sexta-feira, 11 de março de 2011

Salvio na selecção argentina

O extremo Salvio, do Benfica, e o médio Belluschi, do FC Porto, foram convocados pelo seleccionador argentino, Sergio Batista, para os particulares frente aos Estados Unidos, em New Jersey, no dia 26 de Março, e com a Costa Rica, no dia 29 Março, em San José.

Belluschi viu o seu trabalho no FC Porto recompensado com a primeira chamada a este novo ciclo da selecção argentina. O extremo Salvio tem sido igualmente um dos jogadores em maior destaque no Benfica e esse facto deverá ter influenciado a decisão do seleccionador.

Sergio Batista manteve também a aposta no defesa Otamendi, do FC Porto, e no avançado Nicolás Gaitán, do Benfica.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Sergio Romero, Mariano Andujar e Andrián Gabbarini.
Defesas: Federico Fazio, Javier Zanetti, Ezequiel Garay, Pablo Zabaleta, Marco Rojo, Gabriel Milito, Nicolás Burdisso e Nicolás Otamendi.
Médios: Mario Bolatti, Javier Mascherano, Ever Banega, Lucas Biglia, José Sousa, Esteban Cambiasso, Fernando Belluschi e Angel Di María.
Avançados: Ezequiel Lavezzi, Lionel Messi, Nicolás Gaitán e Eduardo Salvio.



ABola

O anti-benfiquismo está bem vivo

O clima de ódio que o Benfica sentiu no Estádio AXA deve envergonhar os responsáveis do Futebol português. A grandeza do “Glorioso” é demasiada para aqueles que nunca deixarão de ser pequenos.

A deslocação do Benfica, na última jornada do Campeonato Nacional a Braga, para defrontar o Sporting local, marcou mais um triste episódio no Futebol português. O clima hostil com que a comitiva e equipa “encarnada” foi recebida na cidade de Braga não deve passar despercebida aos mais distraídos, num Futebol português em que o factor Anti-Benfica demonstra que está cada vez mais assente em certos campos.

Ao contrário do que acontece no Estádio da Luz, em que para além da normal rivalidade entre clubes, o Benfica sempre se honrou em receber bem os seus adversários, é triste que, em pleno 2011, se assista a um “grupo de jagunços” que pretende continuar a cimentar a guerrilha Norte-Sul que por esta altura já devia ter sido erradicada.

Em sintonia com os tristes acontecimentos que marcaram as últimas deslocações do Benfica ao Estádio do Dragão, os nossos atletas foram recebidos no Estádio AXA com arremesso de vários objectos. As imagens televisivas foram claras em dois lances, com Cardozo e Carlos Martins a serem atingidos por uma bola de golfe e uma pulseira, respectivamente, tendo de ser assistidos.

Este é o clima de hostilidade que o Benfica vive no Futebol português há quase três décadas, fomentado por quem sempre quis vencer a todo o custo e para quem os meios justificam os fins. O dia 17 de Abril de 1982 ficará sempre marcado como o início da história mais negra do Desporto nacional, com a tomada de posse do primeiro mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Cedo a dupla de Pinto da Costa – José Maria Pedroto inflamou o ódio do Porto em relação ao Benfica e a Lisboa. Os campeonatos começaram a ser realizados em circunstâncias envoltas em polémicas, com maior vigor desde 1985. O “Sistema” nasceu e, década a década, foi criando condições de privilégio ao FC Porto a quem o mérito pelas vitórias esteve sempre assente em decisões fora dos campos.




Sport Lisboa e Benfica Online  in Jornal "O Benfica"

Salvio e Belluschi podem ser chamados por Batista

O médio do Benfica, Salvio, e Belluschi, do FC Porto, podem figurar esta sexta-feira na convocatória do seleccionador argentino Sérgio Batista para os particulares com os EUA e a Costa Rica, a 26 e 29 de Março, respectivamente.

A confirmar-se seria a estreia do atleta azul e branco na selecção das Pampas.

Numa entrevista on-line ao jornal argentino Olé, com perguntas colocadas pelos leitores, Baptista deixou claro que o jogador emprestado pelo Atlético de Madrid ao Benfica e o atleta do FC Porto deverão substituir Burrito Martinez e Enzo Pérez respectivamente.

«Isto é só um detalhe porque faltam 15 dias para o jogo. Belluschi entra para o lugar do Enzo Pérez e Salvio por Burrito Martinez (ambos participam no torneio de clausura no campeonato Argentina)», disse Sérgio Batista.

Nesta convocatória irão também figurar, entre outros, Gaitan, Otamendi e Di Maria.



ABola

Benfica agita Paris

Entusiasmo em Paris na contagem decrescente para a visita do Benfica. A seis dias do jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, estão vendidos mais de 40 mil bilhetes para o desafio no Parque dos Príncipes.

A comunidade de emigrantes portugueses residente em França, adivinha-se, garantirá forte apoio à equipa encarnada no jogo da próxima quinta-feira, com o Paris Saint-Germain, que vale o acesso aos quartos-de-final da Liga Europa.

O Benfica, recorde-se, parte em vantagem para o encontro da segunda mão, mercê do triunfo por 2-1 no Estádio da Luz.

Luyindula deu vantagem aos parisienses, pertencendo a Maxi Pereira e a Jara os tentos da reviravolta das águias.



ABola

Parabéns Coentrão!

Parabéns ao "nosso" Fábio Coentrão que hoje faz 23 anos, pois é, 23! Que tenha um dia feliz, rodeado de pessoas que gostam dele, e que ele gosta!
Parabéns ao menino das Caxinas!
Feliz dia de aniversário!

Final joga-se às 20.45 horas de 23 de Abril

A final da Taça da Liga entre Benfica e Paços de Ferreira, marcada para o dia 23 de Abril (sábado), no Estádio Cidade de Coimbra, terá pontapé de saída às 20.45 horas, anunciou esta sexta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O organismo comunicou também que os clubes finalistas vão colocar os bilhetes à venda no início de Abril, a preços de 12,50, 20 e 25 euros.

O encontro, que vai definir o quarto vencedor da prova (V. Setúbal, 2007/2008, e Benfica, 2008/2009 e 2009/2010), será transmitido em directo na SIC.



ABola

Ruben Amorim : «Ganhar todas as finais»

A recuperar da cirurgia realizada em meados de janeiro, Ruben Amorim não quer adiantar prazos para o regresso embora tenha reforçado que se sente bem
O jogador do Benfica é o rosto da campanha do 1.º Dia Nacional da Epilepsia e foi à margem dessa inicativa que falou sobre o processo de recuperação e da ambição do Benfica para o que falta da temporada.
"É muito difícil ficar de fora mas se Deus quiser será a última vez", disse Ruben Amorim, para quem o que mais importa agora "é continuar a fazer a fisioterapia para ficar melhor do que estava".
Para o futebolista do Benfica nesta altura é melhor não falar em datas para o regresso.
"O que eu quero é que o Benfica ganhe e jogue todas as finais. Não por mim mas pelo clube", frisou.
Rúben Amorim foi operado a 18 de janeiro a uma "tendinose rotuliana bilateral".
Record
Força Campeão!
Benficaas

Roberto: «Capacidade para ganhar a Liga Europa»

Roberto passou ontem uma borracha no encontro de Braga, apontando baterias para o futuro. Depois de superado o Paris Saint-Germain, o guarda-redes espanhol disse acreditar no triunfo do Benfica na competição.
“Sinto que posso ganhar a Liga Europa pelo Benfica”, sublinhou o futebolista, que na primeira metade da temporada passada representou o At. Madrid, o detentor do troféu. “Temos capacidade para vencer esta competição. Lutamos por isso. Se não fosse assim, ficaríamos em casa.”
Para já, o campeão nacional parte em vantagem para a segunda mão dos oitavos-de-final. “Foi uma vitória justa. Na primeira parte estivemos um pouco recuados, mas ficou um penálti claríssimo por marcar. Numa eliminatória como esta, seria um golo muito importante. Seja como for, temos capacidade para ganhar em Paris.”
Record

Águia fez 4.ª "virada"

O Benfica protagonizou a quarta reviravolta da temporada: qualquer delas foi levada a cabo no Estádio da Luz. A saga teve início com o Estugarda (Liga Europa, a 17 de fevereiro), prosseguindo com o Marítimo (Liga, a 27 de fevereiro) e o Sporting (Taça da Liga, a 2 de março). A última vítima foi o Paris Saint-Germain. Curiosamente, o resultado dessas quatro partidas foi igual: 2-1.
Completando hoje um ano desde que cedeu o último empate (1-1, diante do Marselha, em Lisboa), o conjunto da águia manteve a invencibilidade frente a adversários franceses em jogos realizados no Estádio da Luz: sete vitórias e quatro igualdades no currículo. Refira-se, por outro lado, que ganhou 10 dos últimos 12 jogos efetuados em Lisboa nas provas europeias.
Record

Luisão: «PSG entrou forte»

Luisão mostrou-se satisfeito com o resultado obtido pelo Benfica frente ao PSG, no jogo da 1.ª mão dois oitavos-de-final da Liga Europa.
“Jogámos contra um adversário que teve mérito. Ninguém entrou mal, o PSG é que entrou forte. A equipa teve mérito e deu a volta”, referiu o defesa encarnado no final da partida, em declarações à imprensa.
O jogador brasileiro lembrou que na eliminatória anterior o resultado foi igual: “Encaramos isto como um resultado positivo, por mais que tentem provar o contrário. Na eliminatória passada também foi assim. Não sofrer golos é importante, mas acima de tudo queríamos a vitória para ter vantagem no segundo jogo”.
Record

Jorge Jesus: «Fizemos excelente segunda parte»

Na partida desta quinta-feira voltou-se a assistir a uma arbitragem fraca no capítulo técnico e o treinador do Sport Lisboa e Benfica analisou-a.

“O jogo teve dois casos: o golo do Paris Saint-Germain é obtido em posição irregular, visto que Luyindula está fora-de-jogo e há uma grande penalidade sobre o Saviola. A UEFA colocou cinco árbitros, mas existem lances que continuam a não ser vistos. Resumindo, fomos nitidamente prejudicados pela equipa de arbitragem”, apontou, adiantando que os seus jogadores não baixam os braços. “Fizemos uma excelente segunda parte, com muita intensidade. Jogámos frente a uma boa equipa que disputa os primeiros lugares da classificação no seu campeonato”, ressalvou.

Jorge Jesus falou ainda sobre o facto de o resultado obtido na Luz ser um pouco curto. “Apesar de tudo, este resultado significa uma vitória. No jogo da 2.ª mão vamos partir em vantagem e isso pode ser determinante na eliminatória”, concluiu.



Sport Lisboa e Benfica Online

Franco Jara: «Vamos estar preparados para Paris»

O avançado argentino entrou na segunda parte da partida desta quinta-feira e foi decisivo, marcando o golo da vitória do Benfica. “Senti naquele momento que a equipa precisava do golo, marquei e isso é o mais importante”, afirmou Franco Jara.

Sobre o jogo da 2.ª mão, Jara disse: “Vamos trabalhar o máximo para estarmos preparados para o jogo em Paris.”



Sport Lisboa e Benfica Online

Carlos Martins: «Queremos garantir a passagem »

O médio português partilhou como a equipa está a pensar para o encontro da 2.ª mão após a vitória no Estádio da Luz. “O resultado é complicado, mas é uma vitória e assim sabemos que, para passar, o Paris Saint-Germain vai ter de nos ganhar o que não vai ser fácil, dado que estamos num momento de forma muito bom e queremos garantir a passagem lá”, assumiu.

Acerca da grande penalidade sofrida por Saviola e não assinalada pela equipa de arbitragem, Carlos Martins disse: “Todos viram que é penálti, mas o árbitro assim não entendeu. Contudo, tivemos mérito em dar a volta por cima e vencer.”

Sport Lisboa e Benfica Online


Destaques individuais

Maxi Pereira – O uruguaio é um poço de energia que alimenta o corredor direito. Nunca dá um lance por perdido, lutando até à exaustão. Tal empenho teve um prémio, quando aos 41´ marcou o golo dos “encarnados”.

Franco Jara – Uma vez mais voltou a ser decisivo na Liga Europa depois de o ter sido diante do Estugarda. Entrou e revigorou o jogo “encarnado” com a sua entrega, marcando o golo da vitória com um remate de belo efeito.

Carlos Martins – Diante dos gauleses foi ele o criativo de todo o jogo benfiquista. Pôs ordem na casa, começando de seguida a “abrir o livro” com passes de mestria e remates perigosos (33´). É dele a assistência para o golo das “águias”.

Saviola – Parece que joga em “pezinhos de lã”, mas tem uma preponderância imensa. A sua mobilidade e visão de jogo cria espaços e liberta Cardozo para os caminhos da baliza. Sofreu uma falta passível de grande penalidade que a equipa de arbitragem preferiu não assinalar.



Sport Lisboa e Benfica Online

Sejam príncipes em Paris

O Sport Lisboa e Benfica venceu o Paris Saint-Germain, por 2-1, na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Depois de estarem em desvantagem, os pupilos de Jorge Jesus deram a volta ao marcador e partem para a capital francesa com excelentes hipóteses de sucesso. Pelo meio, ainda ficou uma grande penalidade por assinalar!

A primeira parte deste encontro entre o Benfica e o Paris Saint-Germain foi muito bem jogada, com os “encarnados” a dominarem a posse de bola e a terem, praticamente, toda a iniciativa atacante. Por outro lado, a equipa de Kambouaré apostava no contra-ataque, com dois extremos bastante rápidos (Nenê e Luyindula).

O primeiro lance de perigo da partida surgiu logo aos dois minutos. Maxi Pereira lançou longo para a grande área, Luisão disputou nas alturas com o guardião Édel, com o esférico a sobrar para Gaitán, que rematou com para defesa de Édel. Estavam abertas as “hostilidades”. O PSG respondeu, co
m o avançado turco, Erdinç, a obrigar Roberto a defesa apertada. Aos dez minutos, foi Salvio que cabeceou ao lado das redes franceses, a centro de Fábio Coentrão.

Volvidos quatro minutos, surgiu o golo inaugural. Nenê desmarcou Luyindula que, em posição duvidosa e só com Roberto pela frente, finalizou com êxito. Desvantagem amarga na Luz, uma vez que o domínio era dos campeões nacionais. O Benfica não baixou os braços, mas, no entanto, foram os franceses que voltaram a criar perigo, com Erdinç a rematar ao poste. O facto de o PSG apostar em constantes trocas no ataque, dificultou a vida à defensiva comandada por Luisão, nos primeiros minutos de jogo.

Óscar Cardozo começou a mostrar-se aos 26 minutos, com um remate à entrada da área de pé… direito, a obrigar Édel a defesa complicada. Passados quatro minutos, outra vez o duelo entre o paraguaio e o camaronês, desta feita, na sequência de um livre a cerca de 25 metros da baliza, com o guarda-redes a defender por instinto, para canto. A pressão intensificava-se!

Carlos Martins também arriscou o remate de longe, com o PSG a ser clarame
nte bafejado pela sorte. A bola ressaltou em Armand e acabou por sair ligeiramente por cima da barra. O internacional português não desistiu e aos 41 minutos descobriu Maxi Pereira na área, que depois de receber com classe no peito, “fuzilou” Édel para o empate mais do que justo no Estádio da Luz.

Para a segunda parte esperava-se mais do mesmo, com o Benfica a jogar bom futebol, frente a uma equipa que tinha como primeiro objectivo defender e tentar, ocasionalmente, o contra-ataque venenoso, através de Nenê e foi isso que sucedeu. Os benfiquistas foram superiores em todos os capítulos do jogo, mas sentiam algumas dificuldades no último passe. Quem percebeu o que estava a acontecer foi o técnico Jorge Jesus, que refrescou a equipa com as entradas do supersónico Jara e do mágico Aimar. Mal entraram, Saviola entrou na área com muito perigo e quando se preparava para facturar, foi rasteirado por Camara, com o checo Pavel Kralovec e os restantes quatro árbitros de campo (!) a nada assinalarem. Penálti claríssimo que ficou por marcar. Quantidade não significa qualidade…

As entradas dos dois argentinos deram resultados práticos aos 80 minutos. Pablo Aimar arrancou pelo centro, entregou a Jara, que à entrada da área rematou rasteiro e colocado para o fundo das redes, levando os adeptos benfiquistas ao rubro. O PSG estava a ser massacrado e nos últimos minutos ficou “ligado às máquinas”. A poucos minutos do apito final, Carlos Martins ainda tentou surpreender Édel com um pontapé de longe, mas a bola acabou por passar por cima da barra.

A segunda-mão destes oitavos-de-final realiza-se no Parque dos Príncipes, em Paris, na próxima quinta-feira, dia 17 de Março, às 18 horas.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Fábio Coentrão, Javi García, Gaitán (Aimar 71’), Salvio (Jara 66’), Carlos Martins (César Peixoto 85’), Saviola e Cardozo.




Sport Lisboa e Benfica Online