quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ruben Amorim e Aimar juntam-se a Enzo Perez e Javi Garcia

O Sport Lisboa e Benfica informa que o quadro clínico da equipa de Futebol Profissional é o seguinte:

Enzo Perez – O atleta encontra-se a efectuar tratamento e trabalho de ginásio;

Javi García – Estiramento de gémeo da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho específico;

Ruben Amorim – Estiramento mio-tendinoso do adutor esquerdo. O atleta efectua tratamento;

Pablo Aimar – Tendinite aquiliana à esquerda. O atleta encontra-se a efectuar tratamento.

Jesus: «Portugal tem obrigação de passar»

Jorge Jesus comentou o sorteio do playoff de acesso ao euro'2012 que ditou novamente um duelo com a Bósnia-Herzegovina, depois da Seleção ter ultrapassado a formação dos Balcãs no acesso ao Mundial'2010 (2-0 no conjunto das duas mãos).

"A Bósnia talvez fosse a seleção mais forte", confessou o técnico do Benfica em conferência de imprensa.

Jesus abordou as hipóteses portuguesas na eliminatória: "A Seleção Nacional tem bons jogadores tecnicamente. Vai ser um playoff difícil mas Portugal tem obrigação de passar porque tem dos melhores jogadores do Mundo".

Jorge Jesus: “Confiantes em passar a eliminatória”

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, fez esta quinta-feira, dia 13, a antevisão ao jogo Portimonense-Benfica a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O técnico começou por afirmar como perspectiva a partida desta sexta-feira.

“As perspectivas são as melhores, baseadas no facto de ser uma competição que queremos ganhar. Este é o meu terceiro ano no Benfica e, portanto, nas épocas anteriores não conseguimos chegar à final, mas é uma competição que damos muita importância, sabemos que haverá dificuldades, pois é dia de festa da Taça, mas confiantes em passar a eliminatória”, destacou.

O Portimonense é o último classificado da Liga Orangina, mas Jorge Jesus não espera facilidades. “Conheço bem a 2.ª Liga e, nesta fase, a classificação não traduz o valor das equipas. O Portimonense desceu de divisão, mas acredita que pode voltar à 1.ª Liga e o facto de estarem mal classificados não vai ser razão para o Benfica os desvalorizar”, referiu.

Dar competição aos menos utilizados

As competições como a Taça de Portugal permitem a rodagem do plantel, mas o treinador não levantou a ponta do véu. “Têm reparado que mudamos alguns jogadores nesta competição e isso nada tem a ver com o desrespeito pela competição, mas sim porque os jogadores estão cansados e ante o Portimonense a lógica vai ser idêntica, mas ainda espero a chegada de todos os internacionais”, revelou.

O guarda-redes costuma ser uma das posições que os técnicos aproveitam para dar descanso ao habitual titular e Jorge Jesus assume que o vai fazer. “O Eduardo, para mim, é um dos melhores guarda-redes portugueses, mas o Artur tem estado bem. No entanto, posso dizer que esta sexta-feira vai ser titular”, assumiu, acrescentando que o Rodrigo será uma aposta do futuro. “O Benfica tem, para além do Rodrigo, o Nélson Oliveira, o David Simão e o Luís Martins e eu acredito muito neles. O Rodrigo, o Nélson Oliveira e o David Simão estão a aprender tanto a nível táctico como estratégico e a crescer na ideia de equipa que pretendo”, referiu.

Plantel preparado para as próximas provas

Sobre a resposta que a equipa dará após a pausa para as selecções, o timoneiro foi peremptório: “A resposta vai ser positiva. Os jogadores que não estiveram nas selecções também não tiveram competição e são jogadores que vou colocar a titular. Sobre os que regressam das selecções ainda vou analisar, mas vai jogar a equipa que estiver em melhores condições para passar a eliminatória.”

O treinador do Portimonense está extremamente optimista em relação à possibilidade da sua equipa derrotar o Benfica. “É natural que o treinador do Portimonense tenha essa ambição, porque os jogos da Taça de Portugal são festa para as formações de menos nomeada, pois terá um acrescento motivacional e financeiro”, considerou.

O Basileia, próximo adversário dos “encarnados” na Liga dos Campeões, ficou sem treinador, o que mereceu o seguinte comentário de Jorge Jesus: “Não sei se foi toda a equipa técnica ou só ele. Se foi só ele e ficaram os adjuntos, a ideia para o jogo com o Benfica será igual, porque está lá mesmo sem a sua presença”, concluiu.

O Sport Lisboa e Benfica defronta o Portimonense esta sexta-feira, pelas 20h15, no estádio Municipal de Portimão.

Taça de Portugal: Maiores goleadas foram na Luz

Nos 23 jogos entre Benfica e equipas algarvias na Taça de Portugal houve vitórias bastante chorudas e que ficam para a história. Em 1960/61 e 1982/83, as águias despacharam Olhanense e Campinense, ambas, por 8-1. Também o Portimonense já foi goleado na Luz por 6-0, na época de 1974/75.

Todos os três encontros referidos acima, disputaram-se no anfiteatro encarnado. Aliás, sempre que os encontros tiveram lugar no Algarve, as águias sentiram mais dificuldades e a maior goleada que conseguiram foi por 4 golos sem resposta, em duas ocasiões. A vítima, essa, foi sempre a mesma, o histórico Farense que, agora, anda pelo terceiro escalão do futebol português.

Gaitán deve ser poupado frente ao Portimonense

Gaitán é um dos jogadores que deve ser poupado por Jorge Jesus, sexta-feira, em Portimão. Tal como os restantes internacionais sul-americanos, o camisola 20 só agora inicia a preparação do desafio referente à Taça de Portugal.

Tendo em conta que para a posição de Gaitán o treinador também tem Nolito e Bruno César à disposição, o mais provável é que o sul-americano fique a descansar para a deslocação a Basileia, agendada para a próxima terça-feira.

Recorde-se que o responsável técnico das águias revelou alguma preocupação pelo estado físico do jogador, pois nas 13 partidas oficiais disputadas foi titular em 12. A única em que começou no banco foi frente à Académica, antes do jogo com o Man. United.

Amorim depende de Maxi

A titularidade de Ruben Amorim no encontro com o Portimonense está dependente da avaliação que Jesus fizer do estado de Maxi Pereira, a principal opção para o flanco direito da defesa. O internacional português só jogará de início se o uruguaio apresentar sinais de fadiga.

Enquanto os dois jogadores estiveram envolvidos nos trabalhos das respetivas seleções, Jesus testou Miguel Vítor como defesa-direito. No entanto, a concretização deste cenário é remota. Amorim, de 26 anos, e Maxi, de 27, são os principais candidatos ao lugar.

Esclarecido. O camisola 5, suplente não utilizado na Dinamarca, foi o primeiro a apresentar-se aos serviço. Apresentou-se ontem e colocou os pontos nos ii com Jesus, depois de se ter queixado, na Seleção, da pouca utilização no Benfica. O episódio ficou sanado.

Maxi, esse, foi sujeito a viagens transatlânticas – jogou com a Bolívia e no Paraguai –, pelo que só hoje deve estar às ordens de JJ. Na decisão do técnico pesará, certamente, o embate com oBasileia, terça-feira, para a Liga dos Campeões.

Entretanto, o futebolista sul-americano viu um cartão amarelo no encontro entre o Uruguai e o Paraguai, de Cardozo (1-1), que o afasta do próximo jogo da seleção celeste, a 11 de novembro. Resta saber se o selecionador, Oscar Tabarez, o convocará para o particular com o Itália, que terá lugar quatro dias depois.

Eduardo quer sair em janeiro

Eduardo quer deixar o Benfica em janeiro do próximo ano. Descontente por não jogar, o guarda-redes cedido pelo Génova pretende mudar de ares já na reabertura do mercado, sem esperar pelo final da temporada, altura em que expira o contrato de empréstimo com os encarnados.

Com Portugal ainda no caminho do Europeu de 2012, Eduardo, de 28 anos, quer recuperar o lugar entre os postes da Seleção. O homem que defendeu a baliza da equipa das quinas no Mundial do ano passado sabe, no entanto, que só poderá ambicionar a isso se jogar no Benfica, o que não acontece neste momento. Rui Patrício, de pedra e cal no onze do Sporting, foi titular nos últimos 3 jogos da Seleção.

José Iribarren: «Gaitán não pensa numa transferência»

Gaitán continua a ser uma prioridade para os responsáveis encarnados, que pretendem renovar o contrato com o jogador quanto antes, de forma a afastar o interesse de grandes europeus e também o cenário de transferência. O Manchester United segue o camisola 20 há algum tempo e, depois de Alex Ferguson ter elogiado publicamente o argentino, em Inglaterra, levantou-se a possibilidade de os red devils avançarem com uma proposta já na reabertura do mercado.

Vender o extremo, de 23 anos, em janeiro é uma questão que não se coloca na Luz, onde o jogador é visto como o grande candidato a reforçar os cofres do clube com uma saída, mas nunca antes do final da época.

Tranquilo continua o futebolista, que está de volta aos trabalhos da equipa orientada por Jorge Jesus, depois de ter estado ao serviço da seleção alviceleste [no último jogo diante da Venezuela sentou-se no banco, mas não entrou]. “Todos falam das equipas que querem o Nicolas, mas eu posso garantir que o jogador está feliz no Benfica e não pensa em nenhuma transferência”, afirmou ao nosso jornal José Iribarren, empresário do jogador.