sexta-feira, 10 de setembro de 2010

David Luiz: "Há pouca gordura para queimar!"

David Luiz já se sente soltinho para atacar o difícil ciclo competitivo que arranca em Guimarães. O peso não é problema, a falta de ritmo também não, e o defesa-central, tal como os colegas do balneário da Luz, esquece o atraso na Liga, marcado por um arranque de época frouxo, apontando baterias para a desejada recuperação. É que a pré-época em competição, como prometeu o técnico Jorge Jesus, já está no final, e o físico perto do ideal. Os seis pontos perdidos nas primeiras duas jornadas retiraram margem para que novo falhanço ocorra numa fase que tem obrigatoriamente de ser de retoma, como assinalou David Luiz em declarações a O JOGO no fim do estágio realizado pela selecção do Brasil em Barcelona: "É verdade que agora já temos pouca gordura para queimar!"


O tempo de paragem para os compromissos das selecções ajudou Jesus a elevar os índices físicos de vários atletas em défice - Cardozo era um deles, como frisou o técnico recentemente - e levou David Luiz para o estágio de preparação da canarinha, onde não perdeu de vista a realidade encarnada, reflectida na tabela da Liga ZON Sagres. "Estamos a seis pontos do primeiro classificado e agora vamos ter de correr atrás. Mas a classificação actual [na Liga] não interessa muito. O que interessa é como ficará no final do campeonato. E quando chegarmos ao final da prova, espero voltar a festejar o título de campeão nacional", atirou.


Hoje é dia de compromisso em Guimarães, um jogo "difícil" onde, na época transacta, o emblema da Luz saiu vitorioso nos descontos graças à cabeçada certeira de Ramires - colega de David na canarinha e agora defensor das cores dos ingleses do Chelsea. "Sabemos que é um estádio onde é bastante difícil de jogar. O Guimarães é uma equipa muito boa, com tradição no futebol português. Quando joga em casa, os seus jogadores são ainda mais difíceis de defrontar, porque os adeptos apoiam bastante a equipa", lembrou, garantindo entrega total na noite de hoje. "Vai ser um jogo de extrema importância para nós e temos de encará-lo como uma final."




270
David Luiz é um dos quatro jogadores totalistas do Benfica na actual Liga ZON Sagres, onde já completou 270 minutos. Registo igual foi alcançado por Fábio Coentrão, Javi García e Cardozo.


49
Em três desafios para o campeonato, o central brasileiro é o segundo atleta da prova com mais recuperações de bola, logo atrás de Luís Alberto, do Nacional. David Luiz regista um total de 49 recuperações, uma média de 16 por jogo, enquanto o médio do emblema madeirense tem 59 recuperações, 20 por encontro.


172
Não é médio, mas o internacional brasileiro dono da camisola 23 dos encarnados é o segundo jogador com mais passes realizados na Liga ZON Sagres: 172 no total, 57 por jogo. Álvaro Pereira, lateral do rival FC Porto, lidera a lista com 199 passes, 66 por jogo. Já ao nível do acerto dos mesmos, ambos figuram nos primeiros lugares da competição; Álvaro Pereira com 156 passes certos, 52 por jogo, enquanto o benfiquista regista 145, ou seja, uma média de 48 passes acertados por desafio.

Fonte: O JOGO

Autocarro do Benfica apedrejado à saída do Porto

A equipa do Benfica iniciou há minutos a saída do Porto a caminho de Guimarães, onde defronta hoje o Vitória, e não foi uma viagem pacífica: o autocarro da comitiva encarnada foi atingido com pedras e um dos vidros do lado direito partido.


O autocarro estava ainda dentro da cidade quando foi atingido por uma chuva de pedras, com a polícia que acompanhava o autocarro a disparar balas de borracha em direcção a quem atirava as pedras.
(em actualização)

Fonte: A Bola

Puxar pela quinta vitória

JESUS EM VANTAGEM NO MANO-A-MANO COM MACHADO


Jorge Jesus parte hoje em busca da 5.ª vitória no mano-a-mano com Manuel Machado, um companheiro de trabalho com quem não mantém qualquer relação de amizade. O embate agendado para a Cidade Berço tem esse aliciante, além de permitir aferir se a recuperação do Benfica, em termos de resultados na Liga, apresenta mesmo pernas para andar.


A experiência é um denominador comum a estes dois treinadores, que se digladiam hoje pela décima vez no que toca ao campeonato, saga essa que teve início em 2003/04, época em que o V. Guimarães de Jorge Jesus empatou (1-1) com o Moreirense de Manuel Machado. O fiel da balança pende claramente para o lado do atual treinador das águias, que regista 4 vitórias, 4 empates e apenas 1 desaire diante do técnico que dirige hoje em dia os minhotos.


A grande maioria dos encontros entre estes dois técnicos redunda em resultados equilibrados, ou seja, numa igualdade ou num triunfo pela margem mínima. Há somente duas exceções a esta regra: em 2005/06 a U. Leiria de Jorge Jesus goleou (4-1) o Nacional de Manuel Machado; e em 2009/10 o Benfica de JJ assinou um êxito bastante dilatado (6-1) sobre o Nacional de Manuel Machado. Este último é, refira-se, o encontro em que Jorge Jesus, de 56 anos, dirigiu um polémico gesto (levantou os quatro dedos da mão direita) a Manuel Machado, de 54 anos, por ocasião da obtenção do quarto golo das águias, apontado por Saviola. Este duplo desfecho contribui, e de que maneira!, para a elevada diferença de golos deste mano-a-mano: as equipas de Jorge Jesus (V. Guimarães, U. Leiria, Belenenses, Sp. Braga e Benfica) marcaram 17 golos e sofreram apenas 8 nos choques com as formações de Manuel Machado (Moreirense, Nacional, Académica e Sp. Braga).


Tropeção


A única derrota de Jorge Jesus frente a Manuel Machado tem lugar em 2006/07, época em que o primeiro orientava o Belenenses e o segundo dirigia a Académica. O jogo realizou-se no Restelo, a 19 de fevereiro de 2007, e não registou qualquer golo na primeira metade. Néstor Alvarez colocou a Briosa em vantagem, aos 70 minutos, mas Nivaldo restabeleceu a igualdade volvidos 2 minutos. O tento do triunfo do conjunto de Coimbra foi logrado por Lino, aos 86 minutos. Refira-se que na turma de Belém evoluía, então, um dos atuais centrais do FC Porto e da Seleção: Rolando.


O conjunto da Cruz de Cristo acabou, no entanto, por ser melhor sucedido que a turma conimbricense nesse campeonato. Jorge Jesus conduziu o Belenenses ao 5.º lugar na classificação final, enquanto a Académica se quedou pela 13.ª posição, que lhe permitiu, todavia, atingir os objetivos a que se havia proposto: a manutenção no escalão principal do futebol português.

Fonte: Record

Hoje há teste decisivo

COENTRÃO E AMORIM TÊM ESPERANÇA DE JOGAR ESTA NOITE


Fábio Coentrão e Ruben Amorim ainda não fizeram um treino sem limitações, mas seguiram viagem para Guimarães. Hoje de manhã, na sessão de trabalho que os encarnados costumam realizar antes dos desafios, os dois internacionais portugueses vão fazer um derradeiro teste, que será decisivo para Jesus decidir se vai contar com eles para o embate com a formação minhota.


Mostrando-se cauteloso em relação à utilização dos jogadores o técnico admite que Coentrão “é o que se encontra em piores condições”. “Mas ainda temos um dia. Entre Kardec, Ruben Amorim e Fábio Coentrão espero lançar um ou dois na convocatória”, disse, abrindo as portas à chamada dos portugueses, até porque o avançado brasileiro está fora dos planos.


Risco


Conforme o treinador dos encarnados reconheceu, o futebolista que tem menos possibilidade de alinhar é o esquerdino de 22 anos. Ainda a recuperar de uma mialgia na face posterior da coxa direita, contraída ao serviço da Seleção, Coentrão pode arriscar uma paragem mais prolongada caso jogue sem estar totalmente recuperado.


Ainda assim, o cenário de utilização no confronto de hoje não está excluído, não só porque pela vontade do jogador, mas também pela importância da partida para a formação encarnada.


Já Ruben Amorim, de 25 anos, por seu lado, contraiu uma tendinite rotuliana no joelho esquerdo frente ao V. Setúbal. Apesar dos tratamentos terem evoluído de forma favorável, a condição física do camisola 5 também será avaliada e até pode entrar no encontro, desde que não exista risco de aumentar a lesão.

Fonte: Record

Mantorras recetivo a pendurar as botas

MOSTRA-SE CANSADO DE FICAR SEM JOGAR


Excluído do lote de opções de Jesus, Mantorras continua a deslocar-se diariamente ao Seixal onde se treina sabendo que nem sequer foi inscrito. Luís Filipe Vieira, consciente do estado de espírito do atleta, decidiu tomar uma decisão propondo-lhe uma solução que não passa pelos relvados.


Ainda vinculado ao Benfica até 2012, o internacional angolano tem mostrado alguma renitência em abandonar o futebol de alta competição. Apesar de estar ciente das suas limitações, Mantorras tem continuado a defender com insistência que pode ser útil dentro das quatro linhas. Contudo, nos últimos meses, tem sido submetido a um desgaste psicológico grande que o está a fazer repensar.


Cansado de treinar-se sabendo que não tem qualquer possibilidade de integrar o lote de convocados, o atacante já mostra alguma abertura para começar a desempenhar novas funções ao serviço dos campeões nacionais. Tudo dependerá do que lhe for proposto pela direção.


Nos últimos meses tem existido algum atrito entre o africano e a equipa técnica, situação que não agrada ao líder das águias, o grande responsável pela sua aquisição em 2001, quando até já existia um princípio de acordo entre Mantorras e o Sporting. A ausência do ponta-de-lança dos festejos do título, e algumas declarações negativas sobre Jorge Jesus foram situações que não agradaram à direção, e que ninguém quer ver repetidas.


Ouvir


O empresário do futebolista, Jorge Manuel Mendes, confirma o encontro com Luís Filipe Vieira e mostra-se esperançado em encontrar uma solução benéfica para as duas partes. “Já é público que temos essa reunião para decidir o futuro do Pedro e penso que será possível alcançarmos um acordo. O jogador tem um contrato que se mantém válido e, como é natural, estamos disponíveis para ouvir qualquer proposta que seja benéfica. Estou certo que o Benfica também está preparado para apresentar uma alternativa viável para um dos seus símbolos. Aliás, pela alegria que sempre mostrou, o Mantorras conseguiu conquistar todos os adeptos portugueses, e isso não pode ser esquecido”, sublinha.

Salvio ficou em Lisboa


KARDEC TAMBÉM NÃO INTEGROU A COMITIVA


Salvio não seguiu viagem para Guimarães, tal como Alan Kardec que nas últimas sessões de trabalho treinou-se sem limitações, mas sob a vigilância do departamento médico. Segundo Record apurou, o extremo argentino terá ficado de fora dos convocados devido a uma lesão ocorrida no derradeiro ensaio realizado no centro de estágio do Seixal, que decorreu à porta fechada. Registe-se, porém, que Jorge Jesus resolveu não divulgar o nome dos jogadores que seguiram viagem para o norte, após o almoço.


Este problema de última hora vai obrigar Jesus a realizar algumas alterações na equipa. O argentino, de 20 anos, que se estreou no onze frente ao V. Setúbal, era o principal candidato para preencher a vaga do lado direito do losango. Desta forma, tendo em conta que Ruben Amorim ainda não tem a presença garantida por motivos físicos, o técnico deve voltar a apostar em Carlos Martins no meio-campo dos campeões nacionais. O internacional português, apesar de ter sido utilizado em todas as partidas oficiais que as águias já disputaram, só foi titular no jogo da Supertaça.


Poupado


Kardec, que foi reintegrado no plantel durante a última semana, acabou por ser poupado. O avançado, de 21 anos, que já não joga há um mês, [lesionou-se na véspera da partida com o FC Porto, da Supertaça] permanece no Seixal a terminar o seu plano de reabilitação e não faz parte dos planos de Jorge Jesus para o desafio com a formação de Manuel Machado.