sábado, 18 de setembro de 2010

Nuno surgiu há 16 anos na primeira divisão

“O que me inspira é a vontade de vencer.” Esta tirada já tem uns aninhos e pertence a Nuno Gomes, jogador que celebra hoje o 16.º aniversário da estreia na primeira divisão.
Tinha 17 anos e um par de meses antes sagrara-se campeão nacional de juniores, numa equipa que contava também com Petit, quando Manuel José nele apostou, a 18 de setembro de 1994, dia em que o Boavista recebeu e bateu, por 2-1, o Estrela. “Não me lembro muito bem desse jogo, mas sei que joguei os 90 minutos. Também sei que estava bastante nervoso quando entrei em campo. Recordo-me que os meus companheiros no Boavista foram excecionais no apoio que me deram e na força que me tentaram incutir”, contou algumas épocas mais tarde, a Record, o jogador que, quando era menino, jogava à bola com o pai no Parque da Cidade, em Amarante.

Queria ser um 10
Quando chegou aos seniores Nuno Gomes vivia ainda uma indefinição própria da juventude: balançava entre ser um número 10, fiel seguidor de um futebol estético, ou um marcador de golos por excelência. A moeda acabou por cair para o segundo lado a 20 de novembro de 1994, dia em que apontou o primeiro golo no campeonato nacional, no Bessa, diante do U. Madeira. Antes do final desse ano, Manuel José, o treinador que primeiro o moldou nos seniores, acercou-se dele e perguntou-lhe se queria ser um jogador banal ou fazer a diferença. A escolha era óbvia e Nuno Gomes acabou por especializar-se no ato mais difícil e celebrado do futebol.

Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário