sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Clubes portugueses já ganharam 27 milhões na Europa

O Benfica ficou muito perto de cobrir metade do investimento nos reforços para o plantel de 2001/12 com a campanha na primeira fase da Liga dos Campeões.

Encarnados, FC Porto, Sporting e Sporting Braga canalizaram para o futebol português, até ao momento, 27 milhões de euros, sem contar ainda com os dinheiros relativos à bilheteira e direitos de transmissão televisiva.

Só em prémios, o Benfica somou mais de metade do total, 14 milhões de euros, quase 46 por cento dos cerca de 30,5 milhões pagos em 2011 (mercado de inverno inclusive) por 12 reforços (outros seis chegaram a custo zero, como Artur ou Nolito e um, Eduardo, foi emprestado pelo Génova).

Imbatível na primeira fase, o Benfica, que ganhou o Grupo D e "relegou" o Manchester United para a Liga Europa, encaixou 3,8 milhões pelas três vitórias e outros três empates, verba a que se soma aos prémios assegurados na fase de grupos (3,9 pela entrada mais 3,3 pelos seis jogos).

Juntando mais três milhões de euros pelo apuramento para os oitavos de final, o Benfica consegue chegar a quase metade do investimento no plantel no ano de 2011.

Já a campanha do FC Porto ficou aquém das expetativas, embora a verba acumulada (9,6 milhões de euros) permitiu "pagar" um dos reforços mais caros da temporada, o brasileiro Alex Sandro.

Relegado para a Liga Europa, o FC Porto ainda pode somar mais 4,4 milhões se repetir o êxito do ano passado na mesma competição.

A eventual revalidação do título na segunda competição de clubes valeria um total de 14 milhões de euros, números que dariam um "saldo" de 500.000 euros sobre o que os portistas desembolsaram por mais 40 por cento do passe de Hulk (13,5 milhões).

Os números dos outros dois clubes portugueses, Sporting e Sporting Braga, nas competições europeias são, naturalmente, bem mais baixos, já que a Liga Europa não distribui os cheques milionários da "Champions".

Apurado muito cedo para os 16-avos-de-final, o que aconteceu logo à terceira jornada do Grupo D, o Sporting reforçou os cofres com quase 1,8 milhões de euros, números que cobrem praticamente o investimento no peruano Carrillo (1,3 milhões) e do argentino Rinaudo (500.000).

Finalmente, o Sporting Braga, finalista da última edição e também apurado para a fase a eliminar, já amealhou perto de 1,7 milhões, praticamente um terço dos números investidos em reforços (quase 4,5 milhões).

Sem comentários:

Enviar um comentário