terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eusébio sofreu "episódio hipertensivo menor"

O ex-futebolista internacional português Eusébio, internado desde 19 de dezembro com pneumonia bilateral, esteve esta terça-feira a fazer tratamento nos cuidados intermédios do Hospital da Luz devido a um "episódio hipertensivo menor", informou a unidade hospitalar lisboeta.

"Hoje, no seguimento de um episódio hipertensivo menor, o Sr. Eusébio da Silva Ferreira esteve a fazer tratamento na Unidade de Cuidados Intermédios, onde se mantém, prevendo-se que regresse ao quarto de internamento ao final da tarde", indica o comunicado emitido pelo Hospital da Luz.

De acordo com o diretor clínico, José Roquette, "o estado de saúde mantém-se estável, estando a reagir de forma positiva à terapêutica", mantendo-se "em avaliação e ainda em aberto, a possibilidade de receber alta médica no final da semana, pois os progressos têm vindo a ser lentos e pretende evitar-se uma recaída, que nesta fase seria contraproducente".

"O Sr. Eusébio da Silva Ferreira mantém-se bem-disposto, dialogante e cooperante com o pessoal clínico na aplicação do plano terapêutico que foi definido e a evolução do seu estado de saúde está de acordo com o que era inicialmente esperado pelos profissionais clínicos que o tem acompanhado", indica a nota.

Eusébio, que completa 70 anos em 25 de janeiro, deu entrada no Hospital da Luz na segunda-feira passada com um quadro de pneumonia bilateral, sendo dois dias depois transferido para os cuidados intensivos, onde permaneceu até sábado, quando passou para os cuidados intermédios.

O "Pantera Negra", antiga glória do Benfica e da seleção portuguesa, já tinha sido internado em 2007 naquela unidade para se sujeitar a uma operação à artéria carótida esquerda, para prevenir um eventual Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ninis interessa a custo zero

Stotiris Ninis, médio grego que termina contrato com o Panathinaikos no final da presente temporada, é alvo do Benfica para a próxima temporada, chegando à Luz a custo zero, segundo informam várias notícias que circulam pela imprensa grega nas últimas horas.

A rádio Athletic refere mesmo que os responsáveis encarnados seguem de perto a situação do jogador e o acordo entre as partes pode ficar fechado nos próximos dias, mas o Parma também está interessado.

Ninis , de 21 anos, é internacional helénico e uma das maiores esperanças do seu país, ele que já está há seis temporadas no plantel principal do Pana, sendo atualmente orientado pelo português Jesualdo Ferreira.

No último verão foi associado a um interesse do Sporting, devido ao conhecimento que Carlos Freitas tem sobre o jogador, pois o atual dirigente dos leões foi diretor desportivo no clube grego.

Plantel regressou ao trabalho no Caixa Futebol Campus

O plantel de futebol profissional do Benfica voltou esta terça-feira aos treinos no Caixa Futebol Campus, após ter um gozado um período de descanso devido à época natalícia.

A equipa orientada por Jorge Jesus começou a preparar o primeiro jogo do ano frente ao Vitória de Guimarães. A partida vai contar para a Fase de Grupos da Taça da Liga e está agendada para o dia 3 de Janeiro.

O plantel benfiquista regressa aos treinos nesta quarta-feira, dia 28, às 10h30, no Caixa Futebol Campus, sendo que o apronto será à porta fechada.

André Almeida: "Venho para ajudar o Benfica a ser campeão"

De volta ao ponto de partida. André Almeida vai ter uma nova oportunidade para se mostrar. O médio, cedido pelos encarnados ao UD Leiria no início da temporada, está de regresso à Luz, para lutar por um lugar na equipa de Jorge Jesus.

A rescisão com os leirienses ficou confirmada ontem e André Almeida apresenta-se hoje ao trabalho. Chega com mais jogos nas pernas, maior experiência e ambição enorme por oportunidades.

«O trabalho será o mesmo que tenho vindo a fazer em Leiria. Chego com mais jogos e sinto que cresci em muitos aspectos», começou por dizer o médio, internacional sub-21, que, pouco depois, em conversa com A BOLA, traçou metas para a segunda metade da Liga.

E, desde logo, se destaca um sonho para cumprir:
- Venho com o objectivo de ajudar o Benfica a ser campeão. Pelo que tive oportunidade de assistir, por fora, estamos num bom caminho. É a equipa mais forte e mais constante que os outros adversários.

Ruben Amorim sem avanços

A situação de Ruben Amorim não conheceu avanços nos últimos dias, embora o jogador continue firme na sua vontade de sair do clube encarnado, de forma a jogar com maior regularidade.

O campeonato italiano agrada sobremaneira ao médio de 26 anos, e continua a ser uma hipótese, mas existem outras possibilidades que estão a ser analisadas.

O futuro do jogador está neste momento entregue ao seu agente, nada mais nada menos do que Jorge Mendes.

Águia ataca mercado a pensar na equipa B

O Benfica aposta forte em termos desportivos na ressurreição da equipa B, que volta a competir na próxima temporada e tem um lugar marcado na Liga Orangina. A contratação de Djaniny, avançado da União de Leiria, pode inserir-se na política de fortalecimento de um conjunto que alimentará a médio prazo a formação principal do clube.

Oorçamento disponibilizado pela SAD dos encarnados para este projeto é relativamente baixo, tal como seria de esperar face à conjuntura que o país atravessa. A composição do plantel passará, essencialmente, por uma mescla de jogadores formados no clube e futebolistas recrutados a custo zero (ou bastante reduzido). Além de Djaniny ser uma hipótese, pode citar-se Rafael Copetti, recentemente “pescado” na equipa de Sub-20 do Internacional Porto Alegre. Mas candidatos há muitos, como se pode constatar na lista (não exaustiva...) apresentada nesta página e na qual constam somente jogadores que tenham neste momento menos de 23 anos.

Cardozo regressou depois de 10 dias de férias

Oscar Cardozo regressou esta madrugada a Lisboa, poucos minutos depois das 5 horas, depois de 10 dias de férias no Paraguai para a quadra natalícia.

O jogador poderá assim participar no treino desta terça-feira à tarde - 17 horas, à porta fechada, no Seixal.

O Benfica vai começar a preparar o encontro de 3 de Janeiro frente ao Vitória de Guimarães, a contar para a 1ª jornada do grupo B da Taça da Liga.

Enzo Pérez multado

O Benfica não deixou passar em claro as declarações de Enzo Pérez a 11 de dezembro, ao programa de rádio argentino “El Equipo Deportivo”. Na altura, o médio, de 25 anos, disse que não se sentia bem na Luz e que queria voltar ao seu país, de preferência para o antigo clube, o Estudiantes.

O problema é que o jogador não não pediu qualquer permissão para falar à imprensa e, ao fazê-lo, violou os regulamentos do clube encarnado. Como penalização, viu-lhe descontados 10 mil euros do seu ordenado, segundo apurou o nosso jornal junto de fontes próximas do jogador.

Copetti: "Jogar no Benfica é um sonho"

Rafael Copetti vive por estes dias momentos de grande felicidade. O guarda-redes, de 20 anos, não esconde que assinar pelo Benfica é um “grande passo na carreira” e, agora, só quer justificar a aposta do emblema encarnado que o resgatou ao Internacional de Porto Alegre, para as próximas quatro épocas e meia.

“Jogar no Benfica é um sonho. Para mim e para qualquer jogador. É um clube muito grande e todos os jovens aqui no Brasil têm a ambição de um dia jogar na Europa. Agora só quero aproveitar esta oportunidade, ficar no clube e afirmar-me”, referiu o jovem guardião em conversa com Record, revelando depois que a transferências está praticamente concluída. “Falta apenas acertar alguns pormenores para que tudo fique resolvido. Tinha outros convites, mas o Benfica esteve sempre no topo das minhas preferências e espero que tudo dê certo. É uma grande hipótese para mim, para mostrar o meu valor”, indicou.

Plantel benfiquista está de volta aos treinos

O plantel da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica vai regressar esta terça-feira, dia 27 de Dezembro, aos trabalhos no Caixa Futebol Campus.

Depois do período descanso devido à época natalícia, os “encarnados” vão começar a preparar o jogo da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães.

O apronto, que vai decorrer à porta fechada, tem início marcado para as 17 horas.

Recorde-se que o Benfica vai jogar com o V. Guimarães no dia 3 de Janeiro.

Éder Luis só volta a jogar em fevereiro

O avançado Éder Luís, emprestado pelo Benfica ao Vasco da Gama, só deverá voltar a jogar em fevereiro, devido a uma fratura no pé esquerdo, sofrida a 21 de novembro. A avaliação foi feita pelo médico da equipa vascaína Clóvis Munhoz.

Atualmente de férias, o dianteiro brasileiro, de 26 anos, tem seguido à risca um plano traçado pelo departamento médico do Vasco, de modo a fazer a recuperação da melhor forma.

"Foi orientado a fazer um trabalho de fortalecimento muscular e aeróbico sem contacto com a região afetada. A previsão de consolidação varia muito, dizemos 30 a 45 dias, mas, dependendo da resposta, pode ser até 60", começou por dizer Clóvis Munhoz.

"Só mesmo no dia da reapresentação do grupo, a 4 de janeiro, é que faremos uma nova avaliação para termos certeza. Tomara que ele já tenha uma boa evolução. Mas jogar em janeiro não dá", garantiu.

Mora e Peñarol esperam "sim" dos encarnados

Apenas falta o sim do Benfica para que o empréstimo de Rodrigo Mora ao Peñarol fique fechado. É esta a informação avançada pelo jornal uruguaio "Ovación", que garante já existir acordo entre o avançado e o clube de Montevideu.

O diário uruguaio refere que Luís Filipe Vieira não autorizou a permanência do avançado em Montevideu para lá do período previamente estabelecido - 27 de dezembro - e admite ainda que há propostas de clubes europeus.

Por parte de Mora, a vontade é ficar no Peñarol, algo que deixa os dirigentes do clube uruguaio bastante otimistas. Quanto ao acordo entre as duas partes, o "Ovación" garante que Mora será um dos mais bem pagos do plantel, a par de Marcelo Zalayeta, avançado de 33 anos, que já jogou na Juventus, Sevilha e Nápoles.

Último golo português foi há mais de nove meses

Quem quiser encontrar o último golo oficial do Benfica assinado por um futebolista nascido em Portugal necessita de recuar a 21 de março. Fez recentemente nove meses que Nuno Gomes fechou com um bis a goleada imposta pela equipa da Luz ao Paços de Ferreira na Mata Real.

Estaria certamente longe de pensar que nenhum compatriota o imitaria com o emblema das águias ao peito até ao final do ano civil. O camisola 21 só entrou em campo aos 77 minutos (rendendo Saviola). Muito a tempo, mesmo assim, de marcar por duas vezes no desafio respeitante à 24.ª jornada do campeonato.

A saída do capitão das águias, aliada ao empréstimo de Carlos Martins, constituiu uma machadada na armada portuguesa, pois qualquer deles conhecia os caminhos para a baliza contrária.

Eusébio deve ter alta na quinta ou sexta-feira

O ex-futebolista internacional português Eusébio, internado desde 19 de dezembro com pneumonia bilateral, vai deixar esta segunda-feira a unidade de cuidados intermédios do Hospital da Luz e deverá ter alta "entre quinta e sexta-feira", informou o diretor clínico.

"Vai deixar os cuidados intermédios. Passou muito bem a noite. Retirámos a monitorização e vai passar para um quarto, onde poderá estar na companhia da família. É muito provável que tanha alta entre quinta e sexta-feira", explicou José Roquette, adiantando que os médicos vão "continuar vigilantes".

O diretor clínico do hospital lisboeta observou que a recuperação está a decorrer "dentro das expetativas", pois previa-se "que seria algo relativamente demorado", advertindo que Eusébio "vai manter-se em regime de ambulatório" depois de receber alta hospitalar.

Eusébio, que completa 70 anos em 25 de janeiro, deu entrada no Hospital da Luz na segunda-feira passada com um quadro de pneumonia bilateral, sendo dois dias depois transferido para os cuidados intensivos, onde permaneceu até sábado, quando passou para os cuidados intermédios.

O "Pantera Negra", antiga glória do Benfica e da seleção portuguesa, já tinha sido internado em 2007 naquela unidade para se sujeitar a uma operação à artéria carótida esquerda, para prevenir um eventual Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Tadeu Júnior: "Copetti rejeitou duas propostas melhores"

O empresário de Rafael Copetti, Tadeu Júnior, confirmou a vinda do guardião brasileiro para Luz "em janeiro" devido ao projeto cativante por parte do Benfica.

"Acreditamos que Copetti vai para um projeto interessante. Abriu mão de duas propostas financeiramente melhores que a do Benfica. Ele vai para um projeto em que acredita. O Benfica acompanha o jogador desde 2008 quando foi eleito um dos melhores guarda-redes da categoria de sub-20 e sub-17", avançou, em declarações, à Rádio Renascença, esta segunda-feira.

Segundo o representante, o jogador - que chega a custo zero ao emblema encarnado - deverá ser emprestado para se ambientar ao futebol português e só depois tentar disputar um lugar na baliza do Benfica.

"Ele está feliz porque o Benfica é um grande clube. Copetti é um guarda-redes que jogava na equipa principal do Internacional, era o quarto guarda-redes. Acho que ele está ciente que tem de ser emprestado para se adaptar ao futebol português que é um futebol difícil. Acredito que pode ir para uma equipa média e depois voltar ao Benfica para lutar pela sua posição".

Tadeu Júnior descreveu ainda as qualidades do jogador, de 20 anos:

"Tem boa envergadura, é veloz e a sua grande qualidade são as grandes penalidades".

Urreta regressa a Guimarães

O futuro imediato de Urreta, extremo uruguaio de 21 anos do Benfica, passa pelo regresso ao V. Guimarães, onde ficará até final da temporada, por cedência das águias.

Recorde-se que o jovem atacante cumpriu a pré-época sob as ordens de Jorge Jesus, mas foi depois cedido aos vimaranenses. Acabaria, contudo, por nunca se estrear, fruto de consecutivas lesões, a última das quais ditou o retorno à casa-mãe, para recuperar com o departamento médico encarnado.

Gerou-se então alguma indefinição em torno do futuro de Urreta, pois o Benfica recebeu propostas de clubes sul-americanos, nomeadamente do Uruguai (Peñarol) e da Argentina, mas na Luz entende-se que o melhor para o jogador é regressar ao V. Guimarães, assim que estiver totalmente recuperado.

Coentrão: "Não se pode esperar que Emerson seja logo um Coentrão"

R – Como adepto do clube qual o reforço que mais o impressionou nesta primeira metade da temporada?

FC – Talvez o Garay. É um central de grande nível, muito bom mesmo e considero que esta lesão do Luisão só veio demonstrar ainda mais o seu valor. Isto porque assumiu-se como o patrão da defesa e conseguiu manter a segurança na equipa, mesmo com a ausência de um jogador tão importante no sector. Com isto não quero dizer que o Jardel ou o Miguel Vítor não tenham qualidade, porque também eles são bons jogadores. Mas o Garay foi sem dúvida um grande reforço para a equipa, uma excelente opção no mercado. Aliás a sua utilização comprova isso mesmo, se não estou em erro é o jogador que contabiliza mais minutos na equipa e temos que lhe dar todo o mérito.

R – Atualmente muitas pessoas dizem que a grande lacuna da equipa é a posição de lateral-esquerdo, já que o Emerson ainda não conseguiu convencer. Tem noção de que deixou um vazio grande?

FC – Para começar quero dizer, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Emerson é um bom jogador. Agora é normal que precise de tempo para se adaptar a uma nova realidade e outro nível de exigência, já que o Benfica não é a mesma coisa do que o Lille. Ao que sei ele também não era um titular indiscutível em França e esta mudança para um clube tão grande como Benfica exige tempo. Não se pode querer logo que o Emerson seja um Fábio Coentrão e que faça exatamente as mesmas coisas, até porque é um jogador com características diferentes. Temos que lhe dar espaço e tempo e sinceramente gosto das suas qualidades. Não quer dizer que vá chegar ao meu nível, ou mostrar a qualidade que eu tinha lá, mas com mais alguns meses vai ser um bom defesa-esquerdo.

R – Mas tem noção que nos próximos tempos os adeptos do Benfica vão lembrar-se sempre do Fábio Coentrão e que qualquer jogador que jogue naquela posição vai ter o peso de ser o seu sucessor?

FC – Até pode ser que daqui a uns anos o Benfica conte de novo comigo e eu esteja lá de novo...

Defesa internacional mexicano colocado na rota encarnada

A imprensa mexicana refere esta segunda-feira que o Benfica está interessado na contratação do lateral esquerdo Jorge Torres Nilo.

Mas os encarnados não são o único clube interessada na contratação, pois o site asteca “Esto” refere que o defesa também é pretendido pelo Sevilha, podendo estar na iminência de sair para o futebol europeu.

Nilo, de 23 anos, pertence aos quadros do Tigres e é internacional mexicano, tendo sido chamado para o Mundial'2010 na África do Sul.

Entrar em 2012 com a taça atravessada

Com muitos motivos para sorrir, mas com objetivos incompletos. É assim que o Benfica se prepara para entrar no novo ano e atacar a segunda metade da época. Na luta pelo título nacional, com a liderança assegurada no arranque de 2012, e em plena discussão da Liga dos Campeões – o Zenit é o senhor que se segue – Jorge Jesus sente, porém, um amargo de boca.Os responsáveis pelo futebol não gostaram que a Taça tenha ficado para trás, mas o técnico ainda gostou menos.

Esta foi uma meta falhada e que levou os responsáveis da águia a mostrarem o total desagrado pela derrota sofrida diante do Marítimo (1-2), a única das águias na primeira metade da época. Luís Filipe Vieira foi ao balneário logo após o jogo no Estádio dos Barreiros e demonstrou ao treinador o total desagrado com a situação, ao ver a equipa afastada prematuramente e logo após o terceiro jogo na prova, o primeiro com um adversário da Liga [para trás ficaram Portimonense e Naval, equipas de escalões inferiores].

Carole desperta atenções

Lionel Carole, lateral esquerdo que representa o Sedan por empréstimo do Benfica, está a suscitar o interesse de clubes da primeira divisão gaulesa e dos belgas do Standard Liège.

«Ouvi dizer que há clubes interessados em mim, porém, a única certeza que tenho é que estou no Sedan e empenho-me nos treinos todos os dias. Quero trabalhar com tranquilidade», diz o jovem defesa francês, de 20 anos, em declarações ao site blogolo.

Laurent Guyot, treinador do Sedan, diz que Carole cresceu como jogador depois de um início titubeante no clube, razão pela qual pretende continuar a contar com o seu contributo: «O seu representante ligou-me esta semana para me dizer que há clubes interessados nele, mas conto com Carole e quero que fique».

Lionel Carole tem contrato com o Benfica até 2016 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

Rafael Copetti assina por quatro épocas e meia

É certo que a janela de transferências de janeiro ainda não abriu, mas o Benfica continua ativo no mercado. Depois de ter assegurado a contratação de Djaniny à U.Leiria, as águias garantiram os serviços de Rafael Copetti, guarda-redes de 20 anos, que representava o Internacional.

O jogador assinou um contrato com o clube da Luz válido para as próximas quatro temporadas e meia e, ao que tudo indica, vai chegar à capital portuguesa logo no início do mês de janeiro, para começar a treinar-se às ordens de Jorge Jesus. O guardião representou no último ano a equipa Sub-20 do Colorado, mas o grande potencial que apresenta valeu-lhe algumas chamadas à equipa principal, onde chegou a ser utilizado no campeonato gaúcho, no jogo com o Cruzeiro-Poa.