domingo, 14 de novembro de 2010

Gaitán: «Estamos vivos!»

Nico Gaitán considera que a vitória sobre a Naval, para a qual contribuiu com dois golos, mostra que o Benfica está vivo após a goleada no Dragão.
«A derrota apaga-se com vitórias. Foi uma semana difícil para o grupo, mas mostrámos que estamos vivos e que podemos seguir em frente», diz o argentino.
Questionado se os dois golos poderão ser garantia de titularidade, Gaitán foi cauteloso: «A equipa tem entre 20 a 25 jogadores que podem jogar. Na semana passada [no jogo com o FC Porto] entrei na segunda parte, desta vez fui titular. É o treinador a decidir quem joga».


Record
 

Jorge Jesus: «Exibição de alto nível»

Jorge Jesus, treinador do Benfica, elogiou a exibição da sua equipa, no final da partida em que os encarnados venceram a Naval por 4-0, em jogo da 11.ª jornada da Liga ZON Sagres.
“Fizemos uma segunda parte muito forte. Entrámos um pouco desconfiados na primeira parte, mas depois do segundo golo partimos para uma exibição de alto nível, a roçar a perfeição e com muita criatividade. Tivemos momentos de jogo de grande classe e fizemos jogadas de grande recorte técnico”, declarou Jorge Jesus.
O técnico encarnado sublinhou que a sua equipa mereceu o triunfo expressivo sobre os figueirenses: “A vitória por estes números é justa, mas se a Naval tivesse marcado também teria sido justo. Fizemos 4 golos e ganhámos bem, numa semana difícil por causa do jogo com o FC Porto e não só. Foi bom para a equipa porque encontrou os caminhos da vitória”.

Record

Jorge Jesus: «Eu é que sei quem está melhor»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, comentou, em conferência de imprensa, os poucos minutos de jogo dados a Nuno Gomes, que marcou o quarto golo na  vitória dos encarnados, por  4-0, sobre a Naval, este domingo, em jogo da 11.ª jornada da Liga portuguesa.
“O Benfica tem seis avançados no plantel, incluindo o Nuno Gomes, cada um com características diferentes. Eu é que trabalho com eles durante a semana e é que sei quem está melhor fisicamente. Normalmente levo dois avançados para o banco, às vezes três. Tenho optado por outras soluções porque acho que são as melhores. As oportunidades do Nuno serão sempre iguais às dos outros”, reiterou Jesus.
O treinador das águias garantiu ainda que com o regresso à competição do avançado Óscar Cardozo, as opções na frente de ataque vão ser maiores: “Nos próximos jogos o Cardozo já deve estar em condições de dar o seu contributo à equipa. É mais um avançado e as opções são melhores, mas como é óbvio, é mais um para a concorrência e torna tudo mais difícil para todos”.

Record

Roberto: «Pensar apenas no nosso trabalho»

O guarda-redes Roberto, sem assumir diretamente que o Benfica continua a acreditar no título nacional, preferiu valorizar o trabalho que é desenvolvido pelo plantel encarnado
"Temos apenas de pensar no nosso trabalho, como aconteceu hoje. Temos de acreditar no trabalho feito no dia-a-dia, pensar jogo-a-jogo, para que, quando a época terminar, estejamos felizes com o trabalho que foi feito", disse à Rádio Renascença no final do encontro com a formação da Figueira da Foz.
Muito contestado pelos adeptos e pela comunicação social no início da época, consequência de uma sucessão de falhas, Roberto parece ter dissipado muitas das dúvidas que existiam em torno da sua qualidade. "Tenho crescido muito. Quero dar tudo, fazer o que tenho de fazer", observou o guarda-redes, que frente à Naval realizou algumas grandes defesas, sobretudo na primeira parte do encontro.

Record

Saviola: «Foi lindo voltar com uma vitória»

O avançado do Benfica, Javier Saviola, mostrou-se contente com o triunfo dos encarnados por 4-0 frente à Naval, esta noite de domingo em jogo da 11.ª jornada da Liga portuguesa, e garantiu que “foi lindo voltar (à titularidade), logo com uma vitória”.
“Depois de uma derrota (por 5-0 na jornada passada no Dragão) é bom que a equipa levante a cabeça com vitórias destas e que mantenha a atitude. Agora resta-nos continuar a ganhar jogo a jogo”, afirmou o atacante argentino, no final do encontro à TVI.
Sobre o futuro dos encarnados na Liga, Saviola alertou a equipa para o excesso de euforia: “As individualidades podem estar a jogar bem, mas a equipa tem de ser forte e tentar dar sequência a este jogo”.

Record

Benfica vence por 4-0 a Naval e sobe ao segundo lugar

Benfica apagou desaire no Dragão com vitória por 4-0 na recepção à Naval. Kardec abriu o activo, Gaitán bisou e Nuno Gomes, entrado aos 86 minutos, marcou aos 89 e deu o segundo lugar na Liga aos encarnados.Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.
Golo “madrugador” de Kardec – desvio na área após assistência de Saviola - abriu uma primeira parte que se revelaria repartida e disputada em ritmo de parada e resposta.
A Naval apresentou-se na Luz em posse da “lanterna vermelha”, mas a exibição rubricada nos primeiros 45 minutos dificilmente deixaria adivinhar a posição dos figueirenses na tabela classificativa.
Perante um Benfica trémulo nas manobras defensivas – notou-se a falta de Javi García no miolo do terreno – e incapaz de chamar a si o domínio das operações, a equipa de Rogério Gonçalves bateu-se sempre de igual para igual, encarando o campeão nos olhos.
Se é verdade que Salin foi chamado a aplicar-se para negar o segundo golo dos encarnados, não é menos verdade que Roberto viu rondar o perigo em várias ocasiões. Em duas delas, a bola embateu no poste esquerdo da baliza do guardião espanhol.
O início da etapa complementar abriu com o segundo golo do Benfica. E que golo! Disparo fulminante de Nico Gaitán, aos 47 minutos, voltou a bater um inspirado Salin. O guarda-redes francês, desta vez, nada podia fazer para travar a marcha vitoriosa da bola.
Assim como nada podia fazer para impedir o terceiro golo das águias e o segundo da conta pessoal de Gaitán. Cruzamento milimétrico de Salvio – exibição convincente do médio argentino – e remate de primeira do 20 encarnado para o fundo das redes.
Ao contrário da primeira parte, o Benfica foi “mandão” na etapa complementar e, valendo-se de um futebol envolvente, não consentiu grandes veleidades à equipa da Figueira da Foz.
O jogo teria final emotivo. Nuno Gomes entrou para os instantes finais, ainda a tempo de fechar a contagem na Luz e garantir o segundo lugar na classificação - mais um golo marcado que o V. Guimarães.
O capitão, autor do golo 200 na presente edição da Liga, não evitou as lágrimas, foi acarinhado pelos colegas e ovacionado pelos cerca de 30 mil adeptos que estiveram nas bancadas da Luz.


A Bola

Benfica vence a Naval por 1-0 (1ª Parte)

Benfica e Naval defrontam-se no Estádio da Luz, em jogo da 11.ª jornada da Liga. Clique aqui para conhecer as equipas iniciais; para saber ao minuto o que está a passar-se em campo, para consultar as estatísticas individuais de cada jogador, as estatísticas colectivas de equipa e, ainda, para fazer e ler comentários de outros utilizadores em tempo real.
Aproveite ainda para comparar as estatísticas de jogadores das duas equipas. Para tal, basta clicar em cima do nome de um jogador de cada equipa.


A Bola

Jorge Jesus convoca 19 jogadores

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou 19 atletas para a recepção deste domingo à Naval 1.º Maio, relativa à 11.ª jornada da Liga portuguesa.
Para o encontro no Estádio da Luz, o técnico não pode contar com os lesionados Javi Garcia e Oscar Cardozo, além dos castigados Maxi Pereira, Luisão e Carlos Martins. Referir que este último também se encontra a contas com uma contusão na coxa esquerda.
O Benfica recebe a Naval a partir das 18h15 deste domingo.


Lista de convocados:Guarda-redes: Roberto e Júlio César;
Defesas: Luís Filipe, Sidnei, David Luiz, Roderick Miranda, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Ruben Amorim, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Saviola, Kardec, Nuno Gomes, Weldon e Jara.


SL Benfica Online

Regresso à fórmula original

David Luiz volta ao centro da defesa no jogo com a Naval e Saviola à titularidade. Meio campo todo em castelhano.
Após uma semana conturbada, na sequência do desaire no Dragão, regressa o campeonato ao Estádio da Luz e deve também regressar o modelo táctico tradicional utilizado por Jorge Jesus no Benfica, em 4x1x3x2.
David Luiz, adaptado a lateral no jogo com o FC Porto, volta ao centro da defesa e Saviola deve também regressar à titularidade. O treinador encarnado tem alguns problemas para escalar o onze, a começar pelos jogadores que estão impedidos de actuar: Luisão, Maxi Pereira e Carlos Martins, todos afastados devido a castigo.
Somam-se as lesões: Cardozo continua de fora, apesar de entrar na fase final da recuperação à lesão no joelho esquerdo. Durante a semana Fábio Coentrão, Javi García e Rúben Amorim também se treinaram condicionados, mas devem estar entre as opções para o jogo desta noite, em que os encarnados procuram esquecer o mau episódio vivido na última jornada.
Perspectiva-se, assim, um meio campo a falar castelhano: desde Javi García a Aimar, passando por Salvio, na direita, e Gaitán à esquerda.

Funes Mori e Fernandez são os alvos na Argentina

O Benfica está a tentar contratar dois jogadores no mercado argentino: Funes Mori, avançado de 19 anos do River Plate, e José Luis Fernández, médio esquerdo de 23 anos do Racing Avellaneda.
Ambas as operações estão a ser intermediadas pelo empresário anglo-iraniano Kia Joorabchian, mas conduzidas in loco pelo seu sócio na Argentina, o agente Miguel Pires, que representa Fernández mas não Funes Mori, cujo empresário é Lucas Barlasconi.
«Confirmo que são esses os dois alvos do Benfica e que estamos a trabalhar para os conseguir, embora a missão não seja fácil em ambos os casos. O River recusou a primeira proposta pelo Funes Mori, de 5,5 milhões de euros, e pediu 15 milhões. Vamos ver até onde podemos ir. Trata-se de um jogador que faz lembrar Hernán Crespo, ao passo que Fernández é parecido com Di María», disse a A BOLA Miguel Pires, responsável pelas negociações, acrescentando que o avançado é objectivo «já para Janeiro» e que o médio seria aposta «apenas para Junho».


Record

Jesus conta como recebeu adeptos que “invadiram” Seixal

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, revelou ontem ao nosso jornal a forma como viveu e encarou a invasão do treino matinal por parte de um grupo de mais de cem adeptos, protesto que resultou na interrupção dos trabalhos da equipa no centro de estágio do Seixal.
«Disseram-me que havia cerca de cem adeptos que queriam assistir ao treino e eu, como em ocasiões anteriores, dei autorização. Alguns deles falaram comigo e mostraram insatisfação pelo momento que estamos a viver. Ando nesta vida há muitos anos, nunca fui de me esconder, sei que o futebol é emoção e entendo o que sentem. Mas também lhes manifestei que ninguém está mais insatisfeito do que nós e que o caminho é dar a volta por cima à situação. É isso que vamos fazer!», descreveu o técnico.
O referido grupo de adeptos, alegadamente pertencente (pelo menos na sua maioria) à claque não oficial no name boys - o Benfica, note-se, não tem claques legalizadas - fez questão de mostrar, de forma clara, que não aceita o actual momento da equipa, com um rendimento global bem inferior ao da época passada e que culminou, há uma semana, com a goleada e humilhação sofridas no Estádio do Dragão, frente ao rival FC Porto (0-5).
Tudo aconteceu pela manhã, numa altura em que decorria o último treino antes da recepção de hoje à Naval. O grupo juntou-se em frente à entrada principal do complexo encarnado e ameaçou entrar a bem ou a mal. Para evitar males maiores, terá sido o próprio Jorge Jesus, pelas 11.15 horas, a autorizar o acesso dos adeptos ao campo principal, onde a equipa trabalhava, mas estes não se deslocaram para a bancada, antes directamente para o relvado, interrompendo a sessão para pedir satisfações aos jogadores e, sobretudo, ao treinador.
Ali permaneceram durante aproximadamente trinta minutos, voltando a sair pelo seu próprio pé sem que a polícia tivesse aparecido - só mais tarde os agentes da autoridade compareceram no local para tomar conta da ocorrência, mas não foi possível apurar a hora a que foram chamados.

Só violência verbal
O momento foi de elevada tensão, mas não houve qualquer tipo de violência física, apenas verbal, nomeadamente insultos. Jorge Jesus foi o principal alvo, mas também vários jogadores foram interpelados, casos dos capitães Nuno Gomes e Luisão ou dos centrais David Luiz e Sidnei, entre outros.
O treinador encarnado ouviu as críticas e pedidos de satisfação, tendo sido confrontado, por exemplo, com os três golos sofridos com o Lyon, na parte final do jogo, e as alterações no Dragão, especialmente a ausência de Saviola e a utilização de David Luiz a defesa esquerdo, apontadas como principais causas para a derrota histórica.


Record

CMVM instaura inquérito

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) instaurou um processo contraordenacional à SAD do Benfica, por esta ter desrespeitado a data limite para a apresentação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2009/10.
A sociedade que gere os destinos do futebol dos encarnados deveria ter entregue o documento até 30 de junho, mas acabou por apenas o fazer a 11 de novembro. O procedimento da CMVM poderá redundar na aplicação de uma multa à SAD do Benfica, cujo valor máximo é de 5 milhões de euros e o mínimo de 25 mil euros.
O atraso na apresentação do Relatório e Contas prende-se, única e exclusivamente, com o plano de reestruturação financeira levado a cabo pela SAD das águias, o qual envolveu a integração da Benfica Estádio na sociedade. Esta operação obrigou à execução de uma auditoria independente – sempre bastante morosa –, por forma a avaliar a gigantesca infraestrutura.
Indispensável, esta auditoria acabou, assim, por originar o atraso na entrega do importante documento. A situação não deverá deixar de ser levada em consideração pelos responsáveis da CMVM.

Record