sábado, 20 de agosto de 2011

Jesus sobre Vítor Pereira: «Não vou baixar a esse nível»

Jorge Jesus escusou-se a reagir aos comentários do treinador do FC Porto sobre a sua personalidade. «Não vou baixar a esse nível», indicou.

«Fiz uma análise de um lance [n.d.r. grande penalidade que valeu o triunfo portista em Guimarães] e não falei do carácter das pessoas, que são livres de ter opiniões diferentes das minhas. Não vou comentar, não vou baixar a esse nível», disse o treinador do Benfica, na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo com o Feirense.


Gostei do: "Não vou baixar a esse nível".

Benficaas

Jorge Jesus: «Os adeptos têm de gostar dos jogadores que temos»

Jorge Jesus ouviu os assobios dirigidos a Óscar Cardozo no jogo com o Feirense e, não obstante considerar que não pertenceram à maioria dos adeptos presentes na Luz, reconhece que o paraguaio não gera consenso nas hostes encarnadas.

«Houve alguns [assobios], mas não da maioria. Os adeptos têm de gostar dos jogadores que temos. Tentei dar uma ideia do que é o Cardozo. Hoje, voltou a marcar. Não é um jogador elegante, não corre tanto quanto os adeptos desejariam», comentou o treinador, em declarações à Sport TV.

Jorge Jesus: «Não há jogos fáceis»

Jorge Jesus encara com naturalidade as dificuldades sentidas pelo Benfica diante do Feirense. Quatro jogos consecutivos a sofrer golos não é motivo de preocupação. «Olho mais para o jogo ofensivamente», justifica o treinador dos encarnados.

«Não há jogos fáceis, sabíamos que iria ser difícil. Os adversários posicionam-se muito bem em função da equipa do Benfica, o que nos cria mais dificuldades para marcar. O Feirense foi uma equipa atrevida, acreditou sempre que poderia discutir os pontos. Temos de estar preparados para esta mentalidade», comentou Jorge Jesus, em declarações à Sport TV.

«Notou-se a fadiga em alguns jogadores, corremos muito no jogo com o Twente», apontou, admitindo que foi «obrigado a deixar jogadores em campo mais tempo do que desejava».

«Não pude poupar Saviola e Aimar, era essa a estratégia. São dois jogadores com características especiais, vamos ver se será possível recuperá-los para o jogo com o Twente», referiu.

O facto de o Benfica sofrer golos há quatro jogos consecutivos não preocupa Jesus. «Olho mais para o jogo ofensiva do que defensivamente. Prefiro ganhar por 3-1 do que por 1-0. É assim que preparo a equipa, para ganhar», argumentou.

Maxi Pereira: «Sim, voltámos a sofrer golos mas ganhámos»

Defesa uruguaio diz que a vitória do Benfica não sofre contestação mas reconhece que defensivamente ainda há trabalho de casa por fazer. Afinal, a águia sofre golos há quatro jogos consecutivos (Trabzonspor, Gil Vicente, Twente e Feirense).

No flash interview, Maxi Pereira admite que era importante não perder mais pontos e espera que na quarta-feira o Benfica carimbe a passagem para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Foi uma vitória importante e justa. Precisávamos de conquistar os três pontos para manter o moral em alta. Sim, é verdade, voltámos a sofrer golos mas ganhámos. Por outro lado, não jogámos sozinhos, do outro lado estava uma equipa bem organizada. Estivemos sempre mais perto de marcar o segundo do que o Feirense», sublinhou o lateral direito, falando de seguida do jogo de quarta-feira com o Twente.

«Queremos muito qualificar-nos para a fase de grupos da Champions e, apesar de sabermos que não vai ser fácil, estamos com muita fé no apuramento», finalizou.

Bruno César: «Jogo com Twente pode mudar época»

Bruno César foi o autor do terceiro golo da vitória do Benfica frente ao Feirense e garante trabalhar sempre para a titularidade.

"Vou trabalhar para entrar no onze. Sabemos que os que entraram estão a cumprir as expectativas, mas há que trabalhar para cumprir quando formos chamados", afirmou o brasileiro no final da partida.

E reforçou: "Apesar de ainda faltar muito campeonato, é importante que a equipa fique com os 3 pontos".

Já de olho no jogo de quarta-feira com o Twente, a contar para a segunda mão do playoff da Liga dos Campeões, Bruno César garante que a equipa não pode descansar sobre o empate da 1.ª mão na Holanda.

"Conseguimos um resultado muito bom na Holanda, mas não podemos ficar dependentes disso e há que jogar para vencer. Temos de estar motivados para um jogo que pode mudar a época completamente. Temos de estar confiantes".

Nolito iguala Eusébio

Com o golo apontado diante do Feirense, Nolito igualou este sábado Eusébio, o único jogador do Benfica até à data que havia marcado nos primeiros cinco jogos oficiais na época de estreia.

Depois de na passada terça-feira ter igualado Coluna - com o golo frente ao Twente -, o atacante espanhol contratado esta época ao Barcelona igualou Eusébio

O camisola 9 faturou em todas as partidas a doer. Assim foi na primeira partida, frente ao Trabzonspor, quando abriu caminho ao triunfo (2-0) na Luz. Na 2.ª mão, na Turquia, Nolito voltou a adiantar os lisboetas, que no entanto permitiram o empate do adversário (1-1).

O atacante marcou igualmente o primeiro golo da edição 2011/12 do campeonato português, mas tal não chegou para evitar que o Gil Vicente chegasse ao empate.

No embate frente ao Twente, Nolito pela primeira vez não abriu o ativo, mas completou a cambalhota no marcador aos 35', após uma excelente jogada coletiva. Só Bryan Ruiz evitou que tal constituísse o lance da vitória.

E neste sábado a vítima do espanhol foi o Feirense...


Será que vai superar Eusébio?

Destaques individuais

Nolito – Cinco jogos e outros tantos golos em jogos oficiais com a camisola do Benfica vestida. Iguala Eusébio neste registo. O espanhol esteve sempre em jogo, colocando a cabeça de Pedro Queirós em água com várias deambulações pelo corredor.

Pablo Aimar – “El mago” de novo em evidência. Fez um jogo ao seu estilo, muito voluntarioso na hora de defender e com magia na hora de atacar.

Bruno César – Entrou e mexeu com o jogo com passes e remates que tentaram abrir a cerrada defensiva nortenha. Ao minuto 90 fez um golo espectacular após deliciosa jogada individual.

Javi García – É o tampão do “miolo” do Benfica. A sua capacidade táctica equilibra o jogo “encarnado”, pois defende e ataca quase com a mesma qualidade. Tem um pulmão inesgotável.

Classe vence anti-jogo

O Sport Lisboa e Benfica disputou este sábado diante do Feirense a partida referente à 2.ª jornada da Liga portuguesa, onde venceu por 3-1. O técnico Jorge Jesus optou por não fazer muitas alterações face ao jogo frente ao Twente no passado dia 16 de Agosto. Capdevila no lugar do brasileiro Emerson e Saviola no lugar de Witsel foram as mudanças a registar.

Os “encarnados” entraram determinados a resolver cedo a partida, tendo várias oportunidades à mercê, mas apenas conseguiram apontar um tento. À passagem do minuto 12 começou o festival das “águias” com Saviola a desperdiçar após passe de cabeça, na grande área, de Javi García. O remate do argentino saiu à malha lateral. Todavia, não demorou muito até se festejar nas bancadas da Luz. Volvido um minuto (13´), Nolito inaugurou o marcador. Maxi Pereira efectuou um lançamento de linha lateral, Cardozo desviou de cabeça ao primeiro poste e o espanhol não enjeitou a oportunidade.

Em vantagem, as “águias” não abrandaram o ritmo de jogo e aos 17 minutos tiveram mais uma oportunidade para aumentar a vantagem num lance criado por argentinos. Saviola conduz um contra-ataque rapidíssimo, deixa o esférico para Gaitán que remeta cruzado. O guardião do Feirense defendeu e a bola embateu no poste seguindo para fora de campo pela linha lateral. Seria lançamento para os homens da Luz, mas o árbitro Hugo Pacheco cometeu mais um dos vários equívocos que teve no encontro. Após 20 minutos diabólicos por parte da equipa “encarnada”, os pupilos às ordens de Jorge Jesus continuaram a ter posse de bola avassaladora, mas criando menos oportunidades para marcar.

Neste particular, registo para mais uma por intermédio de Nolito ao minuto 37 que rematou para mais uma excelente defesa de Paulo Lopes após boa jogada colectiva do Benfica. Apesar do acentuado domínio dos da casa, apenas saíram a vencer por 1-0.

A etapa complementar começou como terminou a primeira metade, com os “encarnados” por cima. Canto marcado por Aimar e o capitão Luisão, dentro da pequena área, a rematar por cima da barra (48´).

De forma totalmente imerecida, a equipa que viajou de Santa Maria da Feira almejou o empate à passagem do minuto 52, por intermédio de Rabiola. Três minutos volvidos, mais um erro do juiz da partida. Saviola recebeu a bola em linha, ficaria isolado e com forte possibilidade de facturar, mas a equipa de arbitragem assinalou fora-de-jogo.

As “águias” jogavam no meio-campo do Feirense, mas não conseguiam chegar à vantagem. O relógio marcava 60 minutos, quando Cardozo, de livre directo, treinou a mira. Rematou em jeito, mas Paulo Lopes opôs-se de novo.

Ao minuto 74, a Luz assistiu a uma excelente arrancada de Maxi Pereira pelo lado direito do ataque, o uruguaio entrou na área, centrou e o avançado paraguaio apontou o seu primeiro golo na edição 2011/12 do Campeonato. O Benfica voltava a estar em vantagem. Mas o melhor estava guardado para o fim e teve assinatura “canarinha”. Corria o minuto 90, quando Bruno César pegou na bola, ultrapassou três adversários e rematou forte e cruzado, não dando qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes da formação comandada por Quim Machado.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Capdevila, Javi García, Gaitán (Witsel 60´), Pablo Aimar (Bruno César 77´), Nolito (Enzo Pérez 83´), Saviola e Cardozo.

Vítor Pereira: «Jorge Jesus é egocêntrico»

No rescaldo da vitória sobre o Gil Vicente (3-1), Vítor Pereira respondeu a Jorge Jesus, que horas antes disse que o penalty que garantiu a vitória do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães foi mal assinalado.

«A sensação que tenho do Jorge Jesus, e não é só de agora, é que quando há mérito o mérito é dele e o dos jogadores e da estrutura do clube é sempre uma percentagem pequena».

«A interpretação dele é de uma pessoa egocêntrica, que só olha para o seu umbigo e que vê o golo da semana passada, mas que não vê os penalties que ficaram por assinalar na Supertaça a nosso favor e que o golo do Nolito [n.d.r. contra o Gil Vicente, na jornada inaugural] é precedido de fora de jogo», atirou o técnico portista aos microfones da Sport Tv.


O que têm vocês a dizer sobre isto?

Leekens: «Witsel tem tudo para triunfar»

Axel Witsel está no «caminho certo para fazer uma bela carreira», afirma o seleccionador belga, Georges Leekens, que, em conversa com A BOLA, se desfaz em elogios ao reforço das águias. E a transferência para a Luz representa «um passo muito importante» nessa afirmação.

«É um rapaz fantástico, um belo jogador», desabafa Leekens, quando atende a chamada telefónica, na Polónia, e aceita falar sobre o jovem médio, de 22 anos, que o Benfica contratou ao Standard Liège, por 6,5 milhões de euros, e que já começou a conquistar o coração dos adeptos.

Além da confiança de Jorge Jesus. «Na Bélgica, sabemos o que representa o Benfica, um clube ao mais alto nível, no qual jogou Michel Preud´homme. Acredito que pode continuar a progredir em Portugal», prossegue o seleccionador, que vê em Witsel um jogador «com perfil do futebol inglês», embora saliente que pode «combinar a forte presença física com a classe do futebol dele». Em resumo, Leekens considera que Witsel tem «muito talento».

Luisão chega hoje aos 300 jogos

O hall of fame do Benfica vai receber mais uma estrela, Luisão, que após oito anos de clube se prepara para cumprir 300 jogos ao serviço dos encarnados, registo raro nos tempos que correm dada a rapidez com que os jogadores entram e saem da Luz, ao abrigo de um mercado de transferências que não se compadece com a mística ou o amor à camisola.

O defesa-central brasileiro chegou ao Benfica com apenas 22 anos e bem pode dizer-se que tem dado ao emblema da Luz os melhores anos da sua carreira. Hoje em dia, com 30 primaveras cumpridas, é capitão incontestado dos encarnados, mesmo após alguns episódios em que deixou clara a ideia de que pretendia sair de Lisboa, e a maior referência de uma equipa que viu partir nos últimos anos algumas das suas figuras com história, como são os casos de Quim, na época passada, e Nuno Gomes e Moreira, já neste Verão.

Luisão, em declarações exclusivas a A BOLA, manifesta a sua satisfação por estar à beira de conseguir um registo raro e prestigiado, os tais 300 jogos oficiais de águia ao peito. «Tenho enorme orgulho de fazer parte da história do Benfica», disse, antes de mais um encontro de campeonato (Feirense), que, salvo qualquer imprevisto de última hora, será o 184.º da sua passagem pelo Benfica.

Jorge Jesus chama 19 jogadores

O Sport Lisboa e Benfica divulgou este sábado os futebolistas convocados para o embate diante do Feirense, a contar para a 2.ª jornada do Campeonato Nacional.

A partida entre os “encarnados” e o Feirense está agendado para este sábado, dia 20 de Agosto, pelas 19h45, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Capdevila, Emerson, Miguel Vítor e Garay;
Médios: Bruno César, Enzo Pérez, Javi García, Nicolás Gaitán, Pablo Aimar, Ruben Amorim e Witsel;
Avançados: Jara, Saviola, Cardozo e Nolito.

Jara entre a saída e os convocados

Após ter sido titular em Barcelos, Franco Jara foi chamado para o desafio com o Feirense, mas sabe que hoje pode ter uma das últimas oportunidade de jogar pelo Benfica esta época. O avançado, de 23 anos, é desejado no Granada e, segundo Record apurou, o negócio deve ficar concretizado na próxima semana.

Sem Mora por motivos físicos e com Rodrigo reintegrado apenas anteontem, Jesus entendeu que não podia prescindir do contributo do argentino frente ao Feirense. Desta forma, confirmando-se a titularidade de Saviola, Cardozo e Nolito, o técnico fica com uma solução ofensiva no banco. Este cenário deve repetir-se na quarta-feira, diante do Twente, pelo que é provável que o atacante siga para Espanha no final da próxima semana.

Ansioso. O futebolista está a seguir a situação com alguma apreensão. Até ao momento, o jovem ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre o empréstimo, mas está consciente que as possibilidades de continuar na Luz são ínfimas. Apesar de não refutar a possibilidade de alinhar na Liga BBVA, Jara preferia ficar no Benfica. “Falei agora com ele, já estava concentrado com a equipa e continua à espera que alguém lhe diga alguma coisa”, afirmou ontem Marcelo Valeri, empresário do argentino.

Os responsáveis encarnados, por outro lado, consideram ser mais positivo que Jara jogue com regularidade para atingir o potencial que lhe é apontado. A cedência é uma hipótese cada vez mais forte.

A vez de Capdevila

Joan Capdevila foi convocado por Jorge Jesus para o encontro de hoje e pode até ser titular diante do Feirense. O lateral-esquerdo, de 33 anos, seguiu ontem à tarde para a unidade hoteleira nos arredores de Lisboa, onde os jogadores escolhidos pelo técnico pernoitaram e pode estrear-se em termos oficiais com a camisola da águia.

Depois de ter ficado de fora dos primeiros jogos por Jesus entender que a condição física do espanhol ainda não era a ideal para competir, o campeão do Mundo tem, agora, uma excelente oportunidade para integrar o onze, depois de já ter defrontado o Arsenal, em partida da Eusébio Cup.

Emerson vai jogar na próxima quarta-feira o jogo com o Twente da segunda mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, e isso poderá levar Jesus a deixar o ex-Lille no banco. Capdevila, recorde-se, não foi inscrito para as duas eliminatórias até agora realizadas na UEFA [3.ª pré-eliminatória e playoff], embora tenha sido chamado à última hora para a viagem à Holanda.Viajou mas acabou por ver o jogo da bancada.

Acordo por Yebda

Benfica e Granada já chegaram a um princípio de acordo visando a transferência de Yebda. O médio deverá deixar a Luz a título definitivo para assinar um contrato com o clube espanhol válido para a próximas três temporadas.

Para oficializar o negócio falta o acordo do jogador, que deve deslocar-se à Andaluzia para discutir os detalhes do contrato. O internacional argelino, de 27 anos, preferia alinhar numa equipa com objetivos mais ambiciosos que o Granada cujo propósito é a manutenção na Liga BBVA. A intenção do futebolista passava por voltar ao campeonato italiano, mas nenhum dos clubes que mostrou interesse fez chegar a Lisboa uma proposta que as águias considerassem aliciante. Apesar de nunca se ter mostrado muito inclinado a aceitar o convite do Granada, a poucos dias do fecho do mercado, Yebda não deve rejeitar a oferta, até para não correr o risco de ficar seis meses parado.

Rodrigo Nunes: «Não nos vamos dar já como vencidos»

O Benfica é o primeiro grande do futebol português que o Feirense defronta neste seu regresso à Primeira Liga, pelo que é grande o motivo de satisfação do seu presidente. Rodrigo Nunes entende que este é um dia especial para o emblema que lidera, depois de muito tempo afastado do escalão principal.

Apesar do simbolismo que rodeia este encontro, o líder do clube pede ao grupo que tenha a ambição de lutar pelo triunfo. Afinal de contas, na última vez que o Feirense visitou o velho Estádio da Luz, o resultado até lhe foi favorável: “Não nos vamos dar já como vencidos! Recordo que, há 22 anos, jogámos pela última vez com o Benfica e empatámos a uma bola! Nesse ano, eles apuraram-se para a final da Liga dos Campeões! Seria excelente repetir o resultado”, referiu o presidente, esperançado que a história se repita.