quarta-feira, 12 de outubro de 2011

16.ª Gala do Desporto: Vários benfiquistas nomeados

Ficaram conhecidos esta quarta-feira, dia 12, o nome dos nomeados para a 16.ª Gala do Desporto nas diversas categorias. As categorias referentes à época 2010/11 são: Atleta masculino, Atleta feminino, Jovem promessa, Treinador e Equipa.

O Sport Lisboa e Benfica está bem representado e somente na categoria Equipa não tem representante. Na categoria Atleta masculino está Marco Fortes (Atletismo), na categoria Atleta feminino consta o nome de Telma Monteiro (Judo), na categoria de Jovem promessa estão Marcos Chuva (Atletismo) e Nélson Oliveira (Futebol) e na categoria de Treinador está Luís Sénica (Patinagem).

Os vencedores vão ser conhecidos no dia 8 de Novembro, sendo que o público pode começar a votar a partir do dia 27 de Outubro.

Derlis González continua testes

Derlis González, jovem avançado paraguaio cujos serviços o Benfica assegurou para as próximas cinco temporadas, continuou a bateria de exames médicos.

Contratado ao modesto Rubio Ñu, do Paraguai, o compatriota de Cardozo chegou segunda-feira a Lisboa, acompanhado de Carlos Gamarra, antigo defesa-central e hoje dirigente do emblema sul-americano. Oficializou o contrato que o ligará aos lisboetas a partir de 1 de julho de 2012, visitou o Estádio da Luz e iniciou os exames, habituais nestas alturas.

O atacante, de 17 anos, esteve numa azáfama, uma vez que teve de completar todas as diligências antes de regressar a Assunção, capital do Paraguai. Nas próximas horas, Derlis, que esteve acompanhado da sua mãe, Zunilda, embarca rumo ao seu país, uma vez que está nos planos do técnico do Rubio Ñu para a encontro com o Cerro Porteño, no domingo.

Contactos por Enzo Pérez

Os contactos tendo em vista o regresso de Enzo Pérez ao Estudiantes la Plata já se iniciaram, adiantou ontem o jornal argentino “Hoy”. Este é um cenário que agrada aos responsáveis do clube sul-americano e desejado pelo extremo.

O futebolista quer recuperar da operação ao joelho direito num clube onde posso jogar, por forma a recuperar o nível que levou o Benfica a apostar na sua contratação, por 5,5 milhões de euros, no último defeso.

Olhos nos olhos

Jorge Jesus e Ruben Amorim reencontram-se hoje, pela primeira vez, no centro de estágio do Seixal após as declarações proferidas pelo jogador na concentração da Seleção Nacional. O técnico já fez saber que pretende esclarecer tudo mediante uma conversa aberta, olhos nos olhos, para procurar eliminar um foco de polémica que chegou à opinião pública.

O processo foi desencadeado no passado dia 3 de outubro, quando o internacional português se apresentou a Paulo Bento, e mostrou alguma surpresa pela chamada. “É uma opção do míster Jesus achar que eu não devo jogar no Benfica. Fico feliz pelo selecionador nacional pensar de outra forma. Quero sempre jogar, faço-o da melhor forma que sei, e se não consigo, como disse, é por opção de Jorge Jesus”, afirmou na altura o futebolista de 26 anos.


Seleção Nacional: Nascidos para sofrer

Um empate era suficiente para Portugal apurar-se para o UEFA EURO 2012, enquanto a Dinamarca precisava de ganhar. E foram os anfitriões, graças a golos de Michael Krohn-Dehli e Nicklas Bendtner, a alcançarem os seus objectivos, com Cristiano Ronaldo a marcar para a Selecção Nacional.

A Dinamarca assumiu a iniciativa e, logo aos três minutos, criou perigo. Livre de Eriksen para a área, onde Rui Patrício, com uma defesa instintiva, impediu o golo. Na recarga, Michael Silberbauer introduziu a bola na baliza, mas o lance foi anulado por falta do defesa sobre o guarda-redes.

Mas nove minutos depois, a Dinamarca chegou mesmo ao golo. Bola colocada em Krohn-Dehli, na esquerda, que, depois de tirar João Pereira do caminho, rematou forte, com a bola a sofrer um desvio em Rolando antes de bater no poste e entrar.

Seguiu-se uma fase em que a Dinamarca continuou a atacar, beneficiando da rapidez e mobilidade dos seus avançados, mas sem efeitos práticos, já que Bendtner não conseguia importunar Rui Patrício.

O melhor período de Portugal surgiu perto do intervalo. Aos 37 minutos, Carlos Martins serviu Cristiano Ronaldo na área, que rematou de pronto e rasteiro, obrigando Thomas Sørensen a estirar-se no relvado para segurar a bola. Aos 43', num livre marcado rapidamente, Sørensen desviou o cruzamento de João Pereira para a frente e Nani, pressionado por um adversário, rematou por cima, perdendo uma ocasião soberana.

No reinício, voltou a ser a Dinamarca a ameaçar. Um corte defeituoso de João Pereira deixou a bola em Krohn-Dehli, e foi preciso um corte em carrinho de Rolando para evitar o pior. Aos 55', boa jogada individual de Nani na direita, ultrapassando vários adversários antes de assistir Carlos Martins à entrada da área, que rematou com o pé esquerdo para defesa apertada de Sørensen.

E numa altura em que o jogo estava repartido, foi novamente a Dinamarca a marcar, aos 62 minutos. Jogada rápida de contra-ataque, Dennis Rommedahl ganhou o flanco e cruzou para Bendtner, que só teve que encostar. Paulo Bento refrescou a equipa, fazendo entrar Miguel Veloso e Ricardo Quaresma, e derivou Cristiano Ronaldo para o eixo do ataque, ao lado de Hélder Postiga.

A Dinamarca quase fez o terceiro, novamente numa jogada rápida, com Eriksen a combinar com Krohn-Dehli e rematar em jeito, com a bola a rasar o poste.

A última cartada ofensiva de Portugal foi Nuno Gomes. Em tempo de compensação, Cristiano Ronaldo, de livre, marcou um grande golo, que apenas serviu para reduzir a diferença.

©UEFA

David Simão reavaliado esta tarde

David Simão vai ser esta tarde reavaliado pelo departamento médico do Benfica à lesão sofrida, ontem, ao serviço da Selecção Nacional sub-21, nos instantes finais do jogo com a Rússia que a equipa portuguesa perdeu por 1-2.

Numa primeira avaliação, depois da entrada dura que o médio sofreu, foi logo afastado o cenário de fractura da perna direita, mas a forte contusão com corte obriga o jogador, sobretudo por precaução, a locomover-se com o auxílio de canadianas.

David Simão e a restante comitiva lusa estão neste momento em Frankfurt, na Alemanha, tendo chegada a Lisboa prevista para as 16.05 horas.

O jogador seguirá imediatamente para a Luz.

Pessoal: Luisão e Artur dão adeptos à Luz

O capitão do Benfica, Luisão, acrescentou mais um adepto à numerosa massa associativa do Benfica. O nome dela é Valentina e é a segunda filha da sua relação com a esposa Brenda. Já o guarda-redes Artur tinha sido pai na segunda-feira, com o nascimento do filho Luca. Dois novos adeptos para a Luz.

«O nervosismo é o mesmo do primeiro filho. Estamos muito felizes. Valentina é linda e saudável. Foi muito bem recebida por todos e principalmente pela irmãzinha», celebrou o defesa-central em comunicado.

A primeira filha de Luisão chama-se Sophia.

Artur também foi pai na segunda-feira, o primeiro filho da sua relação com a esposa Karina.

Maxi Pereira e Cardozo titulares

Decorreu esta terça-feira, dia 11 de Outubro, o jogo que colocou frente-a-frente o Paraguai ao Uruguai, tendo em vista o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, terminando com um empate a uma bola.

Os jogadores do Sport Lisboa e Benfica, Maxi Pereira e Óscar Cardozo foram titulares nas respectivas formações, sendo que o avançado foi substituído aos 69 minutos.

A selecção paraguaia e a alvi-celeste voltam a entrar em campo no próximo dia 11 de Novembro, diante do Equador e Chile, respectivamente.

Witsel titular não evita derrota

Realizou-se esta terça-feira, dia 11 de Outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, a partida entre a “Mannschaft” e a Bélgica, terminando com a vitória da formação da casa por 3-1.

O benfiquista Axel Witsel foi titular e jogou os noventa minutos.

Com este resultado, a Bélgica ficou de fora da prova que se realizará na Polónia e na Ucrânia.

Benfiquistas não evitam derrota de Portugal sub-21

A selecção nacional de Sub-21 perdeu esta terça-feira, dia 11, com a congénere russa por 2-1, numa partida a contar para a qualificação tendo em vista o Campeonato da Europa de 2013.

O treinador da equipa das “quinas”, Rui Jorge, apostou em dois benfiquistas no onze titular. O guarda-redes Mika e o avançado Nélson Oliveira actuaram os noventa minutos. Por seu lado, o médio David Simão entrou aos 72´ para o lugar de Josué, numa altura em que o resultado já estava no 2-1 final.

Após esta deslocação à Rússia, Portugal recebe a Moldávia no próximo dia 10 de Novembro.

Luís Filipe Vieira: “Estamos sempre receptivos a ajudar”

Um contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR) parte na próxima sexta-feira, dia 14 de Outubro, para Timor-Leste. Em declarações exclusivas à Benfica TV, o presidente do Clube, Luís Filipe Vieira, destacou o papel desempenhado pela força de segurança naquele país.

“Queremos realçar o papel da GNR. Quando estivemos em Timor-Leste, nas reuniões que tivemos com o presidente da República, Ramos Horta, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, todos eles enalteceram o trabalho da GNR em prol de Timor-Leste”, lembrou Luís Filipe Vieira, que referiu que o Clube “está sempre receptivo para ajudar a GNR a implementar tudo o que seja possível, nomeadamente junto da juventude”.

Desta vez, o Sport Lisboa e Benfica procedeu à entrega de equipamentos oficiais que vão ser utilizados numa iniciativa a ter lugar no Estádio de Díli. “A ideia é trazer pessoas ao estádio e o prémio de jogo será os equipamentos oficiais do Benfica, que vão ser entregues à equipa vencedora. As receitas do jogo vão reverter a favor de uma instituição de solidariedade social”, explicou o capitão Duque Martinho, que vai ser o comandante do agrupamento bravo da GNR em Timor.

Na cerimónia, Luís Filipe Vieira entregou uma camisola autografada do Benfica a Duque Martinho. “Tentamos levar Portugal para Timor. É um país irmão e tudo o que seja cooperação entre estes dois povos é de salutar”, referiu, lembrando que o Benfica tem um grande impacto naquele país: “Somos a bandeira de Portugal em Timor e sempre que há jogos temos timorenses à nossa porta a festejar as vitórias do Benfica.”

O Clube da Luz tem uma forte ligação a Timor e o presidente Luís Filipe Vieira espera que essa fique ainda mais forte com a chegada em breve da Benfica TV. “Temos feito isso em Timor-Leste e em qualquer parte do mundo, onde exista a língua portuguesa. Depois da última reunião com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, penso que há condições neste momento de virmos a ter o nosso canal em Timor”, afirmou o líder do Clube.

Rodrigo: Temos muita vontade de sermos campeões»

Os futebolistas do Sport Lisboa e Benfica, Rodrigo Moreno e Saviola, estiveram esta terça-feira na agora denominada PT blue station, a estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa. No final da iniciativa, o internacional Sub-21 por Espanha falou à Comunicação Social.

“É muito difícil entrar no onze, pois o Benfica é um grande Clube e está num bom momento no Campeonato e na Liga dos Campeões”, começou por referir.

Já sobre as ambições para esta temporada, Rodrigo assume: “Estamos a praticar um bom futebol e a crescer para ficarmos mais fortes. Temos muita vontade de sermos campeões nacionais, porque é esse o objectivo da equipa.”

Os “encarnados” defrontam esta sexta-feira o Portimonense para a Taça de Portugal e Rodrigo é apontado como opção, mas diz-se sereno. “As coisas têm acontecido com muita naturalidade. Não tenho obsessão por marcar no próximo jogo, quero é continuar a trabalhar como tenho feito até então para responder bem quando tiver uma oportunidade”, afirmou.