quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rodrigo no Mundial Sub-20

Rodrigo Machado foi convocado para representar a Espanha no Mundial de Sub-20, que irá decorrer na Colômbia entre 29 de julho e 20 de agosto, uma prova onde Portugal também estará presente.

O avançado do Benfica fica assim impedido de fazer uma boa parte da pré-época do plantel encarnado, visto que terá de apresentar-se no pais vizinho a 16 de julho, viajando três dias depois para a América do Sul.

Para além de Rodrigo, outros nomes igualmente conhecidos do público estarão presentes na "Rojita": são os casos dos merengues Canales e Pacheco, dos catalães Oriol Romeu e Marc Bartra e do jogador do Liverpool, Daniel Pacheco.

Record

Águias treinam à porta fechada

O Benfica realizou esta quarta-feira o quarto treino da nova temporada, numa sessão que decorreu à porta fechada no Centro de Estágio do Seixal.

Jorge Jesus, ao contrário do que aconteceu na véspera, apenas realizou uma sessão de trabalho, que decorreu longe dos olhares da imprensa e dos adeptos.

Nesta altura o técnico tem 31 jogadores ao seu dispor, apesar de ainda faltarem alguns jogadores como Luisão, Maxi Pereira, Roderick ou Nélson Oliveira, que estão ao serviço das suas seleções.

A equipa do Benfica regressa ao trabalho na quinta-feira, com duas sessões de trabalho agendadas: A primeira às 10 horas, à porta fechada, e a segunda às 18 horas, num apronto aberto ao público e jornalistas. Antes, os jogadores falam à comunicação social.

Record

Atl. Madrid é hipótese única para Roberto

Roberto ainda não tem lugar assegurado no plantel encarnado da próxima temporada. E, neste momento, o Atlético Madrid é o único emblema que se afigura como possível destino para o espanhol. Os colchoneros viram partir De Gea para o Manchester United nestes últimos dias, e necessitam agora de outro guarda-redes no plantel, pelo que podem acolher de novo o espanhol, de 25 anos.

Roberto formou-se no emblema da capital espanhola mas nunca conseguiu impor-se na baliza, optando por evoluir noutras equipas da primeira liga espanhola. Primeiro no Gimnástic de Tarragona, depois no Recreativo de Huelva e por fim no Saragoça, o último clube que representou no país vizinho, antes de rumar aos encarnados.

O guardião foi contratado no verão de 2010 pelas águias por 8,5 milhões, mas não convenceu ao longo da última temporada. Por isso agora pode voltar à casa de partida.

Record

R.I.P. Angélico Vieira

O Hospital de Santo António, no Porto, confirmou, pelas 23h50, a morte do actor e cantor Angélico Vieira, que ali estava internado desde sábado vítima de um violento acidente de viação que sofreu ao volante de uma viatura na auto-estrada do Norte (A1), na zona de Estarreja.

A notícia era dada como inevitável desde que o hospital anunciou, ao início da tarde de ontem, que o protagonista da série Morangos com Açúcar e ídolo de milhares de adolescentes estava em morte cerebral, para angústia dos muitos fãs que não arredaram pé da entrada do Santo António durante todo o dia.

Na sequência do acidente, o ex-vocalista da banda D´Zrt, de 28 anos, fez um traumatismo crânio-encefálico e outras lesões consideradas “irreversíveis” pelos médicos.

Durante o dia de terça-feira, Angélico deixou de respirar espontaneamente, o que levou os médicos a anunciarem a morte cerebral do cantor cerca das 14h00. “O estado de saúde agravou-se nas últimas horas e os sinais vitais foram desaparecendo”, disse fonte hospitalar.

Poucos minutos depois das 21h00, o assessor do hospital reuniu-se informalmente com os jornalistas que se encontravam no local, informando que não estavam ainda reunidas condições para que o comunicado com a confirmação do óbito fosse tornado público, uma vez que os familiares tinham levantado “questões procedimentais” sobre uma matéria que, frisou, não podia divulgar.

Apesar das perguntas dos jornalistas, o assessor recusou-se a dizer de que “questões procedimentais” se tratava, confirmando apenas que Angélico continuava ainda ligado ao ventilador.

Estas questões estariam, sabe o PÚBLICO, relacionadas com a eventual doação de órgãos, cuja colheita só pode acontecer com a pessoa ventilada. Sobre isto nada foi adiantado, mas também não foi negado.

Por volta das 21h00, a família deixou o Santo António e a expectativa do hospital era a de que os familiares contactassem os médicos ainda no mesmo dia dando-lhes conta da sua posição, o que acabaria por acontecer poucas horas depois.

Ao início da noite, a polícia vedou o acesso à entrada principal do hospital, obrigando os muitos fãs que ao longo do dia se foram concentrando a recuar e deixando aquele espaço apenas para os jornalistas. Por instantes houve alguma histeria, quando a actriz Laura Galvão e amiga de Angélico se dirigiu aos fãs com as lágrimas nos olhos para dizer: “É um momento difícil para todos nós. Temos de ser fortes”.

Angélico Vieira morreu no mesmo dia em que o seu amigo Hélio Danilson Filipe, 25 anos, que teve morte imediata no mesmo acidente, foi a enterrar. Quanto a Arminda Leite, 17 anos, que ficou ferida com gravidade, permanece internada com prognóstico reservado. O quarto ocupante da viatura, Hugo Pinto, o único que seguia com o cinto de segurança colocado, sofreu apenas ferimentos ligeiros.

Público

Atlético pisca o olho a Roberto

De Gea será mesmo jogador do Manchester United e colchoneros já procuram substituto. Espanhol das águias está na lista.

A solução para o futuro de Roberto, 25 anos, pode passar pelo regresso a casa.

O jogador, que trabalha com os companheiros no Seixal desde segunda-feira, é um dos nomes da lista do Atlético de Madrid para o reforço da baliza, uma vez que está praticamente acertada a transferência do titular, David de Gea, para o Manchester United - o jovem, que acabou de sagrar-se campeão da Europa em sub-21, pela Espanha, já realizou mesmo os exames médicos.

Perante este cenário, os colchoneros ficam com apenas duas opções para a baliza, Joel e Asenjo, sendo que este último ainda não está totalmente recuperado da grave lesão que há vários meses o mantém afastado dos relvados.

ABola

Jesus já aperta com eles

Conversa com um, explicação a outro... Eis Jorge Jesus a apertar com o pelotão. E ontem, segundo dia consecutivo de treinos, endureceu o ritmo de trabalho, com os jogadores a cumprirem duas sessões de treino, mas sempre sob vigilância clínica apertada, para evitar lesões que possam reduzir leque de opções ao técnico: afinal, já falta menos de um mês para o embate da Champions (26 ou 27 de Julho),

Mas sempre sob vigilância clínica apertada, para evitar lesões que possam reduzir leque de opções ao técnico: afinal, já falta menos de um mês para o embate da Champions (26 ou 27 de Julho), um início a doer para os encarnados.

Depois de uma sessão de treino fechada, pela manhã, que incidiu no trabalho físico, à tarde o treinador não poupou o grupo. Não só pela duração do treino - hora e meia - mas pela variedade e especificidade dos exercícios técnico-tácticos realizados. A multidão, novamente o rondar o milhar de adeptos, não poupou incentivos ao grupo e vibrou com os cinco golos da tarde. Aimar Coentrão e Cardozo a fazerem o gosto ao pé, na tarde inspirada do jovem Rodrigo (bisou).

ABola

Acho bem! Senão ainda vão pela tabela de classificações ou pelos pontos abaixo.

Benficaas

Blindagem com o apoio de Vieira

As novas medidas impostas por António Carraça - manda dirigentes ver treino da bancada - contam com total apoio de Luís Filipe Vieira que não só está a par de tudo como comunga destas regras.

Ao contratar Carraça, o presidente benfiquista quis também contribuir para a blindagem do balneário, dando ao grupo de trabalho mais privacidade e isolamento.

O novo diretor para o futebol tem que reportar apenas e só ao líder benfiquista que decidiu praticamente sozinho o regresso do ex-responsável pela área de formação do clube da Luz. Os dois estão, desta forma, em total sintonia.

Record

Águias suspeitam de ilegalidade

O Benfica absteve-se de votar o novo Regulamento Disciplinar (RD), na assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) de anteontem, e apresentou uma declaração. Ao que Record apurou, a SAD encarnada explica a sua decisão por o novo texto poder encerrar ilegalidades.

No entender dos encarnados, a Comissão de Instrução e Inquéritos, criada para acelerar os processos na justiça desportiva, entra em choque com o Regime Jurídico das Federações, ao ter-lhe sido conferida a prerrogativa de decidir arquivamentos.

Record

Vieira só aceita 25 milhões + jogador

A transferência de Fábio Coentrão para o Real Madrid ameaça tornar-se numa longa novela de verão. Os dois clubes já tiveram tudo acertado mas, por meros detalhes, o acordo final nunca foi assinado. Nos últimos dias os madridistas tentaram baixar o preço do jogador, uma proposta que foi liminarmente recusada por Luís Filipe Vieira. O presidente das águias só vai deixar sair o esquerdino por 25 milhões de euros e mais um elemento do plantel merengue.

Neste momento os dois clubes estão envolvidos num braço-de-ferro intenso na tentativa de fecharem o negócio em condições vantajosas. O líder das águias prometeu aos adeptos que só deixaria sair o lateral, de 23 anos, mediante o pagamento dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão. A primeira oferta do Real satisfazia esta intenção pois envolvia 25 milhões de euros mais o passe de um jogador, mas o recuo entretanto registado obrigou a direção encarnada a repensar. Vieira não está disposto a ceder nas negociações e vai manter-se intransigente, pois sabe que há mais interessados no futebolista.

Record

Carraça manda dirigentes ver o treino para a bancada

António Carraça chegou há pouco tempo ao cargo de diretor do futebol do Benfica mas já começou a impor regras no clube encarnado. Ao que Record apurou, uma das medidas tem a ver com a blindagem do plantel benfiquista e foi visível no treino de segunda-feira.

À semelhança do que sucedia no passado recente, os vice-presidentes Rui Gomes da Silva e Alcino António deslocaram-se ao Seixal para assistir ao treino da equipa no arranque da nova época. Contudo, não foi possível aos dois dirigentes assistir à sessão de trabalho no relvado devido à proibição imposta pelo novo homem do futebol que convidou os dois responsáveis a saírem, assistindo ao treino na bancada junto dos adeptos, argumentando que aquela é uma área restrita a jogadores, treinadores e restante staff do futebol benfiquista.

Record

Águias não desistem de Danilo

À primeira não foi de vez. O Santos rejeitou a proposta dos encarnados por Danilo no valor de 6,6 milhões de euros e os dirigentes do Peixe já tinham avisado que não iriam vender o jogador, ameaçando, inclusive, cobrir alguma proposta vinda do exterior.Um mandamento que está a ser levado à letra.

“Recebemos uma oferta e temos o direito de recusar. Foi o que fizemos. Não nos interessa vender o Danilo. É um jogador com potencial para representar a seleção brasileira e vai agora para a equipa de Sub-20. Auguramos-lhe um bom futuro aqui, no nosso clube. Temos o Mundial de clubes pela frente e o Danilo é um jogador importante para essa competição”, afirmou ontem o presidente santista, Luiz Álvaro de Oliveira, à imprensa brasileira, fazendo questão de dizer que o grupo DIS pode negociar livremente a parte que detém do passe do jogador.

Record

Jorge Jesus liquida dívida fiscal que diz ser do V. Setúbal

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, procedeu esta terça-feira ao pagamento integral de 119 mil euros de impostos devidos durante a sua permanência no Vitória de Setúbal, apesar de considerar que a dívida não era da sua responsabilidade.

"Não obstante o compromisso contratual assumido pela direção do Vitória Futebol Clube, à altura presidida pelo Dr. Jorge Goes, com, o então, treinador do Vitória Futebol Clube, Jorge Jesus, aquela entidade não procedeu ao pagamento integral de todos os impostos devidos por conta da sua relação contratual com o treinador supra referenciado e que, de acordo com o apuramento feito pelo DCIAP [Departamento Central de Investigação e Ação Penal] e DGCI [Direção Geral de Contribuições e Impostos], se cifram em cerca de 119.000 euros", informa o técnico, em comunicado.

Jorge Jesus esclarece que "ainda que não fosse a liquidação do montante supra referido da sua efetiva responsabilidade, procedeu hoje ao integral pagamento do montante supra enunciado junto de uma instituição bancária indicada para o efeito pelos serviços públicos", para evitar "quaisquer delongas processuais pudessem prejudicar o seu bom nome".

Apesar de ter liquidado o valor em dívida, o atual treinador do Benfica, que foi técnico dos sadinos entre 2000 e 2002, "reserva-se agora que está resolvida a questão enquanto cidadão e contribuinte, ao diálogo com o Vitória de Setúbal para encontrar a melhor solução para ambas as partes".

Jorge Jesus foi notificado pelo DCIAP para prestar declarações sobre as relações entre o Vitória de Setúbal e o Banco Português de Negócios (BPN), no âmbito da Operação Furacão, um processo por fraude fiscal que envolve centenas de empresas.

Record