terça-feira, 22 de novembro de 2011

Carlos Martins: "Salvar uma vida vale mais do uma Champions"

Carlos Martins confessou estar a passar "por um momento complicado juntamente com toda a família" para tentar encontrar um dador compatível para o filho de 3 anos, Gustavo Martins, que sofre de aplasia medular. O jogador do Granada, emprestado pelo Benfica, fez um apelo, em entrevista ao site da liga espanhola (LFP).

"Peço aos adeptos da liga espanhola para darem sangue não só para o meu filho, mas para todas as outras crianças que necessitam. Doando sangue podemos estar a salvar uma vida. Isto vale mais que um jogo, mais que uma Liga dos Campeões. Vale mais que tudo", começou por dizer.

O internacional português, de 29 anos, confessou que Cristiano Ronaldo lhe deu todo o apoio assim que ficou ao corrente do infortúnio do filho.

"É uma pessoa impressionante. Conheço-o e sou amigo dele há mais de 15 anos e quando soube da doença prontificou-se a ajudar como se fosse filho dele. É um verdadeiro amigo, não esquecendo todos os outros companheiros que me deram apoio".

Recolha de sangue no Estádio da Luz

O Pavilhão n.º 2 da Luz vai receber uma acção de recolha de sangue nesta quinta-feira, dia 24 de Novembro, no âmbito da ajuda ao filho do futebolista português Carlos Martins. Esta iniciativa vai decorrer entre as 12 e as 18 horas.

O filho do jogador, Gustavo Martins, necessita urgentemente de um dador de medula óssea compatível, sendo que podem ser dadores de medula todos os cidadãos saudáveis, com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos, e com mais de 50 quilos de peso.

As Casas do Benfica são alguns dos locais onde estão a decorrer recolhas de sangue nos próximos dias:

Odemira - dia 26 de Novembro, a partir das 9 horas, na delegação da Cruz Vermelha, em Colos;
Coimbra – dia 26 de Novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Histocompatibilidade da região Centro na Praceta Professor Mota Pinto, ed. São Jerónimo, Piso 4;
Peniche – dia 1 de Dezembro, a partir das 9 horas, na sede da Casa do Benfica;
Aveiro – dia 10 de Dezembro, das 9 horas às 13 horas, no Mercado Municipal de Santiago

Recordar ainda que o plantel do Sport Lisboa e Benfica, através das vozes de Luisão, Eduardo e Ruben Amorim, já apelaram para que todos possam ajudar o filho de Carlos Martins.


Liga aprova "caixa" de segurança no dérbi

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou esta terça-feira que a "caixa" para os adeptos visitantes no Estádio da Luz preenche as condições de segurança exigidas e pode ser estreada no dérbi Benfica-Sporting, no sábado.

"Esta é uma solução que para este tipo de casos, com muitos adeptos visitantes, a PSP e o Benfica acharam boa e a LPFP aprovou", disse à agência Lusa uma fonte da Liga, acrescentando que o dispositivo já foi vistoriado na segunda-feira por um responsável do organismo.

A fonte da LPFP acrescentou que "o Benfica foi o impulsionador do dispositivo e a PSP achou boa ideia, porque a porta de entrada exterior que serve este setor é a mais adequada para a gestão dos adeptos visitantes".

Venâncio: "Benfica não está na máxima força"

Pedro Venâncio, antigo jogador do Sporting, atestou alguma "fraqueza" em jogadores do Benfica, mas acredita que existem iguais possibilidades para os dois lados no dérbi de sábado, no Estádio da Luz.

"É um jogo com uma carga emocional muito grande até porque se começa a falar da partida dois dias antes. O Benfica não está na máxima força, num ou noutro elemento. O Sporting poderá estar na máxima força, mas é um dérbi e o Benfica joga em casa. Trata-se de um jogo com resultado imprevisível", afirmou esta terça-feira à Antena 1.

O ex-central que passou uma década de leão ao peito afirmou que os atuais comandados de Domingos Paciência iniciaram um processo de recuperação no campeonato e que seguem a bom passo:

"O Sporting está a transfigurar-se, depois do volte-face em Paços de Ferreira. Estão a jogar bem e a ganhar. Espera-se que seja um jogo sem casos até porque as equipas estão a praticar bom futebol".

Venâncio discordou ainda da possível sobrecarga física que os jogos "a meio da semana e ao fim-de-semana" poderão ter nos jogadores de ambas as formações, no dérbi lisboeta.

"Os jogadores têm de estar preparados para jogos sucessivos. É uma partida especial e os jogadores transcendem-se nas atitudes e em tudo aquilo que está à volta do jogo", finalizou.

Manuel Fernandes: "Jogos mais fáceis são com os grandes"

O Marítimo encontra o Benfica pela segunda vez no espaço de uma semana - primeiro os oitavos-de-final da Taça de Portugal a 2 de dezembro e depois para Liga Zon Sagres a 11 de dezembro. Manuel Fernandes, representante do clube insular no sorteio, afirmou que os jogos com os clubes "grandes" são os mais fáceis de abordar.

"Os jogos mais fáceis de jogar são os dos grandes nos Barreiros pela ambição que os jogadores demonstram", avançou.

Manuel Fernandes confessou que a ambição do emblema insular é chegar à final do Jamor: "Pela união que o grupo tem, ambiciona chegar à final. Não esperávamos este sorteio porque vamos recebê-los quase duas vezes seguidas".

Domingos Almeida Lima: "Um jogo sempre é para ganhar"

O vice-presidente do Benfica, Domingos Almeida Lima, representante dos encarnados no sorteio da Taça de Portugal, mostrou-se satisfeito com o que ditou a sorte: o Benfica vai rumar aos Barreiros para defrontar o Marítimo nos "oitavos", a 2 de dezembro.

"As expectativas são as normais, um jogo é sempre para ganhar. Calhou o Marítimo na Taça, vamos lá jogar e uma semana depois vamos novamente para os defrontarmos para o campeonato. Vamos lá duas vezes no espaço de uma semana e é este o presente que tenho a dar aos adeptos do Benfica na Madeira", afirmou no final do sorteio.

Domingos Almeida Lima preferiu não abordar um possível encontro com o Sporting nos "quartos". "Preferia falar só no jogo com o Marítimo", limitou-se a dizer.

Marítimo é o adversário dos oitavos-de-final

Realizou-se esta terça-feira o sorteio dos oitavos-de-final da edição 2011/12 da Taça de Portugal. O Benfica ficou a saber que vai jogar no terreno do Marítimo.

Depois de ter eliminado o Portimonense e a Naval 1.º Maio, a equipa orientada por Jorge Jesus tem mais um jogo fora de portas nesta competição. A partida ficou agendada para o dia 2 de Dezembro.

Em caso de vitória, o Benfica vai medir forças com o vencedor da partida entre o Sporting e o Belenenses, e novamente fora de casa. O jogo dos quartos-de-final está previsto para o dia 21 de Dezembro.

Sport TV tem direito ao indespensável

Os responsáveis do Benfica pretendem que a Sport TV instale apenas os meios indispensáveis para a transmissão do dérbi de sábado. Os encarnados não querem que aquele canal coloque mais câmaras do que aquelas que estão previstas por regulamento.

Para os dirigentes do clube da Luz, esta é a resposta à não cedência do sinal do encontro com a Naval, na passada sexta-feira, à semelhança do que acontecera na partida de Portimão. A Olivedesportos, cujo contrato com o Benfica expira em 2012, detém participação importante na Sport TV.

Os encarnados reclamam da federação tratamento semelhante ao que é dado pela UEFA, por forma a que a Benfica TV possa transmitir, em diferido, os jogos em que participa na Taça de Portugal. O episódio de sexta-feira acentuou a insatisfação da SAD da Luz.

Vítor Pereira: "Árbitros estão bem preparados para o dérbi"

Com o Benfica-Sporting agendado para sábado, às 20 e 15, a arbitragem é tema forte por estes dias. Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, desvaloriza a pressão "extra" que o dérbi provoca nos juizes, preferindo sublinhar a preparação dos árbitros.

"É naturalmente um jogo de grande pressão e os árbitros de 1.ª categoria em Portugal e os internacionais têm de estar preparados para um maior grau de exigência e de competitividade destes jogos. Acredito que estão preparados, conhecem bem os clubes e os jogadores. Têm um bom grau de apoio e de suporte e creio que estão criadas boas condições para um bom espetáculo", afirmou à Antena 1.

E prosseguiu: "Temos 530 jogos por ano para fazer, temos 10 ou 12 jogos, entre dérbis e clássicos, que estão enquadrados num plano anual".

Águias aceleram para Marcos Rojo

A comunicação social russa adianta esta terça-feira que o Benfica estará em processo acelerado para garantir Marcos Rojo, do Spartak Moscovo.

O interesse do clube encarnado no defesa-esquerdo internacional argentino de 21 anos já tinha sido noticiado por Record, mas agora os media russos dão conta de que foi dado mais um passo nos contactos entre as partes.

Contactos por Soriano intensificaram-se

Jonathan Soriano é o alvo definido pelo Benfica para reforçar a frente atacante. O interesse dos encarnados no avançado do Barcelona B continua bem vivo e, sabe Record, as conversas entre as duas partes têm-se intensificado nas últimas semanas, de forma a que o negócio se possa concretizar.

E o acordo não se vislumbra muito difícil, uma vez que o próprio jogador, de 26 anos, quer dar um novo rumo à sua carreira e vê com bons olhos uma transferência para a Luz, onde teria oportunidade de jogar com maior regularidade e num clube que habitualmente luta por títulos.

Fato de gala para o Teatro

É uma autêntica cimeira de líderes em Inglaterra. Manchester United e Benfica enfrentam-se hoje em Old Trafford, para tentar decidir quem é o primeiro emblema do Grupo C a garantir a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Quem ganhar carimba o passaporte, embora o empate também possa ser suficiente para os dois clubes seguirem em frente, no caso do Basileia, terceiro classificado, perder na visita ao terreno emprestado do Otelul Galati.