terça-feira, 26 de julho de 2011

«Peñarol negoceia Gonzalez em Lisboa com o Benfica» - JN

Juan Pedro Damian, presidente do Peñarol, e outro elemento da Direcção do clube uruguaio ficaram em Lisboa para negociar o defesa polivalente Alejandro Gonzalez.

A presença dos responsáveis, que reuniram na Luz com Luís Filipe Vieira, e o interesse das águias, revelado ontem pelo JN, foram confirmados por Osvaldo Gimenez, director desportivo dos uruguaios, que está com a equipa na Grécia – após o jogo no Dragão rumou a Salónica para defrontar o Aris.

ABola

«Benfica arrisca-se a jogar sem um só português» - Público

A assembleia-geral de 1 de Julho de 1979 ficou na história do Benfica, nessa reunião, os sócios votaram pela mudança e isso queria dizer que a partir desse dia o clube podia contratar jogadores estrangeiros.

O primeiro foi Jorge Gomes. Quando chegou à Luz, o brasileiro foi recebido por Humberto Coelho, Shéu, Bento e Toni. Agora, 32 anos passados desde a chegada de Gomes, a equipa de Jorge Jesus arrisca-se a alinhas na maioria dos jogos sem nenhum português na equipa principal, outra data para a história.

ABola

Luisão nos planos de Jesus

Luisão chegou no domingo a Lisboa e foi rapidamente integrado no grupo às ordens de Jorge Jesus. Ontem de manhã treinou-se pela primeira vez com os companheiros e está nos planos de Jorge Jesus para o primeiro onze oficial da temporada, frente ao Trabzonspor, amanhã, no Estádio da Luz, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions.

Os últimos acontecimentos em torno do central de 30 anos não afectam minimamente a confiança que o treinador tem no capitão de equipa, visto como líder natural do grupo, no balneário e no campo. Como tal, Jorge Jesus entende que o momento é de seguir em frente, sem dramas, e de cumprir o seu papel: colocar em campo o onze que, no seu entendimento, melhor serve os interesses do Benfica na estreia em jogos oficiais, com o vice-campeão turco.

Luisão, que além de carregar a mítica braçadeira é também o estrangeiro mais utilizado de sempre na história do Benfica - 296 jogos e 30 golos, em todas as competições, desde 2003 - deve formar dupla de centrais com o reforço Garay, ajudando a organizar um sector que terá ainda mais um elemento novo: Emerson ou Capdevila na esquerda.

ABola

Diamantino desiludido com Luisão

Antigo capitão do Benfica, Diamantino Miranda diz estar desiludido com as recentes declarações de Luisão.

«Quando Luisão diz que vai falar com o presidente, para mim é como se dissesse que quer sair. Se isso for verdade, não tem condições para ser capitão do Benfica», afirmou Diamantino, em declarações prestadas à Renascença.

Diamantino, que foi adjunto de Quique Flores no comando técnico da equipa principal na época 2008/09, diz até que tinha grande admiração pelo defesa brasileiro, mas com as declarações de Luisão à chegada a Lisboa alteraram a sua ideia: «Desiludiu-me bastante.»


ABola

Garay: «Será boa luta com Falcão»

Argentino já defrontou colombiano nas selecções jovens. Messi, a missão mais difícil de sempre.

Qual o avançado mais difícil de parar que já encontrou, nos clubes por onde passou ao longo da carreira?
Já estou há muitos anos na Europa, no caso em Espanha, e tenho defrontado grandes jogadores, mas o mais difícil é sem dúvida Lionel Messi. É impossível de parar.

Os avançados Falcao e Hulk, do FC Porto, foram as grandes figuras da época passada, em Portugal. Já se imaginou a pará-los?
Na Liga portuguesa há vários jogadores muito bons, não podemos fixar-nos só nesses dois. Para sermos campeões temos de ganhar a todos os adversários.

Já defrontou Falcao?
Sim, há alguns anos, em selecções jovens.

E quem ganhou?
No torneio sul-americano não me recordo muito bem se empatámos ou ganhámos, mas no Mundial sei que ganhámos.

E Falcao já era um atacante difícil de marcar?
Sim, já era complicado, mas melhorou muito e agora é um jogador muito completo. Vai ser uma boa luta.

Quem escolheria para o Benfica, Messi ou Ronaldo? Conhece bem os dois...
[Risos] São dois jogadores fantásticos, cada um com o seu futebol, o seu estilo. São duas estrelas. Mas mentiria se não escolhesse o meu compatriota Messi. Surpreendeu-me desde o primeiro momento em que o conheci, aos 15, 16 anos, e não me admirei com o patamar que atingiu.

ABola

Hulk e Luisão fora das escolhas de Menezes

O central do Benfica, Luisão, está fora dos convocados de Mano Menezes para o primeiro jogo pós-Copa América. O particular com a Alemanha, a 10 de Agosto, em Estugarda, volta a não contar igualmente com Hulk.

Para o lugar do capitão do Benfica o seleccionador brasileiro chamou Dedé, do Vasco da Gama, promovendo ainda as estreias dos médios Luís Gustavo (Bayern) e Ralf (Corinthians).

Fernandinho (Shakhtar), Jonas (Valência) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen), que não foram convocados para a Copa América, estão de regresso, enquanto o médio Lucas, do Liverpool, aguarda pelo parecer da FIFA em relação ao castigo a aplicar pela expulsão frente ao Paraguai.

Confira a lista de convocados:

Guarda-redes: Júlio Cesar (Inter) e Victor (Grêmio);

Defesas: Dani Alves (Barcelona), Maicon (Inter), André Santos (Fenerbahçe), Lúcio (Inter), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Dedé (Vasco);

Médios: Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Elias (Atl. Madrid), Ralf (Corinthians), Luís Gustavo (Bayern), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (São Paulo), Fernandinho (Shakhtar Donetsk) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen);

Avançados: Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), Robinho (Milan), Fred (Fluminense) e Jonas (Valencia)

ABola

Guardiola: «Soriano é muito interessante»

Pep Guardiola não esconde a sua admiração por Soriano. Depois de ter utilizado o avançado no jogo particular com Hadjuk Split, o técnico espanhol decidiu integrá-lo na comitiva que vai realizar uma digressão à Alemanha e Estados Unidos.

Questionado diretamente sobre a possibilidade do atacante, de 25 anos, poder seguir os passos de Nolito o treinador sublinhou: “Só posso dizer que o Soriano é um jogador muito interessante. É por esse motivo que vai fazer a pré-temporada connosco, para poder avaliá-lo de uma forma mais precisa. Contudo, caso acabe por não ser integrado no plantel, percebo perfeitamente que deseje sair.”

Record

Presidente do Peñarol quer aprender com encarnados

O presidente do Peñarol, Juan Pedro Damiani, esteve esta segunda-feira no Estádio da Luz, numa visita que teve como cicerone o presidente encarnado Luís Filipe Vieira e que incluiu passagens por vários espaços do recinto, entre os quais o Centro de Documentação e Informação das águias.

Encantado com o estádio benfiquista e com a maneira como o clube é gerido, Juan Pedro Damiani revelou já ter recebido o aval de Luís Filipe Vieira para que dirigentes do Peñarol façam uma espécie de aprendizagem no Estádio da Luz, sobretudo na área de captação e gestão de sócios.

"É um estádio fantástico. O Peñarol é um dos clubes mais históricos do Mundo e estamos aqui para ver o que está a ser feito no Benfica, que é a instituição que tem mais sócios no Mundo. Com a gentileza do presidente do Benfica, vamos fazer com que os nossos responsáveis pelas finanças e pelo marketing venham a Portugal para tentar aplicar as ideias do Benfica", afirmou Damiani.

A grandeza e o peso histórico dos encarnados também foram aspectos sublinhados pelo líder do clube uruguaio durante a visita ao estádio das águias. "Encantou-me toda a história do clube. A história é o grande trunfo de instituições como o Benfica, o Real Madrid ou o Peñarol, e o presidente Luís Filipe Vieira está a tratar desta história com muita paixão", observou.

Damiani, por outro lado, elogiou o compatriota Maxi Pereira, que deverá continuar como o dono da lateral-direita encarnada na próxima temporada. "Maxi Pereira é um craque dentro e fora do relvado."

Maxi Pereira, aliás, integrou a seleção uruguaia que no último domingo conquistou a Copa América'2011. Um feito que foi igualmente sublinhado pelo principal dirigente do Peñarol.

"Penso que o futebol uruguaio recuperou nos últimos dois, três anos, com um quarto lugar no Mundial da África do Sul, com a nossa presença na final da Taça Libertadores da América frente ao Santos ou com o vice-campeonato do Mundo de Sub-17", observou.

O Peñarol começou no último fim-de-semana uma digressão pela Europa, que inclui a disputa de pelo menos seis jogos. O primeiro deles - derrota por 3-0 - foi contra o FC Porto, no domingo, no jogo de apresentação dos portistas aos seus sócios e adeptos

Record

Lista da UEFA ainda sem Capdevila

A UEFA divulgou esta segunda-feira a lista de 27 jogadores que os encarnados terão disponíveis para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Conforme se esperava, Jorge Jesus deixou de fora Carlos Martins, Roberto, Urreta, Nuno Coelho e Rodrigo Mora, assim como Mika, Roderick, Nélson Oliveira, Carole e Rodrigo, que estão no Mundial de Sub-20.

Garay e Emerson, os mais recentes reforços, fazem parte da lista para a Champions, ao passo que Capdevila ainda não surge nos eleitos. Porém, o Benfica pode fazer uma alteração até 24 horas antes da partida com o Trabzonspor e o nome do espanhol deverá mesmo surgir na lista final.

Na Lista A, o Benfica inscreve 22 elementos, com Miguel Vítor a ser o único elemento formado no clube. Adicionalmente, os encarnados enviaram a Lista B, onde estão incluídos cinco jogadores nascidos após 1 janeiro de 1990.

Confira a lista:

Guarda-redes - Artur, Eduardo, José Costa* e Bruno Varela*

Defesas - Emerson, Luisão, Maxi Pereira, Garay, Miguel Vítor, Jardel, André Almeida, Fábio Faria e Luís Martins*

Médios - Rúben Amorim, Javi García, Bruno César, Nolito, Aimar, Gaitán, Matic, Witsel, Enzo Pérez, David Simão* e Rúben Pinto*

Avançados - Cardozo, Jara e Saviola

Record