sábado, 14 de janeiro de 2012

Cardozo isola-se na lista de goleadores

O avançado paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, assumiu este sábado o comando da lista de melhores goleadores do campeonato nacional.

Com os dois tentos apontados no triunfo (4-1) sobre o Vitória de Setúbal, “Tacuara” passou a contabilizar 11 golos na prova. Com 10 tentos, o jogador do Marítimo Babá surge, para já, na segunda posição.

Nolito: "Estamos a jogar um futebol muito bonito"

A equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica venceu este domingo o V. Setúbal por 4-1, no Estádio da Luz e Nolito marcou o primeiro tento dos “encarnados”. No final analisou o encontro.

“Fizemos uma boa partida. Começámos a perder, mas somos uma equipa com capacidade para dar a volta ao resultado como fizemos este sábado. O mais importante era somar os três pontos e foi o que fizemos”, referiu.

Nolito é um dos jogadores mais acarinhados pelos benfiquistas e admite que é algo que o agrada. “Sim, na verdade sinto que os adeptos me apoiam e isso deixa-me contente. Agradeço o apoio que me dão e à equipa”, destacou.

Sobre a possibilidade de o Benfica terminar o campeonato sem derrotas, o futebolista recusou euforias: “Ainda falta muito e temos de trabalhar com força. Temos de pensar jogo-a-jogo.”

Para muitos críticos, a turma da Luz é que pratica melhor futebol e Nolito assume esse facto. “Estamos a jogar um futebol muito bonito e é isso que queremos. Mas o fundamental é ganhar os jogos”, frisou.

Quatro golos de um filme para benfiquista ver e rever

Os benfiquistas assistiram este sábado a mais um filme de alta qualidade protagonizado pela equipa de futebol profissional. Depois dos triunfos sobre o Vitória de Guimarães (1-4) e a União de Leiria (0-4), o Benfica bateu o Vitória de Setúbal por 4-1, numa partida referente à 15.ª jornada do campeonato nacional.

Numa partida em que Jardel e Matic foram as principais novidades no onze de Jorge Jesus, em virtude da lesão de Garay e do castigo Javi García, a sorte não começou por estar do lado do Benfica, uma vez que os sadinos chegaram à vantagem num remate muito feliz de Neca. A bola foi desviada por Luisão e traiu, assim, o guarda-redes Artur Moraes.

Mas isso não afectou minimamente a equipa da Luz e a razão é simples. É que a dinâmica do Benfica é extremamente elevada e isso é meio caminho andado para superar qualquer obstáculo, tal como aconteceu no início da partida frente ao V. Setúbal.

Depois de Cardozo ter visto o guarda-redes Diego evitar o primeiro golo benfiquista (15’), Nolito não perdoou e colocou a bola fora do alcance do guardião contrário, empatando assim a partida (24’).

O Vitória de Setúbal, numa das poucas situações em chegou à baliza de Artur, acertou no poste através de um lance de Neca (32’), mas a verdade é o Benfica não abrandou o ritmo e chegou à vantagem no minuto seguinte, através de um remate de Cardozo (33’).

Rodrigo, um dos dinamizadores do ataque benfiquista, esteve perto de facturar aos 42 minutos, no entanto, o seu remate foi bem defendido por Diego. O mesmo jogador teve uma das suas arrancadas mesmo nos instantes finais da primeira parte, desmarcando muito bem Cardozo que aproveitou para bisar no desafio (45’).

No segundo tempo, o Benfica controlou o rumo das operações perante um adversário que não apresentou argumentos para incomodar a baliza de Artur Moraes.

Matic fechou contas da noite
Foi já com Gaitán em campo que a equipa da Luz apontou o quarto tento da noite. Após um cruzamento do número 20 argentino do lado direito, Matic surgiu nas alturas para fazer o seu primeiro golo com a camisola do Benfica no campeonato (72’). Além do golo do sérvio, a segunda parte ficou marcada pela expulsão de Cardozo, algo que aconteceu por acumulação de amarelos (85’).

Tal como nas primeiras duas partidas do ano (Vitória de Guimarães para a Taça da Liga e União de Leiria para o campeonato), o Benfica apontou quatro tentos e realizou uma exibição quase sem mácula. O resultado disto tudo é a liderança isolada da Liga. Que haja mais filmes destes até ao final!

O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; Matic, Witsel, Nolito (Gaitán, 67’) e Bruno César (Saviola, 78’); Rodrigo (Luís Martins, 88’) e Cardozo.

Destaques individuais: Rodrigo dá "show" em bis de Cardozo

Cardozo – O ponta-de-lança paraguaio travou sempre uma luta feroz com Ricardo Silva, com este a munir-se, por vezes, de violência excessiva para travar o “7” benfiquista. Porém, esse facto não o atemorizou e apontou dois excelentes golos. A expulsão injusta não mancha a exibição.

Rodrigo – O Sub-20 espanhol tem uma maturidade fora do comum para a idade. Lê muito bem o desenrolar do jogo, aparece, não raras vezes, em posição privilegiada para facturar e ainda assiste a preceito os companheiros, como o fez a Cardozo para o segundo tento deste. Empregou a sua apurada técnica individual para espalhar magia no relvado da Luz.

Nolito – O estilo do seu jogo obriga a estar com uma imensa confiança – algo que acontece neste momento – pois utiliza muitos factores de desequilíbrio. Parece que está sempre com uma mudança acima dos demais, tal a velocidade e entrega que coloca em cada jogo.

Maxi Pereira – Mais uma exibição cheia de abnegação e fibra do uruguaio. O lateral-direito esteve intransponível defensivamente e em termos ofensivos criou desequilíbrios e fez alguns centros com muito “veneno”.

Onze do Benfica:

Hoje: Benfica vs Vitória de Setúbal

Hoje às 18h30 o Benfica joga com o Vitória de Setúbal, no Estádio da Luz, a contar para a 15ª Jornada da Liga Zon Sagres. Com transmissão na Sport TV1.

Hoje é sábado....

Começo hoje por vos apresentar uma das mais recentes contratações do Benfica para a equipa B, Djaniny, que depois de alguma polémica foi apresentado. Soriano, do Barcelona, também foi contratado, chegando a custo zero no final da época, segundo o que o Record apurou, mas segundo A Bola, o empresário ainda não "fechou" acordo.  O Benfica apresentou mais dois jovens talentos, Nelson Semedo e Manuel Liz, ambos contratos ao Sport União Sintrense onde ficarão o resto da presente época.
Com o mercado de Inverno aberto são muitas as especulações de possíveis negócios nos jornais desportivos: "Matias Rodriguez na mira das águias" é um dos títulos que se pode ler, mas bem que esta contratação não seria má, estamos mesmo a precisar de um lateral-direito e rápido; "Michael Hoyos agrada bastante na Luz"
Novela com marca Enzo Pérez: O Record publicou na passada quinta-feira que Enzo Pérez tinha o ordenado congelado segundo um site argentino, mas o Benfica veio desmentir com o seguinte comunicado:
"Face a notícias publicadas esta quinta-feira na Argentina e reproduzidas nos meios nacionais, todas elas fundamentadas em eventuais declarações do senhor Miguel Pires, a Benfica Futebol – SAD vem esclarecer o seguinte:
a) O jogador Enzo Perez encontra-se sob alçada disciplinar por manifesta, notória e assumida violação dos seus deveres laborais;
b) Sem prejuízo deste facto, a Benfica Futebol – SAD até a conclusão do referido processo disciplinar continua a cumprir escrupulosamente com todas as suas obrigações, razão pela qual as declarações eventualmente produzidas pelo senhor Miguel Pires são totalmente falsas."
Ainda nesta novela mexicana, o empresário de Enzo Pérez apresentou alguns nomes do Estudiantes, que poderiam interessar ao Benfica para, assim, facilitar a libertação de Enzo para o Estudiantes: Gabriel Mercado, defesa-central de 24 anos; Matías Sarulyte, defesa-central de 22 anos; Dylan Gissi, médio-defensivo de 20 nos; Mauro Fernández, avançado de 22 anos; Carlos Carbonero, médio/avançado de 21 anos e Michal Hoyos, extremo/avançado de 20 anos.
A quinta-feira 12 não foi uma quinta-feira negra, isto porque o Benfica foi considerado, segundo o ranking IFFHS, o oitavo melhor clube do mundo, subindo do décimo terceiro posto e estando um lugar acima do FC Porto.
Ainda nessa quinta-feira Artur elogiou o seu colega Aimar, dizendo que "é uma referência em campo e fora dele". Quando lhe perguntaram sobre Ruben Amorim, Artur respondeu com profissionalismo dizendo que era "um assunto interno". Para ele e para todos nós "cada jogo que passa é menos um que falta para o título". Artur considera "um prémio" se for chamado à seleção canarinha (Nós cá esperamos que tu sejas chamado)
No treino, Garay lesionou-se e teve que sair mais cedo. Jardel é apontado para jogar ao lado de Luisão, pois Garay e Miguel Vítor continuam lesionados.
Benfica só aceita 500 mil euros por Mora.
Matías Rodriguez quer vir para o Benfica, mas o nome Ruben Amorim é o impedimento desse negócio.
Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo Benfica  vs Vitória de Setúbal quer "os 3 pontos para manter a liderança". Afirmou também, que "temos um bom plantel em quantidade e qualidade" . Jorge Jesus concordou com o alargamento da liga: "Acho que será bom, pois haverá mais duas equipas onde podem estar mais jogadores, abrindo espaço a mais portugueses. O regresso das equipas B e o alargamento para 18 clubes são dois fatores importantes para melhorar a qualidade do jogador português" e falou de Djaniny:"É jogador que apareceu com alguma qualidade, que é jovem. São jogadores que se enquadram dentro da ideia de criação da política de formação de equipa B.". "As situações financeiras não são da minha responsabilidade. Queremos que ele continue no Benfica, pois é um excelente jogador e um ótimo profissional. Está comigo há três anos e as minhas ideias. É mais um treinador que tenho dentro de campo", referiu.
Aimar e Garay são as baixas para o jogo de hoje, frente ao Vítória de Setúbal. Confira os dezoito convocados:
Guarda-redes: Artur e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Jardel, Emerson e Luís Martins;
Médios: André Almeida, Matic, Witsel, Bruno César, Nolito e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Saviola e Nélson Oliveira.
De acordo com o Record, Enzo Pérez só sai vendido.
Mais especulação: Cissé a caminho do Benfica; Desportivo de olho em Mora. Ambas notícias do Record.
Saviola afirmou que a equipa "está bem". Confira as declarações de El Conejo ao site do Sport Lisboa e Benfica:
«Teremos de conquistar a iniciativa, sabemos que o Vitória de Setúbal é uma equipa que fisicamente aguenta toda a partida. Corre muito. Temos de ser mais eficazes, ter a bola, e se alcançarmos esses objetivos as coisas tornar-se-ão menos difíceis. Senão, teremos mais dificuldades. Estamos bem, fortes e com uma grande personalidade. Queremos continuar assim para chegar ao fim da temporada na luta pela conquista do campeonato»
Ruben Amorim, como não pode treinar no Caixa Futebol Campus, tem mantido a forma em Almada, na margem sul do Tejo.

E chega ao fim este apanhado da semana, que foi mais do que um apanhado. Logo à noite há notícias do jogo!