segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dínamo Kiev disposto a dar 18 milhões por Cardozo

O Dínamo Kiev vai tentar convencer o Benfica a vender Óscar Cardozo, apresentando uma proposta de 18 milhões de euros, que prevê, ainda, outros bónus dependentes de objectivos. Os ucranianos sabem que os 15 milhões que pensavam investir são insuficientes para contratar um jogador que marcou 100 golos, em quatro temporadas.

O Benfica admite negociar o avançado internacional paraguaio, apesar da influência deste na equipa de Jorge Jesus. Mesmo tendo renovado o contrato em 2009, prolongando a ligação aos encarnados até 2014 e melhorando o salário (Luís Filipe Vieira chegou a dizer que o avançado estava a ganhar o que queria), Cardozo também vê com bons olhos a possibilidade de rumar a um clube que lhe proporcione condições financeiras mais favoráveis.

Durante a semana, a imprensa ucraniana noticiou que o treinador do Dínamo Kiev, Yuri Semin, esteve em Lisboa para tentar contratar Cardozo. Mas o técnico russo informou que tinha viajado... para Moscovo, negando qualquer contacto com o paraguaio.

Ainda assim, na Ucrânia, ainda se ouve o eco das recentes palavras do proprietário do clube, Igor Surkis, que anunciou estar disponível para gastar entre 30 e quarenta milhões de dólares [21 a 28 milhões de euros] para reforçar a equipa e tentar destronar o Shakhtar Donetsk.

ABola

Real Madrid fecha cerco por Coentrão

Os merengues lutam com os melhores clubes europeus pelo lateral-esquerdo. Inter e Manchester City também o querem. O Benfica pede 25 milhões de euros e Garay pode entrar na operação.

De acordo com a Marca, o próximo objectivo do Real Madrid é Fábio Coentrão. Depois de contratar Sahin e Altintop, o clube do Bernabéu vira-se agora para o defesa português do Benfica.

Diversos clubes da Europa estão interessados em Coentrão, mas o Real Madrid, Inter de Milão e Manchester City estão na dianteira para contratar o português.

Liverpool e Bayern de Munique já se retiraram de cena, depois de terem considerado excessiva a verba que o Benfica pede para ceder o futebolista. O clube de Lisboa pede 25 milhões de euros para iniciar conversações e não está colocada de parte e possibilidade de Garay ser incluído no negócio.

ABola

Ai Coentrão, estás quase no Real, infelizmente.

Benficaas

Urreta: «Estou feliz por voltar e quero triunfar»

11/12, esclareceu, em conversa com A BOLA, que nunca lhe passou pela cabeça recusar o regresso à Luz, desmentindo assim o agente Pablo Betancourt, que, recentemente, falou em «desconfiança» e «falta de vontade» por parte do jogador, perante a nova oportunidade que o clube pretende dar-lhe.

«É mentira que eu não queira voltar ao Benfica. Muito pelo contrário. Já sei que tenho de me apresentar a 22 de Junho e estou muito feliz pelo facto de o clube acreditar em mim para integrar o plantel. Tenho muitas ganas em voltar a vestir a camisola do Benfica e espero que este seja o momento certo. Quero triunfar», vincou o jovem atacante uruguaio.

Contratado ao River Plate do Uruguai no Verão de 2008, Urreta até teve algumas oportunidades de mostrar serviço na primeira temporada ao serviço das águias (17 jogos em todas as provas, um golo), mas, apesar das boas indicações, nunca foi aposta clara.
Depois, com Jesus, em 2009/10, não saiu da sombra até 20 de Dezembro de 2009, dia em que, surpreendentemente (mas também devido a várias baixas), se estreou, ainda por cima a titular, na referida temporada, na recepção ao FC Porto, para a Liga. O Benfica ganhou (1-0) e Urreta foi considerado um dos melhores em campo. Repetiu o lugar no onze logo no jogo seguinte, com o Nacional, para a Taça da Liga (1-0) e... foi embora para o Peñarol, por empréstimo, estatuto que se manteve em 2010/11 - primeiro ao serviço do Desp. Corunha, com opção de compra de 15 milhões, depois novamente no Peñarol.

El rayo acredita que desta vez será diferente. «Estou mais maduro e regresso ao Benfica com a mentalidade de mostrar o que sei e de trabalhar para merecer oportunidades por parte do treinador. Acredito que, fazendo bem e com tranquilidade o meu trabalho, essas oportunidades vão aparecer naturalmente», explica.

ABola

Eusébio estreou-se há 50 anos: «Foi a melhor noite da minha vida»

Marcou três golos na estreia contra o Atlético, quase seis meses depois de chegar a Lisboa. Voltou a marcar três golos na estreia internacional, em Paris, contra o Santos de Pelé. Viveu momentos difíceis e até pensou em voltar a Moçambique.

Estádio da Luz. Dia 23 de Maio de 1961. Uma semana antes de jogar em Berna a final da Taça dos Campeões Europeus com o Barcelona, o Benfica defronta, em jogo particular, o Atlético. Uma razão especial para a realização do jogo, numa noite ainda mais especial. Eusébio da Silva Ferreira, um jovem moçambicano de 19 anos, ia fazer a sua estreia com a camisola nº. 10 de águia o peito. E Eusébio, tudo o indicava, não era um jogador qualquer.

Os meses que antecederam este encontro não tinham sido fáceis para o jovem africano. Envolvido numa guerra entre Benfica e Sporting, esperara quase meio ano para fazer o que mais gostava: jogar futebol e marcar golos. Chegara a Lisboa no dia 17 de Dezembro de 1960, numa viagem envolta no maior dos secretismos. Foi o último passageiro a embarcar no Super Constelation da TAP no aeroporto da cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo. Já todos os passageiros estavam a bordo, quando um Volkswagem do exército o levou até às escadas do avião.

À chegada a Lisboa esperava-o o frio de Dezembro e uma novela de muitos episódios, que quase o faziam arrepiar caminho. O Benfica sabia que tinha em seu poder um diamante, mas o rival do outro lado da Segunda Circular estava disposto a lutar pela preciosidade descoberta no Sporting de Lourenço Marques. Foi um calvário de angústia, um caminho de muitos escolhos que se lhe depararam pelo caminho até chegar a hora de fazer aquilo que adorava. Pelo meio houve acusações polémicas, falou-se de rapto, mas em Moçambique o Benfica fechara contrato com Eusébio e deixara 250 contos nas mãos de Dona Elisa Anissabene, mãe do jogador.

O aviso chegou em Maio de 1961. O contencioso à volta de Eusébio estava resolvido. A Federação Portuguesa de Futebol aceitara a inscrição do jogador. A estreia aconteceu perante uma plateia de cerca de 15 mil espectadores.

«Foi a melhor noite da minha vida como jogador do Benfica», confessa Eusébio, passados quase 50 anos sobre o dia 23 de Maio, que marcou a sua estreia. «Finalmente já sabia que era jogador do Benfica, que já não havia nenhuma dúvida, que não havia nada que me impedisse de jogar.»

ABola

Málaga pretende Javi Garcia... mas parece que vai ficar

A imprensa espanhola reforçou este domingo a intenção do Málaga em contratar o médio Javi García ao Benfica.

O proprietário do clube andaluz, o xeque Abdullah Al-Thani, do Catar, está disposto a investir forte no plantel para a próxima época e o nome de Javi García estará na lista de pedidos do treinador chileno Manuel Pellegrini.

Javi García tem 24 anos e foi contratado pelo Benfica ao Real Madrid no Verão de 2009, por sete milhões de euros. Tem contrato até 2014 e uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.

ABola

Lembro que o empresário dele já disse que ele ia ficar no Benfica

Coentrão e Carlos Martins convocados

Os jogadores do Benfica Fábio Coentrão e Carlos Martins foram convocados esta segunda-feira pelo seleccionador de Portugal, Paulo Bento, para o encontro frente à Noruega, referente à 5.ª jornada do Grupo H de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012.

A partida entre a selecção portuguesa e a Noruega vai ter lugar no dia 4 de Junho, no Estádio da Luz. O preço dos ingressos varia entre os 15 e os 25 euros, sendo que a partida tem início marcado para as 21 horas.

Sport Lisboa e Benfica Online

Moreira: “Tento transmitir o que é a mística do Benfica”

O guarda-redes Moreira é o próximo convidado do “Zona de Decisão”. Momentos antes de conceder a entrevista à Benfica TV, o atleta falou da sua ligação especial com os adeptos e revelou os conselhos que dá aos jovens que pretendem seguir a carreira de futebolista.

“É gratificante sentir todo o carinho que os adeptos e os sócios têm por mim e que as pessoas, em geral, têm. Em relação à entrevista, vou transmitir ao máximo aquilo que já passei nestes 12 anos de Benfica. Já passei por períodos muito bons e maus”, recordou o jogador, acrescentando: “Eu tento sempre transmitir o que é a mística do Benfica e tudo aquilo que passamos.”

Na conversa com a Benfica TV, Moreira falou ainda da atitude pedagógica que se deve ter quando se é abordado pelos mais novos. “A primeira mensagem que tento passar é que os jovens não deixem a escola. Nem todos podem ser jogadores de futebol, é preciso ter sorte, ter muito trabalho e fazer muitos sacrifícios, mas às vezes o talento natural também conta”, afirmou.

O espaço de entrevista “Zona de Decisão” estreia esta segunda-feira, dia 23 de Maio, pelas 21 horas. As repetições estão previstas para os dias 24 (14h30), 25 (17h00), 26 (19h30) e 27 de Maio (04h00).

Lembrar que os horários das repetições podem sofrer alterações, pelo que não deixe de consultar a grelha de programação da Benfica TV.

Sport Lisboa e Benfica Online

Javi García de pedra e cal

“Javi García fica no Benfica!” A garantia é dada pelo representante do médio-defensivo espanhol, bastante pretendido em Itália.

Manuel García Quilón não tem, pelo menos por enquanto, muitas dúvidas em relação ao futuro profissional do camisola 6. O agente não possui em carteira qualquer oferta por Javi García, o qual, segundo ele, sente-se em casa no Estádio da Luz. “Ele gosta de estar no Benfica, por isso não vê motivos para sair...”, explicou Manuel García Quilón a Record.

Record

Podes ficar, obviamente! 

Benficaas

Witsel espera reunião

Terminada a temporada no Standard Liège, Axel Witsel (na foto, à direita) já pensa no seu futuro. O jogador, de 22 anos, que se despediu dos adeptos no final da partida com o Werterlo, aguarda agora por uma reunião com a direção para escolher a melhor proposta.

O pai e empresário do jovem, Terry Witsel, mostra-se tranquilo com a situação. “Já tivemos uma reunião há 15 dias e combinámos voltar a falar assim que terminasse a época. Nesse primeiro encontro não ficou nada definido, limitámo-nos a discutir algumas possibilidades, mas não ficou nada acordado. Pelo que sei, entretanto, chegaram novas sondagens que pretendemos conhecer. Estou certo que vamos encontrar uma solução que agradará a todas as partes. Estamos a aguardar um contacto”, assinala o agente, recusando-se a identificar o nome dos clubes que já manifestaram interesse.

Record

David Simão: «Vou com ambição de jogar»

À beira de concretizar um sonho. David Simão, médio que esteve cedido pelo Benfica ao Paços de Ferreira, na última temporada, diz ter informações de que na próxima época integrará o plantel comandado por Jorge Jesus.

“Esse ‘feedback’ é transmitido por pessoas de clube, com quem falo. Treinadores que tive na formação no Benfica e outros responsáveis”, conta o futebolista, de 21 anos. “Sinto-me bem com estas informações. A confirmar-se este cenário, será o concretizar de um sonho. Estou no Benfica desde os 9 anos”, acrescenta.

Record