segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Luís Filipe Vieira: “Há um longo caminho pela frente”

O presidente do Sport Lisboa e Benfica esteve este domingo, dia 20 de Novembro, presente na inauguração da Casa do Benfica na Malveira. Na sua intervenção, Luís Filipe Vieira afirmou que é preciso ter humildade para atingir o sucesso desportivo. Leia o discurso na íntegra.

“A minha primeira palavra é, merecidamente, de reconhecimento para todos os que trabalharam para levar por diante o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.

Queria, por isso, na pessoa do Presidente da Direcção da Casa do Benfica na Malveira, Senhor João Quinto, dar os parabéns a todos aqueles que tornaram esta realidade possível.

O projecto das Casas - a aposta no seu desenvolvimento - sempre representou para mim a melhor garantia do crescimento do Sport Lisboa e Benfica.

Trata-se de um património único, porque as Casas representam a diversidade dos locais e das pessoas que vivem, diariamente, o nosso Clube. As Casas do Benfica testemunham a dimensão nacional do Benfica.

Nunca esqueço – porque foi aí que muitas vezes procurei forças – que uma das minhas principais preocupações foi sempre a de devolver o Clube aos sócios, aos adeptos, porque é aí que reside a verdadeira força do Sport Lisboa e Benfica. É isso que nos torna grandes!

Devo dizer-vos que quando olho para trás e vejo o ponto de partida e onde estamos hoje, sinto um tremendo orgulho no caminho percorrido.

Mas mais do que viver e preservar a história do Benfica, é importante que as Casas se integrem cada vez mais na comunidade onde estão inseridas e, por isso, não posso deixar de destacar a forma dinâmica como esta Casa do Benfica contribui para a vida comunitária na Malveira.

Sei da intensa actividade que esta Casa desenvolve a nível cultural, recreativo e desportivo e é isso que espero das nossas Casas, que funcionem de forma integrada com a vida do Concelho, que sejam factor de mobilização e de dinamização das suas comunidades! Sei que isso na Malveira é uma realidade. Parabéns também por isso!

É esta dinâmica que nos trouxe até aqui, é este inconformismo que devemos continuar a ter, é esta vontade de fazer sempre mais e melhor que nos deve orientar.

A semana que amanhã começa é, sem dúvida, um tempo de grande exigência às nossas capacidades. Uma semana que espero possa ser igual a todas aquelas que já passaram desde que o Campeonato começou: serena, sem questões marginais ao jogo, sem polémicas acessórias, enfim uma semana em que aquilo que se deve destacar e valorizar é o jogo e aquilo que acontecer dentro das quatro linhas.

É este o meu desejo. Querer ganhar, sim, mas com o respeito que todos os nossos adversários merecem.
Espero que seja este o espírito que vá prevalecer nesta semana.

Não precisamos de abandonar a paixão, mas devemos dar algum espaço à razão, principalmente quando o momento que o País atravessa nos obriga a unir esforços, não faz sentido fazer diferente no Desporto.

Temos um excelente grupo, e acredito nas capacidades e no talento da nossa equipa, mas há uma coisa que devemos ter sempre presente: há um longo caminho pela frente e só podemos aspirar ao sucesso se tivermos a humildade de reconhecer que não há vitórias antecipadas.

Como disse antes do Campeonato começar, o nosso caminho tem de ser feito jogo a jogo. Mas esse caminho vai precisar sempre do vosso apoio, nos bons, mas principalmente nos momentos em que as coisas possam correr menos bem.

Esse apoio é fundamental e é isso que espero de todos sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica.
Queria, a terminar, e sei que me vão acompanhar nesta dedicatória, deixar uma palavra de incentivo e de esperança ao Carlos Martins.

Fomos surpreendidos esta semana pela brutalidade da notícia, partilhamos o sofrimento não só do Carlos, mas de toda a sua família e esperamos que aquilo que todos desejamos suceda com a maior brevidade possível.

Acompanhei à distância, uma vez que me encontrava no estrangeiro, o enorme movimento de solidariedade que se gerou à volta do Carlos e de toda a sua família, mas não posso deixar de destacar - porque foi algo que me sensibilizou - a forma como as Casas do Benfica se organizaram nesta ajuda, e que vem provar, uma vez mais, que as Casas do Benfica representam mais do que um local de encontro ou de convívio, mas transportam igualmente os valores do Sport Lisboa e Benfica.”

Sem comentários:

Enviar um comentário