quarta-feira, 6 de abril de 2011

Salvio: «Queremos fazer um bom resultado»

Na véspera do jogo dos quartos-de-final da Liga Europa com o PSV Eindhoven, o médio direito argentino do Benfica, Eduardo Salvio, abordou o espírito da equipa antes do importante embate na Luz.


“Estamos bem preparados. Esperamos fazer um grande jogo e trazer o melhor resultado para o Benfica”, afirmou, acrescentando que os “encarnados” estão empenhados em ganhar as várias competições em que estão envolvidos. “Esta equipa tem um espírito ganhador. Vamos olhar para a frente, porque ainda há muito para conquistar no futuro”, sublinhou.


Sobre o facto de o jogo diante do PSV poder ser difícil, Salvio disse: “Vai ser complicado para ambas as equipas. Na Europa, as coisas estão-nos a correr bem. Queremos fazer na Luz um bom resultado para irmos mais tranquilos a Eindhoven.”


O argentino admitiu não conhecer ainda muito sobre a formação holandesa. “Não a conheço muito bem, mas certamente que quererá ganhar, tal como nós. Vai ser uma equipa complicada no Estádio da Luz e no seu reduto”, anteviu.


O médio do Benfica afirmou, ainda, que a Liga Europa é uma das metas a alcançar na presente temporada. “A Liga Europa sempre foi um objectivo e vamos fazer os possíveis para vencê-la”, frisou, adiantando que não tem preferência no oponente que possam defrontar numa eventual final. “O importante é ganhar a Liga Europa, independentemente do adversário”, apontou.


O futebolista comentou também a possível permanência na Luz na próxima temporada. “Estou feliz no Benfica, mas não depende só de mim. No fim da época logo se vê o que acontece”, concluiu.


Sport Lisboa e Benfica Online

JJ convoca 19 atletas

O treinador Jorge Jesus divulgou esta quarta-feira a lista de convocados para o encontro da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Para a recepção ao PSV Eindhoven, o técnico chamou 19 futebolistas, sendo que o guarda-redes Júlio César e o defesa Luís Filipe são as principais novidades relativamente à última convocatória.

O Benfica-PSV tem início marcado para as 20h05 desta quinta-feira, dia 7 de Abril, no Estádio da Luz.

Lista de convocados
Guarda-redes:
 Roberto e Júlio César;
Defesas: Luís Filipe, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Roderick Miranda, Jardel, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi García, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Saviola, Jara e Kardec.


Sport Lisboa e Benfica Online

Jorge Jesus: «Objectivo número um é ganhar»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mostrou-se esta quarta-feira confiante para a eliminatória da Liga Europa frente ao PSV Eindhoven. Em conferência de imprensa, o técnico revelou que Maxi Pereira vai ser titular no encontro da 1.ª mão dos quartos-de-final da competição.


O defesa uruguaio trabalhou de forma condicionada nos últimos dias e Jorge Jesus foi questionado sobre se o atleta vai ser opção frente ao PSV. “Temos apenas uma solução neste momento e o Maxi respondeu felizmente bem às exigências destes dois dias de treino, pelo que tudo aponta que vai ser lançado no jogo, mas ainda temos um treino amanhã de manhã. Se tudo correr dentro da normalidade, a posição vai ser dele”, afirmou Jorge Jesus sobre o assunto.


Antes de entrar na análise ao adversário, o treinador comentou o facto de estar garantida casa cheia no encontro desta quinta-feira na Luz: “É fundamental ter o apoio dos nossos adeptos. Tenho informações que o estádio vai estar esgotado e isso é um sinal positivo para a equipa ter confiança nela e sentir que os adeptos confiam também nela.”


Sobre o oponente desta eliminatória da Liga Europa, Jorge Jesus teceu rasgados elogios. “As equipas holandesas olham mais para os momentos ofensivos do que para os defensivos. Parece-me que é uma equipa bem organizada defensivamente, muito pressionante na zona da bola e penso que amanhã vamos sentir algumas marcações directas por causa dessa ideia de jogo do PSV. É uma excelente equipa tanto do ponto de vista ofensivo como defensivo”, considerou Jesus, que apontou um dos pontos fortes do adversário: “Tem uma dupla de pontas-de-lança, o Berg e o Toivonen, que jogam há muitos anos juntos nas selecções jovens da Suécia e são jogadores que me parecem com muita qualidade.”


Questionado sobre o facto de o Benfica ter sofrido seis golos em casa nos últimos encontros, o treinador lembrou que a equipa deu quase sempre a volta ao marcador. “Conseguimos dar sempre a volta ao resultado, com excepção neste último jogo com o FC Porto”, referiu, expressando o que espera dos seus pupilos na recepção ao PSV: “Nestas eliminatórias que são muito divididas o importante é poder ganhar. Ganhar por 1-0 será melhor do que vencer por 2-1, mas o objectivo número um é ganhar.”


O Benfica vem de uma derrota para o campeonato nacional, mas Jorge Jesus referiu que os “encarnados” já só estão com o pensamento no embate da Liga Europa. “Amanhã é outra competição, onde todas as equipas têm a possibilidade de vencer na minha opinião. Estamos atentos e conscientes, e temos muita vontade passar esta eliminatória para chegar às meias-finais”, afirmou o treinador.


O Benfica recebe o PSV nesta quinta-feira, dia 7 de Abril, pelas 20h05.


Sport Lisboa e Benfica Online

Comunicado: O sensacionalismo sem fundamento

Há poucas palavras que possam explicar ou justificar a “manchete” de hoje do jornal Record. Cardozo é um dos melhores goleadores de sempre do Sport Lisboa e Benfica, é jogador do plantel e merece todo o apoio, independentemente do cartão “encarnado” e consequente expulsão do último jogo.


Cardozo foi aposta do actual presidente do Benfica e continua a merecer da parte dele toda a confiança. Dizer o contrário e dar-lhe de roupagem de notícia, como esta manhã foi feito, é um exercício imprudente e mesquinho e que só o sensacionalismo pode justificar.


Sport Lisboa e Benfica
Mesmo tendo postado aqui, a notícia acima referida tenho que dizer isto: os jornalistas têm uma imaginação muito fértil...

Benficaas

Liverpool segue Gaitán

O Liverpool está a seguir com especial interesse Rolando, defesa-central do FC Porto, e Nicolas Gaitán, médio do Benfica, que farão parte de uma lista de reforços a considerar para a próxima temporada.


De acordo com o "Daily Mirror", os reds poderão avançar com uma proposta de 14 milhões de libras ( mais de 15,9 milhões de euros) pelo argentino.


Sobre Rolando, que também estará a ser observado pelo Manchester City, o valor avançado é de 20 milhões de libras (22,8 milhões de euros), bem abaixo dos 30 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão.


Record

Árbitro do Benfica-PSV com avaliação coletiva

Os instrutores de arbitragem que integram um segundo ciclo da terceira edição do "Refereeing Assistance Programme", uma ação conjunta da UEFA e da FIFA, chegaram esta tarde a Lisboa e amanhã vão avaliar, no que será uma experiência pioneira, o árbitro do jogo Benfica-PSV, a contar para a Liga Europa.


O primeiro curso decorreu na semana passada e nele participou o antigo árbitro Paulo Costa. Nesse primeiro curso, os participantrs tiveram de elaborar trabalhos de grupos que depois foram apresentados e debatidos.


Paolo Tagliavento, o árbitro italiano do jogo da Luz, vai estar, por isso, sob o "fogo cruzado" de todos os participantes em mais uma edição do curso da UEFA e da FIFA para instrutores/observadores de árbitros.


Record

Bruno Paixão arbitra Naval-Benfica

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou esta quarta-feira, dia 6 de Abril, os árbitros para as partidas da 26.ª jornada do campeonato nacional.


Para o encontro entre a Naval 1.º de Maio e o Sport Lisboa e Benfica, foi nomeado o árbitro Bruno Paixão. Este vai ser coadjuvado por Paulo Ramos e António Godinho.


O jogo dos “encarnados” está agendado para as 20h15 do próximo domingo, dia 10 de Abril.


Sport Lisboa e Benfica Online

Airton condicionado e Nuno Gomes em tratamento

O médio brasileiro Airton trabalhou, esta quarta-feira, de forma condicionada no Caixa Futebol Campus, dando mais um passo na recuperação a uma mialgia na face posterior da coxa direita.


O defesa Maxi Pereira e o médio Carlos Martins voltaram igualmente a fazer treino condicionado. Os dois atletas debelam mialgias de esforço.


Já o médio Ruben Amorim continua a fazer corrida, tratamento e trabalho de ginásio, em virtude de uma tendinose rotuliana bilateral.


Depois de ter sido operado a uma lesão meniscal interna do joelho esquerdo na última segunda-feira, o avançado Nuno Gomes começou esta quarta-feira a fazer tratamento.


Recordar que o Benfica preparou o encontro desta quinta-feira com o PSV Eindhoven, referente à 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Esta sessão contou também com a participação dos juniores Bakar (defesa), Paulo Teles (médio) e Souleymane Diagne (avançado).


Sport Lisboa e Benfica Online

Liga perde 40 mil espectadores no primeiro trimestre de 2011

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) teve uma perda na ordem dos 40 mil espetadores nos três primeiros meses de 2011, em comparação com o período homólogo do último ano, com um total de 779.379 adeptos nos estádios.


Num momento em que o país atravessa uma grave crise económica, que levou a várias medidas de austeridade por parte do Governo e mesmo à sua demissão - com a marcação de eleições legislativas antecipadas para 5 de junho -, os estádios estão mais vazios.


Em termos globais, entre janeiro e março, a liga registou menos 40.760 adeptos do que no mesmo período de 2010, numa média de 4.070 por jornada e tendo em conta o mesmo número de jogos disputados (80).


Globalmente, os números parecem pouco significativos numa análise aos espetadores que Benfica (o clube com mais assistências) ou FC Porto conseguem atrair aos seus recintos, mas ganham importância perante os dados dos mais pequenos.


Na melhor jornada do primeiro trimestre, a 24.ª, só o FC Porto, que jogou no Dragão (na foto), preenche quase metade da quota, com 46.006 espetadores, de um total de 97.982 espetadores no fim de semana correspondente.


Nessa mesma ronda, cinco de um total de oito jogos ficaram abaixo dos seis mil adeptos no estádio.


Os primeiros meses do ano também perderam adeptos na comparação com as 14 primeiras jornadas, disputadas entre agosto e dezembro, com um acumulado de 1.147.178 espetadores, numa média de 81.941 por ronda.


Em termos médios cada fim de semana teve menos quatro mil pessoas a assistirem aos jogos, mas com a ressalva de até à 14.ª jornada se terem disputado três clássicos: Benfica-Sporting (51.899), FC Porto-Benfica (49.817) e Sporting-FC Porto (35.063).


Já este ano, nos três primeiros meses, o único clássico entre grandes opôs o Sporting ao Benfica, no Estádio de Alvalade, com uma assistência de 36.422 adeptos, ligeiramente superior à que os leões tinham tido na receção ao FC Porto.


Record

André Almeida contratado

O Benfica fechou ontem a contratação de André Almeida, jovem internacional Sub-21 do Belenenses, apurou Record junto de fonte próxima do processo. O vínculo contratual do jogador será válido por quatro épocas, com início no próximo verão, já que o jovem defesa/médio vai permanecer no Restelo até final da temporada. O jogador foi representado nas negociações por Ana Almeida, agente de vários jovens portugueses e que agenciou Nani no início da carreira.


A aquisição de André Almeida insere-se numa política da SAD que passa por apostar em jovens com margem de progressão. Médio de origem, o reforço dos encarnados tem desempenhado as funções de lateral-direito, numa carreira muito à imagem de Ruben Amorim, também formado no Belenenses. Aliás, vem sendo no sector mais recuado que o jogador de 20 anos tem merecido a confiança do novo selecionador de Sub-21, Rui Jorge.


Record

Expulsão de Cardozo cria mal.estar na Luz

A derrota com o FC Porto, no domingo, não significou apenas o adeus matemático dos encarnados à revalidação do título de campeão, como trouxe também danos colaterais que se prolongaram para além do apito final de Duarte Gomes e consequente festa portista em pleno relvado do Estádio da Luz. A expulsão de Oscar Cardozo a 4 minutos do final do encontro – numa altura em que os encarnados tentavam chegar ao empate e adiar a conquista do título pelo rival – criou mal-estar quer entre colegas, quer no corpo dirigente benfiquista.


A atitude irrefletida do paraguaio deixou mesmo o presidente benfiquista à beira de um ataque de nervos. Sentado na tribuna presidencial, Luís Filipe Vieira não esboçou qualquer reação, mas no final da partida “explodiu” perante um círculo próximo de convidados e colegas dirigentes. Entre os encarnados havia a convicção que numa altura em que o FC Porto já estava com reduzido a 10 jogadores (expulsão de Otamendi), e o Benfica por cima do jogo, estavam reunidas as condições para chegar, pelo menos, à igualdade e adiar a festa azul e branca para outro local.


Record