segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dybala na agenda das águias

Avançado é uma das maiores promessas na Argentina. Imprensa local coloca Benfica na corrida mas concorrência é muito forte.

O Benfica tem seguido com atenção, nos últimos meses, as exibições de Paulo Dybala, avançado de 17 anos do Instituto de Córdoba, da II Divisão argentina (Primera B Nacional).

O jovem talento é o segundo melhor marcador da prova, com sete golos em onze jogos, e, segundo a imprensa local, as águias estão na luta pela sua contratação. A concorrência, contudo, é forte, uma vez que Dybala é já apontado como uma das maiores promessas do futebol argentino.

Entre os vários clubes e fundos de investimento que estão a tentar a aquisição de Dybala está o agente Miguel Pires, o mesmo responsável pelas transferências, para o Benfica, de José Luís Fernández (está cedido pelas águias ao Estudiantes) e, mais recentemente, de Enzo Pérez. Miguel Pires, recorde-se, é sócio de Kia Joorabchian, empresário anglo-iraniano que tem excelente relação com os encarnados e que tem estado, igualmente, por trás dos negócios acima referidos e de outros, como o de Ramires.

Segundo as notícias que circulam no país das pampas, a primeira proposta formal apresentada por Miguel Pires terá sido de 1,5 milhões de euros por 50 por cento do passe. No caso de a oferta ser aceite, Dybala deixaria o Córdoba já em Janeiro ou apenas no Verão, em princípio com destino ao Benfica.

Maxwell e Ansaldi na berlinda

Os laterais direitos Maxwell, do Barcelona, e Ansaldi, do Rubin Kazan, foram apontados à Luz.

Maxwell, defesa-esquerdo de 30 anos do Barcelona, que não continuará na Catalunha na próxima temporada, foi notícia em Espanha, onde se escreve que os encarnados estarão na disposição de avançar 4,5 milhões de euros pela aquisição do futebolista.

Quanto ao argentino do Rubin Kazan, Ansaldi, lateral-esquerdo muito cobiçado, aparece novamente ligado ao Benfica, mas também na lista da Juventus, de Itália.

Mais de três mil pessoas na festa benfiquista

Esta segunda-feira, dia 24, o Sport Lisboa e Benfica abriu portas ao público para conviverem de perto com a sua equipa, na véspera de se comemorar o 8.º aniversário da “Nova Catedral”.

As mais de três mil pessoas presentes no treino tiveram a oportunidade de assistir ao voo da águia Vitória e de cantar o Hino do Clube antes do início de mais uma tarde de convívio da grande família benfiquista. Todos os presentes tiveram o prazer de ver de perto as estrelas do Clube que encheram o relvado, num ambiente correspondido pelos atletas do Benfica.

Uma tarde de alegria, na véspera de um marco histórico do Clube assinalado com um sentimento de emoção e proximidade entre a instituição e os seus sócios e adeptos.

Domingos Soares de Oliveira: “Não há ninguém que não fique impressionado”

O administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira, destacou, em declarações à Benfica TV, a enorme importância da construção do Estádio da Luz no contexto do crescimento do Clube.

“Foi importante para o grupo empresarial e para o Benfica como um todo. Creio que a construção e inauguração do estádio marcam quase uma refundação do Benfica. Há claramente um antes e um depois do Estádio. Grande parte daquilo que se fez nos últimos anos, não teria sido possível se não tivéssemos construído o estádio. Isso é inequívoco”, sublinhou Domingos Soares de Oliveira.

O recinto recebe várias visitas ao longo do ano e o administrador-executivo da SAD lembrou o grande impacto visual que o mesmo tem junto das pessoas. “Não há ninguém que não fique impressionado com o estádio, não só do ponto vista arquitectónico, mas do ponto de vista daquilo que é a funcionalidade do estádio. É impressionante estar no relvado, olhar para as bancadas e ver o conforto do estádio”, enumerou.

Na conversa com a Benfica TV, Domingos Soares de Oliveira falou igualmente das diferenças do actual recinto comparativamente ao velhinho Estádio da Luz. “Este estádio é mais pequeno, mas é muito mais funcional. É um estádio que proporciona um contacto mais próximo entre os adeptos e os jogadores.

Estes sentem-se claramente acarinhados pelo público”, considerou, sublinhando a capacidade de resposta do actual recinto: “É um estádio moderno, onde se pode realizar qualquer competição, e que está preparado para ser, digamos assim, refeito de um dia para o outro. Ou seja, podemos ter aqui um grande evento e realizar outro no dia a seguinte.”

“Este estádio continua a ser do melhor que se faz em termos mundiais”, elogiou ainda o administrador-executivo da SAD, que referiu que o Benfica vai continuar a trabalhar para melhorar as condições proporcionadas pelo mesmo.

Orobitg: "Benfica tem muitas chances de ter Soriano"

José Maria Orobitg, empresário de Jonathan Soriano (na foto), revelou, esta segunda-feira, que o Benfica continua interessado na contratação do futebolista do Barcelona B.

"O interesse do Benfica já tem um ano mas não posso dizer muito mais. As equipas quando estão interessadas num jogador têm que pagar por ele", avançou sobre o dianteiro que termina contrato no próximo verão, em declarações à TSF.

O representante frisou que Soriano e Nolito são velhos conhecidos e acrescentou ainda que veria o ingresso do dianteiro espanhol nos encarnados com bons olhos:

“Nolito e Soriano são amigos desde os tempos do Barcelona B. O Benfica é um grande clube e se o quiser tem muitas possibilidades. Estamos a falar de um clube muito grande e seria maravilhoso."

Oscar Cardozo: "Disponível para renovar"

R – Termina contrato com o Benfica em 2014. Já foi abordado para renovar?
C – Não, ninguém falou comigo. Mas assim que o fizerem, vamos sentar-nos e conversar sobre a renovação.

R – Está disponível para renovar?
C – Claro que sim!

R – Recentemente, Gamarra aconselhou-o a terminar a carreira no Benfica...
C – Não penso nisso. Ainda falta muito tempo para terminar a carreira. Se surgir uma boa oferta, sentar-me-ei com o presidente e os dirigentes do clube para analisar o que vamos fazer. Se gostar da oferta...

R – No último verão, o presidente do Dínamo Kiev anunciou ter feito uma proposta por Cardozo. A possibilidade de sair foi real?
C – Não soube nada desse tema. Ninguém falou comigo e estou muito feliz, estou a 100 por cento no Benfica. Estou sempre focado no clube, onde fui bem recebido por todos.

Cardozo: "Fucile lá sabe o que diz"

R – Esta época marcou pela primeira vez no Dragão...
C – Sim, foi um golo muito especial, o meu primeiro naquele estádio. Foi de grande valor, porque conquistámos um empate muito importante para o Benfica.

R – Era um objetivo seu marcar no Dragão? Deu-lhe algum gozo especial, depois do que se passou na época passada?C – O objetivo é marcar em todos os jogos, seja diante do FC Porto, do Sporting ou de outra equipa.

R – O Fucile acusou-o de o ter agredido...
C – Sem comentários!

R – Ficou surpreendido com essas palavras? Falou com o defesa do FC Porto quando o defrontou, pela seleção?
C – Ele lá sabe o que diz...

Rui Costa: «Assumimos o favoritismo frente à Naval»

Rui Costa afirmou esta segunda-feira que o Benfica tem o "dever" de vencer a Naval, em jogo a contar para 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, partida antecipada para 18 de novembro.

"Vamos fazer todos os possíveis para ganhar. Assumimos o favoritismo da eliminatória", disse na reação ao sorteio realizado ao final da manhã.

O diretor desportivo dos encarnados revelou ainda que era vontade do clube da águia jogar no seu terreno: "Como é óbvio, gostaríamos de jogar em casa, mas iremos respeitar ao máximo o adversário que vamos enfrentar".

Valencia está a seguir Gaitán

O Valencia estará interessado na contratação de Nicolás Gaitán, argentino de 23 anos que também é seguido pelo Manchester United, como Record já revelou.

A notícia foi avançada pelo "calciomercato.com" no fim-de-semana e a comunicação social espanhola fez dela eco, acrescentando que o médio encarnado é o eleito para reforçar a equipa da qual deverá sair Aritz Aduriz.

Sorteio sem cinco primodivisionários

O sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal realiza-se esta segunda-feira, contando com quase todos os clubes da Liga portuguesa, à exceção de Beira-Mar, Feirense, Gil Vicente, U. Leiria e Vitória de Setúbal.

Estes cinco clubes foram eliminados na ronda anterior, a primeira com clubes do primeiro escalão, com destaque para os feitos do Alcochetense (3.ª Divisão), Mirandela e Torreense (2.ª Divisão), que afastaram a União de Leiria, o Vitória de Setúbal e o Gil Vicente, respetivamente.

Da Liga Orangina seguem em prova nove equipas, menos uma do que da 2.ª divisão, enquanto Alcochetense e Santa Maria são os "sobreviventes" da 3.ª divisão.

Ainda em curso está um processo disciplinar relativo ao encontro da primeira ronda, entre Amares (3.ª divisão) e Fátima (2.ª divisão), que afeta ainda o Pampilhosa (3.ª divisão) e o Olhanense (Liga Zon Sagres).

O sorteio está marcado para as 12 horas, no Auditório Manuel Quaresma, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.

Equipas ainda em prova:

Liga Zon Sagres: Benfica, FC Porto, Sp. Braga, Marítimo, Sporting, Nacional, Académica, Paços de Ferreira, Rio Ave e Vitória de Guimarães.

Liga Orangina: Desportivo das Aves, Moreirense, Oliveirense, Sp. Covilhã, Belenenses, Penafiel, Naval 1.º de Maio, Leixões e Estoril-Praia.

2.ª divisão: Torreense, Mirandela, Tirsense, Juventude vora, Gondomar, Ribeira Brava, Lousada, São João Ver, Tondela e Vizela.

3.ª divisão: Alcochetense e Santa Maria.

Em atraso: Amares (3.ª divisão)/Fátima (2.ª divisão)/Pampilhosa (3.ª divisão) - Olhanense (Liga Zon Sagres).

Luís Filipe Vieira: «Há coisas mais importantes»

E se de repente surgisse uma inesperada interpelação ao presidente do Benfica? Foi o que sucedeu ontem, por ocasião dos discursos de circunstância nos Paços do Concelho.

O episódio foi despoletado quando o edil da Marinha Grande (um sportinguista confesso), Álvaro Pereira, ofereceu uma caneta de vidro a Luís Filipe Vieira. “Espero que com ela consiga assinar coisas importantes para o clube”, disse o presidente da Câmara. De imediato, um adepto benfiquista que se encontrava no meio da assistência atirou: “Pode ser que seja utilizada para a renovação do Maxi”. Luís Filipe Vieira não perdeu tempo e respondeu: “Há coisas mais importantes.”

Apesar de ter desvalorizado ontem o processo de renovação contratual de Maxi Pereira, o líder das águias está empenhado em levar a bom porto o dossiê. Record sabe que o fumo branco está iminente.

Cardozo: «Estar em Munique é um sonho»

O atacante paraguaio continua a marcar, voltou a fazê-lo em Aveiro, e admite que a concorrência interna lhe dá mais forças para fazer o que melhor sabe. Chegar aos 40 golos seria bonito e, sem esquecer a Liga, pisca o olho à final da Champions.

RECORD – Os golos que tem marcado (já soma 9 esta temporada) indicam que está a atravessar uma boa fase. Como é que se sente?

CARDOZO – Sinto-me bem. A equipa está a jogar bem e os jogadores que entram beneficiam disso, é mais fácil para eles integrarem-se no onze...

R – Como há dois anos, fez toda a pré-temporada com o plantel. Era fundamental, para si, integrar a preparação desde o primeiro instante?

C – Foi muito importante. Tinha necessidade de integrar a preparação desde o início e, neste momento, sinto-me muito bem fisicamente. Se isso não tivesse acontecido, não me sentiria tão bem. Estou a jogar bem, com os meus companheiros.

R – Em 2009, após ter realizado toda a pré-época, marcaria 38 golos, na sua época mais produtiva na Luz. É uma marca inatingível ou pode ser superada?

C – Sempre. Todos os jogadores querem sempre melhorar a sua história, superar o que já conseguiram. Essa meta está aí e, se Deus quiser, vou ultrapassá-la. Embora não tenha um objetivo definido, quero passar esse número. Seria muito bom se conseguisse fazer 40 golos.

Ao nível do Barcelona

O arranque de temporada do Benfica começa a atingir números memoráveis. Com três meses de competição, a equipa orientada por Jesus ainda não conheceu o sabor da derrota, um feito que só é igualado pelo Barcelona no lote de todas as equipas que disputam a Liga dos Campeões.

O mérito dos encarnados ganha outra dimensão ao lembrar que, para garantir a presença na prova milionária, o Benfica teve de disputar uma pré-eliminatória e um playoff, altura em que afastou o Trabzonspor e o Twente. Uma caminhada que começou há 3 meses.