quarta-feira, 9 de março de 2011

Carlos Xistra fora das nomeações

O albicastrense Carlos Xistra ficou fora das nomeações da Liga depois de ter tido uma atuação polémica no encontro entre o Sporting de Braga e o Benfica (2-1).
O Benfica-Portimonense vai ser dirigido Paulo Baptista. No Rio Ave-Sporting estará João Ferreira e no U. Leiria-FC Porto Cosme Machado.
.23.ª jornada:
Beira-Mar-P. Ferreira, Marco Ferreira
Rio Ave-Sporting, João Ferreira
V. Guimarães-V. Setúbal, Duarte Gomes
Naval-Marítimo, Rui Costa
Nacional-Académica, Luís Catita
Benfica-Portimonense, Paulo Baptista
U. Leiria-FC Porto, Cosme Machado
Olhanense-Sp. Braga, adiado para 27 de março
Record 
Até que enfim, já não era sem tempo. Já não devia ter arbitrado Sp. Braga- Benfica, mas pronto, não me vou adiantar mais sobre esse assunto.
Benficaas

Gaitán no relvado

A presença de Gaitán no relvado é nota de destaque no treino do Benfica na manhã desta quarta-feira, véspera do encontro com o Paris Saint-Germain, da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.
O argentino, recorde-se, é um dos cinco sul-americanos do plantel que trabalham de forma condicionada - Luisão, Cardozo, Salvio e Aimar são os outros.
De notar ainda a presença do júnior Alípio, avançado brasileiro contratado ao Real Madrid, na sessão de trabalho.
Às 17 e 30, Jorge Jesus e Javi García fazem a antevisão do embate com os franceses.
Record

Argentinos preocupam

A situação clínica de Salvio, Gaitán e Aimar é motivo de preocupação na Luz – todos eles padecem de mialgias nas coxas. Neste momento não se pode afirmar a 100 por cento que qualquer deles esteja em condições de defrontar amanhã o Paris Saint-Germain, embora também seja impossível dizer taxativamente que qualquer dos três seja baixa para o embate referente à primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.
Ponto prévio. Nenhum deles apresenta rotura muscular, algo que desde logo inviabilizaria a utilização no duelo da UEFA. Salvio tem uma mialgia na coxa direita, tendo tornado ontem a efetuar trabalho individual de campo. Gaitán debate-se com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, o que o obrigou ontem a realizar apenas tratamento. Aimar está com uma mialgia de esforço na coxa direita, tendo sido submetido a uma sessão individual no relvado.
Record

Objectivo mínimo: golo 150

Com a equipa a ter pouco mais do que hipóteses matemáticas para reconquistar o título de campeão, os responsáveis encarnados já elegeram a Liga Europa como o principal objetivo da época. Amanhã, frente ao PSG, em caso de vitória os encarnados asseguram automaticamente uma marca histórica que está ao alcance de poucos: 150 golos, contabilizando apenas a Taça UEFA/Liga Europa.
Coube a Chalana – a 23 de setembro de 1978 e, curiosamente, em França, diante do Nantes – iniciar esta assinalável série de tentos que terminou, para já, em Estugarda, a 24 de fevereiro, pelo pé esquerdo de Cardozo. O paraguaio, de 27 anos, assinou assim o 149.º golo e, caso volte a faturar frente aos parisienses, arrisca-se a voltar a entrar na história do Benfica. Recorde-se que, esta temporada, o Tacuara já se tornou no melhor marcador estrangeiro do clube, destronando o sueco Magnusson.
Record

Fernando Santos: «Benfica é candidato a vencer a Liga Europa»

Defrontou e venceu o PSG nos oitavos-de-final da Taça UEFA, em 2007. Uma eliminatória que causou enorme amargo de boca ao técnico português de 56 anos: Luisão lesionou-se em Paris e não jogou mais nessa época. «Perdemos aí o campeonato», lembra. O actual seleccionador da Grécia diz que, hoje, o Benfica é mais forte.

Passados quatro anos, quais são as recordações que guarda da eliminatória com o Paris Saint-Germain?

- Tenho recordações negativas e positivas. A negativa foi o facto de ter perdido o Luisão para o resto da época. Lesionou-se na primeira mão, em Paris [derrota por 1-2 e vitória por 3-1 na Luz], e aí começámos a perder o campeonato. A seguir ainda tínhamos de defrontar o Sporting e o FC Porto e sem ele voltámos a sofrer golos que antes não sofríamos. Por outro lado, assistimos nesse jogo à estreia de David Luiz. Era um miúdo que estava no Benfica há dois meses e ainda não tinha o nível desejado para jogar num clube de tão grande dimensão. Felizmente veio mostrar todo o seu valor nos anos que se seguiram e confirmar o que cheguei a dizer naquela altura: Faz-me lembrar o Ricardo Carvalho. Mas, repito, perdemos o campeonato com a lesão do Luisão.

- Nessa eliminatória com o PSG, também nos oitavos-de-final da Taça UEFA (hoje Liga Europa), e disputada em Março, o Benfica ainda lutava pelo título. Foi difícil fazer a gestão do plantel?

- Muito difícil, porque o nosso plantel era curto. Tínhamos apenas 12 jogadores de nível. Ainda hoje, quando falo com muitas pessoas sobre esse plantel, poucos se lembram dos suplentes que tínhamos: Manu, Paulo Jorge, Kikin Fonseca, Mantorras... Era com eles que tentava fazer a gestão.

- O plantel actual é mais 'longo' do que o seu?
- Isso nem tem comparação.

- É favorito na eliminatória?
- É claramente favorito. É uma equipa melhor do que em 2007. É preciso, no entanto, ter cuidado com o PSG. Tem os pontos fortes das equipas francesas: tacticamente sólida e um bom contra-ataque. Mas, sem desconcentrações, o Benfica vai passar aos quartos-de-final. Acho mesmo que o Benfica é candidato a vencer a Liga Europa, tal como o FC Porto. 



ABola

Nico Gaitán em sério risco para o PSG

Nico Gaitán tem poucas possibilidades de ser chamado para o jogo com o PSG, amanhã, no Estádio da Luz, a contar para os oitavos-de-final da Liga Europa. A decisão definitiva será tomada após o treino desta manhã, mas tudo leva a crer que as dores musculares do argentino, na face posterior da coxa esquerda, serão impeditivas.

Tal como se verificara na véspera, o esquerdino de 23 anos voltou ontem a não trabalhar com os companheiros, submetendo-se apenas a tratamentos para debelar a mazela. Recorde-se que Gaitán foi substituído (73) no jogo com o Marítimo, devido a queixas. No encontro seguinte, com o Sporting, também abandonou mais cedo (66), e em Braga ficou mesmo no banco, entrando já perto do final (72), para o lugar de Menezes.

No final do encontro no Minho, Jorge Jesus garantiu que a condição de suplente do camisola 20 tratou-se de uma opção forçada. «Acabei por lançá-lo mas nem queria porque estava com queixas», disse o técnico. Desta vez, Gaitán deverá ter mesmo de parar.



ABola

Direcção pressiona Vieira a romper já contrato com Olivedesportos

Novas queixas contra a Sport TV por causa de imagens do lance da expulsão de Javi García em Braga. Cúpula directiva encarnada quer medidas extremas. Vínculo com empresa de Joaquim Oliveira termina em 2013.

Ainda os reflexos da derrota do Benfica em Braga: o presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, está a ser pressionado pelos elementos da Direcção para... romper no imediato o contrato que ainda vincula o clube da Luz à empresa Olivedesportos, detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Benfica na Liga portuguesa até 2013.

A cúpula directiva não gostou de alguns comentários emitidos durante a transmissão do desafio pela Sport TV, canal cujo principal accionista é também a Olivedesportos, empresa de Joaquim Oliveira. Além disso, os responsáveis da Luz argumentam que as melhores imagens do lance capital do desafio em Braga, que resultou na expulsão de Javi García, apenas foram exibidas pela primeira vez durante a flash interview de Jorge Jesus, após o fim do jogo.

Segundo a Direcção benfiquista as referidas imagens captadas pela câmara mais próxima do local onde o lance decorreu mostram «claramente que Javi García foi abalroado pelo jogador do SC Braga, Alan, antes do contacto do braço de García com o seu opositor», conforme referiu a A BOLA fonte da Direcção. Durante a transmissão do desafio, em repetições várias, garantem ainda os dirigentes encarnados, apenas foram exibidas imagens de outros ângulos, ou seja mostrando os jogadores de costas para as câmaras.



ABola