sábado, 12 de março de 2011

Clubes ingleses são quem mais investe em Portugal



A Aliança Inglesa, estabelecida em 1373 entre Portugal e Inglaterra, é a mais antiga aliança diplomática do Mundo ainda em vigor e nos últimos anos tem sido transposta também para o futebol, tais são as relações comerciais, no desporto-rei, entre os dois “aliados”. Se noutros tempos, Espanha e Itália dominavam o mercado futebolístico, garantindo a contratação dos melhores jogadores em países de segunda linha, hoje em dia a Premier League tornou-se no cliente preferencial de clubes vendedores como são, claramente, os emblemas portugueses.
Entre as 20 maiores vendas registadas desde sempre em Portugal,nove delas tiveram como comprador um clube britânico, um facto sintomático não só do poder económico dos emblemas em reinos de Sua Majestade como a atenção que têm vindo a dedicar ao muito menos mediático campeonato português, com um investimento forte no acompanhamento constante da Liga com olheiros em permanência no território português.
No top das 20 vendas mais avultadas em Portugal, os clubes ingleses gastaram a astronómica soma de 205 milhões de euros, verba repartida apenas por três emblemas (Chelsea, ManchesterUnited e Liverpool).A chegada de Roman Abramovich a Stamford Bridge foi o principal impulso para as finanças do futebol português. Desde 2004, os blues gastaram 117,5milhões nas aquisições de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Bosingwa, Ramires e David Luiz. No entanto, até à data, o melhor investimento foi feito, claramente, pelo Manchester United que contratou Cristiano Ronaldo ao Sporting por 17,7 milhões e vendeu – com enorme usufruto desportivo pelo meio – por 94 milhões ao Real Madrid, gerando uma mais-valia superior a 75 milhões (!).
Entre a lista de clientes do futebol português, a vizinha Espanha surge em segundo lugar, com quatro aquisições no top 20 e com um total investido de 93 milhões de euros em Pepe, Di María, Simão eManuel Fernandes. Como seria expectável, o Real Madrid é quem mais gasta num filão que promete ter continuidade no próximo verão, como forte interesse merengue em Fábio Coentrão, por quem a equipa de José Mourinho parece disposta a desembolsar os 30 milhões pedidos pelo Benfica. Apesar de perder a corrida pelas estrelas para os ingleses, os espanhóis são quem mais investe em Portugal no que a jogadores de segunda linha diz respeito.  Nos últimos anos, o FC Porto “descobriu” mercados paralelos aos grandes campeonatos,mormente França e Rússia. Só com as transferências de Lucho e Lisandro, os portistas encaixaram 43 milhões de euros, enquanto os russos compraram Bruno Alves e Maniche por somas tão elevadas que entraram diretamente para a lista de maiores vendas do futebol português. A crise do futebol italiano na última década retirou poder de compra aos transalpinos que continuam a ter duas contratações de “peso”, Ricardo Quaresma e Nuno Gomes, jogadores que pouco usufruto desportivo deram a Inter Milão e Fiorentina. Curioso é ainda o facto de, apesar do boom que se registou no mercado português na última década, a aquisição de Mário Jardel pelo Galatasaray ao FC Porto continuar a figurar entre os principais negócios. Apenas um ano depois estava no Sporting por 5 milhões.

Publicado em Mercado Aberto da edição impressa de 12 de março
Record

Jesus poupa Roberto, Coentrão e Martins

O técnico Jorge Jesus deixou de fora Roberto, Fábio Coentrão e Carlos Martins da lista de convocados para o embate de domingo frente ao Portimonense.

Com o encontro da 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa frente ao Paris SG agendado para a próxima quinta-feira, Jorge Jesus decidiu dar descanso a alguns dos jogadores mais nucleares da equipa.

Destaque para os regressos de Airton e Fernández às opções do técnico encarnado.

Convocados:
Guarda-redes
: Moreira e Júlio César.
Defesas: Luís Filipe, Sidnei, César Peixoto, Carole, Roderick e Jardel.
Médios: Airton, Fernández, Nico Gaitán, Aimar, Salvio e Felipe Menezes.
Avançados: Saviola, Cardozo, Weldon, Nuno Gomes, Alan Kardec e Franco Jara.
Record

Jesus: «Associações de Porto e Braga têm de abrir a mão para bem do futebol português»

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, afirmou este sábado que as Associações de Futebol de Porto e Braga têm de "abrir a mão para bem do futebol português", mostrando-se preocupado com a questão dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


"Tanto a Associação de Futebol do Porto e com a de Braga, que são as duas que estão a complicar um pouco mais o sistema, têm de abrir a mão para bem do futebol português", disse o treinador encarnado.


Jorge Jesus referiu que a situação é preocupante para todos os apaixonados pelo futebol e que só pode haver um caminho: a resolução da situação.


"Não me preocupa só a mim, mas a todos os apaixonados pelo futebol em Portugal. Só pode ter um caminho, sob pena de algum clube ou a Seleção serem penalizados no futuro", salientou.


A FIFA acionou o Comité de Emergência para agir quase na hora caso a FPP não aprove, em assembleia geral, a adequação dos estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivas.


Da convocatória para a reunião magna extraordinária de 19 de março, às 10 horas, em Lisboa, consta a "apreciação, discussão e votação" da proposta da direção do organismo para adequação dos estatutos e do regulamento eleitoral ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).


Record

João Gabriel: «Ato levado a cabo por gente cobarde»

João Gabriel marcou presença, este sábado, na conferência de imprensa de antevisão da receção do Benfica ao Portimonense, no domingo para a Liga, onde comentou a agressão sofrida pelo vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva.
“Há certos locais do país onde ninguém sabe de nada, nem vê nada. Trata-se de um ato cobarde, levado a cabo por gente cobarde. É um ato com a responsabilidade de sucessivas decisões judiciais que fizeram transparecer a ideia de que há certas pessoas impunes em Portugal”, atirou o diretor de comunicação encarnado.
“Recordo que no estrangeiro houve muita gente condenada com muito menos provas. Está ainda por saber quem avisou da presença do vice-presidente do Benfica no local da agressão”.
Também Jorge Jesus manifestou solidariedade a Gomes da Silva: "Gostava de enviar um abraço de solidariedade ao Rui Gomes da Silva. O desporto precisa de banir estas situações".
Record

Jesus: «Um pontinho na Luz é como uma vitória»

Jorge Jesus garantiu este sábado que o Benfica se vai apresentar no domingo frente ao Portimonense com a intenção de vencer a partida para continuar na luta pela Liga. O técnico encarnado diz que está preparado para que o adversário se apresente na Luz com uma estratégia defensiva.
“A equipa encontra-se moralizada pelo resultado e pelo jogo que fez com o PSG. Este jogo vai ter outra história, é outra competição, mas temos a responsabilidade e pressão de vencer. Sabemos que um pontinho no Estádio da Luz é como se fosse uma vitória para os nossos adversários. É natural que a estratégia deles se baseie na defesa, mas já estamos preparados para isso, porque uma grande parte das equipas que cá vêm fazem isso”, sublinhou o treinador das águias, na conferência de imprensa de antevisão da partida com os algarvios.
Jesus admitiu que a luta pelo título está mais difícil, mas garante continuar a acreditar: “Não podemos branquear isso, as coisas estão mais difíceis depois da derrota em Braga, mas como tudo no futebol é possível, vamos continuar a acreditar. Apesar de à medida que o tempo passa cada vez vai ser mais difícil de alcançar o FC Porto.
“No jogo de Braga não lançámos o Salvio e o Gaitán porque estavam lesionados, não foi para os poupar. Tirando os jogadores que não vão poder jogar por castigo, os outros estão todos com capacidades para jogar este domingo”, referiu o técnico campeão nacional que ainda garantiu a presença de Fernández na lista de 20 convocados: “Não tem sido fácil a adaptação do Fernández. A forma de jogar em Portugal é diferente da Argentina. Vai estar convocado para amanhã e aos poucos, no futuro, vamos tentar lançá-lo no jogo sem correr grandes riscos”.
Record

Comunicado: Um acto cobarde (mais um)

O Sport Lisboa e Benfica lamenta e condena a acção cobarde de que foi vítima o seu vice-presidente Rui Gomes da Silva na tarde de ontem, no Porto.

Actos que anteriores decisões judicias incentivaram e que a impunidade de que alguns parecem beneficiar justificam.

Resistir aos cobardes é um acto obrigatório de todos aqueles que gostam de futebol e que apenas querem que o futebol português seja limpo dos marginais e seus mandantes.



Sport Lisboa e Benfica Online

P.S.: Sei que já tinha postado acerca do incidente com Rui Gomes da Silva, mas pareceu-me colocar o comunicado, de forma a dizer, que a noticia que aqui coloquei é verdade.

Fernández ganhou 4 quilos de massa muscular

José Luis Fernández já ganhou quatro quilos de massa muscular desde que está em Portugal e a treinar-se no Benfica, há praticamente dois meses e meio. O extremo argentino tem feito trabalho específico no ginásio para ficar mais forte fisicamente, e este treino extra já está a surtir efeito. O esquerdino sente-se bem e está pronto para jogar (teve uma pequena lesão que já está debelada), devendo estrear-se no Campeonato Nacional amanhã, frente ao Portimonense.


O jogador, de 23 anos, só fez uma partida, até ao momento, pelo Benfica, frente ao Aves, para a Taça da Liga, a 30 de Janeiro último. Jogou 57 minutos e deixou alguma água na boca, apesar da timidez, do nervosismo e do desfasamento evidenciado em relação às rotinas da equipa. Ainda assim, fez uma assistência para o golo de Javi García.


Desde então, José Luiz Fernández - que foi contratado ao Racing de Avellaneda em Janeiro por 1,5 milhões de euros - só tem visto treinos e mais treinos à frente, sem sequer se sentar no banco de suplentes. Ao fim deste tempo sente-se mais adaptado, faltando agora pôr em prática as lições que Jorge Jesus lhe tem dado sobre o futebol europeu e o que pretende para a equipa.


(...)


OJogo

Atlético admite ceder por Salvio

Depois da resistência inicial, o Atlético de Madrid revela agora alguma flexibilidade para negociar Salvio por valores mais baixos do que os 15 milhões de euros estabelecidos na cláusula de opção.


Enrique Cerezo, presidente dos colchoneros, disse a O JOGO que ainda não abordou o tema com Luís Filipe Vieira mas que irá ter oportunidade de o fazer, até porque falta ainda "muito tempo para terminarem os campeonatos de Espanha e Portugal".


"Nunca falei com o presidente do Benfica sobre essa possibilidade e também não é verdade que tenhamos conversado na última semana", comentou o líder do emblema da capital espanhola.


Cerezo deixa, no entanto, a ideia (… pela primeira vez) de que está disponível para ceder em alguns aspectos. A possibilidade de um novo empréstimo ou a cedência definitiva a troco de um valor mais simpático estão em cima da mesa. Tudo irá passar por uma conversa com o seu homólogo da Luz, algo que segundo o próprio ainda não aconteceu: "Ainda não pensamos nisso. Aliás, não houve nenhuma conversa nesse sentido. No entanto, é uma discussão que teremos no futuro. Vamos ver o que acontece. A verdade, é que o Salvio é jogador do Atlético de Madrid e está a jogar muito bem no Benfica", sublinhou o responsável.


A SAD encarnada está em campo para tentar segurar um jogador que Jorge Jesus considera imprescindível no próximo ano e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para resgatá-lo pelo menos por mais uma temporada.


Luís Filipe Vieira tem conversado muito com o treinador sobre o plantel 2011/12 e já sabe que tem de esgotar todas as possibilidades em relação ao extremo, cujo crescimento atinge agora um patamar superior porque foi chamado pelo seleccionador argentino para jogar contra os Estados Unidos (ver mais noticiário noutra página).


Jesus acredita que Salvio pode dar muito mais ao Benfica e reclama uma fatia do sucesso do camisola 8 para si. Jorge Jesus entende que foi um dos principais responsáveis pela valorização do craque.


O extremo argentino tem sido um dos dinamizadores do ataque, assumindo-se nesta altura como pedra basilar da equipa. Para pressionar até o próprio jogador a manter-se de águia ao peito por mais uma época, o treinador disse recentemente que este só irá crescer se continuar em Lisboa a defender as cores do clube da Luz. Salvio está feliz no Benfica, voltou a fazer o que mais gosta, jogar com regularidade, mas sabe que não poderá decidir nada sozinho.


OJogo

Fernández espreita onze

Maxi, Luisão e Javi, suspensos, devem ser rendidos por Luís Filipe, Jardel e Airton. Poupança previsível de Salvio e Gaitán abre caminho a regresso de Fernández à titularidade, na esquerda.

Será, ao que tudo indica, um campeão com o onze muito retocado o que amanhã à noite irá receber, na Luz, o Portimonense, para a 23.ª jornada do Campeonato. E não apenas pelas contingências próprias do futebol que Jesus está obrigado a tornear, mas também pela à gestão de recursos para o jogo de quinta-feira em Paris, a para Liga Europa, agora prioridade da águia.

É nas asas, com as previsíveis poupanças de Salvio e Gaitán (com muitos jogos nas pernas), que poderão advir mudanças: Aimar deverá reassumir a titularidade no miolo, podendo Carlos Martins ser desviado para direita, no posto de Salvio - Felipe Menezes é outra alternativa -, enquanto que, na esquerda, José Luis Fernández pode voltar, depois da estreia e dos 57 minutos em campo perante o Desp. Aves, a 30 de Janeiro (4-0). A estreia na Liga pode estar á vista para o argentino: caso contrário, avançará Jara. Na frente, aí não se adivinham mexida: Cardozo e Saviola. Mas há Jara...




ABola

Rui Gomes da Silva alvo de emboscada no Porto

Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica para a área institucional e administrador da SAD encarnada, foi ontem agredido à saída de um restaurante na Foz, no Porto, após ter almoçado, na companhia da sua esposa, com o presidente da Câmara Municipal da Paredes, Celso Ferreira, e também com a mulher do autarca.

O incidente aconteceu à saída do restaurante, quando dois encapuçados agrediram o dirigente encarnado, que ficou sem reacção e perplexo como o sucedido, tal como os seus acompanhantes.

«Foi tudo muito rápido. Estávamos a sair de um restaurante, na Foz, quando dois indivíduos me atacaram e agrediram, gritando 'isto é para aprenderes a não dizer mal do FC Porto'. É lamentável que se chegue a este tipo de situações», confirmou Rui Gomes da Silva a A BOLA, surpreso.

O vice-presidente e administrador do Benfica, de 52 anos, natural da freguesia de Santo Ildefonso, no Porto, deslocara-se ao Norte por questões profissionais, relacionadas com o seu escritório de advocacia, que tem uma delegação em plena Invicta.

Aproveitou para confraternizar, num dos restaurantes da moda, na zona da Foz, almoçando com o presidente da Câmara Municipal de Paredes, de quem é amigo de longa data. No mesmo local almoçavam, também, Fernando Gomes, ex-presidente da Câmara do Porto e actual administrador executivo da Galp, e ainda André Villas Boas, treinador do FC Porto, que, de resto, até cumprimentou, à saída, o dirigente encarnado.

Dois a agredir, um a controlar
Celso Ferreira, edil de Paredes, foi testemunha do incidente e descreveu a A BOLA como tudo se passou: «Quando saímos do restaurante Shis, na Foz, fomos subitamente surpreendidos por dois indivíduos, que deram um soco no Rui dizendo que era a paga pelos comentários que fazia na TV. Segundo me disseram, estava uma terceira pessoa dentro de um carro, a controlar tudo o que se passava. Foi, claramente, uma emboscada dirigida a Rui Gomes da Silva, de quem sou amigo de longa data. Foi tudo muito rápido: agrediram-no e fugiram».



ABola

Isto é VERGONHOSO, muito vergonhoso.

Benficaas

Pérolas blindadas por 10 milhões de euros

Os nove jovens dos escalões de formação dos encarnados que já têm contrato profissional com o clube estão blindados com uma cláusula de rescisão no valor de 10 milhões de euros. Ao que Record apurou, o emblema da águia quer precaver o futuro e resolveu, desde já, proteger as grandes esperanças do assédio dos tubarões europeus. O objetivo a longo prazo é também aumentar o contingente português na equipa sénior e rentabilizar da melhor forma a matéria-prima produzida no Seixal.
Os juniores Rúben Pinto, Ivan Cavaleiro e Bruno Gaspar e os juvenis Helder Costa, Diego Lopes, João Cancelo, Sancidino Silva, Bruno Varela e José Costa serão os jogadores contemplados com esta medida.
Record

À imagem de Jesus

Alimentar o plantel principal do Benfica, facilitando a integração dos futebolistas saídos da formação – este foi o objetivo que presidiu à criação do modelo de jogo baseado na equipa comandada por Jorge Jesus e aplicado a todos os escalões jovens dos encarnados.
Esta filosofia, que vigora há muitos anos em clubes como o Barcelona ou o Ajax, e com resultados consideráveis, foi colocada em prática esta temporada no Benfica. Ainda que houvesse vontade, a falta de um espaço para a formação foi adiando este projeto. O centro de estágio permitiu que fosse colocado em prática.
Record

Valdo: «O que eu queria era tocar na banda»

Foi um dos melhores estrangeiros em Portugal e um jogador de referência mundial no seu tempo. Está grato ao Benfica, por tê-lo recebido, e ao PSG, onde atingiu o pico da carreira. Aos 47 anos continua a dizer que o dinheiro não foi a mola impulsionadora da sua vida
RECORD – Como se sente neste momento em que duas das suas paixões desportivas se defrontam?
VALDO – É giro. Benfica e PSG marcaram a minha carreira. Um, porque me recebeu de braços abertos quando saí do Brasil; o outro, porque criou as condições necessárias para eu atingir o pico como profissional. O meu coração está dividido. Ambos têm para mim um significado enorme. Os adeptos do Benfica têm de entender que vivi momentos inesquecíveis em Paris, onde joguei como nunca sob o comando de Artur Jorge.
Record