sexta-feira, 8 de abril de 2011

Valdo: «Noite memorável para futebol português»

A possibilidade de Portugal poder apurar três equipas para as meias-finais da Liga Europa é um feito que foi esta sexta-feira salientado por antigas glórias do futebol nacional.


Valdo, antigo internacional brasileiro e jogador do Benfica, classificou mesmo os resultados obtidos na quinta-feira por FC Porto, Benfica e Sp. Braga como históricos, em declarações prestadas em Lisboa, durante a apresentação da MediaCup, um torneio de futebol para jornalistas.


"Foi uma noite memorável para o futebol português. O grande feito foi o Sp. Braga, que, ao arrancar o empate em Kiev, tem condições para resolver a eliminatória em casa", disse o antigo médio.


Para esta antiga estrela benfiquista, "Benfica e FC Porto têm tudo para lá chegar e tudo aponta para uma final portuguesa".


Paulo Madeira, antigo internacional português e defesa central do Benfica, mostrou-se muito contente com os resultados de quinta-feira.


"Estou contente, porque há muito tempo não acontecia um feito destes, com três equipas perto de chegar a uma final europeia, que é sempre bom para o país, principalmente num momento económico mau que o país atravessa", sublinhou.


Paulo Madeira destacou ainda, como adepto "encarnado", o facto de o Benfica estar muito perto de marcar presença nas meias-finais, depois de ter goleado os holandeses do PSV Eindhoven por 4-1.


Também o FC Porto, que recebeu e goleou os russos do Spartak Moscovo por 5-1 e o Sporting de Braga, que empatou em casa dos ucranianos do Dínamo Kiev 1-1, obtiveram resultados positivos para as equipas portuguesas.


Igualmente presente esteve o antigo árbitro internacional António Marçal, que também exultou o feito de quinta-feira.


"Quem gosta de futebol tem que estar satisfeito com os resultados da Liga Europa, que são a prova de que o futebol português, estando unido, pode fazer brilharetes muito bonitos", disse António Marçal.


Outrora uma grande promessa do futebol português, o antigo internacional Dani, que despontou no Sporting, classificou o desempenho "muito positivo".


"Benfica e FC Porto estão praticamente garantidos e o Braga ficou em boa situação, mas tem o trabalho mais difícil, uma vez que o Dínamo de Kiev é muito experiente", frisou.


Outro antigo jogador que passou pelo Benfica, Pedro Henriques, realçou o aparecimento, "finalmente", das equipas portuguesas nas fases decisivas das provas europeias.


"Acho que finalmente acordámos e aparecemos com três equipas competentes na fase decisiva. O Braga surpreendeu mais do que os outros dois, mas todos tiveram uma prestação muito boa. O FC Porto e o Benfica estão praticamente nas 'meias', mas acredito que o Braga também tenha condições de passar", sublinhou.


Record

Duarte Gomes "muito bom" no clássico

A arbitragem de Duarte Gomes no clássico Benfica-FC Porto, da 25.ª jornada da Liga, valeu-lhe a nota de "muito bom", segundo o relatório de observação da comissão de arbitragem a que a Agência Lusa teve acesso.


O árbitro Duarte Gomes foi, com a nota 4.0, o mais bem classificado da equipa de arbitragem escalonada para o jogo, que deu, no passado domingo, o título ao FC Porto, tendo os assistentes Tiago Trigo e Pedro Garcia recebido a nota 3.5, ou seja "bom", enquanto Paulo Batista, quarto árbitro do encontro, ficou-se por um "satisfatório" 3.3.


Segundo o relatório de observação, "o árbitro teve um desempenho muito bom, com duas decisões cruciais de índole técnica, que tiveram influência positiva na evolução do jogo e no resultado".


Para o observador do jogo, Duarte Gomes "assinalou bem as duas grandes penalidades", numa partida caraterizada "pelas muitas dificuldades com que a equipa de arbitragem foi confrontada nas diversas vertentes. No âmbito disciplinar também as dificuldades foram acrescidas face ao comportamento dos jogadores e que se vieram a traduzir em 11 cartões amarelos e dois vermelhos".


Segundo o observador do Benfica-FC Porto, o árbitro Duarte Gomes apenas não esteve bem ao interromper um lance de contra-ataque conduzido por Saviola, jogador que na sua opinião foi derrubado pelo "portista" Otamendi.


"O árbitro interrompeu a jogada indevidamente, para assinalar a falta e avisar verbalmente o jogador infrator, contrariando assim o espírito da lei da vantagem", pode ler-se.


Assim, o observador Fernando Mateus entende que Otamendi "entrou de forma imprudente sobre o adversário, pelo que deveria ter sido advertido, através da exibição do cartão amarelo, o que não aconteceu".


Na análise do observador do "clássico", Duarte Gomes "demonstrou uma personalidade forte, assumindo decisões difíceis sem se deixar influenciar pelo ambiente."


Record

Comunicado: Difícil de entender!

Entre o arquivamento do processo e a condenação do treinador Jorge Jesus, optou a Comissão Disciplinar da Liga, de forma tímida e envergonhada, por esta última.


Desde logo, porque a Comissão Disciplinar não considerou, e bem, o depoimento do atleta Luís Alberto, o que significa que o mesmo não é credível, como em devido tempo todos perceberam.


Mesmo assim, não considerando o único testemunho que poderia fundamentar a condenação do treinador do Sport Lisboa e Benfica, a Comissão Disciplinar decidiu em sentido contrário.


Outro facto que resultou provado, e que também não surpreende, é a conclusão de que o treinador Jorge Jesus não agrediu o atleta Luís Alberto. Ou seja, é a própria Comissão Disciplinar que dá como provado que o jogador Luís Alberto mentiu.


Porém, e uma vez que a instrução de todo este processo foi justificada pela dimensão que o episódio ganhou na comunicação social, acabou por ser inevitável a condenação do treinador do SL Benfica por tentativa de agressão. Uma condenação injusta que não resulta dos factos, mas sim das aparências.


A forma como foram sendo decididos os vários incidentes – legal e tempestivamente suscitados neste processo – faziam adivinhar a decisão agora conhecida.


Mais surpreende o facto verdadeiramente extraordinário de tendo sido, ao mesmo tempo, instaurados dois processos, um ao treinador Jorge Jesus e outro ao atleta Luís Alberto, só o primeiro ter sido decidido.


Sport Lisboa e Benfica Online

Jorge Jesus castigado por 11 dias

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, foi nesta sexta-feira castigado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) com uma suspensão de 11 dias e uma multa de 7500 euros por incidentes ocorridos após o jogo de Janeiro passado entre os "encarnados" e o Nacional da Madeira.


A Comissão Disciplinar considerou o treinador culpado de tentativa de agressão ao jogador nacionalista Luís Alberto, de acordo com o os números 1 e 3 do artigo 104.º do Regulamento Disciplinar da LPFP. Não foi atribuido qualquer castigo ao jogador do Nacional.


Com esta decisão, Jesus começa a cumprir o castigo já amanhã e não irá estar no banco do Benfica no jogo na Figueira da Foz frente à Naval, neste fim-de-semana, falhando também o encontro da jornada seguinte, na Luz, com o Beira-Mar.


Jesus só regressa à actividade a 19 de Abril, na véspera do Benfica-FC Porto para a Taça de Portugal.


Público

Bilhetes à venda no sábado

O Sport Lisboa e Benfica vai receber o Beira-Mar no próximo domingo, dia 17 de Abril, pelas 18h15, num encontro a contar para a 27.ª jornada da Liga portuguesa. Adquira o seu bilhete a partir do próximo sábado, dia 9 de Abril, a partir das 15 horas.


Os ingressos vão dos 5 aos 15 euros para sócios e dos 10 aos 25 euros para o público.
Locais de Venda:


• Bilheteiras do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
• Linha de apoio SLB 707 200 100 (todos os dias das 10h às 19h)
• Site oficial www.slbenfica.pt
• Compra de bilhetes através de telemóvel em m.slbenfica.pt
• Casa do Benfica de: Agualva-Cacém, Águeda, Albufeira, Alcobaça, Alcochete, Almada, Aveiro, Bairrada, Barreiro, Baixa da Banheira, Barcelos, Braga, Cartaxo, Castelo Branco, Castro Verde, Coimbra, Elvas, Espinho, Évora, Faro, Figueira da Foz, Freamunde, Fundão, Grândola, Guarda, Ilha Terceira, Montemor-o-Novo, Montijo, Nazaré, Olhão, Palmela, Paredes, Peniche, Pombal, Portimão, Porto, Proença-a-Nova, S. João da Madeira, Samora Correia, Santa Comba Dão, Santarém, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sport Vila Real e Benfica, Santo Tirso, Tavira, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vendas Novas, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Sto António, Viseu e Vizela.
• Bingo Benfica


Sport Lisboa e Benfica Online

Regresso aos trabalhos

O Sport Lisboa e Benfica voltou aos trabalhos no Caixa Futebol Campus, depois de ter vencido o PSV, por 4-1, nos quartos-de-final da Liga Europa. Os titulares desta partida realizaram treino de recuperação.


Neste apronto, os médios Airton e Carlos Martins efectuaram treino condicionado. O jogador brasileiro recupera de uma mialgia na face posterior da coxa direita, enquanto o atleta português cura uma mialgia de esforço.


O avançado Nuno Gomes continua a fazer tratamento, depois de ter sido operado a uma lesão meniscal interna do joelho esquerdo e o médio Ruben Amorim efectuou tratamento, trabalho de ginásio e corrida devido a uma tendinose rotuliana bilateral.


Os “encarnados” voltam aos treinos, no próximo sábado, dia 9 de Abril, pelas 10h30, no Caixa Futebol Campus. A sessão será realizada à porta fechada.


Sport Lisboa e Benfica Online

Jorge Jesus: «Pedir mais é impossível»

O técnico dos “encarnados” abordou esta quinta-feira a vitória por números “gordos” frente ao PSV.


“Pedir mais é impossível. Fizemos um excelente jogo e estivemos mais perto do 4-0 do que do 3-1, mas, infelizmente, foi o que aconteceu. Todavia, levantámos a cabeça e fomos à procura do 4.º golo, deixando a eliminatória mais folgada. Vencemos a 1.ª parte da eliminatória, agora resta-nos vencer a 2.ª parte”, analisou Jorge Jesus.


Sobre a equipa holandesa, o treinador disse: “A formação do PSV é uma das equipas com mais golos marcados nos campeonatos europeus. É criativa, gosta de sair a jogar, mas o Benfica esteve muito bem tacticamente e não os deixou explanar o futebol que pretendiam.”


O timoneiro negou ainda possibilidade de a eliminatória estar resolvida. “Vamos à Holanda com uma vantagem de três golos e dificilmente não faremos golos no jogo fora, mas nada está resolvido”, frisou.


Por fim, Jorge Jesus deixou uma palavra aos adeptos benfiquistas que encheram a “Catedral”. “Quero deixar um agradecimento especial aos nossos adeptos que hoje marcaram presença em massa e estiveram sempre connosco. Os nossos jogadores têm muita força quando são apoiados como foram neste encontro”, sublinhou.


Sport Lisboa e Benfica Online

Fábio Coentrão: «Fizemos um bom jogo»

No final do Benfica-PSV, o lateral-esquerdo português Fábio Coentrão fez um rescaldo da vitória por 4-1.


“A eliminatória não está arrumada, mas demos um grande passo rumo às meias-finais. Fizemos um bom jogo e toda a equipa respondeu bem após a derrota de domingo”, analisou, não esquecendo a importância dos adeptos neste jogo. “O estádio esteve cheio e estes adeptos merecem uma vitória como esta. Esperamos continuar a contar com apoio deles até ao fim”, realçou.


Instado a comentar a força e a velocidade empregada durante os 90 minutos de todas as partidas que joga, Fábio Coentrão disse: “Metade desta força devo-a aos adeptos do Benfica e agradeço-lhes por todo o apoio.”


O internacional português falou, ainda, da lotação esgotada no Estádio da Luz para esta partida da Liga Europa. “Ver o estádio cheio dá-nos muita força. Terem estado 60 mil pessoas na Luz é obra e agora só nos resta agradecer com vitórias em todas as competições em que estamos inseridos”, concluiu.


Sport Lisboa e Benfica Online

Salvio: «Vamos seguir passo a passo»

O jogador argentino do Sport Lisboa e Benfica foi o homem do jogo ao bisar diante do PSV Eindhoven. Após o encontro da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa, Salvio mostrou-se satisfeito com a sua actuação.


“Estamos bem e conseguimos o nosso objectivo que era a vitória. Agora vamos seguir passo a passo para continuar até à meia-final”, abordou, mostrando-se agradado com a obtenção de dois golos frente à formação holandesa: “Tive a sorte de marcá-los e estou contente.”


Apesar de o Benfica ter vencido por 4-1, o jogador defendeu que a eliminatória ainda não está resolvida. “Não, acho que não. O PSV é uma equipa forte em casa”, ressalvou.

Sport Lisboa e Benfica Online 

Destaques individuais

Salvio – O médio direito das “águias” esteve muito bem na partida diante do PSV. Além dos constantes desequilíbrios pelo seu flanco, o argentino apontou dois excelentes golos.

Saviola – O avançado foi o primeiro a dar o mote do que se ia passar no jogo, com vários remates que colocaram em sentido Isaksson. Esteve endiabrado e causou vários calafrios à defensiva holandesa, tendo apontado o quarto e último tento dos “encarnados” nesta partida.

Aimar – Todo o jogo passa por ele e sente-se bem no papel de protagonista, colocando “perfume” em tudo o que faz. O seu golo é pleno de oportunidade após uma excelente jogada colectiva.

Maxi Pereira – Voltou à lateral direita da defesa “encarnada” e de uma forma simplesmente irrepreensível. Correu quilómetros e esteve presente em várias jogadas “venenosas” para a defesa do PSV. Defensivamente esteve intransponível, tendo feito a assistência para o golo de Saviola.

Fábio Coentrão – O corredor esquerdo é todo dele. Enche-o de bom futebol e arrancadas sem fim. Teve participação activa em dois golos benfiquistas, isto para não falar em mais um punhado de boas jogadas pelo seu flanco. Em termos defensivos, Coentrão esteve igualmente em bom plano.

Javi García – O médio espanhol foi um trabalhador incansável no meio-campo “encarnado”. Lutou muito e recuperou um sem número de bolas, entregando-as jogáveis aos seus companheiros.




Sport Lisboa e Benfica Online