quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vieira: «Importante foi renovar com Luisão»

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, recusou pronunciar-se sobre a possível candidatura de Fernando Gomes à liderança da Federação Portuguesa de Futebol, afirmando apenas que o clube estará "atento" ao processo eleitoral.

"A nossa principal preocupação é o Benfica. O importante foi a renovação com o Luisão e o importante é o jogo com o Guimarães", disse o presidente "encarnado", no final do Conselho dos Presidentes, que reuniu na Alfândega, no Porto, os clubes da Primeira e Segunda Liga.

Os clubes desafiaram esta quinta-feira, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, a candidatar-se à liderança da FPF.

Luisão: “Vou terminar a minha carreira no Benfica”

O capitão do Sport Lisboa e Benfica, Luisão, vai continuar de “águia ao peito” até 2016. Em entrevista exclusiva à Benfica TV, o internacional brasileiro anunciou esta quinta-feira que vai acabar a sua carreira no Clube e destacou a importância do papel desempenhado pelo presidente Luís Filipe Vieira no seu percurso como futebolista.

“Hoje é um momento muito especial na minha carreira. Venho comunicar à família benfiquista que vou terminar a minha carreira no Benfica, mas não agora. Será daqui a cinco anos ou até seis anos”, afirmou o jogador, que continua com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.


O camisola número quatro dos “encarnados” explicou as razões que conduziram à prorrogação do seu vínculo contratual. “Estas últimas semanas têm sido de muitas emoções na minha carreira. Atingi os 300 jogos, tornei-me no jogador estrangeiro com mais jogos e tive o prazer de almoçar ontem com o nosso presidente e com o presidente Lula. Senti nestes dias o carinho que os adeptos e todas as pessoas que trabalham no Benfica têm por mim”, afirmou o atleta.

Na hora da renovação do contrato, Luisão não esqueceu naturalmente o presidente Luís Filipe Vieira que já tinha vaticinado o término da sua carreira no Clube. “O presidente é um presidente de visão, porque já tinha antecipado isso [risos]. Tenho um carinho especial pelo presidente desde que cheguei ao Clube, por me ter mantido aqui mesmo nos momentos difíceis e na última conversa que tivemos ficou mais claro que ele é muito especial ao longo da minha carreira, não só como jogador de futebol, mas também em termos familiares. O presidente tem dado a oportunidade de a minha família crescer com uma estabilidade muito boa.”

O atleta, de 30 anos, chegou ao Benfica em 2003 e Luisão recordou o papel desempenhado por Luís Filipe Vieira nos primeiros tempos com a camisola “encarnada”, mas também dos adeptos. “Foi muito difícil, porque ainda não estava a conseguir encontrar o ritmo que vinha a apresentar no Brasil, por isso, tenho de valorizar não só a postura do presidente, mas também do Camacho [referência ao treinador da altura]. Se não fossem eles e também o carinho de muitos adeptos, eu teria voltado ao Brasil e não teria tido esta carreira tão boa que estou a ter até hoje no Clube”, reconheceu.

Importância dos adeptos e de ser capitão

Na entrevista à Benfica TV, o internacional brasileiro falou também do papel fundamental que os adeptos têm na vida do Clube. “Tem sido uma relação muito boa. Quando não conseguimos ganhar, o adepto também fica chateado e nós respeitamos isso. Sabemos que o adepto tem uma função muito importante no Clube, que é de comparecer, incentivar, mas também de pedir satisfações. A minha relação foi sempre muito boa e fico feliz por isso”, afirmou.

Questionado sobre como encara ser capitão do Sport Lisboa e Benfica, Luisão mostrou-se muito orgulhoso por usar a braçadeira. “Antes de ser conhecido como o Luisão, a qualquer lugar que vá sou conhecido por ser capitão do Benfica, que é um Clube muito grande no mundo inteiro”, sublinhou o defesa, clarificando uma situação que ocorreu quando regressou da Copa América: “Aproveito para esclarecer o que algumas pessoas disseram quando falei na chegada ao aeroporto sobre a braçadeira de capitão do Benfica. O que quis dizer é que tinha a mesma personalidade, tendo a braçadeira no braço ou quando era o Simão ou o Nuno. Jamais quis dizer que nunca gostaria de estar com a braçadeira de capitão, mas sim que a minha postura é a mesma, independentemente se essa está no meu braço ou na de algum companheiro.”

Entrevista a Luisão na Benfica TV

Luisão vai ser hoje entrevistado, na Benfica TV, a partir das 19h!

Luisão renova até 2016

O Benfica anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato com Luisão, informou o clube em comunicado enviado à CMVM.

O central brasileiro, que tinha contrato válido até 2013, prolongou o vínculo até 2016. A cláusula de rescisão do defesa mantém-se estipulada nos 20 milhões de euros.

Leia o comunicado na íntegra:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que prolongou o contrato de trabalho desportivo que liga a Sociedade ao atleta Anderson Luis da Silva (Luisão) por mais 3 (três) épocas desportivas, ou seja, até 30 de junho de 2016.

Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão expressa no referido contrato de trabalho desportivo se mantém em 20.000.000 (vinte milhões) de euros."

Dívida do Bétis travou Franco Jara

O avançado argentino Franco Jara acabou por ser cedido mas ao Granada, isto porque os sevilhanos ainda não pagaram a totalidade do passe do lateral Nélson.

A existência de uma dívida antiga, do Bétis de Sevilha ao Benfica, relativa à transferência do lateral-direito português Nélson, inviabilizou a tentativa do clube andaluz de conseguir o ambicionado empréstimo do avançado argentino Franco Jara antes do fecho das inscrições, a 31 de Agosto.

Maxi Pereira aumenta esperança de Jesus

Há esperança por Maxi Pereira. A mialgia na face posterior da coxa direita tem evoluído de forma positiva e, ao que tudo indica, o uruguaio vai estar disponível para defrontar o V. Guimarães no próximo sábado, no Estádio da Luz.

Na sessão de trabalho de ontem realizada no Seixal, o lateral, de 27 anos, já participou nos trabalhos com os restantes companheiros, ainda que o tenha feito sob vigilância médica e não sentiu qualquer dor, pelo que o problema está próximo de ser resolvido por completo. Maxi Pereira lesionou-se ao serviço da sua seleção, no particular realizado na última sexta-feira na Ucrânia e, nos primeiros treinos da semana, trabalhou de forma condicionada, ficando-se em algumas ocasiões apenas pelo ginásio.

No entanto, ontem já voltou a estar às ordens de Jorge Jesus e poderá ser opção para o embate com os vimaranenses. Recorde-se que o camisola 14 já falhou um encontro do campeonato, na primeira jornada frente ao Gil Vicente, porque estava a regressar de uma semana de férias.