quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Juventus insiste em Coentrão mas...

Fábio Coentrão continua a ser um dos alvos preferências da Juventus para a próxima época, porém, o clube italiano reconhece que será difícil contratar o internacional português do Benfica.

Explica o Tuttosport, jornal sedeado em Turim, que a forte concorrência – o esquerdino tem sido apontado a clubes como Real Madrid e Bayern – e o facto de a Juventus poder falhar o apuramento para a Liga dos Campeões serão fortes entraves às intenções da vecchia signora.

A qualificação para a Champions seria igualmente determinante em termos financeiros, uma vez só com a presença na Liga milionária assegurada a Juve teria argumentos para negociar o jogador que tem a cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.

Apesar de todos os obstáculos, Fábio Coentrão continua na agenda dos responsáveis do clube, que ontem observaram o internacional português em acção no particular com a Argentina em Genebra.



ABola

Seleccionador brasileiro atento a Sidnei

Saiu David Luiz, reentrou em grande cena Sidnei Rechel da Silva Júnior. Os dois defesas centrais separaram-se mas podem reunir-se num futuro próximo... na selecção brasileira.

O treinador da canarinha tem vindo a rejuvenescer a selecção, num projecto a longo prazo, tendo em vista o Mundial de 2014, que terá lugar no Brasil.

Mano Menezes segue atentamente o percurso do benfiquista e teve ecos muito positivos das últimas exibições do jovem nascido em Alegrete, do Estado do Rio Grande do Sul, de onde também é natural o seleccionador brasileiro.

E, neste caso, a proximidade geográfica tem importância. Técnico e jogador cruzaram-se no campeonato estadual gaúcho e chegaram mesmo a viver a rivalidade de um Grenal, um dos derbies mais excitantes do futebol brasileiro: Mano Menezes treinando o Grémio de Porto Alegre, Sidnei jogando pelo Internacional de Porto Alegre, clube onde alinhava antes de chegar à Luz, em 2008.



ABola

Contactos por Dedé confirmados

O defesa-central Dedé, do Vasco da Gama, mantém-se referenciado pelo Benfica, que procurou conhecer as possibilidades de negociar uma transferência, em Janeiro ou no Verão.

Os encarnados confiam na afirmação de Sidnei, embora continuem a acompanhar com interesse o desempenho e a situação de Dedé, eleito o melhor defesa-central a actuar pelo lado direito no último Brasileirão. Fred Souza, empresário que através da empresa Ability detém 50 por cento dos direito económicos do jogador de 22 anos, confirmou o interesse do Benfica, que A BOLA noticiou a 17 de Dezembro, e de outros clubes. 



ABola



Águias em 11.º do top de receitas de bilheteira

O Benfica foi o 26.º clube que mais faturou na época 2009/2010, arrecadando um total de 98,2 milhões de euros, segundo um estudo da empresa de consultoria e auditoria Deloitte.
Na 14.ª edição da denominada "Liga do Dinheiro" (Football Money League), o Real Madrid revalidou o título da época anterior, com um total de 438,6 milhões de euros, seguido do rival Barcelona, que contabilizou ganhos de quase 400 milhões (398,1).
Num estudo em que o Benfica é o único clube português a figurar nas contas finais, os campeões nacionais fecharam as contas de 2009/2010 à porta do top-10 em receitas de bilheteira, juntando a época passada 40,2 milhões de euros neste item, menos 3,2 milhões que o 10.º, o Celtic.
Também em bilheteira, o Real Madrid foi o clube que mais dinheiro amealhou, com um total de 129,1 milhões de euros, mais 6,7 milhões do que o segundo classificado nesta lista, o Manchester United (122,4).
O clube da Luz entra também na contabilidade das receitas comerciais, sendo o 17.º clube do mundo que mais recheou os cofres neste capítulo, com 41,2 milhões de euros.
O absoluto domínio do Real Madrid não se reflete na receitas comerciais, sendo "apenas" o segundo clube que mais amealhou, com 150,8 milhões de euros, cifra ainda distante do primeiro classificado, o Bayern de Munique, com 172,9 milhões de euros.
Liga do Dinheiro 2009/2010:
Total de receitas:
1. Real Madrid, 438,6 milhões de euros
2. FC Barcelona, 398,1
3. Manchester United, 349,8
4. Bayern Munique, 323
5. Arsenal, 274,1
6. Chelsea, 255,9
7. AC Milan, 235,8
8. Liverpool, 225,3
9. Inter Milão, 224,8
10. Juventus, 205
11. Manchester City, 152,8
12. Tottenham, 146,3
13. Hamburgo, 146,2
14. Olympique Lyon, 146,1
15. Olympique de Marselha, 141,1
16. Schalke 04, 139,8
17. Atlético de Madrid, 124,5
18. AS Roma, 122,7
19. Estugarda, 114,8
20. Aston Villa, 109,4
(...)
26. BENFICA, 98,2
Receitas de bilheteira:
1. Real Madrid, 129,1 milhões de euros
2. Manchester United, 122,4
3. Arsenal, 114,7
4. FC Barcelona, 97,8
5. Chelsea, 82,1
(...)
11. BENFICA, 40,2
Receitas comerciais:
1. Bayern Munique, 172,9
2. Real Madrid, 150,8
3. FC Barcelona, 122,2
4. Manchester United, 99,4
5. Schalke 04, 79,0
(…)
17. BENFICA, 41,2

Record

Aimar pode deixar a Luz

Pablo Aimar pode deixar o Benfica no final da temporada, um ano antes de terminar o vínculo que assinou com os encarnados.
O futebolista argentino pondera sobre convites tentadores que recebeu de clubes do Médio Oriente, ao mesmo tempo que o River Plate lhe apela ao coração – os milionários sonham em ter de volta um dos “meninos queridos”, que em 2000 trocou o emblema de Buenos Aires por uma carreira na Europa. A SAD da Luz não quer cortar as pernas ao camisola 10.

Record

Luisão aumentado

O prometido foi cumprido. Luís Filipe Vieira tinha garantido a Luisão que o salário do subcapitão seria revisto – tal como era pretensão do jogador – e, nos últimos dias, procedeu-se ao aumento do vencimento do camisola 4, que está agora entre os mais bem pagos do plantel dos atuais campeões nacionais.
Com vínculo contratual até 2013, o internacional brasileiro pretendia ver recompensado o facto de, aos 29 anos, continuar de águia ao peito, rejeitando abordagens de emblemas que lhe permitiriam fazer o “contrato da vida”.

Record

Peixoto é dúvida para domingo

O defesa-esquerdo César Peixoto realizou esta quarta-feira tratamento e trabalho de ginásio a uma mialgia na coxa esquerda, depois de ter sofrido um toque na sessão de trabalho na terça-feira, e poderá estar em dúvida para o jogo com o V. Guimarães no domingo.
O número 25 é o segundo caso clínico do plantel dos encarnados: Ruben Amorim continua a recuperar de uma tendinose rotuliana bilateral e esta quarta-feira fez tratamento.
Segundo o site do Benfica, Jorge Jesus não contou ainda com Luisão, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Gaitán e Lionel Carole, ao serviço das respetivas seleções nacionais.
Os juniores Bakar e Daniel Martins estiveram também a trabalhar sob as ordens do treinador dos encarnados, assim como Elvis Araújo.
O plantel do Benfica regressa ao trabalho quinta-feira, às 17 horas, à porta fechada.

Record

João Ferreira dirige Benfica-V. Guimarães

João Ferreira foi nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para a receção do Benfica ao V. Guimarães, um dos jogos grandes da 19.ª jornada da Liga Zon Sagres, marcado para o próximo domingo (18H15, com transmissão na TVI).
No mesmo dia disputa-se o Sp. Braga-FC Porto (20H15, na Sport TV 1), que será dirigido por Duarte Gomes.
Na complicada deslocação do Sporting ao reduto do Olhanense (sábado (21H15 na Sport TV 1) estará Olegário Benquerença.
19.ª Jornada
Sábado
19H15
Nacional-U. Leiria, Hélder Malheiro (Lisboa)
21H15
Olhanense-Sporting, Olegário Benquerença (Leiria)
Domingo
16 horas
P. Ferreira-Marítimo, Manuel Mota (Braga)
Naval-Académica, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Rio Ave-Portimonense, Bruno Esteves (Setúbal)
18H15
Benfica-Vit. Guimarães, João Ferreira (Setúbal)
20H15
Sp. Braga-FC Porto, Duarte Gomes (Lisboa)
2.ª feira
20H15
Beira-Mar-V. Setúbal, Rui Costa (Porto)

Record

Novo máximo pode chegar

Ao superar o teste do Bonfim, onde no mesmo dia de 2010 e à mesma jornada da última edição da Liga foi travado, o Benfica manteve a senda vitoriosa, somando agora 42 pontos. Com 12 jornadas por disputar, os encarnados até podem melhorar o saldo anterior, o que pode não bastar para se concretizar a revalidação do título.
Em 2009/10, a formação da Luz sagrou-se campeã com 76 pontos conquistados, o que constituiu novo recorde, desde que a Liga foi reduzida para 30 jornadas. Na segunda volta, os comandados por Jorge Jesus apenas claudicaram nos redutos do V. Setúbal (1-1) e do FC Porto (1-3).

Record

Aposta de futuro

Foi um reforço de inverno, mas ao contrário de Fernández, Jardel e Carole, não foi inscrito. Elvis, proveniente do Paraná, está a treinar-se com o plantel encarnado desde a última semana de 2010, e tem impressionado o corpo técnico do Benfica, que já não descarta a permanência do médio-ofensivo na próxima temporada.
O sul-americano é uma aposta de Jorge Jesus, que possui uma vasta base de dados de futebolistas que alinham no campeonato brasileiro. Confrontado com a hipótese de garantir Elvis sem qualquer encargo, JJ não hesitou em solicitá-lo para o Benfica, um pedido que foi prontamente satisfeito.

Record