domingo, 31 de outubro de 2010

Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica: "Este mural representa a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas"

Na inauguração deste domingo do mural dos fundadores, o presidente do Benfica deixou uma palavra de agradecimento a todos os que ajudaram o Clube a construir o novo Estádio da Luz. Leia o discurso de Luís Filipe Vieira na íntegra.
“É com enorme orgulho que aqui me encontro neste momento perante vós.
Uma das principais responsabilidades de desempenhar as funções que hoje tenho é a de cumprir e respeitar os compromissos que assumi para com todos aqueles que, a seu tempo, me manifestaram – pelo voto – a sua confiança.
Como todos sabem, para mim, uma promessa é uma dívida, e havia uma promessa antiga que ainda não tinha sido possível cumprir até aqui.
Felizmente, chegou o tempo de saldar essa dívida, que é uma dívida de gratidão.
Este mural representa o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas que, num momento difícil da nossa vida associativa, ajudaram o Sport Lisboa e Benfica a construir a sua ‘nova’ casa.
Sócios que num momento em que era necessário recuperar a nossa auto-estima, disseram presente! Sócios que ajudaram financeiramente a erguer o estádio de que hoje todos nos orgulhamos.
Sempre fui agradecido a quem me ajudou na minha vida! Como presidente do Sport Lisboa Benfica a minha postura não podia ser diferente!
Este mural representa o nosso obrigado a todos vocês que num momento de incerteza nos ajudaram a escolher o caminho do crescimento e da modernização!
O Benfica sempre se construiu a partir da participação dos seus sócios, do seu empenho, da sua capacidade em resolver os problemas e defenderem os valores sobre os quais se fundou o Sport Lisboa e Benfica.
Os sócios do Benfica sempre souberam reagir perante as dificuldades e sempre souberam contrariar o pessimismo e o espírito de indiferença, sempre se bateram com persistência e generosidade pela solução dos problemas que afectam o Clube.
Este mural é o melhor exemplo de tudo quanto acabo de dizer, é o testemunho da vossa capacidade, do vosso empenho e da vossa generosidade.
Merecem por isto esta homenagem, e merecem o direito a que os vossos nomes sejam sempre lembrados como fundadores do nosso estádio.
A todos vós o meu sentido agradecimento e a justa homenagem que merecem receber de todos os benfiquistas.
Dentro de momentos – e é também um enorme motivo de orgulho para mim e para a Direcção a que presido – vão poder ver pela primeira vez o nosso Centro de Documentação e o nosso Departamento de Conservação e Restauro.
São dois projectos inéditos na história do Clube e que juntos servirão de alicerce ao futuro Museu do Sport Lisboa e Benfica.
O Centro de Documentação nasceu com o objectivo de preservar, classificar e disponibilizar todo o nosso acervo documental a quem o entender consultar: estudantes, investigadores, sócios!
Como instituição de utilidade pública que somos, vamos disponibilizar toda a nossa documentação, toda a nossa história, às universidades de Portugal e do Mundo.
Aliás, não deixa de ser reconfortante saber que temos, nesta altura, mais de 30 candidatos de universidades dos quatro cantos do mundo a querer trabalhar no nosso Departamento de Conservação e Restauro, o que diz bem das condições que temos, da inovação e da dinâmica da equipa que está a frente deste projecto.
Ao fim de mais de cem anos de existência chegou o momento de cuidar dos nossos troféus, das peças materiais que simbolizam algumas das vitórias mais marcantes da nossa história.
E tudo isto é tanto mais significativo quanto o facto da nossa história se cruzar com a identidade e a história de Portugal no século XX.
Trata-se de um “trabalho invisível” que está a ser feito de há muitos meses a esta parte.
Algo que nunca antes tinha sido realizado, mas que é tão essencial como os títulos ou as finanças: cuidar do nosso património histórico.
Sempre defendi que só pode haver futuro se cuidarmos do nosso passado e isso era algo que não estava a ser feito!
Se mais nenhum título tivesse conquistado neste Clube, haveria dois que me bastariam para dizer que tinha valido a pena passar por aqui: o título da credibilidade e o título da recuperação e preservação de toda a nossa história.
Muito obrigado a todos!”


Fonte: SL Benfica Online

Sem comentários:

Enviar um comentário