segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Regresso ao trabalho

O plantel do Sport Lisboa e Benfica regressou esta segunda-feira ao trabalho, após ter cumprido um dia de folga no domingo.

Os futebolistas Garay e Nolito já treinaram no Caixa Futebol Campus, onde a equipa começou a preparar a recepção ao Vitória de Guimarães.

O médio Ruben Amorim esteve ausente, tal como Enzo Pérez que ficou pelo ginásio. Num apronto sem os internacionais Mika, David Simão, Rodrigo, Maxi Pereira e Cardozo, o treinador Jorge Jesus chamou os juniores Bruno Varela, Sancidino Silva, Diego Lopes, Samuel, Cafú e Frederico Venâncio.

O plantel regressa ao trabalho nesta terça-feira, dia 6 de Setembro, pelas 10h30. O apronto vai decorrer à porta fechada.

Regresso ao trabalho

O plantel do Sport Lisboa e Benfica regressou esta segunda-feira ao trabalho, após ter cumprido um dia de folga no domingo.

Os futebolistas Garay e Nolito já treinaram no Caixa Futebol Campus, onde a equipa começou a preparar a recepção ao Vitória de Guimarães.

O médio Ruben Amorim esteve ausente, tal como Enzo Pérez que ficou pelo ginásio. Num apronto sem os internacionais Mika, David Simão, Rodrigo, Maxi Pereira e Cardozo, o treinador Jorge Jesus chamou os juniores Bruno Varela, Sancidino Silva, Diego Lopes, Samuel, Cafú e Frederico Venâncio.

O plantel regressa ao trabalho nesta terça-feira, dia 6 de Setembro, pelas 10h30. O apronto vai decorrer à porta fechada.

Artur Moraes: “O desejo é ser campeão”

O convidado da “Zona de Decisão” desta semana é o guarda-redes brasileiro do Sport Lisboa e Benfica, Artur Moraes. Momentos antes de conceder a entrevista exclusiva à Benfica TV, o futebolista falou do desejo de ser campeão nacional pelos "encarnados".

“Ser campeão por este Clube deve ser uma sensação incrível. Estamos todos aqui com esse pensamento. Quem já foi diz que é muito bom e quem nunca foi quer sentir esse gosto”, revelou.

A época ainda vai no seu início e o guarda-redes promete muito trabalho durante o resto da temporada. “A promessa é sempre de empenho e de dar o máximo para conseguir as vitórias”, referiu.

Na conversa com a Benfica TV, Artur Moraes abordou também o seu bom momento de forma. “Preparei-me muito para ter este início forte e com muita confiança. Acho que a equipa me ajudou muito, pois um guarda-redes sozinho não consegue fazer muita coisa. Estamos todos de parabéns pelo início que tivemos”, considerou.

O programa “Zona de Decisão” estreia esta segunda-feira, dia 5 de Setembro, pelas 20h57, na Benfica TV. As repetições estão previstas para os dias 7 (19h01), 8 (13h00) e 9 de Setembro (00h00).

Os horários das repetições podem sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar a grelha de programação da Benfica TV.

Venha assistir ao treino vespertino desta 2.ª feira

O plantel do Sport Lisboa e Benfica tem dois treinos agendados para esta segunda-feira, dia 5 de Setembro, no Caixa Futebol Campus. O apronto vespertino, com início marcado para as 18 horas, vai ser aberto ao público. Não falte!

Não perca mais esta oportunidade para ver de perto os jogadores do Benfica, que vão começar a preparar a partida do próximo sábado, dia 10 de Setembro, frente ao Vitória de Guimarães.

Recorde-se que a partida da 4.ª jornada da Liga portuguesa tem início marcado para as 18h30, no Estádio da Luz.

Como Jesus mudou a cara da equipa

Tem apostado num novo modelo. Witsel é chave da alteração. Aimar mais adiantado.

O treinador do Benfica já defendeu que não alterou o modelo táctico, mas a verdade é que o Benfica se apresenta diferente sobre o relvado. Consequência das características dos jogadores contratados, como é o caso do médio belga Axel Witsel, ou introdução de um novo modelo, certo é que a equipa encarnada actua sob um novo padrão, que custou, para já, a titularidade a Javier Saviola e deixou Aimar num plano mais adiantado e liberto, como já jogara no tempo de Quique Flores, mas sem os mesmos frutos.

A BOLA quis ouvir treinadores independentes, sem ligações formais ao Benfica, a respeito do sistema que está a dar frutos na Luz e ouviu, sobretudo, aprovação.

Unanimidade em relação ao novo 4x2x3x1 do Benfica. Vítor Pontes, que se encontra sem clube, mas acompanha de perto o futebol nacional, Mitchell Van der Gaag, holandês que também está desempregado, depois de treinar o Marítimo, e tem nas camadas jovens do clube o filho Jordan, de 13 anos, e o actual técnico do Tondela, Vítor Paneira, abordaram diferenças entre Benfica dos dois primeiros anos de Jesus e este, falaram dos benefícios e dos prejuízos das mudanças introduzidas e assumiram uma posição de assentimento. Está a resultar.

Novo sistema ganha 4-3

Em sete partidas oficias na corrente temporada, em três ocasiões os encarnados apresentaram o 4x4x2 ou 4x1x3x2, em diamante, tendo vencido duas vezes (Trabzonspor, em casa, para a Liga dos Campeões, por 2-0, e Feirense, na Luz, para a Liga, por 3-1; e empatou outra, fora com Gil Vicente, para a Liga, por 2-2).

Os outros quatro resultados também foram favoráveis, sobretudo porque três deles permitiram o avanço até à fase de grupos da Liga dos Campeões. Finalmente, com o Nacional, segunda-feira passada, a primeira vitória em 4x2x3x1 para o campeonato. A verdade é que tendo em conta o início de época, tudo leva a crer que Jesus pode mudar várias vezes a face da equipa.

Principais vantagens do novo modelo:
Aimar tem mais liberdade; maior equilíbrio defensivo; menos vulnerável ao contra-ataque; Javi García mais apoiado; cultura táctica de Witsel

Mano Menezes: «Vamos continuar a observar Artur»

Mano Menezes, seleccionador do Brasil, admite que está atento ao guarda-redes encarnado. Porta está aberta.

O excelente momento de forma que Artur Moraes atravessa na Luz - depois de meia época ao mais alto nível em Braga - não passa despercebido ao seleccionador do Brasil, Mano Menezes, que ontem abriu a porta da canarinha ao guarda-redes de 30 anos.

«Conhecemos o Artur desde o tempo em que jogava no Brasil e vamos continuar a observá-lo», disse o técnico de 49 anos, na conferência de Imprensa realizada em Craven Cottage, estádio do Fulham, onde hoje se realiza o Brasil-Gana.

Mano Menezes garante que, agora e sempre, «não existem lugares fechados numa selecção tão importante como a brasileira». Sublinha, contudo, o respeito que tem pelos guarda-redes que têm sido chamados, particularmente os que integram a última convocatória - Júlio César (Inter de Milão), Fábio (Cruzeiro) e Jefferson (Botafogo).

«Estamos bem servidos, estamos contentes com os guarda-redes convocados, mas tenho dito sempre que procuro respeitar a produção dos jogadores. O que fazem nos seus clubes é o que deve levá-los à selecção brasileira.»

Benfica no top-20 do ranking IFFHS

O FC Porto caiu para a quarta posição do ranking da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS), atualizado esta segunda-feira e que continua a ser liderado pelo Barcelona.

Os campeões portugueses, derrotados na Supertaça Europeia, foram ultrapassados pelo Manchester United, que ocupa agora o último lugar do pódio atrás dos dois "gigantes" espanhóis: Barcelona e Real Madrid.

Entre os clubes portugueses, o Benfica, apurado para a Liga dos Campeões, reentrou no top-20, com uma subida de 20 postos, para o 17.º lugar, o mesmo que os ingleses do Arsenal.

Na 53.ª posição, o Sp. Braga é o terceiro clube português, seguido por Sporting (64.º), Nacional (268.º), V. Setúbal (368.º) e V. Guimarães (372.º).

O Atlético Madrid, dos portugueses Tiago, Sílvio e Pizzi, foi eleito o melhor clube do mês de agosto, sucedendo aos macedónios do Rabotnicki Skopje, que lideraram esta lista em julho.

Bruno César ganha espaço

Bruno César pode, finalmente, ser titular do Benfica no encontro do próximo sábado, frente ao V.Guimarães, que marca o regresso da Liga ao Estádio da Luz. O médio brasileiro, de 22 anos, deixou boas indicações no último jogo dos encarnados, na Choupana, e, agora, perspetiva a entrada no onze, não só por esse fator, mas também pela dúvida existente em relação a Nolito, que tem passado os últimos dias em tratamentos.

O extremo espanhol contratado ao Barcelona foi submetido a uma cirurgia dentária durante a passada semana, pelo que a sua disponibilidade para defrontar os minhotos é uma incógnita.

Sendo ainda cedo para avançar qualquer prognóstico em relação a Nolito, a verdade é que Bruno César conta como aliado nesta “batalha” pela titularidade o facto de ter correspondido da melhor forma quando foi chamado por Jorge Jesus.

Belgrano quer Aimar já para fevereiro

O interesse não é novo e o que não passava de um simples sonho começou a avançar ainda antes desta temporada. Jorge Francesqui, vice-presidente do Belgrano, clube recém-promovido à principal divisão argentina, deu o primeiro passo ao falar com Pablo Aimar, dando-lhe conta do interesse do emblema em contratar o camisola 10 da Luz.

O internacional alviceleste pediu para voltarem a falar depois de dezembro, mas deixou as portas abertas ao Belgrano, clube da província de Cordoba, onde está também situado Rio Cuarto, terra onde nasceu Aimar há 31 anos. Este interesse não só se manteve, como aumentou devido ao bom início de temporada que El Mago tem protagonizado.

“Acabámos de vender Franco Vazquez ao Palermo e o jogador sai em dezembro para Itália. Seria fantástico contratar Pablo para o próximo TorneioClausura, que começará em fevereiro de 2012”, afirmou a Record, Abraham Rufail, outro dos vice-presidente do clube argentino.

Júlio César: «Pode ser uma ponte para voltar ao Benfica»

Sem espaço no plantel de Jorge Jesus para a nova temporada, Júlio César foi cedido pelos encarnados aos espanhóis do Granada e não podia estar mais contente com a decisão tomada. O guardião brasileiro, de 24 anos, quer para já focar-se em ajudar o clube espanhol a progredir, apesar de assumir o desejo de um dia voltar a vestir a camisola do Benfica.

“Quero aproveitar ao máximo estes meses aqui no Granada. Desejo jogar o máximo de jogos possível, respeitando os colegas, mas quero mostrar todo o meu trabalho”, começou por dizer o brasileiro em declarações a Record.

Keirrison arrependido de ter optado pelo Benfica

Agora ao serviço do Cruzeiro, o avançado brasileiro Keirrison tenta, uma vez mais, dar um novo rumo à sua carreira, depois de de passagem menos bem sucedidas por Benfica, Fiorentina e Santos, sempre por empréstimo do Barcelona.

Em relação aos encarnados, o brasileiro lamenta a sua opção, em declarações ao "Globo Esporte": "Houve muitos clubes, o Benfica apresentou uma proposta e o Barcelona aceitou. Se eu soubesse, não iria para o Benfica. Tinham muitos atacantes, seis ou sete. E eu não sabia disso".

"Aprendemos com a vida. O Benfica é um grande clube da Europa, mas não adianta ir para um sítio com muitos avançados, porque não é à toa que eles estão lá. Tinha de me adaptar e era a primeira vez para a Europa", explicou.

"Não tive a sequência que procuro há muito tempo. Era minha primeira experiência na Europa. A língua facilitou a minha vida e aprendi muito lá, mesmo sem jogar tanto. Depois apareceu a proposta da Fiorentina. Fui para Itália e pude jogar um pouco mais. Gostei mais do que de Portugal", garantiu.