terça-feira, 8 de novembro de 2011

Luisão e David Luiz outra vez juntos

Selecção brasileira volta a juntar dupla desfeita a meio da última época, por força da transferência de David Luiz do Benfica para o Chelsea.

«Provavelmente, vou usar no primeiro jogo [com o Gabão, quinta-feira] o Luisão e o David Luiz. Usei muito o Thiago Silva [do Milan], jogou todas as partidas connosco e precisamos dar condição para os outros jogadores, ver o desempenho e permitir a recuperação do Thiago Silva», explicou Mano Menezes, acrescentando: «Acho importante que o façamos para não perdermos jogadores nesta fase, o que significaria um prejuízo no futuro».

O Brasil deverá alinhar no jogo com o Gabão: Neto, Fábio, Luisão, David Luiz e Adriano; Lucas Leiva, Fernandinho e Hernanes; Willian, Hulk e Kléber.

SC Braga e Benfica multados

A Comissão Disciplinar da Liga aplicou multas pecuniárias a SC Braga e Benfica, na sequência do jogo que opôs as duas equipas no Estádio Axa, no passado sábado.

A SAD do emblema minhoto foi multada em 1000 euros, resultantes do comportamento incorrecto do público (reincidência) e utilização de aparelhagem sonora no decurso do jogo.

Já a SAD do Benfica foi punida em 1250 euros por reincidência em comportamento incorrecto dos seus adeptos, juntando-se multa de 200 euros por atrasar o início ou o reinício dos jogo.

Vicente del Bosque: "A hora de Rodrigo vai chegar"

Para já, Rodrigo Machado vai jogando na selecção sub-21. Foi chamado pelo técnico Luis Milla para os jogos com Estónia e Suíça (dias 10 e 14, em Melilla e Córdoba, respectivamente), de apuramento para o Europeu da categoria, em 2013, em Israel, mas o seleccionador da principal equipa espanhola, Vicente del Bosque, admite chamar o benfiquista.

«Se continuar a trabalhar bem no Benfica, a um dia vai chegar a hora de Rodrigo», disse a A BOLA o técnico de 60 anos, lembrando que, neste momento, a «concorrência é muito forte». Na opinião do treinador campeão do Mundo em 2010, na África do Sul, o avançado de 20 anos deve queimar etapas e aproveitar muito bem a presença nos sub-21.

«É o melhor caminho para chegar à selecção principal, tal como fizeram Javi Martinez ou Mata», exemplificou, sem querer entrar numa análise sobre o benfiquista, para manter a formalidade que o cargo exige.

Porém, insistiu que continua a observar Rodrigo. «Estamos muito bem informados sobre o que estão a fazer os nossos jogadores em Portugal», especificou, percebendo-se que está bem documentado sobre os feitos do número 19.

Paulo Futre: "Nélson Oliveira é craque"

Paulo Futre tem acompanhado a época do Benfica e mostra-se entusiasmado pelo facto de Jorge Jesus estar a apostar em jogadores jovens. Rodrigo tem sido o mais utilizado, com bons resultados, diga-se, mas na Luz há mais juventude para apostar.

«Fico satisfeito por ver um treinador, como é o caso de Jorge Jesus, dar hipóteses aos mais novos. Os jovens precisam de jogar, de oportunidades. No Real Madrid, Rodrigo não iria conseguir jogar e felizmente para ele tem agora essa chance no Benfica. Também espero ver o Benfica dar oportunidade ao Nélson Oliveira, que é um verdadeiro craque, como se viu no Mundial da sub-20 da Colômbia», referiu Paulo Futre, confiante de que o avançado português poderá ter futuro auspicioso na Luz.

Esta temporada, Nélson Oliveira foi titular uma vez, no jogo com o Portimonense, para a Taça de Portugal, saindo ao intervalo, numa partida que os encarnados venceram, por 2-0.

Apesar da pouca utilização, Jorge Jesus tem dado sinais de confiança no avançado, integrando-o, por exemplo, no lote de 19 jogadores convocados para o jogo com o SC Braga.

Recorde-se que Nélson Oliveira foi considerado o segundo melhor jogador do último campeonato do Mundo de sub-20, realizado na Colômbia.

Humberto Coelho: "Resultado do Benfica em Braga acaba por não ser mau"

vO ex-seleccionador nacional, Humberto Coelho, diz que o jogo do Benfica em Braga era uma boa ocasião para os encarnados se distanciarem na frente do campeonato mas que, face às circunstâncias, «acaba por não ser um mau resultado».

«O resultado acaba por não ser mau, recuperar um golo da desvantagem num jogo em que o Benfica não criou muitas situações de golo acaba por ser um bom resultado. É claro que esperamos sempre mais, sobretudo neste jogos, com a possibilidade do Benfica ficar em primeiro, distanciado. Era uma boa ocasião», afirmou o antigo jogador dos encarnados, na apresentação do livro O «magriço» de Pedro Gomes.

Sobre o Benfica – Sporting que se aproxima, Humberto Coelho perspectiva um grande jogo de futebol face à trajectória ascendente dos leões: «Vai ser mais um grande jogo de futebol numa altura em que o Sporting está a recuperar de um início de campeonato menos bom. Há que ter em conta que é uma equipa que está em construção e está num caminho muito bom»

Um dos assuntos que tem marcado a actualidade benfiquista desde o início da época é a não aposta de Jorge Jesus em Capdevila. Humberto Coelho diz que o espanhol é «bom jogador» mas prefere Emerson: «Gosto muito do Emerson. Vi jogar uma vez o Capdevila e prefiro o Emerson. É mais novo, tem maior margem de progressão, enquanto Capdevila já atinguiu o seu zénite com a conquista do campeonato da Europa e do Mundo. Foi e ainda é um grande jogador, mas para aquilo que o Benfica precisa e pela acção que os seus laterais têm no jogo, o Emerson é melhor».

AG da SAD deve aprovar transferência de prejuízos

A administração da SAD do Benfica vai propor, em assembleia geral, que os prejuízos do último ano sejam transferidos para resultados acumulados, enquanto a direção do clube pede a aprovação de "um voto de confiança" aos órgãos da SAD.

A AG, marcada para o dia 29 de novembro, tem como primeiro ponto da ordem de trabalhos a aprovação do relatório e contas do exercício de 2010/2011, estando no segundo ponto a proposta da administração da SAD de transferir para resultados acumulados o prejuízo de 7,8 milhões de euros.

Também está na ordem de trabalhos a aprovação da declaração sobre a política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e de fiscalização.

Neste ponto, a AG deverá aprovar "princípios genéricos" propostos pela administração. "Os critérios conjugados (para a remuneração de cargos) deverão ser o da relevância das áreas de gestão executiva que constituem o pelouro de cada um, assim como o nível de responsabilidade das respetivas funções".

Para 2011/2012 é ainda proposto que haja prémios e que a Comissão de Remunerações atenda aos "principais indicadores financeiros, desportivos, comerciais e outros, tendo em consideração os objetivos definidos no início do referido exercício".

Deslocações a Braga recheadas de peripécias

Cardozo foi atingido com uma bola de golfe a 6 de março, enquanto Carlos Martins foi alvejado com uma... pulseira. Qualquer um dos dois continuou em campo.

Vieira afirmou ter sido empurrado por um segurança, junto ao balneário, a 6 de março. “Isto está relacionado com alguns ‘jagunços’ que passam por aqui!”

Jesus foi recebido com insultos pelos adeptos do Braga a 6 de março. A instalação sonora do estádio debitou no fim o êxito de José Cid: “Amar como Jesus amou”.

Um suposto adepto do Sp. Braga ficou a milímetros de atingir Jesus à entrada do autocarro a 5 de maio. O treinador ripostou verbalmente à provocação.

O 5 de maio cotou-se igualmente como um dia de incidentes entre os adeptos nas imediações do estádio e nas bancadas, o que obrigou o Corpo de Intervenção a efetuar algumas cargas

Arsenal pensa em Javi Garcia

Arsène Wenger quer reforçar o meio-campo do Arsenal na reabertura do mercado, no próximo mês de janeiro, e Javi García é um dos nomes em cima da mesa, segundo informações veiculadas pela “Cadena Ser”.

A inesperada lesão de Jack Wilshere e má forma demonstrada por Ramsey obrigam o técnico a encontrar outras soluções para fazer parceria com Mikel Arteta no centro do miolo. O espanhol do Benfica agrada imenso ao técnico francês e o emblema de Londres pode avançar já para a sua contratação.

Lembre-se que o médio, de 24 anos, tem contrato com os encarnados até 2014 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Saviola tem interessados

Com a reabertura do mercado à porta, as equipas começam a desenvolver os primeiros contactos visando o reforço dos plantéis. Saviola, que perdeu o estatuto de titular no Benfica, é um dos nomes que começa a suscitar o interesse de alguns emblemas espanhóis, entre os quais o Villarreal.

O empresário do avançado de 29 anos, Diego Queiruga, está atento às oportunidades de negócio mas espera uma decisão do Benfica. “Nesta fase não vou comentar o interesse do Villarreal ou de qualquer outro clube, pois aguardo uma decisão de Lisboa. Até saber se a vontade do Benfica passa por transferir o Saviola é escusado prever cenários”, afirma a Record.

Apesar de El Conejo estar blindado por uma cláusula de 30 milhões de euros, a SAD encarnada está disposta a negociar por valores substancialmente mais baixos.

Humberto Coelho: "Emerson é melhor que Capdevila"

A antiga glória do Benfica, Humberto Coelho, defendeu a preferência de Jorge Jesus por Emerson apesar de ressalvar a qualidade de Capdevila.

"O Benfica tem uma estrutura que aposta muito nos jogadores jovens. O Capdevila é um bom jogador, mas como tudo na vida, as coisas acabam. Gosto muito do Emerson. Vi uma vez o Capdevila e prefiro o Emerson", afirmou à Rádio Renascença.

O ex-defesa central encarnado aponta a idade como factor determinante para a opção pelo lateral brasileiro:

"É mais novo e tem uma margem de progressão maior. O Capdevila é um grande jogador, mas para o que o Benfica precisa, sendo uma equipa com dinâmica de transições muito rápidas, penso que o Emerson é melhor".

Gaitán queria continuar em jogo

Apesar das dificuldades gástricas sentidas durante o jogo com o Sp. Braga, Gaitán disponibilizou-se para continuar em campo, de forma a ajudar a equipa que, ao intervalo, estava em desvantagem no mercador.

Jorge Jesus, após ter escutado a vontade do jogador, optou por não arriscar e colocou Rodrigo em campo no lugar do internacional argentino.

Nem tudo o que luz é futebol

Artur Moraes foi anteontem porta-voz da indignação do Benfica. Ainda mal refeito do empate cedido no Axa, o guarda-redes puxou dos galões e, socorrendo-se do facto de já ter sido o dono da baliza do Sp. Braga, vincou aquela que julga ser uma verdade indesmentível. “Quando aqui vem o Benfica acontecem coisas do outro mundo”, sustentou o camisola 1, aludindo ao triplo apagão na primeira parte.

Contratado neste defeso pelas águias, Artur Moraes esteve no outro lado da barricada por ocasião das últimas duas visitas do Benfica à Pedreira, ambas em 2011, uma referente à Liga e a outra a contar para a Liga Europa.