segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fernández já trabalha às ordens de Jesus

O destaque do treino desta segunda-feira do Benfica foi a estreia do argentino José Fernández. O extremo que chegou aos encarnados no início deste mês, proveniente do Racing da Argentina, trabalhou pela primeira vez às ordens de Jorge Jesus, depois de ter realizado trabalho específico nos últimos dias.
Outra das novidades para o técnico das águias foi o regresso do médio Aimar aos trabalhos sem limitações. Por seu turno, o também argentino Salvio não marcou presença nos trabalhos, devido a um toque sofrido no embate de domingo diante da U. Leiria.
Os encarnados encontram-se a preparar o encontro desta quarta-feira, frente ao Olhanense, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Record

Adaptação de Wass "não vai ser fácil"

O defesa dinamarquês, Daniel Wass, 21 anos, tem acordo com o Benfica para a próxima época. O antigo jogador dos encarnados, Michael Maniche, também dinamarquês, afirmou esta segunda-feira à Antena 1 que o jogador é muito jovem e precisa de tempo para adaptação.
"É muito jovem. Tem 21 anos. Joga no Brondby há três anos e meio. É um pouco difícil julgar a sua capacidade, porque a sua equipa tem altos e baixos. É difícil falar do seu valor", afirmou à rádio
Maniche disse ainda que a adaptação de Wass ao futebol português não será muito fácil. Segundo o ex-Benfica, o futebol na Dinamarca é mais lento do que o praticado na Liga portuguesa.
"Não vai ser fácil. Tem de se habituar a jogar mais rápido. Vai demorar algumas semanas. É muito diferente jogar no Brondby ou no Benfica. Não vai ser fácil ele lidar com a pressão de ter de ganhar os jogos todos".
O lateral está convocado para a seleção Sub-21 do seu país, que vai realizar um estágio no Dubai, entre 15 e 24 deste mês. Após estágio, Wass junta-se ao plantel do Brondby no Algarve, onde a formação nórdica participará na Atlantic Cup, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, juntamente com o Odense e o Helsingborg e Elfsborg.

Record

Espectadores nos estádios

O FC Porto foi o único dos três grandes que ganhou espectadores na edição 2010/2011 da Liga, com uma subida de cerca de 40 000 adeptos no Estádio do Dragão durante a primeira volta.
O líder destacado da prova realizou o mesmo número de jogos em relação à temporada passada (oito) e conseguiu subir de 282 022 espectadores para 321 237, numa caminhada que teve o maior pico na receção ao Benfica (49 817 adeptos).

O clássico, que resultou numa goleada ao rival (5-0), foi até ao momento o segundo jogo com maior assistência, atrás do dérbi entre Benfica e Sporting (2-0), no Estádio da Luz, que contou com a presença de 51 899 nas bancadas.

Curiosamente, o Sporting-FC Porto (1-1), que deu ao Estádio de Alvalade a maior receita da época, com a presença de 35 063 adeptos, foi apenas o 11.º jogo com maior assistência na primeira metade do campeonato.

O campeão Benfica, cujo Estádio da Luz é o recinto com maior capacidade (65 000 lugares) perdeu alguma assistência em termos médios.
Comparativamente à época passada, os encarnados tiveram uma ligeira descida na primeira volta, com 327 012 espectadores contra os 327 158 em 2009/10, mas a equipa disputou mais um jogo em casa, o que em termos médios significa um perda de cerca de seis mil adeptos.

Já o Sporting também apresenta uma baixa nos números de adeptos em Alvalade, com uma perda média de pouco mais de 1500 espetadores, embora globalmente tenha caído de 226 375 para 186 472, mas com menos um jogo em casa nesta primeira volta.

Globalmente, a Liga também perdeu adeptos, com as primeiras 15 jornadas da atual edição a terem 1 225 553 adeptos, menos 64 332 em relação à época passada (1 289 995).

Record

Gameiro em negociações com o Valencia

O jornal francês “L’Equipe” noticia esta segunda-feira que o Valencia está muito próximo de garantir a contratação do avançado francês Kevin Gameiro, do Lorient.
O clube ché e o jogador, que tem nacionalidade portuguesa, estão em negociações e o diário gaulês afirma que o acordo está por horas.
No entanto, o presidente da formação valenciana, Manuel Llorente, garante que a transferência ainda está longe de ser fechada, pois o preço pedido pelo Lorient é inaceitável.
“O negócio ainda não está terminado pois as conversações estão a avançar muito devagar. O problema é que o Lorient não quer descer o preço de 12 milhões de euros. Isto é pura maldade: a diferença entre o que oferecemos (7 milhões segundo o L’Equipe) e o que eles querem é de quase 40 por cento”, referiu o dirigente ché.
Embora Llorente não confirme, Gameiro pode estar mesmo de viagem marcada para Espanha, pois o Bordéus também estava interessado no avançado, que já marcou 8 golos esta temporada na Liga francesa, e ao que tudo indica terá desistido da contratação por este já ter acordo com o Valencia.
Jean-Louis Triaud, presidente dos girondinos, afirmou que o jogador "tem acordo firmado com o Valencia”, por isso seria “inútil continuar a tentar a sua contratação”.
Recorde-se que foi recentemente noticiado o interesse do Benfica na contratação do avançado que aos 23 anos já é internacional pela seleção francesa.

Record

Luisão: «Acabamos a primeira volta muito fortes»

Luisão salientou a importância da vitória no terreno dos leirienses, até porque permite aos encarnados recolocar em 8 pontos a desvantagem para o líder FC Porto.
“Precisávamos de vencer este jogo porque o líder fez a parte dele. Sabíamos a dificuldade que íamos encontrar, o Leiria não está em quarto lugar por acaso. Era um jogo difícil mas o Benfica esteve aguerrido e acabou por ser feliz. Acabamos a primeira volta muito fortes”, considerou o Girafa, de 29 anos, antes de frisar que as águias têm de pensar primeiro em vencer os seus jogos e só depois nas eventuais escorregadelas dos dragões. “Não entramos pressionados. Mas queremos sempre fazer a nossa parte. Depois de vencer ficamos mais tranquilos. Independentemente de jogar antes ou depois do rival direto, o importante é fazer a nossa parte. Não toco no assunto título. É um jogo de cada vez. A nossa vontade é estar sempre na frente”, resumiu.

Record

Salvio: «Estou feliz no Benfica»

É um dos jogadores em melhor forma na equipa encarnada. Salvio, atleta emprestado pelo Atlético Madrid às águias, demorou a impor-se, mas nesta altura é imprescindível no esquema de Jorge Jesus. O argentino assumiu que “está feliz no Benfica”, mas fez questão de frisar que a continuidade na Luz na próxima época não depende dele.
“Trabalho para o Benfica que é onde estou agora. Mas tudo depende do entendimento entre os dois clubes”, referiu. O internacional argentino mostrou-se ainda contente pela forma que tem patenteado nos últimos encontros e também pelo trabalho efetuado pela equipa. “Estamos no bom caminho e o objetivo é continuar assim, a trabalhar desta maneira”, frisou.

Record

Jorge Jesus: «Fomos uma equipa muito capaz»

No final da partida em Leiria, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, mostrou-se satisfeito com a vitória e com a exibição dos seus atletas.
“Foi uma boa vitória contra uma equipa muito forte. São uma formação criativa que joga sempre para vencer, independentemente do adversário e já sabíamos que tínhamos de estar ao melhor nível para vencer aqui. Foi o que aconteceu, fomos uma equipa muito capaz. Temos vindo a melhorar de jogo para jogo”, afirmou o técnico campeão nacional.
Depois de elogiar os seus jogadores e os adversários, Jorge Jesus ainda deixou uma palavra para a equipa de arbitragem liderada por Duarte Gomes: “Foi um jogo bem disputado por três grandes equipas. Agora queremos recuperar os pontos perdidos, porque estamos a jogar para isso.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Javier Saviola: «Só pensamos em nós»

O avançado do Sport Lisboa e Benfica, Javier Saviola, abriu as contas da vitória em Leiria e no final do jogo estava satisfeito e com o sentimento de dever cumprido.
“Fizemos um grande jogo fora de casa, que era algo que faltava. A União de Leiria foi um adversário difícil e estamos contentes com este triunfo”, explicou o camisola 30.
Em relação à desvantagem pontual para o primeiro classificado, o argentino afirmou que o Benfica não pode perder pontos: “Só pensamos em nós. Sabemos que estamos em segundo e que não podemos perder pontos. Hoje ganhámos, que era o mais importante.”
Saviola foi dos jogadores em maior destaque na equipa, mas referiu que o seu objectivo é ajudar os companheiros: “Um jogador tem altos e baixos. Agora estou bem e tenho de aproveitar para ajudar a equipa com a minha forma de jogar e com golos.”


Sport Lisboa e Benfica Online

Destaques individuais

Saviola – Decisivo. Ao sexto remate, o argentino do Benfica foi premiado. Fica ligado ao início da partida pelos vários remates perigosos que fez. Sempre com os olhos na baliza abriu o marcador e indicou o caminho para uma vitória muito importante e bem conseguida.
Cardozo – Matador. Regressou à titularidade e voltou a lançar o pânico na defensiva adversária. Assistiu Nico Gaitán para o segundo golo e “matou” as esperanças da União de Leiria com míssil telecomandado lançado do seu pé esquerdo.
Salvio – Irrequieto. O jovem extremo da equipa de Jorge Jesus está cada vez mais “solto” e tem demonstrado um enorme potencial. Junta vontade e irreverência e levanta as bancadas. Nesta partida voltou a dar espectáculo, tirou tinta ao poste de Gottardi e construiu a jogada do segundo golo.
Luisão – Patrão. Para quem não assistiu à partida, até pode pensar que foi uma vitória fácil, mas a forma concentrada com que a defesa “encarnada” encarou o encontro foi fundamental. Liderado por Luisão, o sector defensivo esteve impecável na marcação aos avançados de Leiria e esteve sempre compacta na hora de colocar os adversários em fora-de-jogo.


Sport Lisboa e Benfica Online

Três golos coroam mais uma bela exibição

O Benfica somou este domingo mais uma vitória na Liga portuguesa, ao vencer fora de casa a União de Leiria por 0-3. Saviola, Gaitán e Cardozo deram cor a uma exibição muito consistente dos “encarnados”.
Depois da vitória para a Taça da Liga no primeiro jogo de 2011, o Benfica voltou aos encontros do campeonato nacional. Para a deslocação a Leiria, o treinador Jorge Jesus fez regressar os jogadores Luisão, Fábio Coentrão, Javi Garcia e Cardozo ao onze inicial.
O Benfica entrou muito dinâmico no encontro desta noite, tendo em Saviola a sua principal figura durante primeira parte. O avançado argentino cabeceou por cima da barra aos dois minutos, após um bom cruzamento de Fábio Coentrão do lado esquerdo.
Antes de Saviola voltar a entrar em acção, o Benfica construiu mais uma jogada perigosa no interior da área leiriense e que foi desviada pelo braço de José António, no entanto, o árbitro Duarte Gomes não assinalou qualquer infracção (6’).
O jogo prosseguiu e sempre com Saviola, invariavelmente, ligado aos principais lances de perigo do Benfica. O número 30 colocou em sentido a defesa contrária com remates aos 7’, 10’, 21’ e 25’, respectivamente.
Depois de tanto ameaçar, o atacante argentino abriu o activo para os “encarnados” em Leiria. Gaitán cruzou do lado esquerdo e Salvio, de cabeça, assistiu, do lado oposto, Saviola para um remate simplesmente indefensável para o guarda-redes Gottardi (26’).
O Benfica, que terminou a primeira parte com 60% de posse de bola, ainda esteve perto de ampliar o marcador no primeiro tempo, no entanto, o cabeceamento de Salvio saiu perto do poste da baliza leiriense (28’).
Os “encarnados” continuaram com
uma actuação muito personalizada no segundo tempo, criando as principais situações de perigo para chegar ao golo. Gaitán, aos 64 minutos, viu o guardião Gottardi travar o seu remate.Cardozo tentou depois a sua sorte aos 69 minutos, obrigando o guarda-redes leiriense a mais uma boa defesa aos 76'. No seguimento do lance, o esférico sobrou para Salvio que rematou ao poste.
Mostrando uma grande inteligência de jogo quer a defender, quer a atacar, o Benfica alcançou os seus intentos e obteve o segundo golo na partida. Ruben Amorim arrancou em velocidade pelo lado esquerdo, descobrindo muito bem Salvio do lado contrário. O argentino entrou na área, colocou em Cardozo e este assistiu, de cabeça, Gaitán para uma concretização fácil (80’).
O Benfica não quis ficar por aqui e, depois de Ruben Amorim ter visto Gottardi negar mais um golo (89’), o terceiro tento chegou mesmo. Após um cruzamento de Jara do lado esquerdo, o paraguaio Cardozo bateu o guardião da casa. O avançado marcou já em período de descontos.
Os campeões nacionais conseguiram, assim, mais uma boa vitória na Liga, mantendo a distância de oito pontos para o primeiro classificado.
O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia; Salvio, Carlos Martins (Ruben Amorim, 71’) e Gaitán (Felipe Menezes, 84’); Saviola (Jara, 87’) e Cardozo.

Sport Lisboa e Benfica Online