terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jorge Jesus: “Temos mostrado a nossa qualidade”

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica joga esta quarta-feira ante o Basileia no Estádio da Luz, numa partida referente à 4.ª jornada do grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta terça-feira, na conferência de imprensa de antevisão, o treinador Jorge Jesus mostrou que acredita na vitória e consequente apuramento para os oitavos-de-final da prova.

“Esta é a 4.ª jornada e temos a possibilidade de nos apurarmos para os oitavos-de-final. Estamos a jogar e a trabalhar tendo em conta a competição e temos mostrado a nossa qualidade. O jogo é em Lisboa e vai ser difícil, porque o Basileia é uma equipa forte e só espero que estejamos ao nosso nível como estivemos na Suíça”, afirmou.

O treinador do Basileia, Heiko Vogel, não abriu o jogo na conferência de imprensa, mas Jorge Jesus são se mostrou preocupado. “Será difícil ele esconder o jogo, porque são como um relógio suíço. Têm uma ideia de jogo que aplicam sempre. Não há muito a descobrir”, frisou.

O técnico dos “encarnados” não poderá estar no banco dos suplentes devido a suspensão, mas acredita na sua equipa técnica. “Vai ser uma experiência nova. Vou estar no hotel, mas os meus colaboradores sabem o que fazer. Tenho a máxima confiança na minha equipa técnica”, destacou.

Tal como o treinador também Emerson não poderá ir a jogo devido a castigo. “Posso deslocar o Miguel Vítor para a esquerda, porque dá estabilidade em termos defensivos. O Maxi Pereira e o Luís Martins são possibilidades à esquerda. O Luís Martins é um jovem, tem vindo a trabalhar e cada vez percebe melhor a equipa. É forte ofensivamente e temos esperança nele”, apontou.

A concluir, Jorge Jesus comentou a ausência de Streller na equipa do Basileia: “O Streller é um bom jogador, faz uma boa dupla com Frei e é forte no jogo aéreo. Para mim é bom que não jogue.”

Convém relembrar que o jogo entre o Benfica e o Basileia está marcado para esta quarta-feira, dia 2 de Novembro, pelas 19h45, no Estádio da Luz.

Matic: “Espero uma equipa forte”

O atleta sérvio do Sport Lisboa e Benfica, Nemanja Matic, espera uma equipa do Basileia forte e determinada na partida desta quarta-feira, dia 2 de Novembro, no Estádio da Luz.

“Espero uma equipa muito forte. Vão tentar pontuar no encontro de amanhã, e têm uma boa equipa e bons jogadores”, salientou na conferência de imprensa ao desafio da 4.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Questionado com os elogios do treinador, Jorge Jesus, no final do encontro do fim-de-semana com o Olhanense, o “encarnado” referenciou: “Estive bem no último jogo. É sempre bom quando somos elogiados pelo treinador e espero estar ao melhor nível amanhã.”

Sobre a sua possível utilização no encontro frente ao Basileia, Matic mostrou seriedade, ao mesmo tempo que destacou a importância do confronto. “Claro que espero passar à próxima fase. É, por isso, que jogamos futebol e é para isso que vamos jogar amanhã. Sou jogador profissional, e adoro jogar futebol. Este é o jogo mais importante da minha vida”, afirmou.

Recorde-se que o Benfica - Basileia tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 2 de Novembro, no Estádio da Luz.

Jorge Jesus convoca 19 atletas para recepção ao Basileia

O treinador da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, convocou esta terça-feira 19 jogadores para a partida da 4.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Recorde-se que a formação da Luz vai receber esta quarta-feira, dia 2 de Novembro, o Basileia. A partida tem início marcado para as 19h45.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luís Martins, Luisão, Garay, Miguel Vítor e Jardel;
Médios: Ruben Amorim, Matic, Witsel, Bruno César, Nolito, Aimar, Gaitán e David Simão;
Avançados: Cardozo, Saviola e Rodrigo.

Maxi Pereira convocado pelo seleccionador do Uruguai

O lateral-direito uruguaio do Sport Lisboa e Benfica, Maxi Pereira, integra uma lista de 23 jogadores chamados pelo seleccionador, Oscar Tabárez, para dois desafios.

A selecção do Uruguai vai realizar dois encontros entre os dias 11 e 15 de Novembro. No primeiro, agendado para dia 11, a selecção sul-americana vai enfrentar o Chile para a terceira jornada da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014.

No dia 15, a selecção uruguaia realiza um particular frente à Itália.

Maxi Pereira volta a ser um imprescindível nesta equipa, realçando a qualidade apresentada ao serviço do Benfica.

Rodrigo: "Benfica correu um grande risco comigo"

O espanhol Rodrigo, contratado na temporada passada a troco de 6 milhões de euros ao Real Madrid, agradeceu o esforço feito pelos encarnados para o adquirir, relembrando que a sua aquisição podia não ter corrido da melhor forma para as águias.

"O Benfica correu um grande risco comigo, uma vez que, quando me contrataram, ainda não havia jogado na divisão principal, pelo que apenas posso agradecer por terem pago bastante dinheiro por mim", enalteceu o jovem avançado, em declarações à UEFA.

"Gostaria também de agradecer ao Bolton, onde estive emprestado na época passada. Felizmente, esta época passei a fazer parte deste projeto e as coisas têm corrido bem, na Liga e na Liga dos Campeões, pelo que espero poder ajudar o Benfica a tornar-se num clube ainda maior do que já é", garantiu.

Sobre o sonho de jogar a Liga dos Campeões, Rodrigo mostra-se encantado: "Não há nada melhor e o nome diz tudo: é a Liga dos Campeões, onde joga a elite do futebol e os melhores clubes da Europa, pelo que é maravilhoso jogar nesta competição. Estar no relvado e ouvir o hino da prova é algo que vivenciamos em cada encontro e em cada estádio e é o sonho de qualquer futebolista poder jogar nesta prova, pelo que estou muito feliz por viver este sonho."

50 milhões gastos em reforços

A Benfica, SAD gastou perto de 50 milhões em reforços (49.750.505 euros) durante o exercício 2010/11. Jara, Oblak, Gaitán, Roberto, Jardel, Élvis, Carole, Fernández, Matic, André Almeida, Leo Kanu, Derlis González, Enzo Pérez, Bruno César, Wass, Rodrigo Mora, Artur Moraes, Nolito, Melgarejo e Nuno Coelho entram nestas contas.

Neste valor não estão incluídos os montantes referentes às aquisições de Witsel, Garay, Emerson, Capdevila e Mika que assinaram contrato após 30 de junho.

A soma das transferências dos jogadores referidos atinge os 18 milhões de euros.

No exercício de 2010/2011 comunicado à CMVM também não estão incluídas as vendas dos passes de Fábio Coentrão (30 milhões) e Roberto (8,6 milhões de euros).

A SAD do Benfica registou um valor negativo de 7,7 milhões de euros. Ainda assim, apresentou uma melhoria de 11,3 milhões face a 2009/2010 e de 27,2 milhões face a 2008/2009.

Vieira quer mais portugueses no plantel

Luís Filipe Vieira considera, em comunicado enviado à CMVM, que o Benfica tem "um plantel muito mais forte e com mais soluções" mas admite que gostava de ver na equipa "mais jogadores portugueses".

"Gosto de ter no plantel os melhores jogadores, mas evidentemente que gostaria muito mais de aliar essa qualidade à nacionalidade portuguesa. Não é um trabalho fácil, mas com persistência, trabalho e sem falsas demagogias, alcançaremos este objetivo", refere.

O presidente do Benfica explica que manteve a equipa técnica porque acredita "na sua capacidade profissional e motivação".

Vieira está certo que o reforço da estrutura profissional que a rodeia dá "outra agilidade operacional a nível decisório".

O líder encarnado deixa uma mensagem de esperança: "Podemos cair e, seguramente, como é próprio da vida, isso vai acontecer algumas vezes. Porém, cada vez que caímos, temos a obrigação de nos levantar. E, cada vez que o fizermos, temos de sair mais fortes e mais ambiciosos".

SAD equaciona subir a cláusula de Rodrigo

Dada a cobiça que Rodrigo está a motivar, os responsáveis encarnados equacionam a renovação do contrato a curto/médio prazo.

A intenção passa por premiar o jogador com aumento salarial mas também subir a cláusula de rescisão de 30 milhões para valores bem mais altos.

Rodrigo: «Jesus é um treinador fantástico»

Rodrigo Moreno elogiou o técnico Jorge Jesus pelas qualidades evidenciadas em ensinar futebolistas em formação.

"É um treinador fantástico. Tem a facilidade de trabalhar jogadores jovens. Tem uma capacidade de ensinar detalhes, algo muito importante na formação de um futebolista", afirmou em declarações ao Magazine da Liga dos Campeões.

Ofertas por Nélson Oliveira

Nélson Oliveira tem sido pouco utilizado por Jorge Jesus, mas nem por isso deixa de suscitar cobiça no mercado. As notáveis exibições no recente Campeonato do Mundo de Sub-20 na Colômbia fizeram com que o nome do jogador formado na Luz passasse a ser seguido atentamente.

No último verão, o Benfica teve possibilidade de transferir o jovem avançado de 20 anos por um valor superior a 5 milhões de euros mas Luís Filipe Vieira recusou prontamente ceder um jogador que é definido como uma das grandes esperanças do clube para o futuro. Também os pedidos de empréstimo foram recusados pela SAD benfiquista que quer ver o jogador evoluir na Luz, apesar do risco que representa nesta idade não jogar com regularidade.

Três baixas confirmadas

O Benfica realizou esta terça-feira de manhã, no Seixal, mais uma sessão de treino tendo em vista o jogo com o Basileia, agendado para amanhã. Para este desafio Jorge Jesus – que vai assistir à partida num camarote devido ao castigo imposto pela UEFA – não pode contar com Enzo Pérez, Javi García (lesionados) e Emerson (castigado). Para compensar estas baixas JJ chamou ao plantel principal os juniores Samuel e Ismael.

Uma das dúvidas do técnico prende-se com a utilização de Cardozo que jogou condicionado frente ao Olhanense devido a dores nas costas. O avançado participou na sessão de trabalho, mas a sua utilização frente ao campeão suíço só vai ficar definida amanhã.

Hoje, ao final da tarde, o responsável técnico das águias vai fazer a antevisão da partida e divulgar a lista de convocados.

Ferguson torce pelas águias

Cabeça em Old Trafford, ouvidos no Estádio da Luz. Vai ser assim, amanhã, em Manchester, por altura dos confrontos do Grupo C da Liga dos Campeões.

A equipa de Jorge Jesus joga com o Basileia, adversário que conseguiu empate (3-3) em Inglaterra, complicando as contas de um grupo onde à partida Manchester United e Benfica eram favoritos à passagem à fase seguinte. Para já os encarnados de Lisboa estão bem posicionados, podem garantir já amanhã a qualificação para os oitavos, e os encarnados de Manchester torcem precisamente para que isso aconteça, para evitar uma complicação ainda maior das contas finais.

Foi, pelo menos, esse o sentido das declarações ontem proferidas por sir Alex Ferguson, treinador do Man. United.

«Temos de ganhar esta quarta-feira. Jogamos em casa (com o Otelul Galati) e se o conseguirmos a qualificação estará nas nossas mãos quando jogarmos com o Benfica», disse o técnico escocês, reforçando: «Espero que o Benfica vença o Basileia. Os suíços têm alguma desvantagem face à saída do treinador, Thorsten Fink, para o Hamburgo, e se ganharmos o nosso jogo, então aqui quando jogarmos com o Benfica irá decidir-se quem fica em primeiro no grupo», destacou o treinador.

Rodrigo: "Aprendi muito com Ronaldo e Kaká"

Rodrigo, o novo menino-bonito da Luz, lembra os tempos de Madrid e como foi importante trabalhar com alguns craques. Elogia Jorge Jesus e diz que o treinador benfiquista ensina «detalhes que fazem os grandes jogadores».

Entrou alguns minutos no jogo com os romenos do Otelul Galati e deu boas indicações; foi titular frente ao Basileia, na Suíça, e teve um pormenor de classe (um túnel em zona de concretização) que permitiu a Bruno César fazer o primeiro dos dois golos da vitória; finalmente, na jornada passada da Liga portuguesa, marcou dois golos ao Olhanense. Rodrigo conquista rapidamente espaço na equipa de Jesus e conquista também, com a mesma velocidade, o carinho dos adeptos.

Com apenas 20 anos, o internacional espanhol, de origem brasileira, é, claramente, um jogador em alta no Benfica. E aproxima-se novo jogo de Champions (amanhã, de novo frente ao Basileia), nova oportunidade para Rodrigo confirmar o que de bom vem mostrando.

«Foi maravilhoso entrar, jogar na Liga dos Campeões, um sonho que todo o jogador tem e que eu tornei realidade. Fiquei muito feliz por jogar na Roménia, por ter sido titular com o Basileia e por ter ajudado a equipa nesse jogo», recordou Rodrigo, no magazine da Champions transmitido pela Sport TV.

Na mesma peça, Rodrigo destaca a importância que o actual técnico benfiquista, Jorge Jesus, assume na sua evolução como atleta.
«É um treinador fantástico, que tem facilidade e gosta de trabalhar com os jovens, ensina detalhes importantes, aqueles detalhes que fazem a diferença e fazem os grandes jogadores», analisa, entusiasmado com a nova oportunidade no Benfica, após ter passado a última época emprestado ao Bolton.

Jesé Rodríguez apontado ao Benfica

O Benfica é hoje associado em Espanha ao interesse no jovem extremo Jesé Rodríguez, que milita no Castilla, filial do Real Madrid.

Com apenas 18 anos, Jesé Rodríguez é considerado uma das grandes promessas dos merengues e leva já quatro golos esta época pelo Castilla, tendo bisado no passado domingo diante do Leganés.

Ainda recentemente o jornal Marca noticiou que Jesé poderia ser melhor do que o brasileiro Neymar, numa opinião emitida por um responsável das categorias jovens do Real Madrid. «Jesé pode ser igual ou melhor que o Neymar, mas como é daqui, não se confia nele. Se fosse brasileiro também seria titular do Santos e uma estrela», afirmou.

Nesse sentido, descontente com a política de apostas do clube merengue, o jogador estará na disposição de abandonar o Real Madrid. E o Barcelona também estará na corrida, de acordo com notícia veiculada pela rádio Marca.

Administradores receberam 615 mil euros em 2010/11

O relatório e contas de 2010/11 da Benfica SAD refere pagamentos de 370.549 euros a Domingos Soares Oliveira e de 243.966 euros a Rui Costa, ambos vogais do conselho de administração.

No documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade encarnada especifica as despesas de 614.515 euros com "remunerações atribuídas aos membros dos órgãos sociais, dos quais 486.006 euros são referentes a remunerações fixas, 29.509 euros relativos a encargos sociais suportados pela entidade patronal e os restantes 99.000 euros a remunerações variáveis", sendo que estas últimas "correspondem a uma estimativa que se encontra a esta data por processar e liquidar".

No documento a Benfica SAD esclarece ainda que "os restantes membros do conselho de administração [Luís Filipe Vieira (presidente), Rui Manuel Frazão Henriques da Cunha (vice-presidente) e Rui Gomes da Silva (vogal), n.d.r], assim como os membros do conselho fiscal, não auferem qualquer tipo de remuneração pelo facto de serem órgãos sociais, estando pelos seus estatutos impedidos de receber qualquer verba por parte do clube ou de qualquer empresa participada pelo mesmo."

Rui Costa: "Sirvo o Benfica até me sentir útil"

Amor ao clube. É esta a justificação dada por Rui Costa para continuar a defender o Benfica, agora no cargo de administrador da SAD.

“Acha que um jogador que ganhou milhões continua neste trabalho pelo que ganha? No meu caso, se sentir que posso dar o meu contributo a causas pelas quais tenho uma paixão, ainda melhor. Sirvo o Benfica até me sentir útil”, afirmou o responsável , em entrevista ao site “Notícias do Futebol”.

Reforçando a ideia de total dedicação ao emblema da águia, o Maestro deixou claro que, nesta precisa altura, “não aceitaria representar outro clube”: “E estou a ser o mais frontal possível. A minha carreira vai durar aquilo que eu e o Benfica entendermos que deve durar. Foi assim que sempre conduzi a carreira. Deixei a Seleção quando achei que devia sair”.

Dos seus 39 anos, 21 estão diretamente ligados ao futebol profissional. Escudando-se nesta experiência, RuiCosta não tem dúvidas quando é desafiado a apontar os segredos para formar uma equipa campeã. “É preciso criar plantéis e uma estrutura por trás, que permita o sucesso de todos. A qualidade dos jogadores é claramente fundamental, mas a qualidade das pessoas que trabalham com os futebolistas mais fundamental é. Falo de treinadores e de todo o staff que trabalha com a equipa. Tudo somado faz com que exista mais possibilidades de atingir o sucesso”, revelou.

Rodrigo já vale o triplo

O bom momento de Rodrigo no Benfica está a aguçar o apetite de alguns clubes de renome na Europa. Ao que Record apurou, nos últimos dias surgiram algumas abordagens de emblemas com grande poderio financeiro dispostos a oferecer aos encarnados uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros, o que significaria o triplicar do investimento feito pela SAD encarnada no início da época passada (6 milhões pagos ao Real Madrid).

Até à data não chegou nenhuma proposta concreta ao clube da Luz, mas a posição de Luís Filipe Vieira passa por nem sequer aceitar sentar-se à mesa para negociar o passe do internacional Sub-21 espanhol. A cláusula de rescisão está fixada nos 30 milhões e apenas desta forma qualquer clube interessado poderá assegurar os serviços do ex-jogador do Real Madrid, de 20 anos.

Quatro milhões em jogo

Quando entrarem em campo, às 19h45 de amanhã, os jogadores do Benfica carregam a pressão de uma vitória que, a acontecer, garante muito mais do que os 800 mil euros atribuídos pela UEFA na Champions (valor reduzido para metade, tratando-se de um empate).

Os 11 escolhidos por Jorge Jesus terão a responsabilidade de fazerem entrar, no imediato, 3,8 milhões de euros nos cofres da Luz, valor ao qual se somarão as receitas de bilheteira. Isto porque uma vitória qualifica os encarnados para os oitavos-de-final da prova e as equipas que o garantirem recebem do organismo europeu 3 milhões de euros.

Rodrigo tipo Usain Bolt ou... talvez não

O jamaicano Usain Bolt é o homem mais veloz do Planeta, tanto nos 100 (9,58s) como nos 200 metros (19,19s). Rodrigo não é obviamente tão rápido a faturar (abriu o marcador diante do Olhanense aos 25s), mas também não lhe fica muito atrás.

O tempo gasto pelo espanhol dá, porém, para fazer coisas bem diferentes. Para digitar e enviar um SMS com 26 palavras, para “desmaiar” aos comandos de uma aeronave. Ou, mais prosaicamente, para arrefecer uma cervejola.

Em apenas 25 segundos...

- Dois estudantes brasileiros inventaram uma máquina capaz de gelar líquidos em 25 segundos. O aparelho faz com que a temperatura caia 15 graus nesse período de tempo.

- A britânica Melissa Thompson é a recordista mundial de digitação de SMS. Escreveu uma frase-tipo de 26 palavras ("A piranha de dentes afiados do género Serrasalmus e Pygocentrus é o animal de água doce mais feroz do mundo, embora seja raro atacar os humanos") em 25 segundos.

- Um vídeo muito popular na internet mostra um homem que demora 25 segundos a resolver o cubo mágico... com os pés.

- Em 2007, um piloto de aviões perdeu a consciência durante 25 segundos, após a aeronave ter colidido com uns quantos... urubus perto do aeroporto de Jundiaí, São Paulo. O avião estava em automático e ninguém ficou ferido.

- Richarlyson, do Atlético Mineiro, precisou de 25 segundos para ser expulso no duelo estadual com o América. Lançado ao intervalo, o médio do Galo viu o vermelho por alegados insultos ao árbitro.

- Pato inaugurou o marcador aos 25 segundos (segundo o site da UEFA) na visita do Milan a Camp Nou, a 13 de setembro de 2011. O Barcelona viria a recuperar do golpe do brasileiro e a partida da Champions acabou empatada a dois.

Jesus preparado para o camarote

Jorge Jesus está preparado para seguir o jogo com o Basileia de um camarote no Estádio da Luz, embora existam outros cenários em relação à colocação que o técnico vai ter na quarta-feira, no jogo da Champions. Esta não é, aliás, uma situação virgem para o treinador, de 57 anos, que passou pela experiência na época passada, após ser conhecida a suspensão de 20 dias, devido ao desentendimento com Luís Alberto.

Na altura, o técnico das águias falhou o banco nos confrontos da Liga com a Naval, na Figueira da Foz, e com o Beira-Mar, este realizado na Luz. No confronto com os figueirenses, Jesus esteve num camarote (acompanhado por Rui Costa), o mesmo tendo acontecido no embate da semana seguinte, no recinto benfiquista.

Certo é que, face ao castigo de um jogo imposto pela UEFA, é Raul José quem vai comandar a equipa do banco. O adjunto é o braço direito de Jesus e conhece na perfeição as ideias do treinador. Ausente do banco e de toda a zona dos balneários, o responsável pela formação da Luz vai estar atento a todas as incidências do jogo, dispondo de meios suficientes para fazer chegar ao banco, sempre que entender, a mensagem que quer fazer passar.