sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vieira: «Despedida com dignidade para Mantorras»

uís Filipe Vieira dedicou algum tempo do discurso após a inauguração da Casa do Benfica do Seixal a Pedro Mantorras, descrevendo o angolano como "um exemplo de entrega, de sacrifício, de superação".
"O Pedro decidiu que chegou o tempo de parar de lutar contra o sofrimento, contra as dores e contra as limitações físicas que o impediram de ser o que ele merecia e podia ter sido: uma referência mundial do futebol", referiu.
Vieira acrescentou que no tempo certo vai ser "promovida a despedida formal, com a dignidade e o carinho que o Pedro merece".
"Como sabem tenho uma ligação muito forte ao Pedro, sei o que ele viveu e tudo o que deu ao Benfica. Chegou agora o tempo de retribuir, de dizer a todos os angolanos que devem ter muito orgulho na pessoa, no carácter e no profissionalismo do Pedro", prosseguiu.
Vieira assegurou que Mantorras "nunca deixará o Benfica" porque "faz parte da nossa história" e encarna os valores do clube da Luz.

Record

David Luiz: Explicação para falhar o jogo de hoje

David Luiz não vai poder dar o seu contributo ao Chelsea no jogo com o Everton, pois não estava inscrito aquando da ralização do sorteio da Taça de Inglaterra, tal como Torres, pelo que Drogba vai regressar ao onze. Bosingwa, a recuperar de lesão, também não foi chamado, assim como Hilário (este por opção). Paulo Ferreira está convocado.

Jara no pódio com Cardozo e Saviola

Jara é o terceiro melhor marcador da equipa. Tem média de um golo por 106 minutos. Marca sempre que é titular.

Um atirador com dedo leve no gatilho, assim se pode descrever Franco Jara, que respondeu com um golo decisivo, anteontem, contra o Estugarda (2-1), à confiança nele depositada por Jesus. O avançado argentino de 21 anos sobe ao pódio dos melhores marcadores da equipa, com seis golos, atrás de Cardozo (14) e Saviola (11), que até precisam de mais minutos para marcar. Entre os avançados, só Nuno Gomes tem média melhor, mas o capitão não tem contado para o treinador encarnado.

Franco Jara partiu de férias, no fim do ano, com a promessa de que iria ter mais oportunidades para jogar. Jorge Jesus cumpriu e o jovem argentino aproveitou. Tem, aliás, um registo assinalável, que construiu em 2011 - marca sempre que é titular. Aconteceu com Desportivo das Aves e Olhanense, ambos para a Taça da Liga, e, anteontem, com o Estugarda, para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. No total, soma seis golos (Académica, Nacional e V. Setúbal foram as outras vítimas), distribuídos por 24 jogos, mas por apenas 625 minutos. A média de golos por minutos coloca-o na linha da frente dos avançados, com a referida excepção de Nuno Gomes, com apenas 55 minutos esta época e dois golos. Jara precisa de 106 minutos para marcar um golo, média substancialmente melhor que as de Saviola (220/golo), Cardozo (145/golo) e Kardec (211/golo).

Na frente de Kardec

Com possibilidade de sair em Janeiro por empréstimo, Saragoça e Inter manifestaram interesse, Jara apostou em triunfar na Luz. Jesus entende que, agora, o argentino está mais bem integrado nos movimentos e interpretação do jogo da equipa e que pode responder melhor do que Kardec.

Cardozo e Saviola são indiscutíveis para formar a dupla de ataque e Jara surge agora como a alternativa de Jesus, sempre que o treinador não pode contar com os dois primeiros. O avançado argentino até começou a época com um golo, na derrota com a Académica na primeira jornada da Liga, mas acabou, quase, remetido ao esquecimento e ultrapassado por Kardec, principal concorrente. O reaparecimento e os golos fazem os encarnados acreditar que os 5,5 milhões de euros pagos ao Arsenal de Sarandí, há pouco mais de um ano, são um bom investimento.

Apesar de estar a atravessar o melhor momento desde que chegou à Luz, Jara vai ceder o lugar no onze ao ídolo Saviola, que não pôde ser utilizado com o Estugarda devido a suspensão, por acumulação de amarelos, nas competições europeias. El Conejo recupera de gastrenterite mas a sua presença em Alvalade não está em causa. E Jara vai ter de esperar por outras oportunidades. Muito provavelmente com dedo leve no gatilho.



Record

Luis Filipe Vieira convive com adeptos no Seixal

O presidente do clube da Luz inaugurou às 10 horas a nova imagem da Casa do Benfica da Charneca de Caparica, onde destacou a importância das casas para o emblema encarnado.

Às 12 horas, Luís Filipe Vieira será recebido nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Seixal, sendo que 30 minutos depois inaugurará também a nova imagem da Casa do Benfica daquela localidade.

Para as 13 horas, o presidente encarnado tem marcado um almoço com benfiquistas do Seixal.



ABola

Chegou a vez de Sidnei

Sidnei é hoje um dos jogadores de quem mais se fala no universo da Luz. Aos 21 anos, parece ter finalmente reencontrado a sua oportunidade na equipa do Benfica. Beneficiou, é verdade, da saída de David Luiz para o Chelsea, no final de Janeiro, mas Sidnei parece ter mostrado já qualidade suficiente para convencer Jorge Jesus e os adeptos.

É este jovem que o Benfica colocará hoje perante os jornalistas, no auditório do centro de estágio encarnado, no que será o regresso das conferências de imprensa de jogadores antes das partidas da Liga, prática habitual quando Quique Flores era o treinador.

Colocar Sidnei a falar, através dos media, com os adeptos tem, aliás, justificação fácil: o defesa-central é uma das figuras do momento e é conhecida a intenção dos encarnados de lhe prolongar o contrato, que termina em 2013.

Sidnei Rechel da Silva Júnior, nascido a 23 de Agosto de 1989 em Alegrete, pequena cidade do Estado do Rio Grande do Sul, a mais de 500 quilómetros da capital Porto Alegre, poderá assinar em breve um novo contrato com o Benfica até 2015, para consolidar também o desejo dos responsáveis da Luz de alienar ao fundo de investimento (o Benfica Stars Fund) pelo menos 25 por cento dos direitos desportivos do jogador.

O Benfica detém a totalidade do passe de Sidnei e já deu o pontapé de saída para a negociação do novo contrato com um jogador que, em 2008, levou os encarnados a pagar cinco milhões de euros, na altura, por 50 por cento dos seus direitos desportivos.

Com 16 presenças (e 1214 minutos) esta época na equipa encarnada - titular, aliás, na 1.º jornada da Liga no lugar do então lesionado Luisão -, Sidnei volta a ser dono do posto no eixo da defesa, recuperando assim o que foi seu durante muito do tempo do reinado de Quique Flores na Luz, quando David Luiz fez quase toda a época a defesa-esquerdo.

Ligado também à goleada (por 0-5) sofrida no Dragão para o campeonato, Sidnei só é, porém, titular há cinco jogos consecutivos, tendo visto a equipa sofrer esta quinta-feira, com o Estugarda, o 1.º golo dessa série de partidas.




ABola

Mantorras quer pensão por invalidez

Mantorras entregou uma participação no Tribunal de Trabalho de Lisboa, ficando agora sujeito a uma avaliação clínica para determinar o grau de incapacidade física permanente, avança o Expresso.
Se a incpacidade ficar provada "haverá lugar a uma compensação financeira que pode passar por uma pensão única ou vitalícia, dependendo da percentagem de incapacidade e do nexo de casualidade".
" O Mantorras fará um exame médico e tentará conseguir uma conciliação com a seguradora num processo presidido pelo Ministério Público. Se as partes acordarem, o processo conclui-se. Se não houver acordo, parte-se para o contencioso com uma junta médica escolhida pelo tribunal, pelo sinistrado e pela seguradora para, então, ficar determinado o grau de incapacidade", disse João Nogueira da Rocha, advogado do avançado angolano, ao semanário.

Record

Cabeça é a arma do Benfica

O Benfica é a equipa com mais golos marcados de cabeça, enquanto o Sporting lidera nos tiros certeiros com o pé direito.
Dos 40 golos marcados pelos encarnados, 11 foram apontados através de cabeceamentos, 17 com o pé esquerdo e 11 com o direito.
O paraguaio Cardozo, o brasileiro Sidnei e os argentinos Sálvio e Jara, com dois tentos de cabeça cada, são os mais certeiros, num registo que conta ainda com os contributos do brasileiro Luisão, do espanhol Javi Garcia e do argentino Saviola.
O Sporting surge no extremo oposto dos melhores concretizadores de cabeça, juntamente com a Naval 1.º de Maio, tendo obtido apenas 2 golos desta forma, um pelo espanhol Zapater e outro por Hélder Postiga, no último jogo, face ao Olhanense.
Apesar da lacuna ofensiva, esta fragilidade não tem sido problema na defesa "eonina, que é, em igualdade com o líder FC Porto, a que menos golos concedeu em cabeceamentos - apenas um frente àAcadémica, obtido por Miguel Fidalgo.
Já o Benfica, foi batido por seis vezes com golpes de cabeça, tantos quantos foi surpreendido por remates de pé direito. Já com o esquerdo, soma apenas quatro sofridos.
A eficácia "aérea" da defensiva do Sporting não tem tido paralelo pelo chão: prova disso, são os 20 golos sofridos a partir de remates, 10 com cada pé, a que se junta a recente "traição" de Daniel Carriço em Olhão.
Mais de metade (12) dos golos sofridos pelos "leões" resultaram de lances de bola corrida, contando-se ainda três após livres, outros tantos na sequência de cantos ou reposições de linha lateral e duas grandes penalidades.
No ataque, além das quatro grandes penalidades, o Sporting concretizou apenas dois cantos e um livre, atestando que as bolas paradas também não são o seu forte, em contraste com o seu "velho rival".
O Benfica é o emblema que mais aproveita estes lances, somando 12 tentos, sete de canto ou reposição, três de livre e dois de grande penalidade.
A defender, os encarnados são bastante eficazes nas bolas paradas, tendo apenas sofrido sete golos desta forma (três de livre, dois de canto e duas grandes penalidades), uma marca apenas superada por FC Porto, Marítimo, Nacional e Olhanense, enquanto os restantes nove resultaram de jogadas de envolvimento dos adversários.

Record

Jesus na mira do Atlético de Madrid

Jorge Jesus é um dos nomes equacionados pelo Atlético Madrid para orientar a equipa espanhola na próxima temporada, já que é praticamente adquirida a saída de Quique Flores do cargo.
Eliminado da Liga Europa e também da Taça do Rei, o antigo treinador das águias não está a ser feliz neste segundo ano na liderança técnica dos colchoneros. Também no campeonato, a situação não é famosa, pelo que a direção presidida por Enrique Cerezo não está inclinada a renovar-lhe o contrato e pretende dar um novo rumo à equipa, com a contratação de um novo líder, que possa imprimir uma mudança radical na forma de atuação do plantel.

Record

Filho único na Europa

O Benfica é a única equipa dos principais campeonatos do Velho Continente que ainda não empatou em qualquer das provas em que se encontra envolvido nesta época.
O dérbi de Alvalade aproxima-se a passos largos e, caso tudo corra dentro da normalidade, não vale a pena assinalar uma cruz na coluna do meio no Totobola. A formação dirigida por Jorge Jesus leva 35 partidas realizadas em 2010/11 e em nenhuma delas “acordou” a divisão pontual. O cenário é extremamente simples: ou ganha, algo que sucede na maioria das vezes (26), ou perde (9), situação que, por sinal, ainda não se verificou em 2011.

Record