segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Greve geral em França coloca Lyon-Benfica em risco

A greve geral em França pode levar ao adiamento do jogo da Liga dos Campeões, na próxima quarta-feira, entre o Lyon e o Benfica. Os encarnados têm viagem marcada para terça-feira de manhã, mas a ameaça de adesão à greve pelos controladores aéreos poderá impedir a deslocação, o que obrigará ao adiamento da partida da terceira jornada do grupo B da Champions.
As medidas tomadas pelo governo de Sarkozy estão na origem da forte contestação no país gaulês, principalmente a proposta de lei para alterar a idade mínima de reforma dos 60 para os 62 anos e da idade em que é recebida a pensão completa de 65 para 67 anos.
Ao Estádio da Luz ainda não chegou nenhuma informação sobre a viagem para França, sendo certo que a possibilidade de a equipa não viajar para Lyon está a ser equacionada pelos responsáveis do Benfica.

Fonte: Record

Nuno Gomes: «Vou deixar o Benfica no final da época»

O avançado benfiquista Nuno Gomes anunciou esta segunda-feira em conferência de imprensa que irá “deixar o Benfica no final da corrente temporada”.
“Vou decidir o meu futuro até julho, mas sinto que ainda tenho capacidade para jogar futebol”, avançou o capitão dos encarnados que soma a sua 12.ª época de águia ao peito.
Sobre a possibilidade do jogo de quarta-feira do Benfica em Lyon ser adiado devido à possível greve dos controladores aéreos em França, Nuno Gomes mostra-se relutante com o cenário: “sabemos que existe essa possibilidade, estamos à espera da decisão da UEFA, mas preferia que isso não acontecesse, pois pode vir a provocar uma sobrecarga no nosso calendário”.

Fonte: Record

Meira apontado ao Benfica pela imprensa russa

O jornal russo “lifesports.ru” noticia esta segunda-feira que os defesas lusos Fernando Meira e Bruno Alves pediram ao Zenit S. Petersburgo para serem transferidos na próxima janela de transferências, avançando ainda que o clube russo já tem uma proposta concreta do Benfica pelo passe de Meira.
Segundo esta publicação do país do leste europeu, o internacional português, que atuou no Benfica e Vitória de Guimarães, quer abandonar o seu atual clube devido ao facto de ser pouco utilizado.
Quanto a Bruno Alves, que tem sido titular no Zenit, o pedido é um pouco incompreensível visto que este se transferiu há pouco tempo para a Rússia, mas o “lifesports” aponta o Arsenal como candidato ao concurso do defesa ex-FC Porto e diz que o Zenit acusa o seu empresário de forçar esta situação.

Fonte: Record

Vieira homenageia mineiros chilenos

O presidente do Benfica recebeu esta segunda-feira o embaixador do Chile em Portugal, Fernando Ayala, e o cônsul Erwan Varas no camarote presidencial do Estádio da Luz. Jorge Jesus, Luisão e Nuno Gomes estiveram também presentes na homenagem prestada aos 33 mineiros chilenos que foram resgatados na semana passada.
"Queria deixar uma palavra de agradecimento pela vossa presença aqui hoje, numa cerimónia que mais não pretende do que celebrar uma verdadeira lição de coragem, de determinação e de fé, que 33 mineiros e o governo chileno deram ao Mundo", começou por afirmar o dirigente dos encarnados que acrescentou que o Benfica está disponível "para ajudar em função daquilo que nos for solicitado".
Já o embaixador Fernando Ayala agradeceu "todos os sinais de ajuda do povo português" e recebeu das mãos de Luís Filipe Vieira uma camisola do Benfica com o número 33.

Fonte: Record

Nuno Gomes e Weldon ficam até ao final da temporada

Com a chegada de mais um avançado em janeiro, é necessário abrir uma vaga no plantel dado o excedente de jogadores para a frente de ataque. Nuno Gomes e Weldon também não têm sido muito utilizados, mas a escolher um elemento para sair, Jorge Jesus vai sempre optar por Franco Jara.
Nuno Gomes vai, muito provavelmente, terminar a carreira no final da temporada e apesar de estar a jogar muito menos do que desejaria nesta fase “terminal” e continuar a ter convites em carteira, a vontade do camisola 21 benfiquista é despedir-se dos relvados de águia ao peito, salvaguardando também a forte hipótese de integrar a estrutura benfiquista após a arrumar as chuteiras.
O caso de Weldon prende-se, sobretudo, com a vontade de Jesus em não abdicar do avançado brasileiro, visto como um suplente bastante útil. O técnico benfiquista considera que o móvel avançado pode ser muito útil em jogos com determinados circunstâncias e em fases específicas da época, tal como sucedeu na temporada passada onde acabou por ser decisivo em alguns jogos da segunda volta. Weldon tem convites para regressar ao Brasil mas o empréstimo ou venda definitiva do passe não terá o aval do treinador.

Fonte: Record

Jara pode sair em Janeiro

Franco Jara pode abandonar o plantel do Benfica já na reabertura do mercado de transferências, no mês de janeiro. Ao que Record apurou, a possibilidade de ceder o ex-jogador do Arsenal Sarandí está a ser analisada pela SAD benfiquista que não pretende ver o avançado de 22 anos estagnar na equipa encarnada. Lembre-se que os encarnados investiram 5,5 milhões de euros na aquisição do internacional do país das pampas.
O encontro com o Arouca, no último sábado para a Taça de Portugal, provou uma vez mais que Jorge Jesus está longe de incluir Franco Jara entre o lote de jogadores mais utilizado no plantel das águias. Com Cardozo lesionado, Kardec e Saviola são os titulares e no encontro frente a uma equipa mais modesta as segundas opções para o ataque foram Weldon e Nuno Gomes. Sintomático, apesar de ter sido o técnico benfiquista a dar o aval para a contratação em dezembro do ano transato. Neste momento, Jesus não coloca entraves a uma saída temporária do jogador argentino, até porque a reabertura do mercado deverá trazer mais um avançado para o plantel, sendo Funes Mori, do River Plate, a prioridade.
Da parte do atleta, há uma natural insatisfação por não estar a jogar com maior regularidade. Dos 11 encontros oficiais que os encarnados já realizaram esta temporada, Jara participou apenas em 6 e sempre como suplente utilizado. O encontro em que atuou durante mais tempo acabou por ser logo na primeira jornada da Liga, quando frente à Académica, saltou do banco ao intervalo para marcar um golo que, no entanto, se revelaria insuficiente para evitar a derrota das águias frente à equipa de Jorge Costa.
Potenciar
A SAD benfiquista tem em carteira várias possibilidades para o jogador sul-americano, inclusive para a compra do passe com retorno do investimento realizado, possibilidade que está fora de hipótese na Luz, onde se continua a acreditar no tremendo potencial do jogador. A hipótese mais provável parece ser o empréstimo por 6 meses, muito provavelmente a um emblema argentino, onde há vários interessados e o jogador continua a gozar de muito mercado. Recorde-se que Jara cumpriu um trajeto nas camadas jovens das seleções argentinas e chegou inclusive a estrear-se com a camisola principal dos alviceleste (3 jogos), merecendo a confiança do então selecionador, Maradona. O seu potencial é muito cobiçado nas Pampas.

Fonte: Record

Carlos Móia agita o clássico

As declarações de Carlos Móia, na Casa do Benfica de Ovar, nas quais deixa duras críticas ao FC Porto, não passaram indiferentes no reino do Dragão. Apesar de não existir nenhuma reação oficial dos responsáveis do FC Porto às afirmações do presidente da Fundação Benfica, a verdade é que o universo azul e branco registou a postura de Carlos Móia, o qual, entre outras declarações, explicou a razão por que, apesar de ter nascido perto do Porto, optou por ser adepto do Benfica. “Ser do FC Porto era ser o que o FC Porto era: um clube a fechar-se dentro de uma região, a olhar para todo o resto de Portugal como um espaço de inimigos em delírio, de mouros a abater. O Benfica dava-me a imagem oposta, a ilusão de um universo sem limites.”
As palavras de Carlos Móia, que Record publicou na edição de ontem, não terão caído bem no seio do emblema presidido por Pinto da Costa e muito menos entre os adeptos do FC Porto. Durante o dia de ontem esta era a notícia mais lida no Record online, com cerca de 9 mil visitas e também a mais comentada (cerca de 300 comentários).
Com o FC Porto-Benfica, da 10.ª jornada da Liga Sagres, a ser, há já algumas semanas, um assunto emergente na atualidade do futebol nacional, as declarações do presidente da Fundação Benfica funcionam como mais um “ingrediente” a apimentar o clássico.

Fonte: Record

Às pelo ar

No Brasil, dadas as suas características e o respetivo percurso, Alan Kardec não demorou a ser considerado como o sucessor de Mário Jardel. Tal como o ex-avançado do Sporting jogou no Vasco da Gama e teve uma passagem pelo futebol gaúcho, e facilmente se destacou pelo jogo aéreo. Esta qualidade acabou por lhe abrir as portas da seleção brasileira de Sub-20, prova onde acabou por conquistar definitivamente a confiança de Jorge Jesus.
O técnico nunca escondeu que a contratação de Alan Kardec era uma opção pessoal sua. JJ viu no brasileiro, de 21 anos, as características necessárias para se tornar num avançado de referência. “É um miúdo que tem tudo para ser um excelente jogador”, assinalou o responsável técnico dos campeões nacionais no final da partida com o Arouca, comentando a exibição do seu pupilo que bisou, e ainda permitiu a recarga vitoriosa do 200.º golo de Saviola.
Uma das principais preocupações que os responsáveis do Benfica têm mostrado é a proteção ao sul-americano. Na Luz Kardec é visto por muitos como o sucessor natural de Cardozo. Forte fisicamente, movimenta-se bem e, de cabeça, mostra-se tecnicamente melhor que o Tacuara. Falta-lhe ainda o poder de fogo e o oportunismo do internacional paraguaio, mas estas qualidades ainda podem ser lapidadas a médio prazo.
Como todos os atacantes que passam largos períodos de tempo sem marcar o camisola 31 não escondeu que estava a passar uma crise de confiança que parece ter sido ultrapassada na Taça de Portugal. Aliás, quando apontou o primeiro tento, o jogador fez questão de agradecer a ajuda divina que o auxiliou a ultrapassar o período de seca.
Lesão
A carreira do futebolista em Portugal ainda é curta. Chegou a Lisboa nos últimos dias de 2009, e foi de imediato inscrito na reabertura do mercado. Durante as sessões de trabalho foi visível a preocupação de Jorge Jesus em corrigir as movimentações do novo pupilo. Os primeiros seis meses de 2010 funcionaram como uma fase de aprendizagem e adaptação de Kardec ao futebol europeu.
Na nova temporada, aproveitando a chegada tardia de Cardozo devido à participação no Mundial da África do Sul, o ponta-de-lança não deixou os seus créditos por mãos alheias e, na pré-época, conseguiu assumir-se como a referência ofensiva da equipa até à chegada do companheiro. Depois, no pior momento, veio o infortúnio: lesionou-se na véspera do desafio com o FC Porto, para a Supertaça. Parou, perdeu ritmo, mas parece ter agarrado a oportunidade surgida com o azar que atingiu o camisola sete no jogo em Gelsenkirchen.

Fonte: Record