fábio Coentrão: «Queremos dar uma alegria aos adeptos»

O lateral esquerdo do Sport Lisboa e Benfica, Fábio Coentrão, fez uma antevisão ao clássico do próximo domingo com o FC Porto. O atleta “encarnado” explicou em conferência de imprensa, que a equipa vai dar tudo para vencer.


“Vamos impedir o FC Porto de vir aqui conquistar os três pontos, como fazemos em todos os jogos. Claro que sabemos que o FC Porto pode ser campeão se ganhar, mas como temos orgulho vamos todos dar o que temos e o que não temos”, afirmou Fábio Coentrão aos jornalistas.


Alguns jogadores estiveram presentes nas respectivas selecções nacionais, o que fez com que a equipa não estivesse toda junta na semana em que preparou este encontro. Fábio Coentrão desvalorizou a questão: “Isso é normal. Os jogadores do FC Porto também estiveram nas selecções e estão a preparar o jogo da mesma forma que nós. Isso faz parte da nossa vida, temos as selecções pelo meio e agora aproveitámos estes três dias com o grupo todo e temos trabalhado no máximo, como temos feito sempre, para chegarmos a domingo e estarmos bem.”


A Liga Europa joga-se volvidos três dias do clássico. Fábio Coentrão mostrou-se confiante para os embates: “Eu quero ganhar os dois jogos. No Benfica não podemos pensar em derrotas. Queremos sempre ganhar e é para isso que trabalhamos.”


Em relação à moral do plantel, o lateral revelou que a equipa está tranquila: “Estamos tranquilos. Vamos encarar este jogo da mesma forma que encaramos os outros jogos. Queremos dar uma alegria aos adeptos, até porque o plantel ainda está um pouco “ferido” do último jogo do Campeonato no Dragão e este jogo é ideal para mostrarmos aos adeptos que esse jogo foi um acidente.”


A nível pessoal, Fábio Coentrão voltou a revelar que ama o Benfica: “O Benfica deu-me a mão, ajudou-me bastante e continua a ajudar e só tenho é de agradecer tudo isso. Estou num grande Clube e quero continuar. Eu amo o Benfica.”


A partida entre Benfica e FC Porto está marcada para o próximo domingo, dia 3 de Abril, pelas 20h30, no Estádio da Luz e diz respeito à 25.ª jornada da Liga portuguesa.


Sport Lisboa e Benfica Online

Cardozo e Martins condicionados

O plantel campeão nacional continua a preparar o encontro do próximo domingo com o FC Porto, para a Liga portuguesa. O treinador Jorge Jesus viu Carlos Martins e Óscar Cardozo efectuarem treino condicionado.


Tanto o jogador português como o paraguaio regressaram das respectivas selecções com mialgias de esforço, contraídas nos jogos efectuados. Por outro lado, o médio português, Ruben Amorim, continua a recuperar de uma tendinose rotuliana bilateral, pelo que realizou corrida, tratamento e trabalho de ginásio.


A equipa “encarnada” regressa aos trabalhos no Caixa Futebol Campus no próximo sábado, dia 2 de Abril, pelas 10h30. O treino será à porta fechada.


Sport Lisboa e Benfica Online

Comunicado: Esclarecimento

O Sport Lisboa e Benfica face a algumas posições públicas assumidas nas últimas horas vem esclarecer que não quer alimentar nenhum tipo de polémica em relação ao jogo do próximo domingo, contra o FC Porto.


O Sport Lisboa e Benfica vai tratar com o respeito e o fair-play merecidos a instituição, os dirigentes e adeptos do FC Porto. Nesse sentido – e ao contrário do que sucede em outros campos - não vai omitir o nome do FC Porto, nem deixar de hastear a sua bandeira, como é próprio de instituições sérias e sem quaisquer tipo de complexos.


Em relação aos adeptos, e para informação dos mais distraídos, limita-se o Sport Lisboa e Benfica a aplicar – e dentro do quadro legal vigente – o princípio da reciprocidade. Os nossos sócios e adeptos nas deslocações ao Estádio do Dragão têm sido sistematicamente impedidos de entrar com bandeiras do Benfica ou quaisquer outro tipo de adereços, ao contrário do que sucede em todos os restantes estádios nacionais e estrangeiros.


Esta decisão foi devidamente ponderada e é irreversível, porque em questões morais – e dentro da legalidade – nunca se deve vacilar.


O futebol português dispensa a violência e a intolerância, mas também prescinde de “virgens ofendidas”.


Sport Lisboa e Benfica Online

Luz não vai encher

O clássico não vai ter lotação esgotada. Longe disso! Até ontem estavam vendidos 40 mil bilhetes, pelo que o número de espectadores esperados no domingo, mesmo que a venda aumente, fica bastante aquém da registada na época transata – 64 mil espectadores –, a que não é alheio o facto de o desafio poder redundar... na entrega do título. A esta situação soma-se a receção ao PSV Eindhoven, na quinta-feira, bem mais aliciante, dado que a Liga Europa é um dos principais objetivos do Benfica.


O clube da Luz quer combater esta tendência e proporcionar à sua equipa uma moldura humana condizente com o prestígio do duelo. Para este efeito, o emblema lisboeta encontra-se a praticar uma política de preços extremamente acessível (o bilhete mais barato para os sócios custa 7,5 euros) no que toca ao clássico. A venda é exclusiva a associados (o FC Porto adotou uma medida semelhante no jogo da época passada) e cada um deles pode levar um acompanhante não sócio, embora este tenha de despender uma verba correspondente ao público em geral, um pouco mais elevada.


Record

Fábio Coentrão sonha com Inglaterra

Ofertas e mais ofertas. Diariamente são veiculadas notícias referindo o interesse dos maiores emblemas europeus em Fábio Coentrão. O jogador de 23 anos já se revelou “tranquilo” em relação à situação e está disposto a analisar todos as sondagens, juntamente com os responsáveis pela SAD benfiquista e o empresário Jorge Mendes. Mas, por muitos clubes que o sigam, o futebolista não esconde a quem lhe é mais próximo que a sua paixão passa pelo futebol inglês.


A Premier League é o destino que mais agrada ao esquerdino, até pela filosofia ofensiva seguida pela grande maioria dos treinadores britânicos. Dadas as suas características, o camisola 18 acredita que não terá problemas de adaptação.


Recorde-se que o futebolista já teve uma má experiência quando esteve cedido ao Saragoça, mas, na altura, Coentrão era um jovem promissor que ainda procurava a afirmação.


Record

Bruno César de regresso ao Corinthians

Depois de ter vindo a Portugal para assinar pelo Benfica, Bruno César regressou esta quinta-feira aos treinos do Corinthians.


O mais recente reforço das águias, que assinou contrato até 2017, jogará pelo Timão até ao final do campeonato Paulista.


Na sexta-feira, Bruno César vai marcar presença na conferência de imprensa do Corinthians.


Record

Águias dizem que adoptam medidas idênticas

O Benfica "adotou as mesmas restrições" que são impostas aos adeptos de futebol benfiquistas no estádio do FC Porto, disse à Lusa fonte do clube, comentando a limitação do uso de adereços pelos adeptos portistas no jogo de domingo.
"O Benfica adotou as mesmas restrições que são impostas aos seus adeptos sempre que estes se deslocam ao Estádio do Dragão", notou a mesma fonte, que se recusou a comentar o comunicado do FC Porto, no qual os portuenses informam que denunciaram ao Governo, Liga de Clubes e Federação a decisão do clube lisboeta.
O FC Porto denunciou a decisão do Benfica em proibir, domingo, os adeptos portistas do uso de adereços alusivos ao clube no Estádio da Luz, conforme informação veiculada pela PSP.
"O FC Porto foi hoje informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo", lê-se em comunicado difundido no site oficial, a três dias do "clássico" da 25.ª jornada da Liga, na qual o FC Porto se pode sagrar campeão.
Para os portistas "trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol".
"A própria Polícia confirmou que os grupos organizados, mas ilegais, do Benfica poderão entrar no estádio com todo o seu material", contesta a nota 'azul e branca', fazendo referência "às claques 'No Name Boys' e 'Diabos Vermelhos', dois agrupamentos ilegais, porque nunca efetuaram o registo dos seus elementos".
O FC Porto diz que, apesar de ter impedido a entrada de adereços alusivos às claques benfiquistas no jogo da primeira volta, aos mesmos elementos foi permitido ostentarem os símbolos e cores do clube.
O comunicado portista lembra que "a obrigatoriedade de registo e legalização das claques é de 2004" e questiona a ação do Governo, por não fazer aplicar a lei.
Record