segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fernando Gomes apresenta programa eleitoral a Benfica e Sporting

Fernando Gomes, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), vai apresentar na terça-feira o programa eleitoral aos clubes lisboetas, entre os quais Benfica e Sporting.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a candidatura de Fernando Gomes à liderança federativa anuncia o encontro com águias, leões, Atlético, Belenenses, Estoril e com a Associação de Futebol de Lisboa, cuja sede vai acolher a iniciativa, às 17 horas.

Após esta apresentação, Fernando Gomes vai expor o seu manifesto eleitoral à Associação Nacional de Treinadores de Futebol, às 19 e 30, também na sede da associação lisboeta.

O candidato iniciou hoje a apresentação individualizada das prioridades que constam do seu programa a cada um dos associados e delegados à Assembleia-Geral da FPF, nas sedes das Associações de Futebol de Aveiro, de Coimbra e de Santarém.

Estes encontros promovem o contacto com Oliveirense, Feirense, Beira-Mar, Arouca, Académica e Naval.

Crónica Record: Ruben Amorim espalhou-se

Paulo Bento convocou Ruben Amorim para a Seleção Nacional, apesar da sua pouca efetividade na equipa do Benfica. E o médio resolveu interpretar essa atitude do selecionador como garantia da titularidade que Jorge Jesus não lhe tem dado no clube. Exagerou.

Na prática, Paulo Bento fez exatamente o mesmo que Jesus tem feito no Benfica: convocou Amorim, por confiar naquilo que ele pode dar à equipa, mas sem qualquer certeza quanto à sua titularidade.

Ruben Amorim partiu, pois, para uma extrapolação que lhe pode sair cara. Não na Seleção, onde o lugar no banco era mais do que certo, mas no Benfica, cujo treinador deve ter agora ficado com vontade de o mandar para a bancada.

Ruben Amorim: «Fico feliz por Paulo Bento não pensar como Jesus»

Ruben Amorim não tem jogado pelo Benfica mas foi convocado por Paulo Bento para os dois últimos jogos do apuramento de Portugal para o Euro'2012.

O médio comentou esta segunda-feira essa "contradição", à chegada ao local de concentração da Seleção Nacional, em Lisboa:

"São opções do 'mister Jesus que é preciso respeitar. Eu conto jogar sempre, mas é ele que decide. Não tem a ver com qualidade deste ou daquele jogador. É opção do 'mister' Jesus achar que eu não devo jogar no Benfica... fico feliz por o 'mister' Paulo Bento não pensar dessa forma."


Tu calado eras um poeta! Eras, mas já não és!

Benficaas

Carlos Martins: «Não me arrependo»

Carlos Martins não se mostra arrependido por ter trocado o Benfica pelo Granada, clube que está na penúltima posição da liga espanhola.

"Foi uma decisão bem pensada, não me arrependo", frisou o médio esta segunda-feira, à chegada ao local de concentração da Seleção Nacional, em Lisboa.

"Ainda está tudo a começar [na liga espanhola] e o plantel do Granada tem muita qualidade", acrescentou Carlos Martins.

Oito jogadores em espera

Concluído mais um ciclo competitivo, há 8 jogadores do plantel que ainda não foram utilizados esta temporada, por Jorge Jesus. Para alguns elementos que integram este grupo, o encontro com os algarvios pode representar uma oportunidade de se mostrarem.

Entre esses futebolista, está Rodrigo Mora, atacante uruguaio que reforçou o plantel esta temporada. Contratado a custo zero, depois de ter terminado contrato com o Defensor Sporting, de Montevideu, o jogador esteve pela primeira vez no banco no encontro com o Paços Ferreira. Outros reforços que ainda aguardam a sua vez são Eduardo e Mika, os dois guarda-redes concorrentes de Artur e que foram contratados no verão.

Numa equipa onde os estrangeiros têm dominado, os jovens portugueses saídos da formação têm sentido dificuldades para se impor. São os casos dos vice-campeões mundiais Sub-20 Luís Martins, convocado para os últimos dois jogos (Otelul e Paços de Ferreira) e Nélson Oliveira (está lesionado), Ruben Pinto (ex-júnior) e Miguel Vítor e David Simão.

Nolito faz sombra a Cardozo

Uma raridade no Benfica! Cardozo não é o melhor marcador a nível interno após 13 jogos oficiais. Nolito é o homem que comanda a tabela de goleadores das águias, fazendo um pouco de sombra ao Tacuara. E quem fica a ganhar com este minidespique? A equipa da Luz, claro está!, e obviamente Jorge Jesus, que se sente um homem feliz por ter à disposição dois jogadores que tratam os golos por “tu”.

O espanhol mantém o pé bem quente, contabilizando 8 golos numa altura em que a temporada ainda vai no adro. Mais um do que o Tacuara, habitual cobrador de grandes penalidades (leva duas convertidas esta época, ambas diante do V. Guimarães). Obtido após uma vistosa combinação com Saviola, o remate certeiro de anteontem vem provar que Nolito não se deixa abater quando o treinador o relega para o banco de suplentes. O camisola 9 entra e fatura – este foi o filme exibido anteontem, por ocasião da receção ao Paços de Ferreira (4-1), e também a 27 de julho, dia em que o Benfica enfrentou e bateu o Trabzonspor (2-0), na Luz. Como é natural, o ex-Barcelona sente-se bem mais confiante quando é titular, tendo assinado os restantes 6 golos quando Jorge Jesus apostou nele desde o primeiro minuto: Trabzonspor (f), Gil Vicente (f), Twente (f), Feirense (c) e bis à Académica (c).

Hugo Tocalli: «Seria bom Saviola continuar»

O regresso aos golos de Javier Saviola, no último sábado, perante o Paços de Ferreira, teve o condão de apimentar ainda mais a discussão em torno da sua continuidade na Luz.

O jogador, de 29 anos, termina contrato com o clube no final da presente temporada e a SAD pondera transferi-lo na reabertura das inscrições, por forma a obter um retorno do investimento de 5 milhões de euros feito no verão de 2009, quando o contratou ao Real Madrid.

Os responsáveis do emblema lisboeta parecem inclinados a deixar sair o jogador, mediante, claro, a apresentação de uma boa proposta. No entanto há quem tenha opinião contrária e que defenda a permanência de El Conejo na capital portuguesa. É o caso de Hugo Tocalli, que trabalhou com Saviola na seleção argentina Sub-20, campeã do Mundo em 2001, e na equipa principal alviceleste que esteve no Mundial da Alemanha em 2006.

Profundo conhecedor das capacidades do dianteiro, o técnico que auxiliou Pekerman nos referidos eventos diz que as águias só têm a ganhar se prolongarem a ligação com Saviola. “Creio que ele encontrou o seu lugar no Benfica e seria bom continuar”, vinca Tocalli, a Record, justificando a opinião logo de seguida.

A vez de Eduardo chega na Taça de Portugal

Rendição na baliza. Artur prepara-se para perder o estatuto de totalista, cedendo o lugar entre os postes a Eduardo, no próximo encontro do Benfica, frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal.

Reforços para a nova temporada, Artur e Eduardo foram contratados no âmbito da renovação do quadro de guarda-redes. O brasileiro, de 30 anos e que assinou contrato válido por quatro temporadas, foi o primeiro a chegar e, logo no primeiro jogo de preparação, conquistou o lugar na baliza. E hoje é o único jogador do plantel comandado por Jorge Jesus que não perdeu um minuto sequer em jogos oficiais – 7 no campeonato e 6 na Europa.

Seleções roubam nove jogadores

São nove os jogadores do plantel encarnado que foram chamados para as respetivas seleções e que vão desfalcar a equipa de Jesus nos próximos dias.

A saber: Ruben Amorim, Eduardo, Mika, David Simão, Nélson Oliveira, Witsel, Maxi Pereira, Gaitán e Cardozo.