sábado, 6 de novembro de 2010

Luís Filipe Vieira: «O Benfica somos todos nós»

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou este sábado a Casa do Benfica em Lousada, onde salientou que “ninguém é dispensável quando se trata de construir o futuro” do Clube. Leia o discurso na íntegra.

“É com enorme satisfação que hoje aqui me encontro para inaugurar mais uma Casa do Benfica.
A grandeza do Benfica construiu-se à volta do trabalho e da dedicação de pessoas de enorme valor e mérito que souberam dar ao Clube o melhor do seu talento.
Com as Casas do Benfica sucede o mesmo. O seu crescimento e a sua valorização sempre foram uma das principais preocupações dos meus mandatos.
Sempre vi nas Casas do Benfica, espalhadas pelo país e pelo Mundo, verdadeiros pólos de divulgação e defesa do Benfica, centros de promoção desportiva, social e cultural nas regiões onde se inserem. E isso é uma riqueza única que não pode ser desperdiçada!
Sei - por experiência própria - que pôr de pé um projecto como este obrigou, da vossa parte, a muito esforço e ao trabalho de muita gente, e que esse esforço – tenho a certeza - vai continuar.
O Benfica, bem como as suas Casas, tem a ver com pessoas! Tem a ver com determinação, com ambição! Tem a ver com trabalho, com empenho, com dignidade!
É esse o segredo do Benfica: é um clube que soma, que agrega. É um clube dos seus sócios e adeptos. E o que hoje aqui estamos a viver é o melhor exemplo do que acabo de dizer.
E se há uma mensagem clara que hoje gostaria de deixar aqui em Lousada é esta: o Benfica precisa de todos, sem excepção. Ninguém é dispensável quando se trata de construir o futuro do Benfica. Acreditem, o Benfica não é o seu Presidente, não é da figura A ou B, por mais notável que seja, o Benfica somos todos nós! É isso que torna o Benfica diferente.
É por isso que quero – cada vez mais - um Benfica aberto aos seus sócios, mas quero, igualmente, que os sócios e as Casas do Benfica estejam cada vez mais envolvidos na vida do Clube.
Uma das minhas principais preocupações quando assumi a presidência do Clube foi delinear uma estratégia de recuperação e valorização do Sport Lisboa e Benfica. Estratégia significa fazer escolhas claras sobre o caminho que devemos seguir e a velocidade com que queremos avançar em cada momento.
Permitam-me uma viagem rápida por quatro dos mais recentes projectos que conseguimos implementar. Projectos emblemáticos, difíceis de executar, mas que arrancaram com sucesso e que representam a melhor prova da nossa capacidade empreendedora.
A Benfica TV foi um marco significativo na história do Clube. Continua a crescer e dentro em breve vai chegar ao continente africano. É raro encontrar um projecto tão novo, mas já tão implementado quer a nível nacional, quer a nível internacional.
A Fundação Benfica foi outra das bandeiras que tenho orgulho em ter implementado. Vários projectos estão em marcha para ajudar as crianças mais carenciadas em vários pontos do país. É que apesar da juventude da nossa Fundação já temos um histórico significativo: a ajuda ao Haiti, a entrega de casas na Madeira, a radial de operações na Amadora, são apenas algumas das acções já concretizadas pela Fundação Benfica, que continua a crescer a nível dos projectos a desenvolver.
Finalmente, permitam-me falar do Centro de Documentação e do Departamento de Restauro que recentemente inaugurámos no Estádio da Luz. Dois projectos que, em conjunto, constituirão o alicerce do nosso Museu. Entendi que era prioritário cuidar do nosso património histórico, do nosso acervo documental. Nunca antes ninguém se tinha dedicado a tratar da nossa história. Pois bem, já o disse diversas vezes, não podemos aspirar a ter futuro se não cuidarmos da nossa história. Estes são dois projectos que me enchem de orgulho e que desafio qualquer um de vós a visitar quando forem a Lisboa.
Olhando para trás – para tudo quanto foi feito a partir do ano 2000 - podemos dizer que a estratégia resultou, que o Clube recuperou a credibilidade do passado e que agora estamos em condições de perseguir novas metas e novos desafios!
Mas com a consciência de que nada é imediato, de que todo o trabalho leva o seu tempo a dar frutos. Dez anos depois do caos que se instalou no Clube, tudo – hoje - parece simples.
Banalizaram-se as imagens do novo estádio, do novo centro de estágio, o Benfica recuperou o seu estatuto de maior clube português, esqueceram-se os tempos dos salários em atraso, das dívidas a fornecedores, da anarquia em que o Clube viveu. Tudo isso passou, e no entanto, nada foi fácil, nada foi obra do acaso!
Quando olhámos para trás, parece que tudo isso se viveu num tempo muito remoto, mas será fundamental nunca esquecermos esses tempos, de forma a podermos precaver, no futuro, que se possam voltar a repetir.
O Clube é vosso, e são vocês os principais responsáveis por garantir que aqueles que presidem aos destinos do Benfica são pessoas que colocam os interesses do Clube acima de tudo! Nunca se esqueçam disso!
Viva o Benfica!”

Fonte: SL Benfica Online

Sem comentários:

Enviar um comentário