terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ases reunidos

MAIS OPÇÕES PARA JOGO COM V. GUIMARÃES


A reintegração de Kardec na preparação do plantel principal do Benfica foi a grande novidade da sessão de trabalhos das águias, realizada ontem de manhã, no Seixal.


Apesar de a sua situação continuar a ser seguida pelo departamento médico dos encarnados, a recuperação do avançado proporciona a Jorge Jesus mais uma solução ofensiva com a qual não contou nas três primeiras jornadas do campeonato. Com Cardozo ainda longe da melhor forma, o técnico ficou sem uma solução de características semelhantes às do internacional paraguaio, uma circunstância que não deixou de lamentar após as derrotas com Académica e Nacional.


A ausência de um mês do internacional canarinho Sub-20 fez-se sentir, ainda mais, depois das boas indicações que deixou pré-temporada. Enquanto o bota-de-ouro de Record ainda gozava os últimos de férias devido à sua presença no Mundial, o camisola 31 aproveitou a oportunidade para mostrar o seu valor nos jogos de preparação. Depois chegou o Tacuara e o brasileiro começou a perder preponderância no onze. A lesão tendinosa na face anterior da coxa esquerda, que ditou o seu afastamento da formação, acabou por atrasar a afirmação que Kardec prometeu muito durante o estágio que a equipa realizou na Suíça. Perdido o ritmo devido à paragem, o objetivo imediato do atleta é o regresso à convocatória.


Desde que chegou à Luz, o treinador tem apostado numa dupla constituída por um avançado mais fixo e poderoso como Cardozo que, normalmente, é apoiado por Saviola, um futebolista rápido e tecnicista que consegue abrir espaços na grande área contrária. Para desempenhar esta função, Jesus também pode contar com Jara, mas no grupo a única alternativa ao paraguaio é Kardec pela compleição física.


Plano B


Após um início comprometedor no campeonato, em que averbou duas derrotas e só somou dois golos, os campeões nacionais parecem ter renascido no embate com o V. Setúbal, conseguindo somar os 3 pontos, apesar de terem alinhado em inferioridade numérica após a expulsão de Júlio César. Desde os primeiros dias de trabalho que a equipa técnica tem procurado incutir no conjunto lisboeta uma solução tática alternativa capaz de substituir o losango.


O 4x3x3, esquema que beneficia claramente Jara (assim assegure a presença no onze), neste momento ainda só tem sido utilizado como arma de recurso, normalmente quando a equipa está em desvantagem no marcador. Agora, com todos os avançados à disposição, Jesus já pode voltar a sonhar em bater a barreira dos 100 golos marcados.

Fonte: Record

Resultado da maioria no Termómetro O JOGO/Eurosondagem: Nem devia ter vindo

Mais de 56 por cento dos inquiridos consideram que a SAD não deveria ter investido no guarda-redes Roberto, contratado ao Atlético de Madrid por 8,5 milhões de euros. São muito poucos os que mantêm a esperança


O melhor era mesmo Roberto "nem ter sido contratado". Numa pincelada larga, é esta a opinião da maioria dos inquiridos sobre a gestão feita em torno da situação do guarda-redes depois de uma entrada no campeonato muito infeliz. O Termómetro O JOGO/Eurosondagem não deixa margem para dúvidas e, quando instados a responder sobre a forma como o emblema da Luz geriu o dossiê Roberto, 56,4 por cento dos inquiridos (ver grafismo) sublinham que o clube tomou más opções e nunca devia ter sequer avançado para a compra do espanhol.


O inquérito foi realizado entre os dias 2 e 3 de Setembro, já depois, portanto, de Roberto ter virado "herói" aos olhos de muitos adeptos encarnados por ter saltado do banco rumo à defesa... de uma grande penalidade frente ao Vitória de Setúbal. Ainda assim, a confiança no guardião parece não ter disparado - a segunda resposta mais votada acaba por ser a de que os responsáveis benfiquistas deveriam ter emprestado o jogador pelo menos até Janeiro, altura em que reabre a janela de transferências.


A ideia de ceder temporariamente o reforço contratado ao Atlético de Madrid ganhou muita força logo a seguir aos dois golos sofridos na Madeira, contra o Nacional, sendo que, na altura, a SAD tinha ainda dez dias para tentar encontrar uma solução no mercado para o jogador. O camisola 12 acabou por não sair, e em boa hora, terão pensado alguns milhares de adeptos das águias no jogo com os sadinos. Todavia, a dita sondagem não reflecte um aumento de confiança no guarda-redes, daí que 26,3 por cento dos inquiridos continuem a pensar que o empréstimo deveria ter sido a melhor saída encontrada pela sociedade anónima.


A confirmar esta tendência, basta ver que não chegam a quatro por cento os que consideraram boa a gestão feita neste caso do dispendioso guardião - custou 8,5 milhões de euros, sendo o mais caro guarda-redes da história do futebol português. O espanhol começou a gerar alguma desconfiança logo nos encontros particulares disputados na pré-época e veio a confirmar os receios nas duas primeiras jornadas da Liga ZON Sagres. Jorge Jesus sentou-o no banco no embate com o Vitória de Setúbal, mas a expulsão de Júlio César, logo aos 24', ditou que Roberto tinha, afinal, de jogar mesmo. Depois foi o delírio nas bancadas da Luz e, na próxima jornada (Guimarães), lá estará o ex-Atlético de Madrid na baliza das águias.

Fonte: O JOGO

David Luiz sem parar

QUASE 30 JOGOS SEGUIDOS COMO TITULAR


A caminho dos 30. Não falamos de idade, mas de jogos consecutivos como titular. Na próxima sexta-feira à noite, David Luiz completa 29 desafios seguidos, série que se iniciou precisamente em Guimarães, a 13 de janeiro, em encontro da Taça da Liga (1-1), troféu que os encarnados viriam a conquistar. Esteio da defesa benfiquista, David Luiz é, aliás, o jogador mais utilizado na era-Jesus, aproximando-se das 55 partidas.


Recuando ao início do ano, o internacional brasileiro, de 23 anos, falhara a visita ao Rio Ave, a 9 de janeiro, igualmente em jogo do campeonato, devido a castigo. Com a folha disciplinar limpa, David Luiz retomou o lugar no onze na deslocação à Cidade Berço.


Num jogo intenso, disputado sob chuva intensa, o central saiu lesionado aos 66 minutos. Uma entorse no tornozelo direito colocou em risco a sua utilização diante do Marítimo. Mas nada o parou. Seria titular na goleada (5-0) conseguida nos Barreiros.


Até final da temporada, David Luiz não mais perderia o lugar no onze, totalizando 24 jogos consecutivos, entre a tal visita a Guimarães e a receção ao Rio Ave, na última jornada. A série continua esta temporada: David Luiz foi titular nos 4 jogos oficiais já realizados (Supertaça e campeonato).


Ausente à força


O camisola 23 das águias é autêntico pilar da formação benfiquista. Desde que Jesus assumiu o comando técnico das águias, David Luiz apenas falhou 2 jogos. E pode dizer-se que parou à força. Dos 51 compromissos dos lisboetas em 2009/10, o central não defrontou AEK Atenas, na Luz, e Rio Ave, em Vila do Conde.


No primeiro caso, o futebolista apresentou-se com síndrome gripal na véspera do jogo. Como a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa estava garantida, Jesus poupou-o para a receção ao FC Porto, 3 dias depois. Quanto ao encontro com o Rio Ave, o amarelo com que foi admoestado no clássico com os dragões (o quinto de uma série) afastou-o dos planos de Jesus. Aliás, essa penalização impediu-o de ser totalista na Liga, algo que apenas o guarda-redes Quim conseguiu.


No defeso, os encarnados resistiram ao assédio dos clubes estrangeiros, nomeadamente o Manchester City, segurando uma das pérolas do plantel. Se não surgir qualquer contratempo, David Luiz continuará de pedra e cal no onze.

Fonte: Record

Internacionais voltam amanhã

FÁBIO FARIA JOGA EM GAIA


Há muito tempo que os trabalhos das seleções não davam tão poucas dores de cabeça a Jorge Jesus em termos de preparação dos treinos. É certo que em virtude da lesão contraída por Fábio Coentrão no jogo com o Chipre JJ perdeu o esquerdino para a deslocação a Guimarães mas, por outro lado, só não tem ao seu serviço dois jogadores.


E, mesmo assim, tanto David Luiz como Fábio Faria foram sujeitos a deslocações muito curtas; logo, amanhã já estarão a treinar-se normalmente no centro de estágio do Seixal. Recorde-se que o Brasil joga em Barcelona, enquanto o Sub-21 tem o último desafio em Vila Nova de Gaia, numa partida que só servirá para cumprir calendário.


O principal propósito da equipa técnica nesta paragem foi conseguir recuperar os mundialistas, um objetivo alcançado sobretudo após a dispensa de Cardozo da digressão que o Paraguai realizou no extremo Oriente.

Fonte: Record

Peixoto volta a casa

FEZ A FORMAÇÃO EM GUIMARÃES


A lesão de Fábio Coentrão abre as portas do onze a César Peixoto, num palco e numa cidade que o camisola 25 bem conhece. O esquerdino nasceu em Guimarães há 30 anos e fez a formação no próximo adversário das águias. O regresso do esquerdino a casa está, pois, em perspetiva. Por outro lado, reencontrará um dos homens que esteve ligado ao seu trajeto nos escalões jovens: Manuel Machado.


O Belenenses foi, em 2001, o ponto de partida de uma carreira que teve como pontos altos o FC Porto, de José Mourinho, e o Benfica, onde conquistou os principais títulos da carreira. Para trás, Peixoto deixou um percurso feito na zona de Guimarães.


Nascido na Cidade Berço, a 12 de maio de 1980, o canhoto deu os primeiros pontapés na bola no Vitória local. Quando chegou aos juvenis, foi cedido ao Brito, clube com o qual os conquistadores tinham acordo. Para aquela coletividade eram cedidos os jogadores que apresentavam atraso na formação. Moreno, defesa que agora representa o Leicester, de Inglaterra, também jogou no Brito.


Machado treinador


Peixoto regressou a Guimarães como júnior, tendo como treinador Manuel Machado. Na altura, era um extremo promissor. canhoto, jogava sobre a esquerda. Mas, conta quem com ele trabalhou, a facilidade em jogar com o pé direito permitia-lhe procurar zonas interiores para desequilibrar.


O remate e a marcação de livres foram argumentos que convenceram, por exemplo, Marinho Peres, que o lançaria na Liga, a 23 de setembro de 2001. Jogou 16 minutos e o adversário foi... o Benfica, desafio que terminou com igualdade a uma bola.


Voltando atrás, a permanência em Guimarães não durou muito tempo. Quando subiu a sénior, foi cedido ao Caçadores Taipas, da 2.ª Divisão B. Aí permaneceu duas temporadas, antes de assinar pelo Belenenses, clube que representou durante uma época.


O resto da história foi de sucesso. No FC Porto, ganhou, entre outros troféus, a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e o campeonato. Há um ano, acompanhou Jesus na mudança de Braga para Lisboa. E voltaria a sorrir com a conquista do título e da Taça da Liga.

Fonte: Record

Ruben Amorim foi ao relvado

MÉDIO CONTINUA EM DÚVIDA


Ruben Amorim, que contraiu uma tendinite rotuliana no joelho esquerdo no confronto com o V. Setúbal, voltou ontem de manhã a trabalhar no relvado, mas ainda de forma condicionada. A três dias do encontro com os vimaranenses, a possibilidade de o internacional português, de 25 anos, poder ser utilizado é remota, mas ainda não estão totalmente descartada.


A passar por uma situação muito semelhante está Fábio Coentrão, que se lesionou frente ao Chipre na passada sexta-feira a defender as cores da Seleção Nacional. O esquerdino, de 22 anos, sofreu uma mialgia na região proximal posterior da coxa direita, curiosamente no Estádio D. Afonso Henriques, e acabou por ser dispensado da viagem à Noruega dada a impossibilidade de dar o seu contributo à formação pontualmente orientada por Agostinho Oliveira.


A realizar tratamento no centro de estágio do Seixal desde anteontem, o internacional português está a reagir bem aos tratamentos e já se apresenta menos queixoso. Se a partida tivesse sido marcada para sábado ou domingo, a sua participação seria praticamente certa, mas perante o atual cenário é muito provável que Jorge Jesus poupe o futebolista tendo em vista a estreia na Liga dos Campeões, frente aos israelitas do Hapoel Telavive. Caso decida apostar no camisola 18 frente aos minhotos, JJ corre o risco de perder o jovem por um período de tempo mais alargado,


Já nos planos do técnico para o campeonato está Roderick Miranda, apesar de continuar a treinar-se sob a vigilância do departamento médico. Resta acrescentar que Balboa também prossegue o processo de reabilitação após ter sido operado ao menisco direito.

Fonte: Record

Alternativas abundam

NUNO GOMES E WELDON DISPONÍVEIS


A crise é de abundância na Luz. Além de Cardozo, Saviola, Kardec e Jara, Jorge Jesus tem disponíveis Nuno Gomes e Weldon, duas alternativas válidas, em função do ciclo de jogos que se aproxima.


Além da experiência, o capitão oferece a capacidade de jogar em espaço curto, combinando com os companheiros, e segurar a bola. Já o brasileiro, que Jesus resgatou na temporada passada ao Sport Recife, depois de o ter orientado no Belenenses, garante velocidade.


Para amparar os homens da frente, o técnico dos encarnados conta com vários elementos como Gaitán, Aimar, Salvio, Carlos Martins e, inclusive, Fábio Coentrão, Ruben Amorim e Maxi Pereira. Sobram soluções na Luz.

Fonte: Record