segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jorge atrás de recorde na Liga

Treinador do Benfica em busca da 10.ª vitória consecutiva. Na época passada somou nove seguidas.

Mesmo com um início de época que provocou desilusão profunda entre os benfiquistas e com menos 11 pontos do que o líder da Liga FC Porto (embora com mais um jogo), Jorge Jesus conseguiu devolver o ânimo aos adeptos. E o Benfica mantém viva a esperança na revalidação do título, além de estar a competir na Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

As últimas 14 vitórias consecutivas constituem, aliás, um recorde de Jesus no Benfica, que na última época tinha conduzido a equipa a seis triunfos seguidos. Nas provas nacionais, os encarnados somam 16 vitórias sem interrupção, contra 11 na época passada, mas o jogo com o Sporting traz um motivo de interesse adicional - caso o Benfica vença, o treinador estabelece um recorde pessoal de 10 sucessos seguidos na Liga.

Entre os benfiquistas, o optimismo tem sido reforçado com as últimas vitórias, como provam as assistências na Luz (perto de 100 mil estiveram nos dois últimos jogos em casa, com V. Guimarães e Estugarda). Hoje, em Alvalade, mais de quatro mil estarão a torcer para nova vitória do Benfica e... por novo recorde de Jesus.



ABola

Águias não sofrem golos fora há 3 meses

Rui Varela, jogador do Beira-Mar, marcou aos 85 minutos do jogo entre a sua equipa e o Benfica, realizado a 28 de Novembro último, em Aveiro, e que os encarnados venceram, por 3-1.

Desde então, a equipa de Jorge Jesus realizou seis encontros na condição de visitante, três para o campeonato, duas para a Taça de Portugal, e uma para a Taça da Liga, sempre sem precisar de ir buscar a bola ao fundo da sua baliza.

Um sinal evidente de que os encarnados resolveram um das fragilidades demonstradas no início da temporada e que se prendia com as deslocações, que resultaram em alguns dissabores. A última derrota fora na Liga até foi no Dragão (0-5), onde os encarnados estiveram há pouco tempo a propósito da primeira mão das meias-finais da Taça de
Portugal e não sofreram qualquer golo, vencendo, por 2-0.

score, neste momento, é, pois, muito favorável para Jorge Jesus. Seis vitórias nos últimos seis jogos fora, nenhum golo sofrido e 14 golos apontados
.

ABola

Termómetro do «derby»

O Sporting-Benfica desta noite, às 20.15 horas, no Estádio José Alvalade terá, no que respeita ao tempero dos pontos, apenas uma pitada de sal, pois o Benfica tenta agarrar-se à luta à distância pelo título e o Sporting, a doze pontos do rival de Lisboa e 23 do líder (ainda que com um jogo a menos), já nem com o título sonha.

De qualquer forma, é com curiosidade que se aguarda a forma como o Sporting - azarado e privado por castigo do seu lateral esquerdo Evaldo - conseguirá encontrar alternativa para segurar o lado direito do Benfica, sobretudo porque tem sido fácil associar o nome do argentino Salvio aos melhores momentos do Benfica esta época.

A alternativa poderia ser Grimi, mas a sua condição física não dá garantias de sucesso absoluto. Logo surge Torsiglieri, um central a adaptar ao local. Este é sem dúvida um dos temas quentes.

Numa temperatura mais baixa está, por exemplo, o duelo de treinadores, longe por exemplo, do que se passa entre Jesus e Villas Boas... E Paulo Sérgio, técnico do Sporting, que está castigado, nem sequer estará no banco. Não será por aí que o derby aquecerá...

Quentes:

Salvio contra um defesa-esquerdo

Um dos grandes focos do interesse do Sporting-Benfica de hoje será perceber que antídoto o Sporting irá encontrar para lidar com a velocidade e criatividade de Salvio, sobretudo porque está privado do seu defesa-esquerdo habitual, o castigado Evaldo. Grimi, a primeira alternativa, está tocado e provavelmente caberá a Torsiglieri, um central de raiz, ocupar a posição. O que será certamente bom para o jogo aéreo, pode trazer dificuldades aos leões no jogo mais rasteiro. O Benfica sabe da fragilidade e deverá tentar aproveitar-se dela.

A rivalidade interna

A rivalidade entre Sporting e Benfica é resistente e renasce a cada encontro. Seja em que modalidade for, em que estádio for, altura do ano, competição, posição classificativa, momento ou motivação. É um Sporting-Benfica e ponto final. Interessa a Portugal inteiro. Este, inclusivamente, até aos adeptos portistas despertará interesse, porque se o Benfica perder pontos, o FC Porto poderá acelerar na estrada do título.

Mesmo com o Sporting na mó de baixo e com o Benfica a rebuscar as suas possibilidades de ganhar outra vez o campeonato, um derby é e será sempre um derby. Para os adeptos de um e outro clubes, ganhar ao rival traz sempre um prazer especial e é isso que torna estes encontros sempre mais fascinantes do que os outros. Não é um campeonato, é um jogo, é um momento que se decide ali, naqueles 90 minutos e, se tudo o resto não interessar, vale ao menos por isso.

Mornos

Interesse classificativo do Benfica

Morno. Apenas isso. O campeão nacional está a onze pontos do líder FC Porto mas, se vencer no Estádio de Alvalade, conseguirá reduzir essa distância para oito. Mesmo que tal aconteça, no entanto, a luta pela revalidação do título por parte dos encarnados vai perdendo força e gás à medida que as jornadas do campeonato vão passando e os dragões vão evitando escorregadelas, tal como aconteceu na jornada passada em Braga. Se, por outro lado, o Benfica empatar ou perder, então sim, permanecerá a onze pontos do FC Porto, ou a dez.

De qualquer forma, será sempre uma distância que certamente irá desanimar os adeptos. E provavelmente também o treinador e até os jogadores. Este jogo de Alvalade é por isso um desafio à capacidade de resistência da equipa do Benfica, à capacidade de continuar a pressionar o líder, mesmo que o vá fazendo à distância.

Confronto entre treinadores

O duelo Paulo Sérgio-Jorge Jesus está longe de ser um confronto clássico do futebol nacional. Nos seis jogos em que já se defrontraram, cinco para a Liga e um para a Taça de Portugal, Jorge Jesus saiu quase sempre vencedor: cinco vitórias para o agora treinador do Benfica. Paulo Sérgio só venceu Jesus quando, ao serviço do Vitória de Guimarães, ganhou 1-0 na Luz, na época passada, para a Taça de Portugal. O quadro de confrontos entre os treinadores do Benfica e do Sporting pode ser consultado com mais pormenor na página 11.

Frios:

A ausência de Liedson

Nos oito anos em que esteve ao serviço do Sporting, Liedson, agora nos brasileiros do Corinthians, marcou onze golos ao Benfica. Os encarnados foram, aliás, a principal vítima do levezinho. Este será o primeiro derby já sem Liedson de verde e branco, o que certamente lhe tira cor e alguma emoção competitiva, sobretudo porque os duelos entre Liedson e Luisão já faziam legitimamente parte da história recente do futebol português. Também falta o defesa David Luiz, que o Benfica vendeu ao Chelsea.

Interesse classificativo do Sporting

Em terceiro lugar no campeonato, os leões já não aspiram ao lugar pelo qual historicamente lutam: o primeiro. A incríveis 23 pontos do FC Porto, ainda que o líder tenha um jogo a mais, e a desanimadores 12 pontos do rival Benfica, o Sporting parece destinado a lutar pela manutenção do terceiro lugar e os próprios adeptos do clube já se resignaram com essa meta para este ano.

Não haverá muito mais a fazer. Um fraco estímulo para tão grande clube, é certo, sobretudo porque o Sporting tem já à perna várias equipas, de entre as quais se destaca o Vitória de Guimarães, em quarto e com apenas menos um ponto do que os leões. Qualquer deslize em Alvalade pode significar uma descida na tabela. Por outro lado, a crise directiva em Alvalade, o burburinho das eleições e a tudo o que lhes surge associado, não têm ajudado a manter a serenidade competitiva nos leões.



ABola

David Luiz: Tentou vir a Alvalade

Vai ser um espectador muito atento ao derby desta noite em Alvalade. David Luiz, agora jogador do Chelsea, assume hoje o papel de adepto, ele que conhece como poucos o ambiente que espera a equipa do Benfica num dos jogos mais importantes da temporada, com o eterno rival Sporting.

Enquanto jogador do Benfica o central brasileiro participou em sete derbies, marcou um golo (na época passada) e sabe que não será fácil sair de Alvalade com a vitória.

Em conversa telefónica com A BOLA, desde Londres, David deixou mensagem de incentivo aos seus companheiros, revelando que era seu objectivo marcar hoje presença no Estádio de Alvalade, mas não conseguiu viajar.

«Tentei ir ver o jogo a Alvalade, pensei que era possível mas não deu por causa das alterações dos treinos no Chelsea. Mas já conversei pelo telefone com alguns companheiros do Benfica e desejo agora toda a sorte do mundo para eles. Que consigam a vitória e continuem a praticar um futebol bonito, de alto nível e acima de tudo que sejam eficazes, pois o mais importante é conquistar os três pontos», sublinhou o internacional brasileiro, de 23 anos.

Ainda sem casa própria, logo ainda «sem TV portuguesa», David Luiz assistirá ao jogo através da internet e espera apenas um desfecho, sem arriscar prognósticos: «Vou torcer muito pela vitória do Benfica seja qual for o resultado. O derby é sempre um jogo difícil. Apesar de o Sporting não estar num bom momento é neste tipo de jogos que as equipas aproveitam para tentar renascer, por isso vai ser muito difícil. Mas acredito que a equipa vai fazer um grande jogo e dar uma alegria aos adeptos. Como o FC Porto já jogou, o Benfica não tem margem para errar e não pode vacilar», argumenta.



ABola

O David gosta mesmo muito do Benfica! Dá para ver isso, nas entrevistas que dá. Ele até queria vir ver o jogo, só que o Chelsea não foi burro e mudou o horário dos treinos.

Benficaas

David Luiz: «Meio a zero basta!»

O Benfica disputa hoje o seu segundo jogo grande depois da saída de David Luiz, e o central não poderia estar mais confiante nos antigos companheiros. Dois dias depois de ter sido inscrito na Premier League para defender as cores do Chelsea, o internacional brasileiro roía as unhas no seu quarto de hotel para assistir ao último clássico no Dragão, e hoje também não irá falhar pitada do dérbi em Alvalade. A O JOGO, sublinha a fé nos ex-colegas e, apesar de não arriscar um concreto resultado final, sempre deixa um palpite. "Vai ser vitória do Benfica, independentemente do resultado! Meio a zero basta, como se costuma dizer. O que interessa são os três pontos. Seria uma vitória sobre um grande rival, e já se sabe que o Benfica não tem mais gordura para queimar!", dispara.
David Luiz espera um jogo "difícil e disputado", mas anseia por ver uma rivalidade "bonita". Desfecho é que só pode mesmo haver um, apesar de o defesa não esquecer o carácter impulsionador que este dérbi poderá ter para os homens da casa. "Espero a vitória do Benfica, até pelo bom momento que a grupo está a viver. O Sporting não está bem, mas estes jogos também são sempre um pouco atípicos. As equipas tentam aproveitar estes jogos grandes também para renascer, como pode ser o caso do Sporting. São partidas que por vezes servem para retomar a confiança, mas confio plenamente no Benfica, que está moralizado e determinado", remata.

O Jogo


"FC Porto cria mais pressão"


Se os encarnados vão convivendo, jornada após jornada, com a pressão de correr atrás do líder, a responsabilidade específica desta jornada é... a dobrar. Primeiro porque o adversário se chama Sporting e ninguém pensa cair aos pés de um histórico rival; depois porque o FC Porto já tem há muito os três pontos desta 20ª jornada no bolso. Os dragões anteciparam a contenda com o Nacional para o último dia 26 de Janeiro e logo aí bateram os insulares por 3-0.
Resultado? O Benfica sobe hoje ao relvado do Estádio José Alvalade com a certeza de que tem 11 pontos de atraso para os azuis e brancos, cenário que pesa ainda mais sobre os ombros dos benfiquistas. Nada a que a águia não esteja, todavia, habituada. "Isso cria mais alguma pressão, mas no Benfica todos sabem o que é isso e têm noção de que não há margem de erro. O grupo tem um nível muito alto", confia David Luiz.

Derrota a lateral / Marcou na despedida


Derrota a lateralDavid Luiz disputou três embates em Alvalade e aí conheceu todos os resultados (vitória, empate e derrota). O único desaire (3-2) foi na época 2008/09, e o central alinhou adaptado a lateral-esquerdo. O também recém-transferido Liedson marcou... dois.

Marcou na despedidaDavid Luiz não o sabia na altura, mas cumpriu, nas meias-finais da última edição da Taça da Liga, o seu derradeiro encontro no Estádio José Alvalade. Na altura, os encarnados 
venceram por 4-1 e o tento inaugural saiu da cabeça do central que agora mora no Chelsea.

Salvio e Gaitán são os estreantes

Caso Jesus não promova uma revolução no onze encarnado só haverá dois jogadores que ainda não disputaram o dérbi: Salvio e Gaitán.
Recorde-se que o jogo da primeira volta, disputado no Estádio da Luz, realizou-se em meados de setembro, ou seja numa altura em que os dois argentinos ainda estavam numa fase de adaptação do clube. Este fator levou o treinador das águias a apostar em jogadores mais experientes como foi o caso de César Peixoto [jogou no meio-campo]. A decisão de JJ revelou-se acertada pois os campeões nacionais venceram de forma convincente.

Record

CR: «Benfica está melhor mas Sporting pode ganhar»

Cristiano Ronaldo jogou o único dérbi eterno da sua carreira (em termos oficiais) há 8 anos, dois meses e 14 dias (7 de dezembro de 2002, com uma derrota por 2-0). O camisola 7 dos merengues está habituado a disputar os embates mais empolgantes do futebol mundial, desde o Real Madrid-Barcelona ao Manchester United-Liverpool, mas não esquece a emoção de um Sporting-Benfica.
Record foi ouvir a opinião de CR7 sobre o confronto de hoje e o internacional português explicou-nos que prevê um duelo equilibrado, reconhece a superioridade encarnada, mas faz votos para que o “seu” Sporting saia vencedor do duelo lisboeta.

Record