domingo, 3 de outubro de 2010

Convocados para o jogo de hoje com o Sp. Braga

O treinador campeão nacional, Jorge Jesus, convocou 20 jogadores para a partida da sétima jornada frente ao Sporting de Braga.
Eis os convocados do Benfica: Airton, Luisão, Javi Garcia, Salvio, Aimar, Jara, Roberto, Júlio César, Maxi Pereira, Felipe Menezes, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Weldon, Gaitán, Nuno Gomes, David Luiz, César Peixoto, Sidnei, Saviola e Kardec.


Fonte: Sport Lisboa e Benfica Online

Aimar regressa ao comando da Playstation

Meses depois de se terem encontrado naquele que foi o “jogo do título” da época passada (à 24ª jornada, em 27 de março), Benfica e Sp. Braga voltam a defrontar-se no Estádio da Luz num cenário totalmente diferente. Se há seis meses as duas equipas eram as grandes protagonistas do campeonato, não permitindo à concorrência tradicional intrometer-se na luta pelo primeiro lugar, agora, tudo é ao contrário, com o Benfica em situação mais delicada.
O embate de mais logo tem, ainda assim, ingredientes bem aliciantes, mesmo não sendo o tal “jogo do título”. Em primeiro lugar, porque quem vai à frente da liga é o FC Porto; em segundo, porque desta vez o Benfica está atrás dos bracarenses na classificação; e em terceiro lugar porque as circunstâncias “obrigam” as duas equipas a vencer se quiserem manter viva a esperança de lutar pelo título. E como é impossível os dois ganharem, a pressão sobre Jorge Jesus e Domingos Paciência é bem maior do que desejariam num momento tão madrugador do campeonato.
E para não deixar nada ao acaso, num jogo deste cariz, Jorge Jesus recorre a todas as suas armas, fazendo regressar Pablo Aimar ao comando do meio-campo ofensivo da sua equipa. O argentino esteve ausente no jogo da Madeira, ante o Marítimo, e começou como suplente na deslocação à Alemanha ante o Schalke 04.
Dizem os registos que o Sp. Braga não se dá bem com os ares da Luz, tendo conseguido apenas um triunfo em 54 visitas. Curiosamente, até o próprio Jorge Jesus, na qualidade de treinador do Sp. Braga, admitiu que vencer na Luz era quase uma missão impossível quando brincou com a referência à PlayStation.
No jogo de logo, bem pode dizer-se que Jesus entrega o comando da Playstation encarnada a Pablo Aimar. A “máquina” benfiquista da época passada ainda não conseguiu fazer-se notar este ano e por isso a pressão que recai sobre a equipa – e Aimar como comandante natural de toda a movimentação ofensiva – que se vê na obrigação de não perder a oportunidade de colocar (alguma) pressão sobre o FC Porto.

Fonte: Record

Coentrão todo-o-terreno

Lateral ou ala, seja qual for a posição, Fábio Coentrão tem sido invariavelmente um dos melhores jogadores do Benfica na primeira fase da época. Hoje, frente ao Sp. Braga, o internacional português de 22 anos deve recuar no terreno e voltar ao lado esquerdo da defesa pois Aimar está recuperado e vai voltar a ocupar o vértice ofensivo do losango.
Não deixa de ser curioso notar a forma como Jorge Jesus tem vindo a explorar a polivalência de Coentrão. Após ter conseguido adaptar o jovem à posição de defesa-esquerdo na temporada transata (solução posteriormente também utilizada por Carlos Queiroz na Seleção Nacional), o treinador dos campeões nacionais viu no português a alternativa ideal para render Di María numa fase em que Gaitán ainda está a atravessar um período de adaptação. Nas 9 partidas já disputadas pelas águias, o camisola 18 disputou 5 no sector recuado e 4 no meio-campo. A jogar em casa, frente ao candidato direto na luta pelo título, é quase certo que JJ vai voltar a apostar no mesmo quarteto que em 2009/10 só consentiu 20 golos no campeonato.
César Peixoto
O provável regresso de Gaitán ao onze também deve implicar a saída de César Peixoto que, nos últimos três encontros, foi o eleito para defender o corredor esquerdo.
Após duas exibições positivas frente a Sporting e Marítimo, o internacional português de 30 anos errou em Gelsenkirchen, ao permitir o remate vitorioso a Farfán após ter falhado um corte na zona da pequena área. Tendo em conta que o esquerdino já é um dos futebolistas mais contestados pela massa associativa encarnada, surge como o mais forte candidato à saída. Recorde-se que na receção à Académica o ex-jogador do Sp. Braga foi muito assobiado e já não entrou no segundo tempo devido a um problema físico que ditou o seu afastamento da equipa por algumas semanas.
Com o retorno de Aimar e a passagem de Carlos Martins à direita, Gaitán pode começar o duelo com os minhotos à esquerda, depois de na Alemanha ter iniciado o confronto no lado oposto. Ainda a tentar adaptar-se às características do futebol europeu, o argentino já mostrou qualidade e tem vindo a evidenciar-se no capítulo das assistências. Como o próprio admite está a tentar recuperar as rotinas de uma posição à qual já não estava habituado, mas é notória a sua subida de produção nos últimos jogos da Liga. A notícia do seu regresso à seleção argentina é outro fator de motivação que Jesus não deixará de aproveitar.

Fonte: Record

Gaitám: «Foi um pouco díficil voltar a jogar a médio»

Na semana em que recebeu a notícia do seu regresso à seleção da Argentina, Nico Gaitán aproveitou para fazer um breve balanço dos primeiros meses de águia ao peito. O jovem mostra-se satisfeito com o trabalho que tem desenvolvido no clube encarnado, e garante que ainda pode melhorar muito pois, em Portugal, está a adaptar-se a uma posição diferente daquela que desempenhava no Boca Juniors.
Numa entrevista concedida ao diário “Clarín”, o sul-americano de 22 anos começa por analisar o seu início de temporada: “Tenho de reconhecer que foi um pouco difícil voltar a jogar médio. Já não o fazia desde que fui orientado pelo Alfio Basile, que começou a apostar em mim no ataque. De qualquer forma estou tranquilo e sinto que estou a evoluir diariamente. O treinador do Benfica, que dá muita atenção a todos os aspetos táticos, está convencido que não vou ter problemas em fazer esta posição. Tem-me dado todo o apoio que é necessário.”
Clima
Como é natural não são só as diferenças táticas que têm impedido o camisola 20 de mostrar em Portugal todo o potencial que convenceu a exigente massa associativa do Boca Juniors, clube que o marcou e do qual admite “sentir algumas saudades”. Na Bombonera aprendeu a lidar com a constante pressão que marca o dia-a-dia dos grandes clubes, um fator que o tem ajudado a lidar com mediatismo que veio encontrar na capital portuguesa.
Mais complicado tem sido ambientar-se ao clima europeu. Apesar de ainda estarmos no outono, Gaitán já sente alguma dificuldades em lidar com clima. Contudo, salienta que “está habituado aos relvados mais húmidos” que encontrou no campeonato nacional.
Outro ponto salientado pelo extremo prende-se com o apoio encontrado no balneário, onde teve a felicidade de contar com os apoios dos seus compatriotas Aimar e Saviola. “Ajudaram-me bastante nesta fase de adaptação”, salienta o futebolista que não tem dúvidas em afirmar que se encontra a viver um “período de sonho” na sua carreira.

Fonte: Record

São esperados 50 mil

Apesar dos encarnados não estarem a ter um início de época recheado de vitórias, os adeptos nunca têm deixado de apoiar a equipa e vão voltar a marcar presença em bom número no jogo desta noite. Aliás, os responsáveis dos campeões nacionais esperam uma casa a rondar os 50 mil espetadores. E ontem, na conferência de imprensa, Jorge Jesus voltou a frisar a importância do apoio dos adeptos principalmente nos momentos menos bons dos encontros.
“São os adeptos que nos ajudam e nos transportam, muitas vezes, para a vitória. São positivos e apaixonados, estão com a equipa nos bons momentos durante o jogo. E nos momentos que não sejam tão bons, porque uma equipa durante os 90 minutos não está tão bem em algumas alturas, os adeptos do Benfica normalmente apercebem-se disso, incentivam os jogadores e empurram-nos para uma valorização e para uma mentalidade de campeão”, considerou. Note-se que no ano passado o jogo entre águias e bracarenses, praticamente o encontro que decidiu o título, foi presenciado por 63.679 adeptos.

Fonte: Record

Cardozo e Ruben Amorim fazem tratamento

O médio Ruben Amorim e o avançado Oscar Cardozo estiveram este sábado ausentes do treino do Benfica, que está a preparar a receção ao Sp. Braga, em jogo da 7.ª jornada da Liga Zon Sagres.

Cardozo efetuou tratamento, devido a uma entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno, sofrida no jogo com o Schalke 04, e vai falhar a receção aos bracarenses.

Ruben Amorim realizou tratamento e trabalho de ginásio, por se encontrar a recuperar de uma tendinite rotuliana dos joelhos, estando também fora das opções do técnico Jorge Jesus.

O médio Javier Balboa continua a recuperar de uma lesão no menisco externo do joelho direito e realizou tratamento e trabalho individual de campo.

O Benfica recebe o Sp. Braga, em partida agendada para as 20 e 15, no Estádio da Luz, que será dirigida pelo árbitro lisboeta Duarte Gomes.

Fonte: Record

Jesus dá titularidade a kardec

Alan Kardec é o eleito de Jorge Jesus para render Oscar Cardozo na frente de ataque do Benfica no jogo deste domingo frente ao Sp. Braga, admitiu hoje o próprio treinador dos encarnados.
"Kardec fez uma pré-época espectacular. Vai fazer o primeiro jogo desde que se lesionou a ainda não está como poderia, mas tem caraterísticas parecidas com as de Cardozo e já está adaptado à equipa. Se tudo correr bem, vai ser lançado de início no jogo", disse Jorge Jesus, em declarações à Benfica TV.
O treinador das águias falou também de Salvio, embora no caso do argentino não garanta a titularidade. "Está a fazer a pré-época em cima do campeonato. Tem vindo a recuperar os índices físicos e a melhorar o conhecimento da equipa. Tem mostrado melhorias e será sempre uma boa opção", afirmou.
Carlos Martins e Seleção
Jesus deixou ainda uma palavra sobre a chamada de Carlos Martins à Seleção Nacional, uma convocação que o técnico já reclamava há algum tempo. "Carlos Martins fez uma temporada passada excelente. Além disso, tecnicamente, na sua posição, não há muitos em Portugal com a sua qualidade. Tem vindo a crescer como jogador e esta convocação é um justo prémio".

Fonte: Record