domingo, 31 de julho de 2011

Portugal reencontra velhos rivais

A seleção portuguesa de futebol vai reencontrar cinco adversários que já se cruzaram no seu caminho em anteriores fases de apuramento, num grupo que se afigura acessível, apesar das desgastantes viagens a Rússia e Israel.

O sorteio da fase de apuramento para o Mundial'2014 colocou Portugal no grupo F, juntamente com Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

A Rússia (18.ª seleção do "ranking" da FIFA) é comandada pelo holandês Dick Advocaat e conta com nove presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo, tendo alcançado um quarto lugar em 1966 - embora ainda como União Soviética.

A formação de Leste defrontou Portugal em apenas três ocasiões, registando duas derrotas e um empate: na fase de grupos do Euro2004 (2-1) e na qualificação para o Mundial'2006 (7-1 e 0-0).

Quanto a Israel (32.ª do "ranking"), que tem como treinador o francês Luis Fernandez, conta apenas uma presença em Mundiais (1970) e regista um saldo de três derrotas e uma vitória nos quatro encontros com Portugal, dois deles de caráter particular.

Portugal encontrou a equipa israelita na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 1986, no México, vencendo por 3-0 em Lisboa e perdendo por 4-1 em Telavive.

O conjunto da Irlanda do Norte (62.º colocado) é orientado pelo irlandês Nigel Worthington e é o mais conhecido dos cinco adversários, já que se cruzou no caminho de Portugal em várias fases de apuramento para Europeus e Mundiais.

A equipa irlandesa, que tem três presenças em Campeonatos do Mundo, soma três vitórias, seis empates e duas derrotas frente à formação lusa, com destaque para os confrontos de apuramento para o Europeu de 1996 e para os Mundiais de 1958, 1974, 1982 e 1998.

Azerbaijão (111.º) e Luxemburgo (128.º) completam o lote de adversários, ambos sem qualquer presença em fases finais de Mundiais.

Os azeris, treinados pelo experiente alemão Berti Vogts, encontraram-se com Portugal nas qualificações para os Europeus de 2000 e 2008, registando três derrotas e um empate.

Já os luxemburgueses defrontaram Portugal em 12 ocasiões, registando 10 derrotas, um empate e um triunfo, este alcançado na fase de apuramento para o Mundial de 1962.

Record

Espero bem que este blogue ainda esteja vivo em 2014!

Benficaas

Chievo pensa em Carlos Martins

Carlos Martins, 29 anos, foi notícia em Itália, por estar, segundo a imprensa transalpina, a ser seguido pelo Chievo, que deseja reforçar a equipa com um médio.

O internacional português constará de uma lista ao lado do suíço Almen Abdi (Udinese), 24 anos, e do esloveno Miha Mevlja (Nova Gorica), 19, este último com vários emblemas da Série A interessados.

Neste momento, Carlos Martins, que não foi utilizado em qualquer dos particulares da pré-época nem na primeira mão da pré-eliminatória da Champions, por estar a recuperar de uma lesão no joelho direito, mantém-se nos planos de Jorge Jesus. E o Benfica só admite a saída do médio de por uma oferta considerável.

Record

Jorge Jesus aposta forte nos reforços

Contou com oito no primeiro jogo oficial. Há um ano utilizou três contra o FC Porto, para a Supertaça.

Jorge Jesus convocou, quarta-feira, oito reforços para o jogo com o Trabzonspor - quatro entraram de início, dois no decorrer da partida e outros dois ficaram no banco. Um número que, curiosamente, é igual à soma de novos jogadores que o treinador apresentou nos dois primeiros jogos das duas últimas temporadas.

«Sentimos que temos melhor plantel. Não tenho dúvidas disso!» A frase de Jorge Jesus, na antevisão da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, é uma afirmação de que, esta época, o plantel tem mais soluções e dá mais garantias. E a tese começou a ser provada, de certa forma, no jogo com os turcos, no qual foi um dos reforços, Nolito, que abriu caminho à vitória por 2-0.

É verdade que o início das época provoca sempre grande entusiasmo, particularmente pela renovação das elevadas expectativas, alimentadas com a chegada de novos jogadores. E nem sempre se confirma que os esses elementos são mesmo reforços. Basta uma análise ao quadro das caras novas que estiveram à disposição dos últimos treinadores para perceber que poucos triunfaram no plantel, com excepções, entre as quais as mais óbvias são Fábio Coentrão - e mesmo o esquerdino teve de fazer um longo caminho antes de se afirmar na Luz -, Cardozo, Aimar, Saviola e Javi García.

É prematuro, por isso, tirar conclusões profundas do primeiro compromisso oficial das águias - mas salta à vista, desde logo, que alguns reforços podem ter protagonismo nesta época. Artur, Garay e Enzo Pérez surgem como apostas seguras para a equipa titular, Emerson vai lutar com Capdevila por um lugar na lateral-esquerda. E, depois, há ainda Nolito, Witsel e Bruno César com legitimas ambições de conquistar um lugar na equipa. Em desvantagem neste momento, parecem estar Eduardo, Matic e Rodrigo (Mundial sub-20), mas, para Jesus, proporcionam alternativas a quem vai merecer mais vezes a titularidade.

Record

Enzo Pérez ainda fora de jogo

O plantel encarnado voltou a treinar-se, ontem, no centro de estágio do Seixal e fê-lo ainda sem Enzo Pérez. O argentino, de 25 anos, contraiu uma entorse no pé esquerdo no jogo com o Trabzonspor, que o deve afastar do encontro da próxima quarta-feira. A lesão não é grave mas torna-se cada vez menos provável que o extremo volte a ser utilizado por Jorge Jesus em Istambul.

É certo que ainda faltam três dias para o desafio da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions, mas o treinador das águias já se encontra a testar outras soluções. Com o início do campeonato à porta também não vale a pena arriscar a utilização do camisola 35 quando existem outras alternativas no grupo de trabalho.

Record

Oportunidade única de entrar na história

Luisão vai cumprir na Turquia o jogo 74 nas competições europeias com a camisola do Benfica, o que por si só pouco significa na contabilidade do defesa-central. Num plano geral do clube, porém, o jogo com o Trabzonspor será mais um para aumentar o número de jogos além-fronteiras de águia ao peito e vai deixar o brasileiro apenas a um encontro de igualar nomes históricos como Eusébio e Nené.

Mas, mais do que isso, o internacional brasileiro, de 30 anos, pode tornar-se já nesta temporada no jogador mais utilizado de sempre na história do clube em jogos europeus.

Luisão chegou da Copa América e, poucos dias depois, jogou frente à formação turca num Estádio da Luz composto por adeptos que não lhe perdoaram as palavras mais recentes em relação à vontade de sair. Mesmo com os assobios que ouviu, o capitão de equipa das águias somou mais um encontro europeu aos 72 que tinha desde a temporada passada, altura em que oBenfica caiu nas meias-finais da Liga Europa, frente ao Sp. Braga.

Record

Maxi preparado para assumir a titularidade

O novo menino-bonito da Luz prepara-se para regressar à titularidade na Turquia. Maxi Pereira, que começou a partida com o Trabzonspor no banco, tem uma ligeira vantagem em relação a Ruben Amorim para ocupar o posto de lateral-direito no encontro de quarta-feira.

Desde que regressou a Lisboa, o uruguaio, de 27 anos, tem trabalhado normalmente e está pronto a ser utilizado na Turquia. Com um ritmo competitivo assinalável, devido à participação na Copa América, El Mono ganha vantagem em relação ao português nos índices físicos. Recorde-se que Amorim voltou à competição após sete meses de ausência devido a lesão e, como é natural, saiu muito desgastado.

Record

Mora aguarda veredicto de Jesus

Rodrigo Mora é um dos jogadores do Benfica que continua com a situação indefinida. A treinar-se às ordens de Jorge Jesus, o avançado tem dado boas indicações mas, dada a concorrência que enfrenta na Luz, tem poucas hipóteses de jogar com alguma regularidade. A palavra final cabe ao treinador das águias que continua a avaliar o futebolista.

Aos 23 anos, o sul-americano está a alinhar na Europa pela primeira vez após ter deixado o Defensor Sporting a custo zero. O Godoy Cruz, da Argentina, já apresentou à direção encarnada uma proposta de empréstimo, mas continua a aguardar por uma resposta que ainda pode demorar mais alguns dias. Mesmo que o responsável técnico acabe por decidir que é mais positiva a cedência, a prioridade passa por colocá-lo num clube nacional, onde poderá ser acompanhada a sua evolução. Recorde-se que esta solução já foi adotada com Melgarejo, outro jovem atacante sul-americano que se tem destacado na pré-temporada com a camisola do Paços de Ferreira.

Record

Se não vai jogar, se calhar o melhor é emprestá-lo.

Benficaas

Capdevila: «Quero época cheia de sucessos»

Joan Capdevila foi um dos jogadores que esteve, este sábado, a distribuir autógrafos, numa ação levada a cabo pelo Benfica na Amadora. O defesa espanhol desvalorizou o facto de ainda não estar inscrito nas competições europeias.

“Nao há problema nenhum por não ter sido ainda inscrito. O mais importante é passar esta eliminatória frente ao Trabzonspor”, referiu Capdevila à comunicação social.

O reforço, que chega à Luz proveniente do Villarreal, mostrou-se ambicioso: “Quero uma época cheia de sucessos. Estou há uma semana a treinar e tenho tentado integrar-me bem com os meus companheiros de equipa. Jorge Jesus é um treinador muito exigente”.

Record

Maxi Pereira: «Estou sempre às ordens para o que precisarem»

Maxi Pereira confessou, este sábado, que fez de tudo para chegar a Portugal a tempo de ajudar o Benfica no jogo da primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos o Trabzonspor.

"Queria vir o quanto antes para falar com as pessoas do Benfica e, claro, estar na primeira-mão. Cheguei na quarta-feira de manhã. Pensava chegar antes, mas estou sempre às ordens para o que precisarem. Depois do segundo jogo logo pensaremos nas férias, agora tinha de estar no Benfica. Queria fazer parte disto e ajudar a passar esta eliminatória que é muito importante", afirmou o lateral encarnado à Benfica TV, ele que conquistou a Copa América ao serviço da seleção do Uruguai.

Maxi mostra-se confiante para o jogo da segunda-mão na Turquia: "Estamos muito confiantes. Foi bom termos ganho. O Trabzonspor é uma equipa muito difícil e que demonstrou cá (Lisboa) que joga muito bem. Vai ser muito complicado, mas acho que estamos bem. O primeiro resultado foi bom. Agora é pensar no futuro. Sabemos que vamos ter de jogar mais, mas acho que temos muitas possibilidades de passar".

"A equipa pareceu-me muito bem. Ainda está a ganhar confiança, como é normal. Há muitos jogadores novos que estão a ganhar confiança, mas se estão cá é porque são bons. Há que ajudar ao máximo para atingir o objetivo de ganhar o campeonato e chegar o mais longe possível na Champions", finalizou o habitual titular das águias no lado direito da defesa.

Record

Agente afasta águia

O empresário de Mangala está ciente do interesse do Benfica no defesa-central mas, para já, descarta a possibilidade de o jogador poder vir para o campeonato português.

“O destino dele é Espanha ou Inglaterra. Até ao momento as propostas mais aliciantes que recebemos vieram destes países mas ainda não há nada assinado”, revela Fabrizio Ferrari que mostra-se convicto que a transferência ficará fechada “em breve”. Confrontado diretamente sobre o interesse das águias, o agente italiano mostra algum ceticismo:

“Sei que até ao momento não recebi nenhuma oferta concreta do Benfica ou de qualquer outro clube português. Aliás, o sonho do Mangala sempre foi alinhar numa liga competitiva como a espanhola ou a inglesa.”

Conforme Record noticiou os encarnados estão dispostos a investir 6 milhões de euros na aquisição do passe do defesa de 19 anos. Contudo, o Standard Liège, consciente do interesse do Valencia que já apresentou uma proposta concreta, está a tentar rentabilizar ao máximo a saída de Mangala.

Convém sublinhar que o gaulês é o primeiro da lista mas, como é natural, a direção do Benfica tem outras alternativas em carteira.

Record