domingo, 12 de dezembro de 2010

Benfica está nos oitavos da Taça de Portugal

O Benfica segue em frente na Taça de Portugal, depois de ter batido o Sporting de Braga, por, 2-0 no jogo que estava em atraso da quarta eliminatória.
Valeu ao Benfica o momento de inspiração de Saviola, na primeira parte, e de Aimar, mesmo no final. As exibições encarnadas continuam longe do Benfica campeão e o adversário, outrora o maior rival, também esteve longe de seduzir adeptos. No entanto, Domingos chegou à Luz com muitas baixas e uma equipa, ainda que com pedras basilares, algo remendada.
Saviola, que ontem fez anos, brindou os adeptos com um golo aos 40 minutos. Lançamento lateral, Javi Garcia desviou e o camisola 30, na entrada da pequena área, não perdoou e recebeu a sua prenda de anos (fez anos este sábado). Já em tempo de compensação, Aimar fez o segundo, depois de alguma insistência e de uma bola ao poste.
A pouca chama foi comum às duas equipas, bem como as falhas nas transições ofensivas. O Benfica melhorou com a entrada de Salvio, na segunda parte para o lugar de Carlos Martins, que imprimiu mais velocidade ao encontro e teve uma grande oportunidade aos 72’, após um bom passe de calcanhar de Cardozo. Valeu a boa intervenção de Artur.
O golo do empate ia surgindo a três minutos do final, com Júlio César a impedir o prolongamento, com uma defesa à queima-roupa, mesmo em cima da linha.
O Benfica segue para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, enquanto o Sporting de Braga fica por aqui.

Sapo Desporto

Ruben Amorim convocado

Jorge Jesus revelou este domingo a lista de convocados para o jogo frente ao Sp. Braga, da contar para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal.
A grande novidade foi a convocatória de Ruben Amorim, que recuperou de uma lesão na coxa esquerda.
Recorde-se que os encarnados entram em campo esta noite, às 20H15, no Estádio da Luz.
Lista de Convocados:
Guarda-redes: Roberto e Júlio César;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Javi Garcia, Airton, Ruben Amorim, Carlos Martins, Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Weldon e Jara.

Salvio espera "jogo difícil"

Salvio não espera facilidades para o jogo de hoje contra o Braga. Pouco antes de seguir para estágio, ao final da tarde de ontem, o argentino deixou várias mensagens na sua página da rede social Twitter e aproveitou para dar força ao emblema da Luz. "Amanhã [hoje] temos um jogo difícil contra o Braga. Vamos, Benfica!", disparou o jogador emprestado pelo Atlético de Madrid.
À margem deste encontro em atraso da Taça de Portugal, Salvio fez questão de mostrar que, na Luz, ainda ninguém atirou a toalha ao chão no que diz respeito à revalidação do título: "Na próxima época, o Lanús tem de ser campeão na Argentina. E este ano o Benfica!", rematou.

O Jogo

Bilhetes como prenda

O Benfica já pôs à venda os bilhetes para os dois próximos jogos da equipa (depois do Braga), frente ao Rio Ave, para o campeonato, e Marítimo, para a Taça da Liga. O primeiro será antes do Natal, no dia 18, pelas 17h00, na Luz. O segundo está marcado só para 2011, no dia 2 de Janeiro, pelas 20h15. Os bilhetes estão a preço mais reduzido.

O Jogo

Acabou o boicote

“Acabou o boicote!” Este é o teor da carta dirigida ontem por Luís Filipe Vieira às casas, filiais e delegações do Benfica, ou seja, às principais responsáveis pela moldura humana que acompanha os jogos fora da equipa da Luz desde o século passado. O objetivo passa, agora, por reavivar a onda vermelha, considerada indispensável ao sucesso da equipa.
O responsável máximo dos encarnados assume ter sido ele a levar este assunto ao plenário dos órgãos sociais, realizado anteontem. “Independentemente da razão que nos assiste é tempo de retirar o apelo ao boicote e continuar a acreditar na equipa campeã. Juntos, como sempre, e determinados, como nunca, vamos ultrapassar todos os obstáculos”, pode ler-se na missiva do presidente das águias, o qual confessa ter sido “sensível” aos inúmeros apelos ao final do boicote registados nos últimos meses.
90 dias
A invulgar medida foi decretada pelos órgãos sociais do clube sensivelmente há 3 meses, ou seja, na sequência da derrota sofrida em Guimarães, desafio em que Olegário Benquerença efetuou uma exibição desastrada em prejuízo do Benfica.
Quatro foram as partidas realizadas fora pelo clube da Luz, a nível interno, durante o período em que vigorou o boicote – só que ele sofreu um interregno numa delas, a visita ao Dragão, curiosamente o único dos quatro desafios longe da Luz em que o Benfica... perdeu. Os restantes – Marítimo, Portimonense e Beira-Mar – terminaram com vitórias.
Inverso
O apelo ao boicote esteve longe de reunir o consenso na família benfiquista. Ao contrário do que os órgãos sociais esperavam, a massa afeta ao emblema da Luz nunca abandonou a equipa, adquirindo os ingressos diretamente aos clubes anfitriões. Os dirigentes estiveram sempre a par da situação e chegaram mesmo a ser informalmente alertados, por grupos organizados de adeptos, que esta medida só tinha o condão de prejudicar... a própria equipa.
A realidade refletiu ainda outra situação inesperada. O boicote acabou por se verificar, sobretudo, nos embates efetuados... na Luz, cuja assistência média sofreu uma queda assinalável quando comparada com a época transata. Hoje, na receção ao Sp. Braga, poderá ter lugar o início do contraciclo.

Record

Sem poupanças

Roberto deve manter hoje a titularidade na baliza do Benfica, apesar de a receção ao Sp. Braga ser referente à Taça de Portugal, uma prova teoricamente propícia à rotação de guarda-redes.
Luís Filipe Vieira vem reiterando que Jorge Jesus não tem o lugar em perigo, mas uma escorregadela na Taça de Portugal deixá-lo-ia numa situação no mínimo periclitante no emblema da Luz. Esta é uma justificação mais do que plausível para um ligeiro interregno no processo de rotação iniciado na eliminatória anterior, por ocasião da receção ao Arouca (Júlio César ficou incumbido de proteger as redes do Benfica).
Ultrapassada que está a problemática adaptação ao emblema da Luz, Roberto tem visto crescer de forma exponencial os níveis de confiança, transmitindo já bastante segurança ao setor recuado. A aposta neste espanhol, de 24 anos, está praticamente isenta de risco, ao contrário do que sucede com os dois concorrentes internos, Júlio César e Moreira, sobre os quais recai uma gritante falta de baliza.
15 de agosto
Esta data corresponde à última vez que Roberto sofreu um golo na Luz no que toca às competições internas. Desde então passaram 119 dias, um registo verdadeiramente notável. A Académica (por intermédio de Miguel Fidalgo e Laionel) é a única equipa que se pode gabar de em termos domésticos já ter desfeiteado o guarda-redes espanhol, na Luz. E foram vários os conjuntos que já tentaram infrutiferamente alcançar o objetivo: V. Setúbal, Sporting, Sp. Braga, Paços de Ferreira, Naval e Olhanense. A nível interno, o Benfica consentiu ainda 1 golo ao Arouca, mas nessa partida a baliza estava à guarda de Júlio César.
Taça... da Liga
O Sp. Braga surge bastante desfalcado em Lisboa, mas mantém intacta a ambição de prosseguir a caminhada em direção ao Jamor. Ao contrário do Arouca, o conjunto arsenalista possui argumentos para discutir a eliminatória com o Benfica, sendo esse um dos pontos que devem fazer pender a balança para o lado de Roberto. Torna-se, assim, provável que a rotação na baliza seja adiada para janeiro, altura em que arranca a Taça da Liga.

Record

Aimar volta a pegar na batuta

Sem margem para errar, Jorge Jesus vai apresentar o onze mais forte para tentar seguir em frente na Taça de Portugal. E neste contexto é quase certo que Pablo Aimar vai regressar à titularidade para dirigir o jogo ofensivo dos encarnados e tentar municiar os homens mais avançados, no ataque à baliza bracarense.
Aliás, o técnico das águias poupou o internacional argentino, de 31 anos, no jogo com o Schalke 04, da ultima terça-feira, já a pensar no encontro de hoje à noite frente à formação comandada por Domingos Paciência. Diante dos alemães foi Carlos Martins que orquestrou o ataque encarnado, mas as coisas não correram bem e, ao intervalo, o técnico foi obrigado a colocar Aimar no onze. E a verdade é que as grandes ocasiões de golo das águias no jogo aconteceram com o camisola 10 em campo.
Contudo, apesar da entrada no onze do El Mago, Martins deverá manter-se na formação inicial mas alinhando numa posição mais recuada. Nos últimos encontros tem sido Ruben Amorim a desempenhar as funções de médio-direito, só que agora o camisola 5 debate-se com uma mialgia de esforço na coxa esquerda e pode falhar o jogo desta noite. O problema físico não requer grandes preocupações mas Jorge Jesus não deverá arriscar a utilização do internacional português, até porque poderia agravar a lesão.
Assim, Martins deverá regressar ao lado direito do miolo, lugar onde já alinhou em várias partidas desta temporada e onde rubricou boas exibições. Há ainda outra solução mas menos provável que se prende com a entrada no onze de Salvio. O argentino tem sido opção nos últimos encontros, ora como titular, ora como suplente utilizado e quer ter nova oportunidade. No entanto, Carlos Martins leva clara vantagem nesta luta particular.

Record