quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Comitiva encarnada já está em Gaia

A equipa do Benfica já chegou a Gaia e já se instala na unidade hoteleira onde vai pernoitar, antes do jogo de amanhã, ante o FC Porto.

À chegada os encarnados eram esperados por alguns adeptos que se deslocaram ao local para saudar e encorajar os atletas.

Cardozo e Nolito foram dos mais acarinhados e fizeram questão de retribuir o carinho aos adeptos presentes, tal como Jorge Jesus.

A viagem desde o Estádio da Luz decorreu sem incidentes.


Destaco: "A viagem desde o Estádio da Luz decorreu sem incidentes", ainda bem!

Benficaas

Salvio: «Ficaria encantado se voltasse ao Benfica no futuro»

O extremo argentino está de volta ao At. Madrid, depois de na época passada ter estado emprestado ao Benfica. Mas Salvio não descarta a possibilidade de no futuro voltar ao clube da Luz.

«Ficaria encantado se voltasse ao Benfica no futuro, uma vez que fui muito feliz e bem tratado», disse o jogador, num chat levado a cabo ao início da tarde desta quinta-feira no site do jornal espanhol Marca.

Salvio foi também questionado sobre o projecto do clube encarnado: «Parece-me muito bom, o plantel é bom e acredito que vão lutar tanto pela Liga portuguesa como por ter um grande papel na Champions.»

A finalizar, perguntaram-lhe pelo jogador do Benfica que gostaria de ter no At. Madrid. «Saviola», respondeu.

Mantorras: «O futebol precisa de Izmailov»

Pedro Mantorras afirmou esta quinta-feira que entende a situação pela qual Izmailov está a passar devido às suas lesões.

"Estes são os momentos mais difíceis da nossa carreira. Dou-lhe a maior força para as decisões que ele tomar. Senti isto na pele. Ele que lute até ao fim. Era bom que jogasse mais tempo, o futebol precisa dele. Com força de vontade talvez consiga ultrapassar", afirmou o antigo jogador do Benfica.

Recorde-se que, tal como Record avança na sua edição desta quinta-feira, o jogador do Sporting vai requerer uma pensão por incapacidade.

Para o clássico de sexta-feira, entre FC Porto e Benfica, Mantorras só concebe um resultado. "Espero que o Benfica ganhe. Não vai ser fácil porque são duas equipas muito fortes, mas o Benfica vai ganhar. Sou jogador da casa, faço parte da família. Isto não se esquece facilmente", concluiu.

Coentrão: «Não dependem só de Hulk»

Qual será a melhor forma de Emerson, e eventualmente Nolito, pararem Hulk, um dos mais perigosos elementos atacantes dos azuis e brancos? Fábio Coentrão tem muita experiência nessa matéria, mas prefere não individualizar. Até porque, conforme justifica, "o FC Porto não depende só do Hulk".

"O FC Porto é forte no seu colectivo. O Benfica tem de se preocupar em anular todos os jogadores do FC Porto, não pode fazer marcações individuais", defendeu, considerando, no entanto, que tanto Emerson como Nolito estão perfeitamente capacitados para contrariar as ofensivas de Hulk e, mais do que isso, ganhar ao campeão nacional. "Emerson é um excelente defesa. Nolito é muito rápido e isso já é meio caminho andado para correr bem", comentou.

Na época passada, no famoso 0-5, o avançado brasileiro dos azuis e brancos teve uma marcação especial, com David Luiz a surgir surpreendentemente a jogar na lateral-esquerda. Algo que Fábio Coentrão não defende, embora não critice a opção, então, de Jorge Jesus.

"Foi uma escolha do mister colocar o David à esquerda, infelizmente correu mal. Mas se tivesse corrido bem, o treinador já era o maior do mundo. É assim mesmo. Nestas situações, tem de se arriscar. Esta época vai correr melhor, estou certo", afirmou.

Jesus: «Temos estratégia para o jogo e não para Hulk»

Jorge Jesus evitou ser polémico quando falou esta quinta-feira sobre treinador e jogadores do FC Porto, rival na 6.ª jornada da Liga Zon Sagres, amanhã (20h15, Sport TV1), no Dragão.

Sobre Vítor Pereira, homólogo portista, o técnico dos encarnados frisou:

"Não sei se ele já conhece mais o Benfica. Só ele poderá responder, mas é natural que assim seja. Este ano é ele o responsável e no ano passado era colaborador, por isso, é natural que já esteja identificado."

A presença de Hulk no clássico, confirmada pela convocatória portista, não deixa Jesus demasiado preocupado:

"O Hulk faz parte de uma equipa forte, com jogadores que têm diferentes caraterísticas. Ele tem as suas, que conhecemos, mas não temos estratégia para um jogador do FC Porto e sim para o jogo todo."

"James era miúdo que estava a atravessar uma boa fase, mas o FC Porto, tal como o Benfica, tem soluções para substituir qualquer jogador. Como nós com o Enzo Pérez", acrescentou sobre a ausência do colombiano.

"Não sei o que diz o relatório do arbitro, por isso não posso formar uma opinião. De resto, a minha opinião deve de ser sobre técnica e táctica e não sobre disciplina num jogo que nada teve a ver com o Benfica", acrescentou, referindo-se à expulsão de James diante do Feirense.

Jesus avisou estreantes sobre o clássico do Dragão

O Benfica reencontra o FC Porto no Dragão com um plantel renovado em relação à última temporada, factor a que Jorge Jesus dedicou muita atenção na preparação do clássico de amanhã (20h15, Sport TV1).

"Há nove ou dez jogadores que não conhecem o ambiente de um clássico. Tive algum cuidado em falar mais com esses jogadores para que estejam adaptados emocionalmente para o que possam vir a encontrar no Dragão", revelou o treinador dos encarnados.

Sobre o onze para o dragão, Jesus adiantou apenas: "Haverá ainda o treino que define a estratégia, assim, amanhã de manha definirei a melhor equipa para o jogo."

Maxi Pereira convocado para a seleção

O defesa benfiquista Maxi Pereira foi chamado pelo seleccionador do Uruguai, Oscar Tabárez, para os dois primeiros desafios de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.

A formação "celeste" vai defrontar a Bolívia no dia 7 de Outubro, e o Paraguai, de Óscar Cardozo, no dia 11 de Outubro, naquele que serão os seus primeiros encontros rumo ao Mundial.

O latera-direito “encarnado” volta, assim, a merecer a confiança do técnico uruguaio.

Jorge Jesus: «Não há favoritos»

O treinador do Benfica fez uma antevisão ao encontro da 6.ª jornada, que se disputa na próxima sexta-feira. Para Jorge Jesus não há favoritos à vitória, numa partida que espera vir a ser um grande espectáculo.

“O Benfica vai jogar com a motivação normal de um clássico, de um grande jogo entre duas equipas de grande qualidade e com o respeito que o Benfica tem sempre por todos os adversários. Estamos com confiança e com a convicção de somar três pontos”, começou por analisar o técnico benfiquista.

Quando o árbitro apitar para o início do encontro, as duas equipas vão estar em igualdade: “Não há favoritos. São dois rivais muito fortes e, embora o jogo seja no Dragão, acho que não há favoritos. Chegam os dois em igualdade de circunstâncias, porque têm os dois os mesmos pontos, agora no final do jogo, quem vencer fica mais forte, embora não seja uma vantagem definitiva.”

Embora o Benfica venha de uma vitória e o FC Porto de um empate, para Jorge Jesus, um clássico não sofre influências de jogos passados. “O que se passou na última jornada não vai influenciar este jogo. Estes jogos grandes definem apenas três pontos, não definem nada em relação ao futuro. Estou convicto de que vai ser um grande espectáculo”, assumiu.

O onze titular ainda não está decidido, mas os escolhidos para a convocatória não vão ser muito diferentes do jogo com a Académica: “Vamos levar os mesmos jogadores que jogaram com a Académica e até ao jogo ainda vou definir a estratégia e os onze jogadores que vou lançar na partida.”

O facto de o Benfica ter jogadores que se vão estrear num clássico tem tido alguma atenção por parte de Jorge Jesus. “Há alguns jogadores que ainda não conhecem o ambiente dos clássicos e tive oportunidade de falar com eles durante a semana, para estarem adaptados para o que podem vir a encontrar amanha no Dragão”, confessou.

Esta partida da 6.ª jornada do Campeonato Nacional disputa-se na próxima sexta-feira, 23 de Setembro, pelas 20h15, no Estádio do Dragão.

Jorge Jesus sobre o 5º Aniversário do Caixa Futebol Campus

Na habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo do Campeonato Nacional, Jorge Jesus foi questionado acerca da importância do Caixa Futebol Campus, que celebra o seu quinto aniversário esta semana. Este afirmou que é um Centro que forma jovens jogadores e homens no futuro.

O treinador dos “encarnados” assume que o Caixa Futebol Campus trouxe vantagens aos jovens que pretendem tornar-se jogadores de futebol profissionais: “Veio trazer muito ao Benfica, porque é um espaço privilegiado não só de formação desportiva de jogadores, mas também uma formação especial onde, nos dias de hoje, recebe muitos jovens que vêem no CFC a sua casa dos 10 aos 18 anos.” Assim, o Centro de Formação e Estágio do Benfica não só treina jovens esperanças como igualmente os acolhe.

Mas não é só de futebol que se trata no Seixal, muitas são as palestras e seminários existentes para que os jovens de hoje sejam os homens do futuro: “Este é um espaço onde se educam os novos homens para amanhã mas não só, em termos desportivos também. O Benfica, felizmente, tem as possibilidades de dar esta qualidade desportiva a muitos jovens que aqui se encontram.”

Sai Capdvila, entra Rodrigo Mora

O Sport Lisboa e Benfica vai defrontar o FC Porto na próxima sexta-feira, dia 23 de Setembro, em jogo da 6.ª jornada da Liga portuguesa. Para o encontro, o treinador Jorge Jesus convocou 19 futebolistas.

Recordar que o desafio tem início marcado para as 20h15 desta sexta-feira.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel e Emerson;
Médios: Javi García, Matic, Ruben Amorim, Witsel, Aimar, Bruno César, Gaitán e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Saviola e Rodrigo Mora.

Luís Filipe Vieira: «O futuro passa por aqui»

Foi há cinco anos que o Sport Lisboa e Benfica deu, mais uma vez, provas de que a aposta na Formação está bem assente. No dia 22 de Setembro de 2006, um ano e quatro meses após o arranque definitivo das obras, o Seixal recebeu a inauguração do Centro de Formação e Estágio, o Caixa Futebol Campus.

O presidente do Clube da Luz, Luís Filipe Vieira, explicou o que significa a existência deste Centro de Estágio: “Em cada um destes cinco anos construímos uma parte da história do Sport Lisboa e Benfica. O Caixa Futebol Campus representou um ponto de partida na nova história do nosso Clube. O futuro passa por aqui.”

Armando Jorge Carneiro é o actual director-geral do Centro de Formação e Treino e, em semana do quinto aniversário do Caixa Futebol Campus, revelou ao Jornal “O Benfica” a importância e objectivos futuros do Centro. “O projecto de Formação do Benfica é de grande importância para a criação de uma cultura futebolística, com princípios e regras coerentes e bem definidas.”

Como também afirmou o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, o Caixa Futebol Campus também é um projecto importante para o concelho: “A presença do Centro de Estágio e Formação e, desta forma, do Sport Lisboa e Benfica no concelho do Seixal é, sem dúvida, uma mais-valia para todos e uma referência para o País.”


Fábio Coentrão: «Para Jesus todos os jogos são especiais»

"Para Jorge Jesus todos os jogos são especiais e só assim é que uma equipa é campeã", disse Fábio Coentrão a O JOGO, quando questionado sobre a forma como o treinador prepara clássicos, dérbis e grande jogos europeus. O jogador do Real Madrid, mesmo já não estando no Benfica, não quis partilhar aquilo que considera segredos de balneário. Ainda assim, deu a entender que, no seio do plantel benfiquista, todos os desafios são preparados como se fossem o mais importante da temporada. É essa a filosofia de Jorge Jesus, transmitida a Coentrão nas duas épocas em que trabalhou com ele. Aliás, deve-se ao técnico encarnado a adaptação do extremo a defesa, posição que o catapultou para o primeiro plano do futebol mundial, apesar de, agora, José Mourinho, o utilizar mais no centro do meio campo.

O internacional português sempre saiu em defesa de Jorge Jesus e, ontem, mais uma vez, voltou a deixar rasgados elogios ao seu ex-treinador. Quando questionado sobre os conselhos que deixaria à equipa para o clássico ou especificamente que ensinamentos gostaria de passar a Emerson, seu sucessor no lado esquerdo da defesa encarnada, Fábio Coentrão logo respondeu. "Eu dar conselhos? Não. Não há ninguém melhor para dar conselhos do que Jorge Jesus."

Felipe Menezes: «Pedradas motivam jogadores do Benfica»

“Já passei por muitos problemas, mas as pedradas motivam os jogadores do Benfica. Todos entram com mais vontade de vencer”, garante Felipe Menezes, que repudia de forma veemente os “mimos” com que o autocarro das águias costuma ser recebido no Porto. Esta opinião é também partilhada por Beto, que assistiu no banco de suplentes à última vitória das águias no Estádio do Dragão (2-0, em 15/10/2005). “As técnicas de intimidação que usaram só nos deu mais força para ganhar o encontro.” confirma o médio do Ergotelis.

Éder Luís, emprestado ao Vasco da Gama, não esquece o que os encarnados passaram há dois anos, quando o Benfica tentou garantir o 32.º título na casa do rival. “Até entrarmos no estádio é muito complicado, pois levamos com pedras, bolas de golfe, e somos ameaçados. Foi por mera sorte que ainda não houve um incidente mais grave, uma vez que o comportamento dos adeptos só pode ser considerado lamentável. Espero que este ano sejam tomadas todas as medidas de segurança para salvaguardar o clássico”, refere o atacante.

Coentrão: «Benfica vai dar 4-0 ao FC Porto»

Quatro golos. Fábio Coentrão diz quatro. Sem hesitar. Mais do que isso: vão ser quatro sem resposta. Portanto, vitória no Dragão sem espinhas. "O Benfica vai ganhar por 4-0", disse ontem Fábio Coentrão a O JOGO, por telefone, ele mesmo, jogador que encheu os cofres do Benfica este Verão, com a sua transferência para o Real Madrid. Quanto aos marcadores dos golos, o lateral-esquerdo já não quis arriscar. Riu-se quando a pergunta surgiu e percebeu-se não querer individualizar, preferindo valorizar a equipa e a vitória colectiva.

"O que aconteceu na época passada foi um acidente. Não volta a acontecer. Estou convencido disso", declarou o lateral-esquerdo, referindo-se naturalmente à pesada derrota por 0-5, no Estádio do Dragão, em Novembro. Em matéria de confrontos entre Benfica e FC Porto, a temporada transacta não foi muito feliz para os encarnados. Em cinco encontros, as águias apenas ganharam um, para a Taça de Portugal, curiosamente uma partida em que Fábio Coentrão marcou um golo e foi expulso. Aliás, o internacional português alinhou em todos os clássicos com os azuis e brancos.

Mesmo em Madrid - está lesionado e, por isso, ontem não jogou pelo Real Madrid contra o Racing Santander (0-0) - Fábio Coentrão não perde uma partida do Benfica. "Só mesmo se não puder ver", diz o jogador que planeia amanhã ver o clássico tranquilamente em casa, com a família, pela televisão. Portanto, nada combinado com Di María, actual companheiro que também foi benfiquista. "Gosto de ficar a ver sozinho. Prefiro", justificou o internacional português que, apesar de ser um homem do Norte, é o Benfica que tem no coração. E Fábio Coentrão tem grandes expectativas em relação ao Benfica esta temporada. "Fiquei espantado com a forma como o Benfica jogou nas últimas partidas. Está muito forte e, na verdade, ainda espero muito mais do Benfica este ano", comentou.

"Os que entraram de novo são muito bons jogadores e já estão a começar a afirmar-se depois do período de adaptação que é natural e necessário. Eles já estão a mostrar que os responsáveis do clube souberam reforçar o plantel muito bem. Quem está lá, está a cumprir", continuou. "Se acho que já fui esquecido? Ah... Isso não acredito. Não vou ser esquecido pelos adeptos, assim como o Benfica estará sempre no meu coração", declarou.

Coentrão recusou-se a falar da preparação que Jorge Jesus fazia para clássicos como o de amanhã, no sentido de motivar os jogadores. "Isso é entre os jogadores e o mister. O que se passa no balneário fica lá. Mas quem quer jogar no Benfica, tem de ter igual motivação em todos os jogos", afirmou, no que pode ser considerado um alerta para os recém-chegados ao clube.

Jorge Jesus: «Um jogo de campeões»

Está a aproximar-se o dia do superclássico e Jorge Jesus deixou já as primeiras indicações para o embate de amanhã à noite. O grau de dificuldade é elevado, mas não apenas para a equipa benfiquista, já que também o FCPorto vai ter obstáculos para ultrapassar, apesar de jogar em casa.

“É um jogo de campeões que todos querem ganhar”, afirmou o treinador dos encarnados, de 57 anos, revelando confiança para o primeiro grande jogo da temporada. “Estamos motivados”, disparou, em declarações ao jornal do clube, que amanhã está nas bancas.

Salvio deseja boa sorte

Extremo argentino brilha no Atlético Madrid mas deixou parte do coração em Lisboa e envia mensagem aos antigos companheiros e adeptos do Benfica. «Espero que vençam no Dragão», afirma em conversa com A BOLA.

Salvio conheceu bem, na última época, a importância do clássico entre FC Porto e Benfica - numa curta conversa telefónica com A BOLA, poucos antes de entrar no Vicente Calderón, para contribuir na vitória do Atlético Madrid sobre o Sp. Gijón, o extremo argentino acedeu a enviar uma mensagem a antigos companheiros e adeptos do Benfica.

Palavras de optimismo que, seguramente, serão bem recebidas na Luz. «O Benfica tem uma boa equipa e pode vencer no Dragão. Espero que ganhe», afirmou o internacional argentino de 21 anos.