sexta-feira, 15 de abril de 2011

Benfica no Pote 2 ou 3 se passar o playoff da Champions

O FC Porto está muito perto de assegurar presença no Pote 1 do sorteio da Liga dos Campeões de 2011/2012, que reunirá os oito cabeças de série da prova maior do futebol europeu entre clubes.


Com a vitória de quinta-feira sobre o Spartak de Moscovo e o apuramento para as meias finais da Liga Europa, os dragões subiram ao nono lugar do ranking de clubes da UEFA, imediatamente à frente dos italianos do AC Milan, de Itália.


São cabeças de série os oito primeiros da classificação correspondente à atual temporada, sendo que Liverpool (5.º) e Bayern de Munique (4.º) ainda não asseguraram a presença na prova milionária através das classificações nos seus campeonatos.


Se a equipa inglesa ou a alemã não conseguirem a qualificação, então, os novos campeões nacionais, que só estiveram no Pote 1 em 2004/2005, na condição de detentores do título, estarão em posição de evitar os mais fortes adversários na fase de grupos.


Uma outra possibilidade pode impedir o FC Porto de assegurar o Pote 1: caso o Schalke 04 vença a Liga dos Campeões, entrando diretamente para a edição do próximo ano por via do grupo de cabeças de série, em defesa do título.


O Benfica, por sua vez, está perto de assegurar o Pote 2 (do 8.º ao 16.º classificados), encontrando-se no 17.º lugar, mas com os alemães do Werder Bremen 12.º já fora da corrida e a AS Roma (16.º) ainda fora do apuramento por via da classificação no campeonato italiano.


A possibilidade do Schalke 04 vencer a atual edição da Champions também afetará os lugares de conveniência ao Benfica, ocupando a vaga pretendida pelo clube português.


Até chegar aos potes 2 ou 3, o Benfica ainda terá que jogar a 3.ª pré-eliminatória e o playoff de acesso à Liga dos Campeões.


Lista dos 10 primeiros do ranking da UEFA (2006/2007 a 2010/2011):


1. Manchester United, 146,014 pontos
2. FC Barcelona, 135,208
3. Chelsea, 129,014
4. Bayern Munique, 118,887
5. Liverpool, 115,014
6. Arsenal, 108,014
7. Real Madrid, 102,208
8. Inter Milão, 100,110
9. FC PORTO, 94,919
10. AC Milan, 94,110
...
17. BENFICA, 78,919


Recprd

Rui Costa: «O sonho é chegar a Dublin»

O director-desportivo do Benfica, Rui Costa, destacou a importância de a equipa ter atingido as meias-finais da edição 2010/2011 da Liga Europa.


“O sonho é chegar a Dublin. Ao fim de 17 anos, o Benfica volta a estar numa meia-final de uma competição europeia”, destacou Rui Costa, em declarações à imprensa transalpina, após o encontro com o PSV Eindhoven.


O director-desportivo recordou ainda a última presença dos “encarnados” numa meia-final europeia: “Na última vez estava em campo frente ao Parma e perdemos com um golo do Sensini. Para nós é já uma coisa muito boa, uma vez que passaram 17 anos, o que são muitos para uma equipa como a do Benfica.”


Rui Costa salientou também a presença de três equipas lusas nas meias-finais da prova. “Queria também enaltecer o futebol português que chega com três equipas às meias-finais da Liga Europa, o que garante pelo menos uma equipa na final”, afirmou.


Questionado sobre uma possível final com o FC Porto, o director-desportivo lembrou que ainda faltam dois encontros para definir quem chega a Dublin. “Existe essa possibilidade, porém, para isso acontecer, o Benfica tem de eliminar o Sp. Braga e o FC Porto terá de passar o seu adversário”, sublinhou, garantindo “concentração máxima para a meia-final”: “Se chegávamos até aqui, é óbvio que queremos chegar à final.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Roberto, Maxi Pereira e Óscar Cardozo expressaram a sua felicidade

O guarda-redes Roberto, o defesa Maxi Pereira e o avançado Cardozo expressaram, em declarações à Benfica TV, a felicidade do grupo de trabalho por ter carimbado a passagem às meias-finais da Liga Europa. O apoio dos adeptos também não foi esquecido pelos atletas.

Na viagem de regresso a Lisboa, após a qualificação para as meias-finais da Liga Europa, Maxi Pereira salientou o facto de o Benfica estar em três frentes e deu a receita para os “encarnados” atingirem a final da Liga Europa. “É uma sensação muito boa passar às meias-finais da Liga Europa. Há poucos jogadores que podem dizer que conseguiram isso e estamos muitos contentes”, começou por afirmar, salientando que “a equipa está a fazer um esforço muito grande”. "São muitas competições e estamos a lutar para chegar o mais longe possível e sermos campeões. Temos uma ilusão muito grande de poder chegar à final e temos de continuar com a mesma humildade."

"Tivemos de sofrer"
O guarda-redes Roberto destacou o espírito de sacrifício do grupo de trabalho para superar as dificuldades criadas pelo PSV Eindhoven. “Foi um jogo onde tivemos de sofrer, mas desfrutámos de um bom ambiente com os adeptos e agora vamos nos preparar para as meias-finais”, afirmou o espanhol.

O guardião sublinhou ainda o papel desempenhado pelos benfiquistas na caminhada da equipa: “Para nós é muito importante ter os adeptos o mais perto de possível de nós. Eles sabem que precisamos deles para poder disputar os jogos e conseguirmos as vitórias.”

"É importante que os adeptos estejam próximos de nós"
O paraguaio Cardozo, autor do segundo golo do Benfica no empate frente ao PSV Eindhoven, revelou que “há muita emoção por passar à fase seguinte”. Com o objectivo das meias-finais garantido, o futebolista já pensa no que se segue: “Agora é começar a preparar já o próximo compromisso que temos.”

Tal como Roberto, o número 7 do plantel salientou a força da massa adepta. “É muito bom e importante para nós que os adeptos estejam próximos de nós e espero que continuem assim, de forma a podermos entrar bem nas partidas e ganharmos cada jogo que temos daqui para a frente”, afirmou o atleta.



Sport Lisboa e Benfica Online

Luis Nazaré: «Já reservei o dia da final da Liga Europa»

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica, Luís Nazaré, diz já ter reservado o próximo dia 18 de Maio, data da final da Liga Europa, na qual espera «aliciante especial» caso seja diante do FC Porto.


«Sobretudo espero a presença do Benfica em Dublin [cidade onde vai disputar-se a final], tanto mais se for quanto outra equipa portuguesa, por isso já reservei o dia 18 de Maio», disse Luís Nazaré, em declarações prestadas à Renascença.


A presença do Benfica está ainda dependente das meias-finais frente ao SC Braga, mas caso confirme o apuramento poderá encontrar o FC Porto. «É um aliciante especial porque não é comum encontrarem-se duas equipas do mesmo país na final. Tem um picante especial, pois trata-se de um rival do Benfica», considerou.


Antes disso poder acontecer, o clube da Luz vai ainda receber o FC Porto, já na próxima quarta-feira, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Luís Nazaré aproveita para lamentar o estado das relações entre os dois clubes, mas diz esperar por uma boa recepção por parte do Benfica.


«Houve um episódio particular no último jogo, mas não houve turbulência especial entre adeptos dentro do estádio, apenas no exterior. Por isso, espero que a partida para a Taça corra bem, que o Benfica receba condignamente o seu adversário, que seja uma boa partida e que consigamos levar de vencida o FC Porto», disse.


ABola

Encarnados chegam a Lisboa com Salvio engessado

A comitiva do Benfica regressou da Holanda ao princípio da tarde, onde na quinta-feira defrontou o PSV e garantiu a passagem às meias-finais da Liga Europa.


Salvio chegou a Lisboa com o pé direito engessado, depois de ter fraturado o quinto metatarso na partida de Eindhoven. O argentino deve falhar o resto da época, o que só será confirmado na reavaliação.


A equipa tem o resto do dia de folga e regressa ao trabalho amanhã, pelas 10 e meia, para preparar o jogo de domingo frente ao Beira-Mar, no Estádio da Luz.


Record

Esperemos que recupere. Força Salvio!

Benficaas

Novamente adiado julgamento de um dos adeptos detidos no clássico

O julgamento de um dos detidos nos incidentes junto ao Estádio da Luz momentos antes do Benfica-FC Porto, da 25.ª jornada da Liga, foi novamente adiado esta sexta-feira , devido à ausência de uma testemunha.


Vítor Hugo Ribeiro da Costa, de 20 anos, foi detido antes do início do encontro, por ter na sua posse um engenho pirotécnico aquando da revista antes da entrada no recinto.


Na terça-feira, o julgamento tinha sido adiado por um dos agentes que efetuou a detenção não ter estado presente para testemunhar, tal como aconteceu hoje, sendo que o Ministério Público não abdicou da sua audição.


Uma nova sessão foi marcada para segunda-feira às 14 e 30, ultima dia do prazo de 15 dias para a realização de um julgamento sumário.


Na quarta-feira, o julgamento de sete dos 12 detidos nos incidentes foi também adiado e o caso remetido para o Ministério Público para formulação da acusação.


Os incidentes junto ao estádio da Luz ocorreram cerca de uma hora antes do início do jogo, com a polícia a ser obrigada a disparar tiros de borracha e a investir sobre adeptos do Benfica, que arremessavam pedras e bolas de golfe sobre adeptos do FC Porto.


Record

Cinco jogadores em risco de suspensão

Afinal não era apenas Javi Garcia que estava em risco de ficar fora do próximo jogo das provas europeias, mas ainda mais quatro jogadores do Benfica: Maxi Pereira, Carlos Martins, Salvio e Aimar. Nenhum deles foi admoestado no Philips Stadium e, por isso, estão os cinco em condições de defrontar o Sp. Braga, em Lisboa, a 28 deste mês, na 1ª mão da meia-final da Liga Europa. O erro teve origem na passagem da comunicação da UEFA para os clubes, que só ontem, poucos instantes antes do jogo, esclareceu os responsáveis das águias que, afinal, os cartões vistos durante a participação da equipa na Liga Europa não “limpavam”.

Record

Javi : «Vai ser eliminatória mais complicada»

Javi Garcia e Luisão anteciparam, em Eindhoven, uma meia-final da Liga Europa "muito difícil" frente ao Sporting de Braga, admitindo que os bracarenses deverão colocar mais dificuldades que o PSV.


Depois do empate (2-2) no Eindhoven Stadion, que garantiu a passagem às meias-finais da Liga Europa, o médio espanhol e o central brasileiro, tal como o treinador Jorge Jesus, escusaram-se a fazer muitos comentários sobre o último obstáculo para chegar à final de Dublin, por o Benfica ter outros compromissos antes para outras competições, mas admitiram que será equilibrado.


"Pessoalmente creio que vai ser provavelmente a eliminatória mais complicada que temos pela frente. Somos duas equipas que nos conhecemos muitíssimo bem", comentou Javi Garcia, que adivinha desde já um embate "bastante tático".


Ainda assim, o médio espanhol disse que os jogadores do Benfica querem "continuar a fazer história e chegar à final", de preferência frente ao FC Porto, para ser 100 por cento portuguesa.


"Creio que para Portugal é muito bom ter três equipas, entre quatro, numa competição europeia", disse, acrescentando que tal vai "valorizar muito mais a Liga portuguesa".


Quanto ao jogo desta quinta-feira, Javi Garcia admitiu que o Benfica foi "surpreendido" com dois golos do PSV nos primeiros 25 minutos, mas disse que "há que valorizar a recuperação" no marcador, pois os jogadores "encarnados", sabendo que um golo bastava à formação de Eindhoven para inverter o rumo da eliminatória, mantiveram "a calma" e a confiança em si próprios.


Já Luisão, o autor do golo que permitiu ao Benfica ir para as cabinas ao intervalo já em melhor posição (2-1), sublinhou a "felicidade" por três equipas portuguesas terem alcançado as meias-finais da Liga Europa.


Escusando-se também a tecer grandes comentários sobre as meias-finais, disse, no entanto, que o embate com o Sporting de Braga "vai ser sem dúvida difícil".


Record

Gilberto Madaíl saúda feito inédito

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, saudou esta quinta-feira o feito inédito do futebol português, que viu três equipas suas apurarem-se para as meias-finais da Liga Europa.


"Este feito histórico deve orgulhar, em primeiro lugar, os jogadores, treinadores, dirigentes, colaboradores e adeptos do FC Porto, Benfica e Sporting Braga, mas penso sinceramente que é todo o futebol português que está de parabéns", afirmou Madail, numa nota divulgada no site da FPF.


O líder federativo realçou que "a qualificação de três equipas portuguesas para as meias-finais de uma competição europeia prova que o futebol português não deve ser menosprezado, nem a nível interno nem a nível internacional".


"Há muitas coisas a serem bem feitas em várias áreas da nossa modalidade. Tenho dito por várias vezes que se Portugal tivesse mais ramos de atividade tão bem sucedidos como o futebol seríamos um país bem mais próspero. Sei que as vitórias desportivas não trazem compensações financeiras diretas para a generalidade da população, mas desejo pelo menos que esta brilhante jornada dê alento e motivação aos portugueses, nesta altura em que há grandes dificuldades e desafios para ultrapassar", prosseguiu.


Finalmente, Madail desejou que, estando tão perto, a final de Dublin possa ser disputada entre duas equipas portuguesas.


"Para mim, enquanto presidente da FPF, isso seria mais um sonho concretizado", concluiu Gilberto Madail.


FC Porto, Benfica e Sporting de Braga confirmaram hoje as boas prestações na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa e garantiram o apuramento para as meias-finais da prova.


Record

Rutten: «Tenho dúvidas que o Benfica ganhe»

O treinador do PSV, Fred Rutten, é da opinião de que o Benfica não tem capacidade para vencer a Liga Europa. Questionado acerca dessa possibilidade, o técnico respondeu: "tenho dúvidas."


Rutten lamentou o golo sofrido "em cima" do intervalo, da autoria de Luisão, considerando-o decisivo para a eliminação dos holandeses.


O timoneiro do PSV assinalou que, depois de a equipa ter ganho confiança com os golos que a colocaram em vantagem (2-0) e perto de ficar à frente na eliminatória, o golo de Luisão "nos últimos segundos da primeira parte" retirou essa confiança.


Record

Se chegamos até aqui, porque não?

Benficaas

Fernando Gomess: «Momento Especial»

O presidente da Liga de clubes (LPFP), Fernando Gomes, deu os parabéns às três equipas portuguesas que esta quinta-feira garantiram o passaporte para as meias-finais da Liga Europa.


"A presença de três equipas portuguesas, orientadas por três treinadores portugueses, nas meias-finais é um momento especial que resulta da competência dos nossos clubes. Trata-se de uma singularidade que deve assinalar-se, tanto mais que, em simultâneo, Portugal bateu o recorde de pontos de uma só época no ranking da UEFA", disse o dirigente ao site da LPFP


Gomes aproveitou a ocasião para lançar um repto: "desejo que o êxito desportivo, que ainda não sabemos onde terminará, seja fonte motivadora de uma reflexão séria, profunda e de ação determinada que o final de época tem de ser capaz de trazer."


Record

Programa das Meias-Finais

Programa das meias-finais:
1.ª mão - Quinta-feira, 28 abril
BENFICA-SP. BRAGA
FC PORTO-Villarreal
2.ª mão - Quinta-feira, 5 maio
SP. BRAGA-BENFICA
Villarreal-FC PORTO
Record

Lesão de Salvio

Na sequência do traumatismo no pé direito contraído no jogo desta quinta-feira, que obrigou à sua substituição, o jogador Eduardo Salvio deslocou-se ao hospital para realização de um RX, que confirmou a fractura do quinto metatarso do pé direito.


Sport Lisboa e Benfica Online

Carlos Martins: «Podíamos ter saído daqui com uma vitória»

O Sport Lisboa e Benfica qualificou-se para as meias-finais da Liga Europa após o empate em Eindhoven e o internacional português comentou a exibição da equipa. “Sabíamos que o adversário (n.d.r.: PSV) ia entrar muito forte num estádio que é complicado. Eles entraram melhor, fizeram dois golos, mas nós segurámos o jogo e com um pouco mais de sorte poderíamos ter saído daqui com uma vitória”, analisou não esquecendo a excelente campanha do futebol português nesta prova, onde coloca três equipas nas meias-finais. “É de enaltecer o facto de estarem três conjuntos lusos nas meias-finais, um vai estar na final e isso bom para Portugal”, afirmou.


Sobre o susto dos dois tentos da formação holandesa com menos de meia hora de jogo, Carlos Martins disse: “Estar 2-0 pesa sempre, mas nós sabíamos que temos valor para dar a volta, foi isso que aconteceu e isso tem de ser enaltecido.”


Por fim, deixou uma palavra de conforto aos seus colegas de equipa que não puderam estar na Holanda a apoiar o Benfica. “Quero deixar uma mensagem de apoio aos nossos colegas que não puderam estar presentes, nomeadamente o Ruben Amorim e o Nuno Gomes”, concluiu.


Sport Lisboa e Benfica Online

César Peixoto: «Lutar para continuar em prova»

O defesa esquerdo dos “encarnados” fez uma boa exibição diante do PSV e no final da partida analisou a passagem da equipa para as meias-finais da Liga Europa. “Quero agradecer os elogios à minha exibição, mas o mais importante é a equipa ter passado esta eliminatória. Somos uma formação muito forte psicologicamente e isso viu-se neste jogo, onde a perder por dois golos, levantámos a cabeça, conseguimos empatar e passar para as meias-finais”, frisou.


César Peixoto falou, ainda, sobre a passagem de três emblemas portugueses para esta fase da competição. “Penso que o futebol português e todos os portugueses estão de parabéns. É seguro que uma equipa nacional estará na final e isso é importante para o nosso futebol ganhar pontos que permita a qualificação de mais um conjunto para a Liga dos Campeões. No que nos compete vamos lutar para continuar em prova”, realçou.


Sobre o lance que origina a grande penalidade ganha, o lateral esquerdo das “águias” disse: “São lances muito rápidos e tens de decidir em poucos momentos. O defesa precipitou-se e fez falta.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Jorge Jesus: «Confio nos meus jogadores»

O Sport Lisboa e Benfica passou para as meias-finais da Liga Europa após empatar 2-2 em Eindhoven, mas o treinador das “águias” começou por elogiar a exibição de César Peixoto. “Para mim foi o homem do jogo”, sublinhou, acrescentando que a equipa mostrou muita força mental na partida. “O Benfica tremeu, mas não caiu. O PSV entrou com uma estratégia de contra golpe, mas fomos uma grande equipa, que acreditou sempre e o golo de Luisão foi determinante para dar tranquilidade à equipa para a segunda parte”, analisou.


Sobre os resultados das equipas portuguesas nesta fase da prova, Jorge Jesus disse: “Quero dar os parabéns às outras formações nacionais. Não é normal na Europa, um país ter três conjuntos nas meias-finais de uma competição e isto é a prova do trabalho que está a ser desenvolvido pelo nosso futebol.”


O técnico assumiu, ainda, que confiou sempre nos seus jogadores mesmo em desvantagem. “Confio no meu trabalho e nos meus jogadores. Como tal, acredito que faremos sempre um golo fora de portas. Com a participação na Liga dos Campeões somos hoje uma equipa mais experiente e estamos com todo o mérito nas meias-finais”, rematou.


Sport Lisboa e Benfica Online