domingo, 4 de dezembro de 2011

Problema na lateral

Quando, na Madeira, Paulo Baptista apitou para o final do encontro com o Marítimo, relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o afastamento dos encarnados da prova não era a única situação que chateava os benfiquistas. A frustração dos adeptos era, e parece continuar a ser muitas horas após o encontro, bem mais ampla e alastrava-se à equipa de Jesus e à falta de opções que começa a ser notória, numa altura em que a equipa acumula jogos e competições.

Nem sequer foram as ausências de Luisão ou Cardozo as mais apontadas. Em foco, isso sim, estão os laterais do Benfica. Rúben Amorim, a quem todos reconhecem capacidade para ser útil ao conjunto, como aconteceu no ano do título, não andará aparentemente feliz - já fez saber que gostaria de jogar com maior regularidade e não está posta de parte a possibilidade de sair - e isso também se reflecte no seu jogo.

Mas, sobretudo, tem sido vítima de longas paragens em virtude de lesões, tanto mais que perdeu quase toda a época passada depois de ter sido operado aos dois joelhos. Por um motivo ou por outro, está a anos-luz da melhor forma e longe de ser, neste momento, um bom substituto para Maxi Pereira. Precisará de jogar para voltar aos bons tempos, mas só Jesus poderá dizer se tal poderá acontecer quando à porta estão jogos importantes.

Luisão apenas na Madeira

A recuperar de lesão no adutor direito, o central ainda não deve participar na recepção ao Otelul.

O central brasileiro do Benfica, Luisão, a recuperar de uma lesão muscular no adutor direito, apenas deve regressar à competição no próximo jogo da Liga, com o Marítimo, novamente na Madeira, falhando ainda a recepção ao Otelul Galati, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em jogo agendado para a próxima quarta-feira no Estádio da Luz.

O central de 30 anos, recorde-se, lesionou-se em pleno Estádio Old Trafford, em Inglaterra, no jogo que ditou o apuramento das águias para a próxima fase da Champions. Tem estado em recuperação e apesar de registar melhorias significativas, ainda não deverá estar disponível para o desafio desta quarta-feira, levando Jorge Jesus a colocar novamente Jardel no seu lugar.

Messi da Indonésia apontado à Luz

O médio-ofensivo Andik Vermansyah, considerado um dos maiores talentos no futebol da Indonésia, está a ser apontado ao interesse do Benfica pela imprensa daquele país.

O jogador, conhecido por Messi da Indonésia, tem apenas 20 anos, mas tem vários clubes interessados nos seus serviços. Recentemente tinha sido apontado ao LA Galaxy, clube norte-americano onde milita David Beckham, surgindo agora suposto interesse do Benfica.

O jogador, em entrevista ao jornal Surabaya Post, já se mostrou pronto para dar o salto: «Não tenho medo. Se surgir uma oferta do exterior, estarei pronto.»

Por sua vez, Mukadar Ismail Saleh, dirigente do clube onde milita Andik, o Persebaya, assumiu que tem recebido contactos de vários clubes. «Do Benfica? Pode ser que sim, mas há outros», referiu.

Sócrates morre aos 57 anos

O antigo futebolista Sócrates, que disputou os Mundiais de 1982 e 1986, não resistiu a uma infecção e morreu esta madrugada, confirmou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado.

Sócrates, uma das maiores estrelas da selecção “canarinha”, foi internado no Hospital Albert Einstein, na quinta-feira, e o seu estado era considerado grave. Segundo comunicado clínico, Sócrates sofreu um “choque séptico de origem intestinal” provocado por uma bactéria, e encontrava-se nos cuidados intensivos, com respiração assistida.

O antigo jogador, que ficou conhecido pela sua elegância em campo e pelos passes de calcanhar, tinha 57 anos e já tinha estado anteriormente internado devido a uma cirrose hepática, provocada por excessos alcoólicos.

Em finais de setembro recebeu alta, após ter estado nove dias em coma induzido e com respiração artificial, dada a gravidade da sua situação, tendo reconhecido publicamente, após esse tratamento, a sua dependência do álcool.

Sócrates passou a maior parte da sua carreira no Corinthians, mas representou também Flamengo, Santos e Botafogo de Ribeirão Preto, além de uma passagem pelos italianos da Fiorentina. Foi também um ativista político, militante de Esquerda nas décadas de 70 e 80, durante a ditadura brasileira, que governou o país entre 1964 e 1985.


R.I.P. Sócrates

Javi dá o exemplo

Depois da tempestade, é preciso recuperar. Esta foi a tónica da mensagem que Javi García escreveu ontem, na sua conta no Twitter. “Obrigado pelo apoio à equipa. Hoje começa um novo dia! O Sol nasce de novo”, foram as palavras que o médio espanhol tornou públicas, antes da viagem de regresso da equipa ao Continente.

A derrota no reduto do Marítimo e a consequente eliminação da Taça de Portugal deixou os encarnados desiludidos. A conquista deste troféu era um dos objetivos do Benfica, em especial de Jorge Jesus. O técnico sempre confessou que tinha os olhos postos nos Jamor, pois queria erguer um troféu que esteve perto de conquistar em 2007, quando conduziu o Belenenses à final (perdeu com o Sporting).

Ingleses na pista de Eduardo

Eduardo não tem atuado com muita assiduidade no Benfica, mesmo assim continua a suscitar alguma cobiça no Velho Continente. De Inglaterra chegam notícias do interesse do Queens Park Rangers, Fulham e West Bromwich Albion no guarda-redes. No entanto, tal como Record adiantou de forma oportuna, o Benfica não tenciona abrir mão do internacional português, emprestado pelo Génova até ao final da temporada.

A razão é simples: Jorge Jesus tem perfeitamente hierarquizada a baliza da equipa da Luz. Artur é o titular indiscutível, Eduardo é a segunda opção, enquanto o jovem Mika encontra-se em fase de aprendizagem, por forma a poder progredir para um patamar mais elevado. O treinador dos encarnados quer, todavia, salvaguardar a eventualidade de uma lesão de Artur. Se isso acontecesse e o Benfica tivesse, entretanto, “abreviado” o empréstimo de Eduardo, seria obrigado a entregar a baliza ao inexperiente Mika. Correria um risco demasiado grande!

Garay está na mira da Roma

O diário italiano “Corriere dello Sport” garante que o central argentino Ezequiel Garay, atualmente ao serviço do Benfica, está na mira da AS Roma. De acordo com a publicação transalpina, a turma romana quer reforçar, já no próximo mercado de transferências, o sector mais recuado da equipa e vê o jogador das águias como uma boa opção.

São já 5 os argentinos na formação romana - Erik Lamela, Pablo Osvaldo, Gabriel Heinze, Nicolás Burdisso e Fernando Gago – e o treinador espanhol Luis Enrique terá vontade de juntar outro ao plantel, para além de ser conhecedor das capacidades de Garay, uma vez que o central passou pelo Real Madrid antes de rumar à Luz.

De qualquer modo parece difícil que o Benfica ceda e deixe sair um jogador que assinou contrato há apenas 6 meses.

Luís Filipe Vieira: "Ontem [Anteontem] foi uma passagem menos feliz"

Luís Filipe Vieira classificou este sábado a eliminação do Benfica da Taça de Portugal diante do Marítimo (derrota por 2-1) na noite de sexta-feira, no Funchal, como "passagem menos feliz" da equipa.

"Queremos ganhar dentro de campo e não fora. Ontem foi uma passagem menos feliz mas vamos agora olhar para futuro, não vamos pensar no que está para trás. Há muita coisa para ganhar. O futebol é assim mesmo", afirmou na visita à Câmara de Oliveira de Azeméis, onde foi recebido pelo presidente Hermínio Loureiro.

"Temos orgulho em manter o ecletismo do clube com os salários em dia. Somos um clube com credibilidade e teremos sempre a postura de nunca a voltar a colocar em causa enquanto for presidente", acrescentou o líder do clube encarnado.

Sobre a inauguração da casa do Benfica em Oliveira de Azeméis, presidida por Jaime Soares, Vieira sublinhou:

"Esta inauguração é mais uma prova da vitalidade do nosso clube. Estarei na direção enquanto os benfiquistas assim o quiserem."