domingo, 27 de fevereiro de 2011

David Luiz: Terry acha-o incrível

David Luiz já conquistou tudo e todos em Londres. Apesar de apenas ter alinhado em dois jogos (Liverpool e Fulham), em Stamford Bridge já nem ninguém desconfia das capacidades do defesa central contratado em janeiro ao Benfica.
Depois das palavras de Carlo Ancelotti, agora é a vez de John Terry, habitual capitão dos blues, expressar a sua admiração e satisfação por ter o defesa canarinho no plantel.
"O David Luiz é incrível. Pode jogar no meio-campo, a defesa direito e esquerdo, como fazia no Benfica. É muito confiante e acredita bastante nas suas capacidades", comentou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Man Utd.
John Terry admite que com a entrada de David Luiz e Torres a competitividade no plantel aumentou. "O plantel precisava de um pouco de concorrência e com as entradas de David Luiz e Fernando Torres certamente que ela agora existe. Agora temos alguém que está a lutar por nos 'roubar' o lugar", explicou.
"Quando os vemos ficar mais tempo no centro de treinos, temos mesmo de ficar lá com eles porque não queremos perder nada. É muito bom tê-los por cá porque são dois jovens que querem ganhar títulos e querem aprender sempre mais. Dá-nos sempre vontade de também ficar mais um tempo e trabalhar ainda mais", acrescentou.
«Um jogo para ganhar»
Terça-feira é dia de jogo grande com o Manchester United, um encontro que é o tudo ou nada para os homens da capital inglesa em termos de Liga inglesa.
"É um jogo que temos mesmo de vencer e os adeptos vão estar lá para torcer por nós. Se conseguirmos vencer talvez consigamos colocar alguma pressão nas equipas que estão à nossa volta", concluiu.
Record

Rui Gomes da Silva:«Estamos fartos, cansados de jogadas de bastidores»

Com 52 anos de vida e de sócio, Rui Gomes da Silva está, como a maioria dos benfiquistas, entusiasmado, apaixonado pelas últimas exibições da equipa. Numa entrevista frontal, afirmativa, o vice-presidente do clube e administrador da SAD, fala de futebol, de finanças, de liderança, de TV, do passado e do futuro de um Benfica europeu.

O Benfica venceu o FC Porto, o Sporting e eliminou o Estugarda na Liga Europa, este já é um Benfica de topo e, até, melhor do que a aquele que foi campeão a época passada?

- É difícil fazer essa comparação, mas, olhando paras as exibições e para os resultados, diria que é, de facto, melhor do que o do ano passado. Quando as pessoas esperavam que fosse menos forte, depois das vendas de Di María e Ramires, e, até, da saída, em Janeiro, de David Luiz, o Benfica tem respondido a quem tinha essas dúvidas de uma forma muito positiva, com exibições muito conseguidas. Tem produzido um futebol que - acho - que é o mais bonito que vi em toda a minha vida. Pode haver momentos parecidos, como com Sven-Goran Eriksson, por exemplo, e alguns outros, embora a espaços, com Fernando Santo, mas sem o brilhantismo desta época.

- A forma como resolveu a saída de jogadores importantes é prova de que a política desportiva está consolidada?

- Sim. Há um trabalho de base, uma estrutura profissionalizada. Esse foi um dos factores que mais me surpreendeu quando cheguei à Direcção do clube. O Benfica viveu, no passado, momentos atribulados, muito por força da feira de vaidades em que se havia transformado. Muitas pessoas queriam aparecer para dar a ideia de que eram elas a mandar, a mandar no futebol. Entre muitos outros méritos, Luís Filipe Vieira também teve esse, o de criar uma estrutura profissional que cuida de tudo de forma antecipada, programada, planeada. E isso reflecte-se na escolha dos jogadores. Sabe-se que o Benfica, não apenas o Benfica mas o futebol português, não tem capacidade para manter os jogadores de topo durante muitos anos. Por isso, torna-se necessário potenciar, ao máximo, as suas capacidades em proveito da marca Benfica. Tem de haver uma permanente busca de jogadores que venham ocupar o lugar de quem sai. Existem, hoje, no Benfica, duas faces de uma (muito boa) moeda: Luís Filipe Vieira - e a sua equipa - a descobrir e a contratar talentos, que possam servir o clube, e Jorge Jesus, que tem rentabilizado esse património de uma forma espectacular.

As arbitragens foram assim tão determinantes no início do campeonato?

- O Benfica foi muito prejudicado em dois jogos: na primeira jornada, em casa, com a Académica e, depois, em Guimarães. Jogos que determinaram, no fundo, aquela que é hoje a diferença pontual entre o Benfica e o primeiro classificado. E essa diferença foi conseguida graças a erros grosseiros, que saltaram à vista. Tão gritantes que foram confirmados, até, pelo próprio Presidente da arbitragem. E esses erros de catedral também condicionaram o rendimento dos jogadores, sobretudo o daqueles que se estavam a adaptar. Ultrapassada essa fase de adaptação, os erros de arbitragem continuaram, mas o Benfica também começou a produzir mais. A verdade é que esses dois jogos, esses seis pontos perdidos, tiveram a ver exclusivamente com erros grosseiros de arbitragem. Não nos cansaremos de repetir isto, para que as pessoas não o esqueçam e percebam que as actuais contas, na classificação do campeonato, têm por base ajudas a uns e prejuízo para o Benfica. Ajudas a quem vai à nossa frente.»



Record

Argentinos espalhados pela Europa

Record

Nolito não cede à pressão do Barça

Nolito parece apostado em cumprir o acordo de cinco anos que já tem com o Benfica e dificilmente haverá um volte-face, apesar da proposta de renovação que lhe foi apresentada pelo Barcelona. Nos últimos dias, o clube da cidade condal tem tentado convencer o jogador, e Pepe Guardiola já lhe prometeu um lugar no plantel principal na próxima temporada, mas nem as palavras do técnico terão sido, para já, suficientes para demover o futebolista.

Aos 24 anos, a prioridade de Nolito passa por começar a jogar de forma regular, para atingir a carreira auspiciosa que os responsáveis do Barça lhe vaticinaram quando chegou à Catalunha.
Record

Benfica avança por Salvio

O Benfica quer segurar Salvio e a SAD coloca a hipótese de pagar ao Atlético Madrid a opção de compra estipulada em 15 milhões de euros, e que terá de ser acionada até 31 de maio. Agustín Gimenez, empresário do jogador, esteve 9 dias entre os benfiquistas, tendo assistido ao dérbi de Alvalade e ao encontro em Estugarda, estando, neste momento, na posse de todos os detalhes do interesse encarnado, que muito em breve será oficializado junto dos colchoneros.
A primeira opção de Luís Filipe Vieira passa pela compra do argentino, de 20 anos, mesmo sabendo que terá de desembolsar um valor muito alto, revelado atempadamente pelo nosso jornal.
Record

Jorge Jesus revela eleitos para jogo com Marítmo

Já são conhecidos os eleitos de Jorge Jesus para o embate com o Marítimo, referente à 21.ª da Liga Zon Sagres. Saviola é o destaque, uma vez que está nos convocados, depois de ter falhado o embate da Liga Europa com os alemães do Estugarda devido a uma gastroenterite.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Roberto e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Roderick Miranda e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Javi García, Carlos Martins, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Nicolás Gaitán e Eduardo Salvio;
Avançados: Óscar Cardozo, Javier Saviola, Nuno Gomes, Franco Jara e Alan Kardec.
Record

Jorge Jesus: «Paulo Sérgio ficou completamente sozinho»

No dia da saída de Paulo Sérgio de Alvalade, Jorge Jesus recordou que já viveu também momentos complicados na Luz, mas que foram superados com o "apoio da estrutura" do clube e com os bons resultados que foram entretanto aparecendo.
"Um treinador vive de resultados. Já aconteceu comigo este ano uma situação difícil, os resultados não apareciam, mas deram-me segurança para continuar a trabalhar no clube, com o apoio da estrutura. O Paulo Sérgio ficou numa situação difícil: saiu o presidente, saiu o diretor desportivo e o treinador ficou completamete sozinho", afirmou o técnico do Benfica este sábado, sublinhando ainda que os encarnados não irão beneficiar "em nada" da saída do treinador do Sporting, adversário da Taça da Liga na próxima quarta-feira.
Record

Jorge Jesus "alinha" com Villas-Boas

Desta vez, Jorge Jesus e André Villas-Boas concordam num ponto: as próximas cinco jornadas vão ser decisivas.
"Acredito que nestes próximos cinco jogos muita coisa possa acontecer e definir o vencedor deste campeonato. Espero que esses cinco jogos sejam uma definição de que podemos ser campeões. Esperamos que o nosso rival perca pontos e nós não", afirmou o treinador do Benfica este sábado na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Marítimo, equipa que defronta no domingo, na Luz.
Record

Jorge Jesus: «Expectativas são as melhores»

O Benfica recebe o Marítimo com elevados índices de confiança. Para Jorge Jesus, os encarnados estão a atravessar um bom momento e, apesar de reconhecer a qualidade do adversário, mostra-se otimista para o jogo de domingo, na Luz, a partir das 18 horas.
"As expectativas são as melhores pelos motivos que sabemos. Vamos jogar contra uma equipa forte, uma das boas equipas do campeonato. Queremos voltar a jogar ao nível que temos feito nos últimos jogos com a certeza de que assim conseguiremos estar mais perto da vitória", afirmou o treinador do Benfica em conferência de imprensa este sábado.
Record

Jorge Jesus: «Podemos vencer qualquer competição»

Campeonato nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa - em qualquer uma das quatro competições que o Benfica disputa, o pensamento é só um: ganhar.
A convicção é de Jorge Jesus que, este sábado, referiu ser difícil apontar uma única prioridade da equipa.
"Temos as quatro frentes abertas e achamos que podemos vencer qualquer uma. Agora temos de pensar que o jogo de amanhã com o Marítimo é o mais importante. Continuamos a acreditar que o 1.º lugar no campeonato é uma possibilidade. Ainfa faltam muitos pontos...", afirmou o técnico dos encarnados em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a equipa madeirense.
Record

Vieira: «Vamos conseguir ultrapassar todos os obstáculos»

Luís Filipe Vieira voltou este sábado a pedir o apoio dos adeptos do Benfica. Na cerimónia de entrega dos emblemas aos sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação, no Estádio da Luz, o presidente dos encarnados reconheceu que foram os sócios que "souberam construir o clube" ao longo de 107 anos.
"São os sócios que lideram este clube, foram os sócios que salvaram o Sport Lisboa e Benfica quando ele mais precisou, são os sócios que continuam diariamente a consolidar e a desenvolver o clube", começou por afimar.
E prosseguiu: "O Benfica – nunca o podemos esquecer - é um projeto de pessoas. A história do Benfica foi feito da ilusão, do trabalho e da vontade de um sem número de homens e mulheres. O futuro dependerá daquilo que soubermos construir hoje. Com o vosso apoio, com a capacidade de todos quantos formam parte desta realidade, vamos conseguir ultrapassar todos os obstáculos, por maiores que possam parecer".
Luís Filipe Vieira sublinhou que a ambição dos sócios é igual à sua, "construir um Benfica cada vez maior e melhor". "É por isso que somos o maior clube do Mundo. E é com esse pensamento que vamos continuar a inovar e a crescer, mas tudo isto só será possível se tivermos o vosso apoio, e o testemunho da vossa história como aval de tudo quanto queremos construir para o futuro".
Na cerimónia desta manhã, Mário Coluna - "um homem que ajudou a construir parte da nossa história", segundo Vieira - recebeu a "Águia de Ouro".
Record