terça-feira, 12 de abril de 2011

Guerra entre rivais

O FC Porto acusou um comentador da Benfica TV de "desejar a morte" de Pinto da Costa, o presidente dos dragões, e o clube de Lisboa de "descer ao nível mais baixo de sempre".
Em comunicado divulgado esta terça-feira, o FC Porto afirma aguardar, pelo sucedido, "um pedido de desculpas formal" do Benfica e questiona a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo se "é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?".
"O Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto", acusa o comunicado.
Relembrando que Pinto da Costa dedicou o último título a José Maria Pedroto e Pôncio Monteiro, o FC Porto considera que o comentador revelou "um inaceitável e indesculpável mau gosto, ao não ter respeito pelos mortos e ao desejar a morte a outro ser humano".
"Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este", é a frase do comentador que desencadou o comunicado portista.
Contactado pela Agência Lusa, João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, esclareceu que o clube não ia reagir a este comunicado, nem a qualquer outro do FC Porto.
"Não comentamos nem este nem nenhum comunicado do FC Porto, é-nos indiferente e não vamos alimentar polémicas", sublinhou.
Record
Que eu saiba aquilo não foi bem uma ameaça de morte, e ninguém o pode calar, porque, como toda a gente sabe a partir do 25 de Abril de 1974 é permitida a liberdade de expressão em Portugal, e acreditem que é, porque os jornais, inventam cada coisa, que caso a liberdade de expressão não fosse permitida, isso nunca sairia para as ruas. E aquilo de o Sport Lisboa e Benfica ter colocado um comentador a desejar a morte do Pinto da Costa, é um bocado de inveja, por o Benfica ter um canal de televisão e eles não, e também é nós éramos um bocado estúpidos a fazer isso. Não acham?!
Benficaas

Benfica multado em 250 euros

A Liga de Clubes publicou esta terça-feira, no site oficial, as multas resultantes dos jogos da 26.ª jornada.


O Sp. Braga vai pagar uma multa de 9.500 euros, na sequência do jogo da 26.ª jornada frente ao Vitória de Guimarães.


A multa está “dividida” em duas partes, sendo que 7.500 euros devem-se ao facto de um árbitro auxiliar ter sido atingido por um objeto. A restante quantia (2 mil euros) deve-se à reincidência do comportamento incorreto do seu público.


Pelo mesmo motivo, o Vitória de Guimarães pagará 1.200 euros de multa à Liga.


O FC Porto, que este fim-de-semana se deslocou ao reduto do Portimonense, vai pagar 2.500 euros, devido ao comportamento incorreto dos seus adeptos. Por sua vez, o clube algarvio foi multado em 500 euros.


O Sporting, que recebeu a Académica no sábado, foi multado pela Liga em 1.400 euros devido ao atraso do início da partida, e pelo comportamento menos próprio dos adeptos.


O treinador adjunto do Benfica, Raul José, que substituiu Jorge Jesus no banco de suplentes, no jogo frente à Naval, foi multado em 250 euros por não ter comparecido à flash interview após o final da aprtida


Já o presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, foi castigado com um mês de suspensão e mil euros de multa por palavras dirigidas à equipa de arbitragem no intervalo do jogo contra a União de Leiria.


Record

Adiado julgamento de um dos detidos do Benfica - FC Porto

O julgamento de um dos detidos nos incidentes junto ao Estádio da Luz momentos antes do Benfica-FC Porto, da 25.ª jornada da Liga Zon Sagres, foi adiado para sexta-feira no Campus da Justiça de Lisboa.


Vítor Hugo Ribeiro da Costa, de 20 anos, foi detido antes do início do encontro, por ter na sua posse um engenho pirotécnico aquando da revista antes da entrada no recinto.


Negando pertencer à claque organizada do FC Porto, os Superdragões, o arguido defendeu que não tinha no seu bolso o "petardo" e que este estava a cerca de um metro de si.


Vítor Hugo referiu ainda que foi revistado por um "steward" e não por um elemento da polícia, que apenas foi chamado quando foi encontrado o "petardo" no chão.


O agente da PSP que efetuou a detenção foi chamado como testemunha e reafirmou o que escreveu no auto, afirmando que tinha revistado o adepto e que tinha encontrado no bolso o objeto pirotécnico.


Por não ter estado presente uma testemunha, de que o Ministério Público não abdicou, o julgamento sumário foi adiado para sexta-feira às 10 e 30.


O outro julgamento marcado para hoje não se realizou, por o arguido, que não assinou o auto de notícia, não ter comparecido, não sendo conhecido se terá sido notificado.


A juíza Carla Peralta decidiu remeter este caso para o Ministério Público.


O julgamento em processo sumário de mais sete arguidos está marcado para quarta-feira, também a partir das 15 horas.


Os 12 detidos foram presentes a 4 de abril no Tribunal de Pequena Instância e o Ministério Público decidiu que os arguidos fossem julgados em processo sumário.


Os incidentes junto ao estádio da Luz ocorreram cerca de uma hora antes do início do jogo, com a polícia a ser obrigada a disparar tiros de borracha e a investir sobre adeptos do Benfica, que arremessavam pedras e bolas de golfe sobre adeptos do FC Porto.


Record

Quando vi o título desta notícia pensei: «Aposto que o detido é portista» e não é que acertei...

Benficaas

Luís Filipe Vieira recusa falar das críticas do FC Porto: «Não quero ser acusado de condicionar»

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, recusou hoje falar sobre as recentes críticas do FC Porto em torno da arbitragem de Duarte Gomes no último clássico, disputado no passado dia 13.


Vieira justificou a posição com a proximidade do próximo encontro entre os dois clubes, no próximo dia 20, novamente no Estádio da Luz, para decidir a passagem à final da Taça de Portugal.


«Não quero ser acusado de condicionar qualquer jogo. Para a semana há um jogo importante entre os dois clubes e até lá não nos queremos pronunciar sobre isso. Depois do jogo talvez...», referiu o presidente do Benfica.


«Estamos aqui para tentar levar um jovem desde os karts até à Fórmula 1», disse ainda Luís Filipe Vieira, que falava à margem da apresentação de novo projecto do clube: apoio ao jovem Simão Ventura, de apenas 9 anos, prodígio nos karts.


Presentes na cerimónia estiveram também Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, e Henrique Conceição, director da Marca Benfica.


ABola

Wolfgang Stark é o árbitro em Eindhoven

A UEFA nomeou equipa alemã, chefiada por Wolfgang Stark, para arbitrar o jogo do Benfica frente ao PSV Eindhoven, da segunda não dos quartos-de-final da Liga Europa.


Wolfgang Stark, de 41 anos, será coadjuvado por Jan-Hendrik Salver, Mike Pickel, Babak Rafati (quarto árbitro), Tobias Welz e Markus Wingenbach (árbitros adicionais).


Com longa experiência, Stark já dirigiu dois jogos do Benfica nas competições europeias, ambas no Estádio da Luz: em Outubro de 2007 derrota frente ao Shakhtar Donetsk (0-1) e também em Outubro do ano seguinte vitória frente ao Nápoles (2-0).


ABola

Coentrão é a cara do Benfica

Tem sido um dos maiores destaques do Benfica na temporada - é o jogador dos encarnados com a terceira melhor média de pontos para O JOGO, só atrás de Luisão e Javi García. Agora o clube percebeu isso e decidiu aproveitar para rentabilizar a imagem de Fábio Coentrão, inclusive no estrangeiro.


Coentrão vai ser a cara da campanha "Viva mais Benfica", que resulta de uma parceria entre o clube e o Grupo Libertas para a venda de apartamentos em dois condomínios de luxo. A promoção da campanha será feita em 115 Casas do Benfica a nível nacional e mais 20 em pontos tão distintos do mundo como Estados Unidos, Macau ou África do Sul.


Uma escolha que é tudo menos inocente, como explica a O JOGO Daniel Sá, director do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) do Porto e Aveiro. "O Fábio Coentrão é provavelmente o jogador do Benfica cuja imagem mais rende. É dos mais aguerridos em campo e os adeptos entusiasmam-se com a sua forma de jogar. Isso, aliado à excelente performance desportiva, fazem dele um jogador muito apetecível em termos de imagem e, numa altura em que o Benfica perdeu o campeonato para o FC Porto, é preciso ir buscar os bons exemplos que existem na equipa para puxar pelos adeptos", salienta, reforçando a sua posição com "algumas componentes engraçadas" do jogador.


"Tem uma boa figura. Além disso, conseguiu uma subida a pulso - teve uma infância difícil, começou num clube modesto e conseguiu singrar num grande clube como o Benfica, tanto que hoje está na antecâmara de se transferir para um grande clube da Europa", considera.


Ana Matias, também especialista na área, tem perspectiva semelhante. "Em termos de imagem para a sociedade em geral, Nuno Gomes será o elemento do plantel do Benfica que vale mais, pois é mais conhecido. No entanto, para campanhas dirigidas especificamente a adeptos do clube, Coentrão será o ideal, pois é o jogador do plantel com quem os adeptos mais se identificam actualmente."


Esta rentabilização da imagem do caxineiro está efectivamente ligada ao rendimento desportivo. Coentrão é dos elementos mais utilizados do plantel e a sua influência no futebol da equipa é notória. Sendo a saída no final da época um dado praticamente adquirido, resta à Direcção encarnada aproveitar para facturar com a imagem do jogador até lá, até porque o Benfica detém a totalidade dos seus direitos.


Modelo


Fábio Coentrão será a imagem da campanha "Viva mais Benfica", destinada a promover a venda de apartamentos em dois empreendimentos. A iniciativa irá ser divulgada em 135 Casas do Benfica, 20 das quais fora de Portugal. O caxineiro aparecerá nos cartazes a envergar o equipamento da águia e com uma bola na mão, onde se pode ver o desconto que os sócios encarnados terão na compra dos apartamentos


OJogo

Jorge Jesus convoca 21 jogadores para Eindhoven

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta terça-feira 21 futebolistas para a deslocação ao terreno do PSV Eindhoven. O jogo da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa está agendado para as 20h05 (hora portuguesa) desta quinta-feira, dia 14 de Abril.

Recorde-se que a equipa da Luz vai entrar em campo com uma vantagem de três golos, uma vez que venceu a formação holandesa no desafio da 1.ª mão por 4-1.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Roberto, Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Jardel, Roderick Miranda, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Javi García, Felipe Menezes, Carlos Martins, Pablo Aimar, Nicolás Gaitán e Eduardo Salvio;
Avançados: Cardozo, Saviola, Jara e Kardec.



Sport Lisboa e Benfica Online

Pensamento em Eindhoven

O plantel às ordens de Jorge Jesus voltou a trabalhar no Caixa Futebol Campus a pensar na 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em Eindhoven.

Os únicos casos clínicos da equipa “encarnada” são Ruben Amorim e Nuno Gomes. O médio polivalente fez corrida, tratamento e trabalho de ginásio, para recuperar de uma tendinose rotuliana bilateral, enquanto o avançado Nuno Gomes trata uma lesão meniscal interna do joelho esquerdo, pelo que fez tratamento.

Sport Lisboa e Benfica Online

Cartão vermelho à segunda linha

Os jogos do Benfica frente a Portimonense (1-1) e Naval (1-2) colocaram a nu uma evidência: a segunda linha encarnada não oferece, de uma forma geral, garantias de rendimento.


É certo que, quando são todos lançados ao mesmo tempo, em vez de intercalados com os habituais titulares, as insuficiências colectivas somam-se às individuais e tornam as diferenças ainda mais gritantes, mas isso, ainda assim, não deve desviar os responsáveis encarnados da necessidade de terem reservas de maior qualidade, se possível quase tanta quanto a dos titulares, tendo em conta as exigências competitivas a que o Benfica tem sido sujeito e olhando também às aspirações do clube nas várias frentes.


Sector a sector, da baliza ao ataque, são poucas as certezas e muitos os chumbos e as dúvidas, seja por falta de qualidade ou por falta de experiência. Depois há os casos daqueles que nem na segunda linha cabem, de Fernández a Nuno Gomes e Weldon.


Muitos estão na porta de saída


Muitos dos jogadores que fazem parte da segunda linha do Benfica e que, como tal, foram utilizados frente a Portimonense e Naval, não devem continuar no plantel na próxima temporada.


No caso dos guarda-redes, o Benfica está a estudar o mercado, no sentido de se reforçar, pelo que, a concretizar-se essa intenção, um dos três keepers que compõem o actual painel deve partir, mesmo que apenas por empréstimo.


Luís Filipe, Weldon e Nuno Gomes acabam contrato, Felipe Menezes e Kardec serão emprestados a um clube português ou brasileiro, podendo colocar-se igualmente o cenário de cedência para Roderick e Carole - no caso de Airton é menos provável, ao passo que Jardel, César Peixoto ou Jara têm lugar garantido no plantel 2011/12.


Ao invés, o Benfica tem já garantidos pelo menos quatro reforços a custo zero para a próxima temporada, casos do médio português Nuno Coelho (Académica), do avançado uruguaio Rodrigo Mora (Defensor), do atacante espanhol Nolito (Barcelona B), do lateral-direito dinamarquês Daniel Wass (Brondby).


Já estão também assegurados, por compra, o médio brasileiro Bruno César (Corinthians), o lateral/médio direito André Almeida (Belenenses) e o médio Nemanja Matic (Chelsea), este último moeda de troca na transferência de David Luiz.


ABola

Benfica-FC Porto: três detidos julgados

Três dos 12 detidos nos incidentes junto ao estádio da Luz momentos antes do Benfica-FC Porto, da 25.ª jornada da Liga são julgados esta terça-feira em processo sumário no Campus da Justiça de Lisboa.


Dois arguidos serão julgados a partir das 14H30, enquanto o início do julgamento de um outro detido está programado para as 15 horas.


O julgamento em processo sumário de mais sete arguidos está marcado para quarta-feira, também a partir das 15 horas.


Os restantes dois detidos serão levados a julgamento após suspensão provisória.


Os 12 detidos foram presentes a 4 de abril no Tribunal de Pequena Instância e o Ministério Público decidiu que os arguidos fossem julgados em processo sumário.


Os incidentes junto ao estádio da Luz ocorreram cerca de uma hora antes do início do jogo, com a polícia a ser obrigada a disparar tiros de borracha e a investir sobre adeptos do Benfica, que arremessavam pedras e bolas de golfe sobre adeptos do FC Porto


Da ação policial resultou várias detenções e quatro feridos, entre os quais um agente das forças de segurança.


Os distúrbios começaram quando centenas de adeptos do FC Porto, que se acumulavam junto às entradas para o estádio devidamente escoltados pela polícia, que formou uma zona tampão em seu redor, começaram a ser alvejados com pedras e bolas de golfe por parte de presumíveis adeptos do Benfica.


As pedras usadas foram retiradas das obras de prédios de um condomínio fechado junto ao edifício do Media Markt, o que forçou a polícia a investir sobre a zona de onde foram lançadas as pedras e a disparar balas de borracha.


Face à ação policial, os adeptos encarnados dispersaram, mas, de repente, nas imediações do pavilhão e do Media Markt, iniciaram-se confrontos entre a polícia e adeptos do Benfica, dos quais resultaram alguns feridos, que sangravam da cabeça.


Record

Gomes da Silva: «Há diferenças na grandeza»

O vice-presidente do Benfica e administrador da SAD, Rui Gomes da Silva, afirmou ontem que o clube da Luz se distingue do FC Porto pela grandeza. Em declarações à Benfica TV, comparou o números de espectadores nos jogos da Liga Europa, na semana passada.


“São duas maneiras de viver o clube”, começou por referir o dirigente, de 52 anos, acrescentando: “O Benfica perdeu com o FC Porto na Luz para o campeonato, deixando escapar o título. Logo a seguir, na jornada europeia, colocou 60 mil espectadores no estádio e o nosso adversário de domingo anterior 30 mil. Aí é a diferença da grandeza dos clubes. Nem sequer se pode falar em limitação, porque caberiam mais 20 mil pessoas no outro estádio. As pessoas não aderiram.”


Record

Aposta em Júlio César mantém-se nas taças

Júlio César vai defender a baliza do Benfica nos jogos com o FC Porto e o Paços de Ferreira, a 20 e 23 de abril, respetivamente. O guarda-redes brasileiro continua a ser aposta de Jorge Jesus para os encontros da meia-final da Taça de Portugal e final da Taça da Liga.


Seguindo o plano de gestão de recursos humanos, considerando as prioridades dos encarnados nesta altura da época (o campeonato está em plano inferior, tanto mais que o apuramento para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões já foi assegurado) Jesus lançou na Figueira da Foz uma equipa de segunda linha. O encontro terminou com a derrota (1-2) dos lisboetas, tendo Júlio César, de 24 anos, comprometido no lance do 1.º golo dos figueirenses ao ficar a meio caminho no canto executado por Manuel Curto, permitindo que Bruno Moraes cabeceasse com êxito.


Record

Aimar: «É possível ficar»

Vinculado ao Benfica por mais uma época, Aimar não coloca de parte a possibilidade de prolongar a sua carreira em Lisboa. “Sim, é possível ficar, pois sinto-me bem aqui”, confessou o jogador, ao garantir que se regressar à Argentina, numa altura em que o “seu” River Plate o chama de volta, será sempre por razões estritamente “familiares”.


Numa entrevista à Benfica TV, onde admitiu que tem “vários sonhos por concretizar”, o internacional argentino, de 31 anos, esclarece que se sente “bem” em Lisboa, mas “ainda há alguma dúvida devido a questões familiares”. “Estamos há muitos anos ausentes de casa. Contudo, não escondo que ainda gostava de conquistar uma Liga dos Campeões e sinto que o posso fazer no Benfica”, salientou.


Recrod

Aimar: «Nunca imaginei jogar perante 65 mil pessoas»

O número 10 do Benfica é o convidado desta segunda-feira do programa “Zona de Decisão”. Em declarações ao canal de televisão do Clube, Pablo Aimar considerou que é mais fácil dar entrevistas do que jogar futebol.


“Não é o lugar onde me sinto mais cómodo, mas não tenho nenhum problema de fazer este tipo de entrevistas”, afirmou o futebolista antes de conceder a entrevista à Benfica TV.


Ainda assim, Aimar não tem dúvidas sobre o que é mais complicado fazer: “Jogar futebol e decidir um lance num segundo é muito mais difícil do que falar.”


Questionado se pensava ter um mediatismo tão grande quando começou a sua carreira, o jogador “encarnado” afirmou: “Não comecei a jogar futebol a pensar nesse género de coisas. Comecei por diversão e nunca imaginei que ia jogar perante 65 mil pessoas.”


Com estreia agendada para as 20h55 desta segunda-feira, a “Zona de Decisão” tem repetições agendadas para os dias 12 (14h30), 13 (01h08 e 17h30), 16 (03h00) e 17 de Abril (00h30 e 15h00).


Lembrar que os horários das repetições podem sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar sempre a grelha de programação da Benfica TV.


Sport Lisboa e Benfica Online

Miguel Vítor: «Prefiro sair a ficar de novo encostado»

RECORD – Quando percebeu que o melhor era ser emprestado?


MIGUEL VÍTOR – Esta era uma época em que estava apostado em jogar mais. E percebi que no Benfica teria vida difícil nesse aspeto. Surgiram várias hipóteses, e esta foi aquela que mais me agradou. O Leicester City é um clube histórico e o campeonato inglês é bastante competitivo, além de se tratar de um mercado reconhecidamente importante. Juntei isso tudo. Também ajudava bastante estar cá o Paulo Sousa como treinador.


R – É um tipo de futebol assim tão diferente do português?


MV – É um futebol mais físico, com menos faltas. Os árbitros deixam jogar mais. Não tive grandes problemas em adaptar-me. As lesões complicaram um pouco em alguns jogos, mas as coisas têm-me corrido bem. Estou empenhado em ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos, que passam por chegar à Premier League.


Record