quarta-feira, 30 de março de 2011

Dragões com mais vitórias nos duelos com Benfica

Os dois clubes com mais títulos no futebol português, Benfica e FC Porto, têm quase 80 anos de história em "comum", desde o primeiro jogo que disputaram em 1931, num duelo que já teve 218 jogos.


No domingo, no Estádio da Luz, as duas equipas defrontam-se oficialmente pela 219.ª vez, num registo que apresenta uma ténue vantagem dos dragões, com mais uma vitória do que o rival: 83 triunfos, contra 82, e 53 empates.


Os triunfos na Supertaça (2-0), no início da temporada, e na primeira volta da Liga (5-0), aumentaram a liderança dos azuis e brancos, mas os encarnados reduziram para a margem mínima com a vitória no Dragão (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.


Em tão longo percurso, a maior "fatia" de jogos aconteceu no Campeonato Nacional (153), seguindo-se a Taça de Portugal (32), a Supertaça (25), o extinto Campeonato de Portugal (sete) e a recém criada Taça da Liga (apenas um).


Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais seis vitórias (59 contra 53), no Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (13 contra cinco).


Já o Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (20 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e na final da edição da Taça da Liga de 2009/10, a segunda no palmarés dos encarnados e primeira frente ao FC Porto.


Até meados da década de 80 do século passado, coube ao Benfica engrossar o palmarés e assumir um papel dominante no futebol nacional (em 1983/84 tinha mais 17 triunfos do que o FC Porto), até a chegada de Pinto da Costa ao comando do clube portuense.


Foi o início de um FC Porto forte e ganhador, com um domínio evidente nas duas décadas seguintes, o que também lhe permitiu não só acumular troféus nacionais e internacionais, mas chegar aos tempos de hoje à frente do Benfica no confronto direto entre os dois clubes.


Record

Isso não quer dizer que nós não os vamos vencer...

Benficaas

Taiwo já não foge

Faltam apenas alguns pormenores para Taye Taiwo se tornar oficialmente jogador do Benfica. O internacional nigeriano, de 25 anos, tem quase tudo acertado com os campeões nacionais para as próximas temporadas e para os responsáveis encarnados não sobram dúvidas quanto ao futuro do jogador: será do Benfica. Apesar disso, e enquanto não fica selado o contrato, mantém-se a cobiça de outros emblemas, sendo que o Real Madrid foi o último a entrar na corrida e com grande vontade de desviar Taiwo para a capital espanhola.
No entanto, tal como Record anunciou em primeira mão, as negociações do Benfica com o lateral do Olympique Marselha já duram há várias semanas e foi celebrado um pré-acordo entre as duas partes, para que o negócio fique assegurado.
Existem ainda algumas divergências no que concerne ao prémio de assinatura e ao salário mas que não devem impedir que haja fumo branco.
Record

Para venda

Se até aqui, o Benfica adotou a postura de comprador para 2011/12, as próximas semanas deverão ditar o início do processo de venda de vários atletas do plantel. Consumadas que estão já 7 entradas de caras novas no plantel para a próxima temporada, os encarnados têm também necessidade de vender e realizar encaixes financeiros, à semelhança do que sucedeu recentemente com Di María, Ramires e David Luiz.


Entre as maiores vendas estará, por certo, Fábio Coentrão. O internacional português continua debaixo da mira do Real Madrid, com quem as águias mantêm excelentes relações, e só no caso de José Mourinho não querer, o futuro do lateral-esquerdo passará por outro local que não o Bernabéu. O Bayern Munique já chegou aos 25 milhões mas a preferência do jogador vai para Espanha. Também acima dos 20 milhões, poderá ser transferido Cardozo.


Record

Argh, detesto quando estes momentos chegam!

Benficaas

Bruno César: «Quero fazer parte da grandeza do Benfica»

O médio brasileiro falou, esta terça-feira, à Benfica TV sobre o novo passo na sua carreira. A entrevista com Bruno César, de 22 anos, pode ser lida na íntegra na edição desta sexta-feira do Jornal ‘O Benfica’ ou então no programa “Futebol SLB” do canal de televisão do Clube, pelas 21h30, desta quinta-feira.


O que sente ao estar sentado nas bancadas do Estádio da Luz?
É uma grande emoção chegar a um Clube da grandeza do Benfica. Sabia da importância deste acordo e estou muito feliz por estar aqui. É a primeira vez que venho para a Europa e o estádio é muito bonito e totalmente diferente dos estádios no Brasil. Quero dar muitas alegrias aos adeptos do Benfica.


O que é que já conhecia do Benfica?
O Benfica é muito conhecido no Brasil. É um Clube com muita expressão, que ganha muitos títulos e muitos jogadores saem daqui para outros grandes emblemas. O Benfica tem uma importância muito grande e quero fazer parte da grandeza do Clube.


Houve interesse de outros clubes portugueses?
Houve o interesse de outros clubes, mas falei com o Liedson e ele disse muito bem de Portugal e de Lisboa. O povo português é muito acolhedor e a recepção foi muito boa. Estou muito tranquilo e muito feliz por estar no Benfica.


Já conhecia alguns dos jogadores do Benfica?
Já conhecia os jogadores brasileiros, como o Alan Kardec, além dos argentinos Saviola e Aimar. São todos jogadores de excelência, com uma qualidade muito boa e quero vir para ajudá-los. Há ainda o Luisão que, pela história que tem no Benfica e na selecção brasileira, vai ajudar-me muito.


Quer deixar uma mensagem aos adeptos?
Estou a chegar e quero mostrar o meu valor. Quero agradecer aos adeptos e dirigentes que receberam-me muito bem em Protugal. Vou procurar dar o meu máximo para ajudar a equipa do Benfica a conquistar títulos.


Sport Lisboa e Benfica Online

Coentrão e Carlos Martins fazem treino de recuperação

Os jogadores Fábio Coentrão e Carlos Martins regressaram esta quarta-feira aos trabalhos do plantel principal do Sport Lisboa e Benfica, após terem estado ao serviço da selecção portuguesa.


Os internacionais portugueses jogaram frente à Finlândia na terça-feira, tendo realizado treino de recuperação no Caixa Futebol Campus.


O central Luisão também regressou da selecção brasileira, trabalhando sem limitações com o grupo de trabalho.


Já os restantes internacionais, Maxi Pereira, Nicolás Gaitán, Eduardo Salvio e Óscar Cardozo, estão a voltar dos compromissos das suas selecções.


Num apronto realizado à porta fechada, o treinador Jorge Jesus contou com a presença de três juniores: Luís Martins, Vinicius Silva e Rúben Pinto.


Por fim, o médio Ruben Amorim voltou a realizar corrida, tratamento e trabalho de ginásio. O futebolista recupera de uma tendinose rotuliana bilateral.


Os “encarnados” voltam a treinar esta quinta-feira, dia 31 de Março, pelas 17 horas, no Caixa Futebol Campus. O apronto vai decorrer à porta fechada.

Selecções

Fábio Coentrão e Carlos Martins a titulares

Nesta terça-feira, dia 29 de Março, a selecção portuguesa fez o seu segundo jogo particular, desta feita diante da congénere finlandesa, no estádio Municipal de Aveiro, onde venceu por 2-0.

Os benfiquistas Fábio Coentrão (saiu aos 61 minutos) e Carlos Martins (substituído ao intervalo) voltaram a ser titulares, tal como já o tinham sido diante do Chile, no passado sábado, dia 26 de Março, mostrando que são peças fundamentais no “xadrez” de Paulo Bento.
Maxi Pereira em foco na selecção
O defesa-direito uruguaio do Sport Lisboa e Benfica, Maxi Pereira, foi titular no jogo particular que colocou frente-a-frente a República da Irlanda e o Uruguai nesta terça-feira, dia 29 de Março, em Dublin.

A vitória sorriu aos uruguaios por 2-3, sendo que o defesa “encarnado” esteve no segundo golo da sua selecção, apontado por Cavani, ao fazer uma excelente jogada.



Cardozo dá vitória ao Paraguai
O avançado paraguaio do Sport Lisboa e Benfica, Óscar Cardozo, esteve em foco no jogo desta madrugada de quarta-feira da sua selecção.


O Paraguai defrontou os Estados Unidos e venceu por 0-1, graças a um bom golo do número sete “encarnado”. Cardozo marcou aos 17 minutos, tendo sido substituído aos 78’ do segundo tempo.


Gaitán e Salvio no empate da Argentina
Os jogadores do Benfica Nicolás Gaitán e Eduardo Salvio jogaram na madrugada desta quarta-feira, dia 30 de Março, pela selecção da Argentina.


A formação orientada por Sergio Batista realizou um particular frente à Costa Rica, tendo empatado a zero. Gaitán alinhou os 90 minutos, enquanto Salvio entrou aos 66’ para o lugar de José Sosa.


Sport Lisboa e Benfica Online (Tudo)