quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jesualdo Ferreira: «É um orgulho ter treinado as três equipas»

Jesualdo Ferreira treinou Benfica, SC Braga e FC Porto. Curioso para perceber se meia-final será... «europeia». Aposta na força do FC Porto.

Lá na Grécia, enquanto se aguarda pelo início do play-off de apuramento para a Champions, há um português mais orgulhoso do que muitos. Jesualdo Ferreira, o professor do tri, foi treinador das três equipas portuguesas que amanhã jogam as meias-finais da Liga Europa. Em todas elas teve uma história, a menos feliz no Benfica, uma das mais felizes no SC Braga e outra de tremendo sucesso no FC Porto. O treinador português deve ser um caso único no Mundo. No mínimo, é um caso raro este de ter trabalhado com três dos quatro semifinalistas de uma prova europeia. Portanto, só podia ter mesmo este desabafo: «É um orgulho imenso para mim».

O actual treinador do Panatinaikhos, que até começou esta temporada no Málaga e defrontou o Villarreal, tem desde logo um lamento: «É uma pena que uma das meias-finais seja entre o Braga e o Benfica porque é sinal que uma portuguesa ficará pelo caminho, mas o futebol português está já de parabéns, independentemente de quem estiver na final, porque ter três equipas nesta fase não é para todos».

A leitura que faz desde a Grécia é a mesma que se faz um pouco por toda essa Europa. Diz Jesualdo que as pessoas comentam e «espantam-se como é que Portugal estando a viver uma crise tão profunda consegue estar assim na ribalta do futebol europeu. Quem gosta de futebol, e seja qual for a cor clubística, tem de valorizar este facto».

Benfica e Braga, caso bicudo

O professor não quer dizer em qual das três casas foi mais feliz. Pelos resultados, é indiscutível que foi no FC Porto, mas o processo de transformação do clube bracarense tem muito que se lhe diga e colhe frutos nos dias de hoje com o excelente trabalho de Domingos Paciência. Com o Benfica, há uma ligação muito forte.
«Em todos fiz o meu melhor, estou feliz por estarem os três nas meias-finais de uma prova europeia e é com grande admiração que vejo isso».

Jesualdo tem acompanhado o campeonato português. Quando não vê em directo, por coincidências de horários com os jogos do Panathinaikos, vê no dia seguinte. E tem um olhar bem curioso sobre o que se pode passar amanhã, a começar pelo Benfica-SC Braga...

«O Benfica tem todo um historial nas provas europeias que pode ser uma vantagem. No entanto, o SC Braga está a fazer uma época notável nas competições europeias. Saiu da Champions com uma pontuação que em circunstâncias normais daria para passar à fase seguinte. Mas já deixou muita gente importante pelo caminho e claro que os jogadores não se vão esquecer disso quando entrarem para o jogo».

(...)

ABola

Sem comentários:

Enviar um comentário